Novas dúvidas


Psyfactor

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Estou novamente com algumas dúvidas. Tenho as algas dos "pontos verdes" no meu aquário. Estava a pensar adquirir um peixe para lhes tratar da saúde. As minhas dúvidas são: existe outra forma de eliminar esse tipo de algas sem ser com peixes? (as ampulárias não as limpam). Se tal n for possível, que peixe trata melhor delas? Um CAE ou um SAE? E eles crescem até que dimensões?

 

Tenho tb uma praga de caracóis... como tenho tb ampulárias, n valeu a pena meter folhas de alface.. há algum peixe que aprecie esta comidinha barata e indesejável? Li que os botia tratavam delas, mas n queria tar a meter um bótia (e ainda por cima convinha serem dois, visto n serem peixes que estejam bem sozinhos sem outros da mesma espécie) só para me tratar desta praga (até pk tenho ideia que eles crescem mto, e n m apetece minimamente "sacrificar" um animal só pk eu n tive os cuidados que devia ter tido-- matar logo a praga à nascença).

 

Agradeço sugestões (mas mesmo que n obtenha resposta, n fico minimamente chateado, já que devo mto mais a esta comunidade do que ela me deve a mim:P).

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Estou novamente com algumas dúvidas. Tenho as algas dos "pontos verdes" no meu aquário. Estava a pensar adquirir um peixe para lhes tratar da saúde. As minhas dúvidas são: existe outra forma de eliminar esse tipo de algas sem ser com peixes? (as ampulárias não as limpam). Se tal n for possível, que peixe trata melhor delas? Um CAE ou um SAE? E eles crescem até que dimensões? Algas dos pontos verdes devem ser Green Spot, penso que o único animal que as limpa são as Neritinas Natalensis.

 

Tenho tb uma praga de caracóis... como tenho tb ampulárias, n valeu a pena meter folhas de alface.. há algum peixe que aprecie esta comidinha barata e indesejável? Li que os botia tratavam delas, mas n queria tar a meter um bótia (e ainda por cima convinha serem dois, visto n serem peixes que estejam bem sozinhos sem outros da mesma espécie) só para me tratar desta praga (até pk tenho ideia que eles crescem mto, e n m apetece minimamente "sacrificar" um animal só pk eu n tive os cuidados que devia ter tido-- matar logo a praga à nascença). Excesso de caracóis por norma significa excesso de matéria orgânica no aquário, tenta dar menos comida aos animais. (os caracóis são parte importante do sistema aquático, pois o seu número permite eliminar os nossos excessos.

 

Agradeço sugestões (mas mesmo que n obtenha resposta, n fico minimamente chateado, já que devo mto mais a esta comunidade do que ela me deve a mim:P).

Isso devemos todos :)

Muito obrigado

 

De nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado banana rock

 

Relativamente às Neritinas Natalensis, onde as posso encontrar? E correrei o risco de elas cruzarem com ampulárias marfim?

 

Relativamente ao segundo ponto, acho que não dou comida a mais aos meus peixes (flocos, comida congelada, liofilizado e pastilhasde fundo) pois eles "devoram-na" sempre em menos de minuto e meio. E todas as semanas "salto" duas refeiçoes (ou um dia inteiro ou uma manha num dia e uma tarde no outro)... O problema é que o mal já está feito, os caracóis ja estão lá... eu queria uma forma de os fazer desaparecer mas n queria (nem vou) sacrificar dois bótias num aquário de 50 Litros (ainda mais quando esse aquário, dentro de um mês ou dois, estará com muitos peixes vivíparos, devido aos nascimentos em massa)..

 

Obrigado:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as Physas conseguem tirar do sério qualquer um,a não ser que até gostes delas,ai não nascem tantas. Quando temos Physas num aquário em casa,em breve elas se irão alastrar por todos os aquários que tiveres...é inevitável,crescem muito depressa,mais depressa que qualquer caracol que eu conheça,e são hiper-resistentes,vivem em vinagre se for preciso.

 

Só para veres: eu nem me importo com a presença delas,limpam as algas bem,tudo ok.Mas queria ter um aqua só com outro tipo de caracol e não com Physas também.Então retirei o areão,fervi,lavei o aqua com água quente,retirei todos os ovos,enchi plantei...passado 3 dias. Um Physa.Retirei-o para outro aqua com mais iguais a ele e ...tenho o aqua livre deles.Penso eu.Era exemplar único vindo sei lá de onde.

 

Já agora as Beaufortia Levertii deixam-me os vidros num brinco e Neritinas comprei na Ornimundo,Gare do Oriente. :smile2:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado :smile2:

 

Relativamente às Neritinas Natalensis, onde as posso encontrar? Numa loja perto de si ;) E correrei o risco de elas cruzarem com ampulárias marfim? Não. Risco 0. As neritinas Natalensis são de difícil reprodução, penso que precisam tb de água salobra para nascer/crescer.

 

Relativamente ao segundo ponto, acho que não dou comida a mais aos meus peixes (flocos, comida congelada, liofilizado e pastilhasde fundo) pois eles "devoram-na" sempre em menos de minuto e meio. E todas as semanas "salto" duas refeiçoes (ou um dia inteiro ou uma manha num dia e uma tarde no outro)... O problema é que o mal já está feito, os caracóis ja estão lá... eu queria uma forma de os fazer desaparecer mas n queria (nem vou) sacrificar dois bótias num aquário de 50 Litros (ainda mais quando esse aquário, dentro de um mês ou dois, estará com muitos peixes vivíparos, devido aos nascimentos em massa)..

 

Existe uma armadilha para os caracóis agora não faço a mínima ideia se funciona lol Já vi à venda em diversas lojas.

Obrigado:)

 

De nada :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto aos caracois ui isso vai te dar pano para mangas mas como dizes que tens viviparos podes sempre ir esmigalhando uns quantos cada vez que mexes nos aquas que os peixes agradecem quanto as algas verdes a mesma coisa deixa os putos nascerem e há umas espatulas com laminhas tipo x-acto nos chineses raspas os vidros e já esta vidros limpos e peixes satisfeitos

 

hasta

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

Editado por Tristan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente as Physas conseguem tirar do sério qualquer um,a não ser que até gostes delas,ai não nascem tantas. Quando temos Physas num aquário em casa,em breve elas se irão alastrar por todos os aquários que tiveres...é inevitável,crescem muito depressa,mais depressa que qualquer caracol que eu conheça,e são hiper-resistentes,vivem em vinagre se for preciso.

 

Só para veres: eu nem me importo com a presença delas,limpam as algas bem,tudo ok.Mas queria ter um aqua só com outro tipo de caracol e não com Physas também.Então retirei o areão,fervi,lavei o aqua com água quente,retirei todos os ovos,enchi plantei...passado 3 dias. Um Physa.Retirei-o para outro aqua com mais iguais a ele e ...tenho o aqua livre deles.Penso eu.Era exemplar único vindo sei lá de onde.

 

Já agora as Beaufortia Levertii deixam-me os vidros num brinco e Neritinas comprei na Ornimundo,Gare do Oriente. :smile2:

 

Correndo o risco de dizer uma "blasfémia"... isso das Beaufortia Levertii n é uma espécie de raia?:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correndo o risco de dizer uma "blasfémia"... isso das Beaufortia Levertii n é uma espécie de raia?;)

Sim,as Beaufortia tem o aspecto de raias miniatura,mas em vez de andarem no fundo andam coladas às paredes.A minha a comer as pastilhas de fundo parece um cãozinho com o cio a ''brincar'' com um urso de peluche... :P

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Solução ideal para pragas de caracois: Bótias! =)

Olha que as stratia nao crescem muito... os palhaços e as modestas é que sao meninos pra 10-15 cm na boa em cativeiro... mas ate eles atingirem esse tamanho ja tivestes tempo para pensar num aqua maior para os mover para la!

Sem adicionar peixes é que ja nao sei... muita gente fala da alface ou cenora cozidas, mas nunca tive caracois em excesso (os botias nao deixavam) por isso nunca experimentei!

 

Boa sorte

Editado por shadowmage

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço todas as sugestões :) Vou ver qual será a melhor neste caso:)

 

Shadowmage, o problema é que as stratia são de águas ácidas (6.2) e eu tenho 7.3. Não me apetece meter lá um peixe que sei que vai estar desconfortável (se é que aguenta). Mas obrigado pela sugestão:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.