T'xicos Reef II - O projecto


Recommended Posts

Tschiii..tanta gente de Belas..o que é que há no ar aí no fim do mundo para o pessoal gostar de salgados? :D

 

João, mais uns dias e já te alivío de uns kilitos de rocha!

 

José,

 

O aquário está a ficar com optimo aspecto e a evolução em apenas 9 meses é muito agradável! ;)

 

Das opiniões que tenho vindo a recolher para montar o meu primeiro salgado têm-me dito para esquecer colocar SPS antes de 1 ano de maturação do aquário no entanto tu já os tens e apenas com nove meses! Exactamente que condições devem estar reunidas para que se possa colocar sps no aquário?

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Pedro, eu referi que equaciono as lâmpadas de 10 ou 12500K, no entanto a verdade é que ando com as Iwasaki de 6500K de baixo de olho, talvez opte por essas. A razão é simples, a maioria das Iwasaki de 6500K têm maior PAR que a maioria das lâmpadas de maior temperatura, sendo que com isto o crescimento dos corais é maior! Tenho no entanto algum receio de que fique demasiado amarelo, sendo que actualmente acho muito azul e com pouca intensidade (as lâmpadas têm 4 meses, pelo que não é disso) o que é natural com lâmpadas de maior temperatura!

Acho que vou arriscar e o pior que pode acontecer é ter que "gramar" com aquela cor durante uns tempos!

 

Em relação às T5 mantenho-as pela razão de que tenho que poupar alguns euros de electricidade, pelo que ligam às 18h00 e desligam às 8h30, os 800W de HQI ligam às 22h00 e desligam às 7h00.

 

Luis, em relação a me visitares é claro que não podes... hahahah, brincadeira ;) É claro que podes vir, é uma questão de combinar-mos... Sempre que as nossas agendas forem compatíveis podes aparecer! ;)

 

João, o Fotógrafo foi o Duarte... Sénior! Que tem máquina e gosto pelas fotos (apesar de não estar habituado a fotografar dentro do aqua, lá saiu algo de jeito)!

 

Pelo facto de ter uma maquineta "ranhosa" não apresento mais vezes fotos, seja como for vou colocando o que consigo!

 

Em relação "ao que aí vem" tenho esperanças que sejam a minha desculpa para comprar mais coisas para o aquário! Espero que gostem mais do aquário que eu! Depois quando quiser comprar um peixe ou um coral, é só ir à loja com elas e esperar que digam à mãe para comprar!!

Já estou a ver... "OOOOHHHH mãeeeee compra este nemo.... Olha a Dori... Compra a Dori..." :D :twisted::P:P

 

Bem hajam e abraços a todos!!!

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tschiii..tanta gente de Belas..o que é que há no ar aí no fim do mundo para o pessoal gostar de salgados? :D

 

João, mais uns dias e já te alivío de uns kilitos de rocha!

 

José,

 

O aquário está a ficar com optimo aspecto e a evolução em apenas 9 meses é muito agradável! :P

 

Das opiniões que tenho vindo a recolher para montar o meu primeiro salgado têm-me dito para esquecer colocar SPS antes de 1 ano de maturação do aquário no entanto tu já os tens e apenas com nove meses! Exactamente que condições devem estar reunidas para que se possa colocar sps no aquário?

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

 

Boas...

 

Isso não é regra... Aliás gostaria de saber com base em que é que dizem isso!

 

O que é bastante importante é a qualidade da água e a qualidade da luz...

 

Assim não poderás ter nitratos (supondo que não tens NH4 e ou NO2) nem fosfatos o que consegues com uma forte escumação, uma boa DSB, refúgio, trocas de água frequentes e constantes, ter um número razoável de peixes. Deverás ter Ca e Mg em níveis ideais, assim como outros elementos traço...

 

Deverás ter luz em quantidade suficiente, sendo que considero um muito bom número por exemplo os 2W/litro e suficiente 1W/litro, tendo também em conta valores como o PAR e afins.

 

Resumindo, tens de ter alguma capacidade de investigação, gosto, paciência, alguns euros, e acima de tudo quereres fazer e ter um bom aquário, o que quero dizer é que mais do que o saber fazer é o querer saber e o querer aprender. Claro que a experiência ajuda, mas isso não impede que uma pessoa sem experiência tenha um bom aquário com SPS's, desde que investigue muito e faça as coisa correctamente! Isto é o essencial!

 

Abraços!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, eu referi que equaciono as lâmpadas de 10 ou 12500K, no entanto a verdade é que ando com as Iwasaki de 6500K de baixo de olho, talvez opte por essas. A razão é simples, a maioria das Iwasaki de 6500K têm maior PAR que a maioria das lâmpadas de maior temperatura, sendo que com isto o crescimento dos corais é maior! Tenho no entanto algum receio de que fique demasiado amarelo, sendo que actualmente acho muito azul e com pouca intensidade (as lâmpadas têm 4 meses, pelo que não é disso) o que é natural com lâmpadas de maior temperatura!

Acho que vou arriscar e o pior que pode acontecer é ter que "gramar" com aquela cor durante uns tempos!

 

Em relação às T5 mantenho-as pela razão de que tenho que poupar alguns euros de electricidade, pelo que ligam às 18h00 e desligam às 8h30, os 800W de HQI ligam às 22h00 e desligam às 7h00.

Acredito que o PAR da de 6500 seja superior, mas no vais ter uma cor tão natural. Eu prefiro as lâmpadas de 10000k ou 15000k

 

Pelo facto de ter uma maquineta "ranhosa" não apresento mais vezes fotos, seja como for vou colocando o que consigo!

Se quiseres, eu não me importo de tirar umas fotos! :D Quando aí for, levo a máquina, como é da praxe! :D

 

Em relação "ao que aí vem" tenho esperanças que sejam a minha desculpa para comprar mais coisas para o aquário! Espero que gostem mais do aquário que eu! Depois quando quiser comprar um peixe ou um coral, é só ir à loja com elas e esperar que digam à mãe para comprar!!

Já estou a ver... "OOOOHHHH mãeeeee compra este nemo.... Olha a Dori... Compra a Dori..." :lol: :D :wink::P

Mas o aqua é teu ou vai ser das tuas filhas? :lol:

 

Boas...

 

Isso não é regra... Aliás gostaria de saber com base em que é que dizem isso!

 

O que é bastante importante é a qualidade da água e a qualidade da luz...

 

Assim não poderás ter nitratos (supondo que não tens NH4 e ou NO2) nem fosfatos o que consegues com uma forte escumação, uma boa DSB, refúgio, trocas de água frequentes e constantes, ter um número razoável de peixes. Deverás ter Ca e Mg em níveis ideais, assim como outros elementos traço...

 

Deverás ter luz em quantidade suficiente, sendo que considero um muito bom número por exemplo os 2W/litro e suficiente 1W/litro, tendo também em conta valores como o PAR e afins.

 

Resumindo, tens de ter alguma capacidade de investigação, gosto, paciência, alguns euros, e acima de tudo quereres fazer e ter um bom aquário, o que quero dizer é que mais do que o saber fazer é o querer saber e o querer aprender. Claro que a experiência ajuda, mas isso não impede que uma pessoa sem experiência tenha um bom aquário com SPS's, desde que investigue muito e faça as coisa correctamente! Isto é o essencial!

 

Abraços!

 

Concordo com o José. Creio que a maioria do pessoal diz isso para que as pessoas fiquem a saber que no podem começar logo com duros e que dev em ter paciência e saber esperar! Eu costumo dizer isso a pessoas que vejo que não vão ter paciência para fazer as coisas certas para poder ter duros passado uns meses.

 

O que eu digo é que os primeiros 3 ou 4 meses, senão mais, dependendo da manutenção que as pessoas fizerem, não podem pensar em duros, pois é normal haver oscilações nos valores da água, coisa normalíssima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação "ao que aí vem" tenho esperanças que sejam a minha desculpa para comprar mais coisas para o aquário! Espero que gostem mais do aquário que eu! Depois quando quiser comprar um peixe ou um coral, é só ir à loja com elas e esperar que digam à mãe para comprar!!

Já estou a ver... "OOOOHHHH mãeeeee compra este nemo.... Olha a Dori... Compra a Dori..." :):twisted::(:P

 

 

biggrinbiggrinbiggrinbiggrin

 

Bem vindo ao clube das gémeas.

 

Um abraço amigo,

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que o PAR da de 6500 seja superior, mas no vais ter uma cor tão natural. Eu prefiro as lâmpadas de 10000k ou 15000k

 

 

Se quiseres, eu não me importo de tirar umas fotos! omg Quando aí for, levo a máquina, como é da praxe! omg

 

 

Mas o aqua é teu ou vai ser das tuas filhas? :shock:

 

 

 

Concordo com o José. Creio que a maioria do pessoal diz isso para que as pessoas fiquem a saber que no podem começar logo com duros e que dev em ter paciência e saber esperar! Eu costumo dizer isso a pessoas que vejo que não vão ter paciência para fazer as coisas certas para poder ter duros passado uns meses.

 

O que eu digo é que os primeiros 3 ou 4 meses, senão mais, dependendo da manutenção que as pessoas fizerem, não podem pensar em duros, pois é normal haver oscilações nos valores da água, coisa normalíssima.

 

 

Boas...

 

Quando disse que gostaria de saber as razões de dizerem que sps só ao fim de um ano, já ponderava a questão da experiência... Sem experiência e sem paciência é desastre certo!

 

Neste caso para além da experiência e conhecimento a paciência é fundamental.

 

A estabilidade dos elementos no e do aquário é fundamental!

 

É meu, mas vai ser das minhas filhas... Com um contrato de manutenção que elas vão fazer comigo vitalício!! :shock:cheers

:mad:

 

João ... omg :D :P:shock:#food

Abraços!

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É meu, mas vai ser das minhas filhas... Com um contrato de manutenção que elas vão fazer comigo vitalício!! ::D::lol:

cheers

 

 

 

 

 

 

 

Ja te estas a aproveitar das filhas......e ainda nao nasceram

olha a minha só quer ver os peixinhos e comprar sempre mais...., quando lhe peço qualquer ajuda diz que "o aquario é trabalho dos grandes"

Já esta a bombar o refugio agora só faltam as algas.... conta tambem com a minha visita e maquina

Um abraço e obrigado

Editado por carralas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É meu, mas vai ser das minhas filhas... Com um contrato de manutenção que elas vão fazer comigo vitalício!! :D :D

;)

 

...

Ja te estas a aproveitar das filhas......e ainda nao nasceram

olha a minha só quer ver os peixinhos e comprar sempre mais...., quando lhe peço qualquer ajuda diz que "o aquario é trabalho dos grandes"

Já esta a bombar o refugio agora só faltam as algas.... conta tambem com a minha visita e maquina

Um abraço e obrigado

 

Amigo Victor, não me estou a aproveitar... Até lhes vou oferecer um aquário!!! :D

 

Quanto às algas já falámos, quando vieres para esta zona diz algo, pode ser que esteja em casa!!

 

Abraços!!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

Obrigado pela resposta!

 

A minha dúvida era fundamentalmente se mesmo fazendo tudo como deve ser se as condições ideais para manter SPS só poderiam ser atingidas ao fim de um ano pelo menos ou se, como eu pensava e tu fundamentaste, tem tudo a ver essencialmente com o saber o que se está a fazer sendo que os SPS são muito mais exigentes com as condições da água e há que saber analisar a água e criar as condições ideais e isso leva o seu tempo de aprendizagem. Quanto tempo? Isso dependerá do gosto de aprender de cada um e da sua capacidade financeira e não de um timing igual para todos de, no minimo, um ano.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho necessario esperar 1 ano para ter sps. Nem sequer 6 meses. Para mim, o mais importante é mesmo a manuntenção do aquario que no inicio terá de ser muito mais rigorosa. Com tpa´s semanais, adicção de kalk e indo pondo vivos lentamente ao fim de 2, 3 meses acredito que podemos começar a meter sps´s.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

Obrigado pela resposta!

 

A minha dúvida era fundamentalmente se mesmo fazendo tudo como deve ser se as condições ideais para manter SPS só poderiam ser atingidas ao fim de um ano pelo menos ou se, como eu pensava e tu fundamentaste, tem tudo a ver essencialmente com o saber o que se está a fazer sendo que os SPS são muito mais exigentes com as condições da água e há que saber analisar a água e criar as condições ideais e isso leva o seu tempo de aprendizagem. Quanto tempo? Isso dependerá do gosto de aprender de cada um e da sua capacidade financeira e não de um timing igual para todos de, no minimo, um ano.

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

 

 

Boas...

 

É precisamente isso! No entanto esse ano depende como disseste, da pessoa que aprende!!!

 

Abraços!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Boas...

 

Há já algum tempo que não tenho participado no fórum, muito por culpa do tempo que não chega para tudo (vai chegando para manter o aqua em boas condições :medieval_mace:)!

 

Seja como for deixo aqui uma foto com as actínicas ligadas (já desactualizada, +-3 meses), que mostra o estado da arte! Neste momento, para além dos crescimentos, entrou uma acropora XXXXL, comprada a um membro do fórum, que veio alterar a disposição de alguns corais...

 

Espero tirar em breve algumas fotos com as luzes todas ligadas, que monstrem o aspecto actual do aquário. :snipersmile:

 

gallery_7020_1524_47435.jpg

 

Abraços a todos e boa continuação!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

Até que enfim dás sinal de vida, já não era sem tempo.

Como vão as pequeninas, tb com elas?

Nota-se bem que esses corais cresceram bem, agora falta com as HQI ligadas.

Tenho que ir ver isso ao vivo.

 

Abraço

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José

 

Até que enfim dás sinal de vida, já não era sem tempo.

Como vão as pequeninas, tb com elas?

Nota-se bem que esses corais cresceram bem, agora falta com as HQI ligadas.

Tenho que ir ver isso ao vivo.

 

Abraço

 

João Alves

 

Olá João,

 

Está tudo a crescer, como posso desejar, elas o aqua, tudo! Só o meu tempo não cresce, ou melhor estica... Trabalhar 8/10 horas, dar aulas, ter formações, dar atenção à família e cuidar do aquário é complicado, muito mais complicado é vir e participar activamente nos fóruns!

 

Sim faltam as fotos, ver se consigo no meio da minha "agenda" tirar qualquer coisa!

 

Em relação a vires cá, basta cá estar e tens as portas abertas.... Já sabes! É combinar-mos!

 

E as tuas meninas/menino? E o teu aqua?

 

Grande abraço e boa continuação!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá João,

 

Está tudo a crescer, como posso desejar, elas o aqua, tudo! Só o meu tempo não cresce, ou melhor estica... Trabalhar 8/10 horas, dar aulas, ter formações, dar atenção à família e cuidar do aquário é complicado, muito mais complicado é vir e participar activamente nos fóruns!

 

Sim faltam as fotos, ver se consigo no meio da minha "agenda" tirar qualquer coisa!

 

Em relação a vires cá, basta cá estar e tens as portas abertas.... Já sabes! É combinar-mos!

 

E as tuas meninas/menino? E o teu aqua?

 

Grande abraço e boa continuação!

 

José os meus pequenotes tb estão bem.

Quanto ao aquário está a ir no bom caminho já está a quase no fim do ciclo.

 

Abraço

 

João Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

 

Infelizmente chegou a vez de ser eu a afastar-me do hobbie... Neste momento não tenho, praticamente tempo para cuidar do aquário, sendo que daqui a alguns meses irei ter ainda menos, pois iniciarei um doutoramento :roflroll2::P

 

Desta forma quero dizer-vos que irei colocar todo o meu sistema à venda. Potenciais interessados poderão fazer pre-reservas ou enviar-me propostas!

 

Abraços e até já!

 

Ps- João Castelo... Tenho uma coisa para ti! :wink:

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

É com grande surpresa que me dou conta desta notícia... mas somos constantemente forçados a optar.

Boa sorte para esse doutoramento (é de Pai !?)

 

José, num outro fórum, num outro post datado de 13/02/2008!!! dava conta do meu agradecimento pela força que me deste na altura e que foi essencial para a minha manutenção nos salgados. Não fosses tu a aparecer e talvez tivesse desistido...

Com a dica dos Lumenarc, foi o iniciar de alguns DIY (percebi que podia ser uma solução e que até era possível, perdendo assim o receio dessas coisas que me permitem hoje desfrutar de um pequeno aquário, cada vez mais parecido com um pequeno reef.

 

Deixo aqui algumas passagens desse post.

 

Passa neste momento, com dicas do José Franciso Duarte, pela elaboração de 2 reflectores Lumenarc III DIY 150W, visto a minha calha Lifetech PC de 108W ser insuficiente, mesmo quando era nova... quanto mais agora com 54W com lâmpadas ainda de origem..

 

Mas o futuro ao contrário do que pensei, não irá passar por um aquário com macro-algas (Obrigado pela força José! ), mas sim, assim que tiver iluminação decente, pela construção de um aquário equilibrado, a nível de corais e de peixes (Viridis, Ocellaris....), mas sempre atento a eventuais melhoramentos.

 

Eventuais melhoramentos que são hoje uma realidade e de que me orgulho!, mas tudo começou por 2 dedos de conversa de quem apareceu na altura certa, por causa de uma placa de eggcrate...

 

Boa sorte!

Tudo de bom!

Obrigado!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

É com grande surpresa que me dou conta desta notícia... mas somos constantemente forçados a optar.

Boa sorte para esse doutoramento (é de Pai !?)

 

José, num outro fórum, num outro post datado de 13/02/2008!!! dava conta do meu agradecimento pela força que me deste na altura e que foi essencial para a minha manutenção nos salgados. Não fosses tu a aparecer e talvez tivesse desistido...

Com a dica dos Lumenarc, foi o iniciar de alguns DIY (percebi que podia ser uma solução e que até era possível, perdendo assim o receio dessas coisas que me permitem hoje desfrutar de um pequeno aquário, cada vez mais parecido com um pequeno reef.

 

Deixo aqui algumas passagens desse post.

 

 

 

 

 

Eventuais melhoramentos que são hoje uma realidade e de que me orgulho!, mas tudo começou por 2 dedos de conversa de quem apareceu na altura certa, por causa de uma placa de eggcrate...

 

Boa sorte!

Tudo de bom!

Obrigado!

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

Boas Pedro!

 

Bem obrigado pelas tuas palavras!

 

O Doutoramento de pai é coisa que se faz num segundo, basta veres pela primeira vez os pequeninos seres e és Doutor!

 

O Doutoramento que irei fazer é mesmo na área de informática e será em Espanha: "Sociedad de la información y el conocimiento" ...

 

Quanto a desistir... Não é desistir, é dar algum tempo!!!!

 

Entretanto deixo algumas fotos...

 

Seja como for, boa sorte a ti e a todos! ABRAÇOS!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.