Fotografar Aquários e problemas associados.


psaudade

Recommended Posts

Boas

 

Pretendo adquirir uma lente para a minha Nikon D40, em especial para fotos de macros, pois tenho duas lentes, 18-55 e 55-200

 

Estive em varios sites e qdo vejo lentes de macros aparecem algumas lentes 55, 105, 185.. e fico confuso...para fazer macros nao deveriam ser as 11mm, 18, ou 14...? de numeros mais pequenos?

 

Esclarecam...e para tirar fotos aos meus discus

 

Ponto número 1, esses 11mm, 18mm não são somente números, referem-se a distâncias focais. Rápidamente, quanto maior for a distância focal maior aproximação, ou zoom se quiserem, do objecto. Logo quando falas em lentes de 11, 14, 18 mm são lentes grande angulares e geralmente utilizadas para fotografias panorâmicas, inferiores a 35mm são lentes grande angulares, depois tens as teleobjectivas que já utilizam distancias focais muito superiores, 200mm, 300mm, etc.... .

 

As lentes macros existem nos 70mm, 90mm, 150mm, etc.... O que vai variar aqui é a distãncia focal, que nas lentes dedicadas a macro é fixa, ou seja sem variação da distância focal. Quais as vantagens de usar uma 70mm ou uma 150mm.

 

Quanto menor a distancia focal melhor será para utilizar a máquina em velocidades mais baixas, pois a imagem treme muito menos, logo existem vantagens em poder usar aberturas maiores.

Quanto maior a distância focal é melhor no sentido em que não precisamos de estar tão próximos do assunto para fazermos uma macro 1:1, por exemplo, mas o problema é o risco de imagem tremida, é enorme se as velocidades foram baixas.

 

Uma lente macro que ande nos 90mm a 105mm é uma óptima lente.

 

Para tirares fotos aos teus discos utiliza a 55-200 que é optima e para close-ups tb desenrasca muito bem. Não compres lentes nenhumas por agora. Primeiro aprofunda os conhecimentos, as técnicas e analisa bem se são mesmo macros que queres fazer, não queres gastar 400 ou 500€ numa lente macro para usar quando o rei faz anos quando podias gastar o mesmo dinheiro e compravas uma sigma 10-20 que para paisagens é um espectáculo. Tudo depende do que queres depois fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto número 1, esses 11mm, 18mm não são somente números, referem-se a distâncias focais. Rápidamente, quanto maior for a distância focal maior aproximação, ou zoom se quiserem, do objecto. Logo quando falas em lentes de 11, 14, 18 mm são lentes grande angulares e geralmente utilizadas para fotografias panorâmicas, inferiores a 35mm são lentes grande angulares, depois tens as teleobjectivas que já utilizam distancias focais muito superiores, 200mm, 300mm, etc.... .

 

As lentes macros existem nos 70mm, 90mm, 150mm, etc.... O que vai variar aqui é a distãncia focal, que nas lentes dedicadas a macro é fixa, ou seja sem variação da distância focal. Quais as vantagens de usar uma 70mm ou uma 150mm.

 

Quanto menor a distancia focal melhor será para utilizar a máquina em velocidades mais baixas, pois a imagem treme muito menos, logo existem vantagens em poder usar aberturas maiores.

Quanto maior a distância focal é melhor no sentido em que não precisamos de estar tão próximos do assunto para fazermos uma macro 1:1, por exemplo, mas o problema é o risco de imagem tremida, é enorme se as velocidades foram baixas.

 

Uma lente macro que ande nos 90mm a 105mm é uma óptima lente.

 

Para tirares fotos aos teus discos utiliza a 55-200 que é optima e para close-ups tb desenrasca muito bem. Não compres lentes nenhumas por agora. Primeiro aprofunda os conhecimentos, as técnicas e analisa bem se são mesmo macros que queres fazer, não queres gastar 400 ou 500€ numa lente macro para usar quando o rei faz anos quando podias gastar o mesmo dinheiro e compravas uma sigma 10-20 que para paisagens é um espectáculo. Tudo depende do que queres depois fazer.

 

bem sem duvida!!

que o psaudade ñ podia ter mais razão!!! embora secalhar um pouco confuso!! eu pelo menos fiquei!!! LOL (a brincar )

tudo depende da pregunta basica!!! o que queres da fotografia? brincar... trabalhar... fotografar os amigos... etc...

se queres ela para brincar conselho ñ compres mais lentes!! pois o que fores comprar agora é ou para substituir ou para ficar a ganhar pó....

se é para trabalhar e por paixao... aconselho-te a começares a poupar dinheiro para lente de gama profissional.. de abertura baixas tipo 2.8 fixas ou de 2.8 para baixo... quer disser dependo qo que quiseres mais fotografar!!! mas geralmente este é um bom passo se gostas de andar a fotgrafar aquarios e natureza morta ou macors num geral.. uma boa lente macro de preferencia uma com uma abertura bem baixa e de zoom fixo... (pois as de zoom fixo tem muito menos distroção... embora a abertura bem baixa seja relativo pois o que precisas é de um bom tripe e de uma boa caixa de luz...

eu vou ficar por aqui...

depois 2 boas lentes uma boa 70-200 2.8

e depois uma de baixo mm tipo uma 18-50mm tb com uma abertura baixa... e ficas bem servido!!!

claro se queres ir para desporto convem comprar uma 300mmm para cima... mas digo-te é so praticamente para a bola que é presio ou para ir fazer de paparazi... LOL

 

isto ñ passa tudo de um opinião pessoal....

e o que eu fiz...

posso fazer uma discrição do meu material... (atenção eu ñ tenho lentes macro pois é um genero fotografico que ñ tenho paxora para fazer...)

tenho uma d80 com punho

uma 70-200mm 2.8 sigma

uma 28-108mm 2.8 tamron

uma 18-50mm 3.5-5.6 sigma (lente a substituir brevemente)

um tripe manfroto

um monopé manfroto

e um flash SIGMA Flash EF 500 DG

o resto material que agora ando a investir é em material de estudio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está muito bom, parabéns pela iniciativa.

 

Para ficar ainda melhor, acho que uma pequena explicação sobre os termos utilizados ajudaria ainda mais quem não sabe.

 

Alguns termos a descriminar:

- Velocidade

- Abertura

- W/B

- EV

- Sobre-exposição

- sub-exposição

- etc.

 

bem o que preguntas é o basico de fotografia... e basta fazer um pequena pesquisa no google mas mesmo assim vou tentar descrever....

 

VELOCIDADE... o que nos chamamos velocidade é a velocidade do obturador da makina o tempo que o obturador fica aberto para espor o filme ou o ccd.... medido em avos de segundo tipo 1/30 30 avos de sec...

 

 

ABERTURA... abertura é a abertura do diafragma da lente o seja deixa entrar mais luz ou menos luz.. é medida em f... atenção que 1 é a abertura maxima e a minima é variavel mas acho que ñ passa dos 22... geralmente as lentes mais comuns são f3.5 - 5.6 (abertura no zoom minimo e no zoom maximo

 

agora so para complicar a abertura tb controla a profundidade de campo... profundidade de campo é a area que que se encontra fucada em profundidade...

 

W/B.. white balance isto é so aplicavel para makinas digitais... mesmo compactas mas já de alguma qualidade (embra já existam telemoveis com controlo de wb...) é o controlo de brancos... rezumindo é que os brancos fiquem realmente brancos... (melhor dissendo como os vez)

 

- Sobre-exposição

- sub-exposição isto é quando uma fotografia fica clara demais ou preta de mais!!

 

ISO sensiblidade do filme ou ccd... (mais dificil!!!) é mais simples explicar com filmes pb... LOL resumindo iso baixo mais demora o filme a assimilar a imagem... iso alto mais rapido a assimilar a imagem... quanto mais alto é o ISO menos qualidade tem a imagem

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora penso eu que fiquei confuso, LOLOL

 

- Sobre-exposição = é quando uma fotografia fica clara demais, luz a mais ou na foto toda ou parte dela.

- Sub-exposição = é quando uma fotografia fica preta demais, luz a menos na foto toda ou parte dela.

 

Estes dois pontos podem ser resolvidos variando a velocidade e/ou abertura.

 

Só para reforçar que o material é que se deve adaptar a nós, nossas necessidades, e não nós ao material.

 

Vendo o material do ptorres poderia dizer que ele se encontra limitado nas teleobjectivas, pois todos ficamos com a ideia que quanto maior for o zoom obtido por uma máquina ou lente melhor será. Mas ai é que está, o material que ele tem está equacionado para as necessidades dele.

 

Já agora uma curiosidade, como calcular rápidamente o zoom de uma lente ou conjunto de lente:

 

Lente 55-200, zoom = 200/55 = +/- 3.5X

Lentes 18-50 + 28-108 + 70-200, com este conjunto temos um zoom total de 200/18 = +/- 11X. Não faço o somatório do zoom de todas as lentes pois como podem ver existem distancias focais que se intersectam 28mm até 50mm existe na primeira lente, 70mm até 108mm existe na segunda, dai ter feito os cálculos com a distancia focal máxima da 3ª lente com a distancia focal minima da 1ª lente.

 

E aqui posso ainda fazer uma pergunta: Então, mas se ele tem 3 lentes para poder obter uma distancia focal entre os 18mm a 200mm pq não comprou logo uma Nikkor 18-200mm VR?????

 

VR - Estabilizador de imagem.

 

Resposta: Em lentes para SLR ou DSLR quanto maior for o zoom ou variação da distância focal, a qualidade da imagem na distancia focal maior tende a perder qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o que preguntas é o basico de fotografia... e basta fazer um pequena pesquisa no google mas mesmo assim vou tentar descrever....

 

Bem sei que é o básico, não pedí essa explicação para mim, muitos desses conceitos eu sei quais são. Apenas sugeri isso para que o tópico fique mais completo e acessívél não só aos utilizadores mais avançados como também a todos os outros. Ficando assim, muito mais melhor bom. :D

 

São tópicos destes que melhoram bastante a qualidade de informação disponível no fórum, quanto mais completos forem...

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem... as coisas que o Paulo sabe!! :D

Ainda não tive oportunidade de ler todo do tópico mas assim que me for possivel vou dar uma vista de olhos!

 

Ptorres98, com essa sigma 70-200 f/2.8 podes tirar macros que nunca mais acaba...

Se não fosse uma lente tão "barata" :D até comprava uma, só para estar sentadinho no sofá com o canhão apontado ao áqua e tirar... tirar... tirar... fotos!

Agora para panorâmicas... utilizaria a 28-108mm 2.8 tamron, aproveitando a distância focal entre os 28-50mm a f/2.8

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem... as coisas que o Paulo sabe!! ;)

Ainda não tive oportunidade de ler todo do tópico mas assim que me for possivel vou dar uma vista de olhos!

 

Ptorres98, com essa sigma 70-200 f/2.8 podes tirar macros que nunca mais acaba...

Se não fosse uma lente tão "barata" :crazyeyes: até comprava uma, só para estar sentadinho no sofá com o canhão apontado ao áqua e tirar... tirar... tirar... fotos!

Agora para panorâmicas... utilizaria a 28-108mm 2.8 tamron, aproveitando a distância focal entre os 28-50mm a f/2.8

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

O grande problema da sigma não se prende com a qualidade, mas sim com o objectivo que se quer dela. Não me parece que para macros resulte muito bem, pelos seguintes motivos:

 

1 - Distancia miníma ao objecto bastante elevada e utilizando os 200mm (não faço ideia se consegue close-ups com menor distância focal) até conseguires localizar o bicho um gajo vê-se grego e quando se dá o disparo pq encontramos o dito, lá ele se foi embora. A minha experiência passa pela utilização de uma sigma 150mm macro e olha que não é nada fácil, só mesmo com muita habituação.

 

2 - A magnificação que essa lente faz é de 1:3.5 logo o que obtens é um close-up e não uma macro propriamente dita.

 

3 - Com uma distância focal tão elevada a probabilidade de tremer a imagem é enorme, logo o tripé é essencial, mas muitas vezes o tripé não ajuda em nada a determinado enquadramento ou ajuste rápido da máquina em relação ao assunto a fotografar.

 

Mais uma vez refiro, querem macros usem uma lente mesmo para macros e não as hibridas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Entre macro e close-up ainda existem algumas diferenças apesar de serem fotografias de pormenor.

A macro fotografia em aquário é muito, mas muito difícil quando tentamos fotografar os peixes, já a plantas é bem mais fácil.

O grande problema em fotografar os peixes é que não param quietos e se tentares usar aberturas dentro dos f/7.1 - f/11, não tens luz suficiente para fotografar a não ser com auxilio ao flash.

Eu não gosto de usar flash nas fotografias aos aquários, e passo a explicar; Algumas zonas devem-se manter escuras e sem detalhe propositadamente para dar um aspecto mais sombrio ou realista ao aquário. Uma vez que se use flash, vai iluminar essas zonas em questão, perdendo a profundidade e o efeito desejado.

 

Na fotografia seguinte, chamem-lhe close-up... macro ou pormenor... mas foi tirada sem tripé, ISO 800, Abertura f/5.6, Velocidade 60 (acho que não estou errado, mas depois posso confirmar!) e focagem 135mm; usei a lente Canon 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM e acho que o segredo está mesmo no IS (estabilizador de imagem) da lente. Permite baixar 2stops sem tremer, embora com a 50mm compact macro consiga resultados muito semelhantes ou mesmo melhores e sem tripé.

 

Red Alenquer fêmea

Alenquer03c.jpg

 

O ideal é usarem uma tela branca na parte traseira do áqua e com o auxilio de luz projectada nessa tela aumentar a velocidade do obturador, diminuir ISO, iluminar determinadas zonas que se tivessem um fundo colado no áqua não seriam visíveis, conseguir aberturas entre f/5.6-f/11 mantendo o ISO baixo e uma velocidade boa de obturador e por fim, dar um aspecto mais natural ao aquário.

Eu sei que é muito difícil de ter um estúdio em casa e que os aquários fiquem desencostados da parede 1mt. Mas só desta forma é que se consegue tirar vantagem nesta técnica de fotografia.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FAAO

 

podes me disser qual é a tua maquina??

e se falas em stop's acho que deves explicar o que é!!! (eu sei mas muita gente ñ sabe)

gostei da tua explicação!! boa tecnica!! embora ache que os 800ISO sejão exesivos!!!

não sei se é da lente ou do isso!! mas tens um desfringe muito grande no contorno do peixe!!!

qual a lente tb??

a minha 28mm-108mm 2.8 a 28 tem esse problema!! em altas luzes!!

Editado por ptorres98
JCS - citação desnecessária
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.