T'xicos Reef II - O projecto


Recommended Posts

Boas...

 

Neste momento estou a planear um novo aquário para colocar em funcionamento em Janeiro/Fevereiro, como tal deixo aqui o Setup, para que critiquem à vontade!!!

 

Aqui vai:

 

Tipo: Recife, maioritariamente de SPS´s, embora com moles e LPS´s do meu actual aquário.

 

Aquário: - 150C*55A*65L - coluna seca ao centro, com dois outflow's e um inflow . possibilidade de talvez crescer até ao 180C*55A*70L

 

Sump - Já definida e terá 100C*60A*50L (feita a partir do meu aquário actual). Vai incluir um refúgio (num canto) com aproximadamente 80 lts. Nota: não tenho possibilidade de fazer refúgio superior!

 

Substrato

Refúgio: DSB: 12 a 15 cms

Aqua: DSB: 12 a 15 cms - areia viva sugar size

 

Rocha Viva

A do aqua actual (deve rondar 60 Kg)

 

Rocha Morta

 

40 Kg de Reef Plates

 

Iluminação

2*150 HQI + 6*39 + 8*24

 

Circulação

1 Bomba Resun - 15000 lts/h com controlador

1 Wave Marea 4400

2 Tunze 6060

 

Retorno -

Bomba exterior Deltec HLP 5250 ligada a um Sea Swirll

 

Aquecimento/refrigeração

2x300w Jeager

 

Escumador -

ATI Bubble Master 250

 

Reactor de Kalk - a definir

DIY - em repositor automático de água de osmose com aprox. 100 lts.

 

Reactor de Cálcio - a definir

DIY ligado a bomba peristáltica SP3000?

 

Grounding Probe em Titânio

 

Controlador de ORP - Sander + Ozonizador 200mg

 

Osmoregulador -

Aqua Medic SP 3000 Niveaumat

 

Agradeço a todos as sugestões que em muito enriquecerão este meu projecto... Força aí!

 

Um abraço

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, a única coisa que me saltou logo à vista foi o seguinte:

 

o aquário terá 55cms de altura... e queres fazer uma DSB de 12 a 15 cms... o que te restará cerca de 40 a 43 cms de coluna d'água.... eu talvez apostaria num aquário com 65cm de altura com os 15 de DSB...

 

é apenas uma opinião.... agora quero é ver isso feito!!! eh eh eh

 

Boa sorte para o projecto banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu DSB faria somente no refugio. Não acredito que no aquario principal, com a circulação e animais a DSB cumpra o seu papel desnitrificador com eficiencia. E como o Zaad referiu, ficas com muita areia para a camioneta.

 

Tambem não punha o Sea Swirll pois com esse caudal da bomba haveria um estrangulamento demaisado grande.

 

Boa sorte com o projecto!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Em relação à altura, é porque neste momento tenho 2X150W HQI e 60cm de altura com DSB de 12cm e noto uma incapacidade por parte da luz em chegar ao fundo do aqua, apenas isso!

 

Em relação à DSB a início era precisamente o que tinha em mente fazer apenas no refúgio, no entanto comprei 135kg de areia viva e mudei de opinião, pode ser que se "estique" o aqua e consequentemente a altura do substrato! :mrgreen:

 

Em relação ao Sea Swirl, existe um modelo (o que vou adquiri) com uma polegada de entrada (apesar da saída ser "afunilada"), garantindo o fabricante a boa utilização até 6000 lts de entrada! No entanto, estive a pensar e provavelmente colocarei a bomba mais fraquinha da Deltec a HPL 4040, apenas pela simples justificação de que quando o caudal estiver apontado à frente do aqua o areão seria levantado, tavez com 4000lts não seja tanto (e juntando o útil ao agradavel são menos 100€ :mrgreen:)!

 

Ao pensar nestas alterações e porque o local do futuro aqua, mudou do Hall de entrada para a sala (e como tenho o WC nas "costas do aqua) pensei também em colocar o depósito do sistema de reposição ligado a uma Osmose Inversa, controlada por uma electroválvula e por um relógio (ou seja a electroválvula será controlada por um osmoregulador que só estará ligado de X em X horas, isto porque tenho medo que a electroválvula encrave)! Alguém tem experiência com este tipo de sistemas?

 

Que acham?

 

Um abraço.

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

 

Aproxima-se a hora da encomenda do vidro e da estrutura (possivelmente ainda esta semana), como tal gostaria de deixar aqui umas questões, que gostaria de ver esclarecidas... :)

 

1 - O pessoal que tem estruturas de metal, onde fez?

 

2 - O ferro galvanizado aguenta bem os "respigos" de sal?

 

3 - Para um aquário de 180x70(L)x55(a), qual o perfil (espessura) de ferro/aço aconselham?

 

4 - O pessoal (zona Lisboa) que forrou as estruturas com madeira, onde o fez?

 

Agradeço desde já as respostas... Um grande 2008 para todos... ;);):P

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Aproxima-se a hora da encomenda do vidro e da estrutura (possivelmente ainda esta semana), como tal gostaria de deixar aqui umas questões, que gostaria de ver esclarecidas... :)

 

1 - O pessoal que tem estruturas de metal, onde fez?

 

2 - O ferro galvanizado aguenta bem os "respigos" de sal?

 

3 - Para um aquário de 180x70(L)x55(a), qual o perfil (espessura) de ferro/aço aconselham?

 

4 - O pessoal (zona Lisboa) que forrou as estruturas com madeira, onde o fez?

 

Agradeço desde já as respostas... Um grande 2008 para todos... ;);):P

 

José,

 

Desejo-te a maior sorte para o teu projecto que agora inicias!

 

Eu adquiri o meu aquário e o móvel (com estrutura de metal e forrado a madeira, com possibilidade de escolher a cor do acabamento) na Aquamagia em Oeiras (junto aos CTT).

 

Um pormenor: O acabamento não é em madeira, mas num material que pode "levar" com litros e litros de água salgada sem apodrecer, o que é essencial a longo prazo.

 

Provavelmente não é a opção mais económica, mas dado o investimento que sempre fazemos em equipamento, decidi não arriscar e fazer uma coisa com segurança e qualidade.

 

Em relação a DSB, concordo com a opinião do pessoal. Eu faria apenas no refúgio para não diminuir a coluna de água.

 

Provavelmente uma ignorância minha: Se tens o osmoregulador da AquaMedic, para quê o reactor de kalk? Não seria suficiente colocar a kalk juntamente com a água de reposição? Estou a pensar comprar o mesmo osmoregulador que tens.

 

Abraço e mais uma vez boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Vamos lá dar uma opinião!

 

 

- Aquário: - 150C*55A*65L - coluna seca ao centro, com dois outflow's e um inflow . possibilidade de talvez crescer até ao 180C*55A*70L

Se tiveres oportunidade de ter o de 180, era bom, ficavas logo com um aqua bastante grande para estares à vontade!

 

- Aqua: DSB: 12 a 15 cms - areia viva sugar size

Eu colocavas só no refúgio! Sou da opinião que as DSB nos aquas principais acabam por chegar a um ponto que...puf, "rebenta" com o aqua.

 

- Rocha Viva/Rocha Morta

Se optares pelo aqua maior, necessitas de mais 40Kg, se fores para o mais pequeno, chega.

 

- Iluminação

2*150 HQI + 6*39 + 8*24

Eu colocava 3 HQI e cortava qualquer coisa no resto.

 

 

- Reactor de Kalk/Reactor de Cálcio

Acho que podes ter os 2. O de kalk fazia o complemento ao de calcio.

O de kalk teria ligado o osmorregulador com peristaltica ou a lugação directa da osmose.

 

- Controlador de ORP - Sander + Ozonizador 200mg

Atenção ao Ozonizador, pode ser perigoso caso esteje mal montado.

 

- O ferro galvanizado aguenta bem os "respigos" de sal?

Aguenta bem se tiver algum tratamento. Eu mandava metalizar, fica excelente. Se vier sem tratamento, tens de pintar com tinta própria contra ferrugem.

 

- Para um aquário de 180x70(L)x55(a), qual o perfil (espessura) de ferro/aço aconselham?

Para um aqua desses, talvez de 40mm ou 50mm, mas deve-se ter cuidado com a forma da estrutura, tem de ser reforçada.

 

- O pessoal (zona Lisboa) que forrou as estruturas com madeira, onde o fez?

Eu tenho ferrado com placas de alveolado, mas a ideia é mesmo fazer com placas de PVC que é boa porque a corrusão pelo sal é nula. Acho que é a mesma coisa que o reefdiver tem!

 

 

 

 

reefdiver, se colocares o kalk directamente na osmose sem o reactor de kalk podes ter o azar da acomulação de kalk na bomba a avariar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas...

 

Bem seguindo os conselhos da "malta" e os meus, cheguei ao seguinte setup, que agora se começa a tornar definitivo, uma vez que já encomendei o aquário, todo o material (deve chegar parte dele amanhã ou sexta), e estrutura de suporte!

 

Assim aqui vai:

 

Tipo: Recife, maioritariamente de SPS´s, embora com moles e LPS´s do meu actual aquário.

 

Aquário: - 180C*55A*65L - coluna seca, com dois outflow's (40 mm) e um inflow (25mm)

 

Sump - Já definida e terá 100C*60A*50L (feita a partir do meu aquário actual). Vai incluir um refúgio (num canto) com aproximadamente 80 lts.

 

Substrato

Refúgio (dois): O actual 60X30X40 e mais 60x40x30, com DSB de 15 a 20 cm .

 

Aqua: 3 a 4 cms - areia viva sugar size

 

Rocha Viva

A do aqua actual (deve rondar 60 Kg)

 

Rocha Morta

 

20 Kg de Reef Plates + 10 kg de Reef Plates + 30 kg de Coral Tuff Rocks

 

Iluminação

3X150 HQI (3 projectores Lumenarc III DIY) com lâmpadas Giesemann + 2x80W + 2x24W (T5 - Lamps ATI)

 

 

Circulação

1 Bomba Resun - 15000 lts/h com controlador ( a ponderar a aquisição de uma vortech)

2 Tunze 6060 (com stream rock).

 

 

Retorno - Deltec HLP - 4040, de 4200lts

 

 

Aquecimento/refrigeração

2x300w - Jeager

 

Escumador - ATI Bubble Master 250

 

Reactor de Kalk DIY - ligado a bomba peristáltica SP 3000 que está ligada a osmoregulador Trop Tronic level controller III-N, com sensor na SUMP.

 

Reactor de Cálcio - Deltec PF - 601S, alimentado por uma SP3000.

 

Grounding Probe em Titânio

 

Controlador de ORP - Sander + Ozonizador Sander de 100 mg.

 

Osmoregulador - Trop Tronic level controller III-N, com sensor no depósito de àgua de osmose, ligado a uma electroválvula (que abre e fecha a água da rede - ligada a osmose inversa).

 

A estrutura vai ser feita em aço inox 304 - 30x50. A cobertura será em MDF com folheado de Wengué.

 

Vou usar Sal Red Sea Pro Coral em 660 litros, o restante será água natural (isto para evitar alombar a água toda!).

 

 

Posto isto digam de vossa justiça!!! :puppydogeyes:

 

Um abraço e obrigado a todos...

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, isso é que é investir!

Acho que de equipamento estás bem servido, mas acho que a SP3000 para o reactor de calcio é coisa pouca! Acho que isso devia de ter antes uma bomba de circulação normal, não muito potente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, isso é que é investir!

Acho que de equipamento estás bem servido, mas acho que a SP3000 para o reactor de calcio é coisa pouca! Acho que isso devia de ter antes uma bomba de circulação normal, não muito potente!

 

Boas

 

a SP3000 será somente para aliemntar o reactor, não fazer a circulação dentro deste.

 

De resto setup muito bem pensado.

 

parabens

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, isso é que é investir!

Acho que de equipamento estás bem servido, mas acho que a SP3000 para o reactor de calcio é coisa pouca! Acho que isso devia de ter antes uma bomba de circulação normal, não muito potente!

 

 

Boas, Pedro...

 

Já vi estes reactores a funcionar com bombas de fole ainda mais fracas... Caso ache que a dissolução de media seja excessiva, e os níveis de Ca no aquário baixos, pode ser uma solução a adoptar!

 

O investimento, apesar de ser algum (para a minha bolsa), gostaria que fosse muito mais (tipo o dobro), aí sim iria colocar o setup como gostaria. Assim julgo que não está mau... :puppydogeyes:

 

Já agora vou ligar o topo da sump, o retorno e o topo do depósito de água de osmose ao esgoto... Resolve o problema das inundações (em parte) e nas TPA's facilita...

 

Um abraço!

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

a SP3000 será somente para aliemntar o reactor, não fazer a circulação dentro deste.

 

De resto setup muito bem pensado.

 

parabens

 

abraço

 

 

Boas...

 

Sim, claro... Apenas a alimentar o reactor. A circulação é feita por uma Aquabee de 3000 lts/h (original do reactor).

 

Um abraço... :puppydogeyes:

Editado por José Francisco B Duarte

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para alimentar o reactor isso chega bem! Por acaso até costumo ver mais com bombas de fole!

 

 

Boas...

 

Bomba de fole ou peristáltica, a função é a mesma e o resultado idêntico... Apenas o "aspecto e o trabalhar" diferentes!

 

Abraço...

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas...

 

Apesar das coisas não evoluírem à velocidade que eu desejava, evoluem!

 

Como tal, no sábado vou receber o aquário (contratei uma transportadora - não posso contudo deixar de agradecer aos meus amigos que se ofereceram prontamente para a lombar com ele - OBRIGADO!!), no entanto falta ainda a estrutura... Sem ela não posso montar nada! Enfim... :crazyeyes:biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Seja como for, do equipamento final, falta 1 vortech (por agora:coradoeol , pois dependendo da minha apreciação poderei colocar 2), as lâmpadas T5 e um ozonizador Sander 200 mg, de resto tenho tudo... Para fazer o meu setup

 

Assim vou colocar o seguinte equipamento (coloco algumas fotos para adoçar a curiosidade biggrin

 

Aquário: - 180C*55A*65L - coluna seca, com dois outflow's (40 mm) e um inflow (25mm) - Domingo coloco fotos. ;)

 

Sump - Já definida e terá 100C*60A*50L (feita a partir do meu aquário actual). Domingo coloco fotos. ;)

 

Substrato

Aqua: 14 sacos de areia viva sugar size igual a este:

 

areia1.JPG

 

Rocha Viva

A do aqua actual (deve rondar 60 Kg) - Coloco foto quando fizer o layout... Agora estão dentro de bidons!

 

Rocha Morta

 

20 Kg de Reef Plates + 10 kg de Reef Plates + 30 kg de Coral Tuff Rocks

Coloco foto quando fizer o layout... Agora estão dentro de bidons a ciclar!

 

 

Iluminação

3X150 HQI (3 projectores Lumenarc III DIY) com lâmpadas Giesemann + 2x80W + 2x24W (T5 - Lamps ATI)

Um dos 3 Lumenarc DIY ainda por acabar:

LumenarcIII_net_DIY.JPG

 

Circulação

1 vortech MP40W

2 Tunze 6060 (com stream rock).

 

Retorno - Deltec HLP - 4040, de 4200lts

sp3000edeltec4040.JPG

Deltec_4040_net.JPG

 

Aquecimento/refrigeração

2x300w - Jeager

 

Escumador - ATI Bubble Master 250

 

Reactor de Kalk DIY - ligado a bomba peristáltica SP 3000 que está ligada a osmoregulador Trop Tronic level controller III-N, com sensor na SUMP.

DSCF1505.JPG

 

Reactor de Cálcio - Deltec PF - 601S, alimentado por uma SP3000.

SP3000.JPG

DeltecPF601S_net.JPG

 

 

Grounding Probe em Titânio

 

Controlador de ORP - Sander + Ozonizador Sander de 200 mg. (Encomendado e à espera).

 

Osmoregulador - Trop Tronic level controller III-N, com sensor no depósito de àgua de osmose, ligado a uma electroválvula (que abre e fecha a água da rede - ligada a osmose inversa).

 

A estrutura vai ser feita em aço inox 304 - 30x50. A cobertura será em MDF com folheado de Wengué.

 

Vou usar Sal Red Sea Pro Coral em 660 litros, o restante será água natural (isto para evitar a lombar a água toda!).

 

 

Mais fotos só no Domingo quando tiver o aquário (no chão enquanto não vier a estrutura) e já com o esgoto e água disponíveis na sala! Seja como for vou colocando Updates... ;)

 

Um abraço a todos...

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas...

 

Há já algum tempo que não colocava qualquer actualização, mas aqui ficam algumas fotos, de um aquário com cerca de 9 meses e ainda muito para crescer!

 

Desde a última actualização entraram mais alguns habitantes, entre eles algumas Acroporas, Seriatoporas, um Acanthurus Olivaceus, um Pseudocheilinus hexataenia, enfim agora as aquisições vão sendo mais espaçadas, mas depois da experiência que tive cheguei à conclusão de que o melhor mesmo é ir adquirindo o que gostamos, preterindo a opção da aquisição por "atacado".

 

Espero que gostem...

 

gracilis_net.jpg

 

Pocilopora_net.jpg

 

Seriatopora_2_net.jpg

 

Montipora_net.jpg

 

seriatopora_net.jpg

 

Acropora_2_net.jpg

 

Acropora_1_net.jpg

 

flavescens_1_net.jpg

 

Acanthurus_Striatus_net.jpg

 

montipora_e_bicolor_net.jpg

 

frente_1_net.jpg

 

frente_net.jpg

 

direita_aqua_net.jpg

 

E agora fica a comparação temporal do início e do agora, espero que daqui a um ano a comparação semelhante mostre ainda mais diferenças:

 

Agora:

 

panoramica_31_10_2008.jpg

 

Início:

 

DSCF1731.JPG

 

Espero que tenham gostado... :sbOk:

 

Abraços!

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez, boas!!!

 

Pedia aos moderadores para que fizessem o favor de mover este tópico para a área indicada, já que está numa área que julgo pouco própria!

 

Desde já o meu muito obrigado...

 

Abraços!!

 

Ps - Podem apagar este post!

 

E vai ser mudado para o local correcto...temos andado a reestruturar os salgados, tanto no fórum dos salgados como nos classificados, algo que já devia ter sido feito há mais tempo, mas agora lá avançámos.

 

Gostava de ver isso pessoalmente...um dia destes chateio-te, posso? :D

 

E o que achas das Lumenarc? São boas? Ando a ver se o Pai Natal me oferece uma este ano! :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E vai ser mudado para o local correcto...temos andado a reestruturar os salgados, tanto no fórum dos salgados como nos classificados, algo que já devia ter sido feito há mais tempo, mas agora lá avançámos.

 

Gostava de ver isso pessoalmente...um dia destes chateio-te, posso? :D

 

E o que achas das Lumenarc? São boas? Ando a ver se o Pai Natal me oferece uma este ano! :D

 

 

Boas...

 

Pedro é uma questão de combinar-mos! No pouco tempo que tenho lá se há-de arranjar algum! :D

 

Os meus Lumenarc são DIY, pelo que, pelo preço e trabalho a que me sairam são excelentes! Claro que as lâmpadas são muito importantes, neste momento tenho umas CoralVue de 14k (250W), mas no futuro irei optar pelas de 10k ou até 12,500K.

Em suma julgo que são muito bons! Caso tenhas euros para gastar no Natal, existem uns outros que julgo melhores os Lumen Bright (neste momento, caso comprasse, optava por eles).

 

 

Abraços e até breve.

Um abraço,

 

José Francisco Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando mudares, vais colocar lâmpadas com kelvins mais baixos. Qual a razão? Não gostas de ver o aqua com tons mais azuis? Os corais não apreciam essa temperatura de cor?

 

Quando mudar será para esse sistema mesmo que mencionaste...se não estou enganado...mas com lâmpada de 400w.

Ainda mantens as actinicas ou já desligaste? Quais as vantagens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Á grande Zé, isso é que está uma maravilha, cada vez melhor.

Tenho que dar ai um pulo, dar uns mirones.

E o resto do pessoal, está tudo bem? Espero que sim.

Depois de limpar o meu aquário quero ajuda para o layout, desta vez vai, ser como deve de ser. cheers

Tambêm já reparei que andas a estudar para fotografo, lindas fotos sim senhor, até já sabes assinar as fotos. :wink:nyah

Está a preparar-te para vem aí, pois se uma é exigente três não te digo nada, eu tenho exemplo disso. ::D:::D:::D:

 

Um abraço

 

João Alves

Editado por Joao A Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.