Suficiente para Malawi?


Sadino

Recommended Posts

Viva pessoal, ainda estando com o meu 54ltr. de Viviparos, já estou a estudar uma forma de avançar para os CA - Malawi.

A minha questão é a seguinte, será um Aquatlantis 104 (104x40x60) com o sistema de filtragem (filtro biologico o qual eu não conheço), suficiente para montar um Malawi?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de mais quero dizer-te que esse aquário é demsiado curto para montar um verdadeiro Malawi, pois vais ficar imensamente limitado na quantidade e diversidade de espécies que poderás manter com "qualidade".

 

Em concrecto também não conheço o sistema de filtragem que vem como aquário, mas se for um daqueles filtros de caixa interiores, não sei se será a melhor opção.

 

Uma regra mais ou menos básica passa pela instalação de sistemas de filtragem, de preferência externos, que possam, no mínimo, fazer 5x a volumetria do aquário... ou seja 100 litros de aquário, minimo de 500 litros hora de filtragem... é claro que este valor tende a aumentar com vários factores e no caso de teres um aquário pequenos e como mais vale prevenir do que remediar, eu aconselharia ainda mais capacidade para prevenir evetuais riscos com a super população do aquário.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

subscrevo na íntegra as palavras do amigo João e acrescento apenas o seguinte:

 

esquece esse filtro de decantação que vem com o aquário (Biobox). Esses filtros até desenrascam muito bem no caso, por exemplo de um aquário de víviparos, agora para um Malawi nem pensar. Relativamente às medidas do aqua, pensa num de 120 cm de frente.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Óh malta, o aqua não é tão mau assim :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> . Dá para se iniciar e manter umas 3 espécies de mbunas, na boa.

 

Agora quanto ao filtro... não serve, para mbunas.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Óh malta, o aqua não é tão mau assim :snipersmile:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':snipersmile:' /> . Dá para se iniciar e manter umas 3 espécies de mbunas, na boa.

 

Agora quanto ao filtro... não serve, para mbunas.

 

Um abraço

 

Nuno,

 

Foi o que disse o aquário é curto... mas com os cuidados adequados conseguirá manter alguns peixes... começando pela filtragem :)

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto,

 

a filtragem é mesmo para esquecer! Relativamente às espécies teriam de ser muito bem escolhidas, mas provavelmente acabarias por cair em monotonia daqui a uns tempos.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito, embora o aquário não seja o ideal, dá para manteres umas 3 espécies mais pacíficas na boa, podes também optar por um monoespecie, filtragem é que é importante, mas isso também já foi referido.

- A titulo de exemplo, podias colocar, 1 trio de Acei - 1 trio de caeruleus - 1 trio de saulosi, embora possas ainda fazer várias combinações.

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem la meter aqui o bedelho na conversa, mas como vou comprar um modelo igual quero perguntar aqui umas coisas:

 

Biobox (Filtro de decantação):

-O filtro externo é melhor porque? A unica diferença que vejo é que a Biobox ocupa litros no aquario, mas de resto pode ser enchida com a mesma quantidade de ceramicas que num filtro externo, se o caudal for insuficiente posso comprar uma bomba submergivel de maior caudal (coisa que num filtro externo é impossivel), mais silencioso e muito mais barato.

 

Fauna

-Em 200 litros meter 3 trios de peixes? Epa eu até admito que nao percebo nada de peixes, mas pelo que conversei com um dono de uma loja especializada em ciclideos africanos, ele disse-me que os ciclideos(regra geral) devem ser mantidos em grupos de pelo menos 6 ou mais elementos independentemente do nº de machos/femeas para que a agressividade seja dispersada pelo grupo e nao se concentre num só, embora existam excepções.

 

Concordo que 200 litros possa ser pouco para colocar 3 trios de peixes de grandes dimensoes, mas com peixes ditos nesta thread que nem chegam aos 10 cm em adulto , parece-me um exagero, ou nao?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem la meter aqui o bedelho na conversa, mas como vou comprar um modelo igual quero perguntar aqui umas coisas:

 

Biobox (Filtro de decantação):

-O filtro externo é melhor porque? A unica diferença que vejo é que a Biobox ocupa litros no aquario, mas de resto pode ser enchida com a mesma quantidade de ceramicas que num filtro externo, se o caudal for insuficiente posso comprar uma bomba submergivel de maior caudal (coisa que num filtro externo é impossivel), mais silencioso e muito mais barato.

 

Fauna

-Em 200 litros meter 3 trios de peixes? Epa eu até admito que nao percebo nada de peixes, mas pelo que conversei com um dono de uma loja especializada em ciclideos africanos, ele disse-me que os ciclideos(regra geral) devem ser mantidos em grupos de pelo menos 6 ou mais elementos independentemente do nº de machos/femeas para que a agressividade seja dispersada pelo grupo e nao se concentre num só, embora existam excepções.

 

Concordo que 200 litros possa ser pouco para colocar 3 trios de peixes de grandes dimensoes, mas com peixes ditos nesta thread que nem chegam aos 10 cm em adulto , parece-me um exagero, ou nao?

 

Cumps

 

Boas,

 

se encheres um aquário a abarrotar com várias espécies de ciclídeos africanos vais de facto conseguir dispersar a agressividade dos peixes, contudo, em vez de teres um biótopo africano passas a ter uma selva aquática onde tudo o que mexe se retrai pelo stress e medo constante do perigo que os rodeia. O objectivo na recriação de qualquer biótopo na aquariofilia passa por manter um equílibrio muito semelhante ao existente no biótopo de origem, conseguirmos obter reproduções, ver os peixes crescerem saudáveis e exibirem os seus comportamentos naturais. Isso sim é aquariofilia! Só quem não conhece verdadeiramente o mundo dos ciclídeos africanos, como esse tal dono de uma loja especializada, é que faz afirmações desse tipo.

 

Relativamente à BIOBOX, não existe qualque termo comparativo entre esta e um filtro exterior adequado à litragem do aquário em questão. Ao contrário do que afirmas, a biobox não consegue suportar a mesma quantidade de matéria filtrante que um filtro exterior e, quanto ao barulho, não sei a que filtros te referes mas garanto-te que aqueles que conheço não emitem qualquer tipo de ruído. Num filtro exterior, para além da possibilidade de um maior caudal adequado à litragem deste aqua, consegues reunir um conjunto muito maior e mais diversificado de matérias filtrantes, desde as bioballs, as cerâmicas, as várias esponjas para filtragem mecânica, etc. Já na Biobox ficas limitado a uma quantidade muito ínfima de qualquer uma das matérias filtrantes, o que poderá trazer alguns problemas ano nível dos parâmetros químicos da água que, no caso da amónia por exemplo, pode ser letal neste tipo de aquários onde a alcalinidade é algo elevada.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à BIOBOX, não existe qualque termo comparativo entre esta e um filtro exterior adequado à litragem do aquário em questão. Ao contrário do que afirmas, a biobox não consegue suportar a mesma quantidade de matéria filtrante que um filtro exterior e, quanto ao barulho, não sei a que filtros te referes mas garanto-te que aqueles que conheço não emitem qualquer tipo de ruído. Num filtro exterior, para além da possibilidade de um maior caudal adequado à litragem deste aqua, consegues reunir um conjunto muito maior e mais diversificado de matérias filtrantes, desde as bioballs, as cerâmicas, as várias esponjas para filtragem mecânica, etc. Já na Biobox ficas limitado a uma quantidade muito ínfima de qualquer uma das matérias filtrantes, o que poderá trazer alguns problemas ano nível dos parâmetros químicos da água que, no caso da amónia por exemplo, pode ser letal neste tipo de aquários onde a alcalinidade é algo elevada.

 

Um abraço,

 

Concordo integralmente com o Marco. Tenho um aqua com essa biobox 2 e a capacidade para matérias filtrantes é muito reduzida. Talvez 2 litros? A bomba é que tem um débito muito razoável.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais