Maldita cabeleira...


madezion

Recommended Posts

Boas...

Acho que o meu aqua está a precisar de uma depilação...lol

As demoniacas algas cabelo castanhas estão aos poucos a tomar conta do aqua.. :P

Tanto que os actinodiscos se soltaram para procurar outras rochas menos cabeludas... :angel:

 

Trocas parciais estão a ser feitas de 2 em 2 dias de 10%...

Resina no filtro anti fosfatos, silicatos + carvão activo.

iluminação 10h + 30mts de margem para a actinica.

 

Alguem tem algum conselho para eliminação das mesmas... ;)

(por via natural claro, não vou usar cera para depilar) :P

 

Caracois? algum peixe?

sim...tenho os nitratos um bocadinho altos... 25...

mas estão a ser reduzidos com as trocas...

todos os outro parametros estão dentro dos niveis.

 

 

em ultimo caso vou fazer.lhe rastas.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Primeiro que tudo, coloca ai o Setup. Segundo, os Nitratos estao altos. Quanto tempo tem o aquario ? Com que agua sao feitas as Tpas ? Se com agua natural, de que zona ? Faz um teste de fosfatos ao carvao activado. Algumas marcas de carvao, trazem fosfatos. Se for o caso, tens de mudar de marca.

Estas sao questoes que ajudam a perceber o que se passa.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

84lts + volume do escumador (para 200l svp) + volume do filtro exterior (tetratec 600lh) (+ um litro e meio se tanto...lol)

2 bombas circulação com swcid 600l hora com temporizadores + 2 bombas circulação 600l hora tambem com temporizadores todas intercaladas.

UV à saida do escumador temporizado.

 

(estou a preparar um overflow para colocar uma sump em funcionamento)

é pequeno eu sei....é o começo ;)

 

30% volume do aqua é rocha viva de várias proveniencias maturada em aqua.

Água corrente analizada (0 nitratos; 0 cloro; 0 fosfatos) com sal intercalado: red sea/ tropic marin (isentos de nitratos-fosfatos) segundo fabricantes.

necessito entrar no estado de osmose... :drinking:

 

vou tirar algumas fotos para mostrar.

 

adiciono 2 em 2 dias 1 gota iodo

semanal: calcio, magnesio tropic marin e elementos traço em cada troca de água.

 

 

Irei fazer nova medição dos parametros e colocar aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Continua a faltar uma informacao importante. Quanto tempo tem o aquario de montado ? Outra coisa. Filtro externo, para que ? O que tens dentro do filtro ? Ceramicas ?

A circulacao com temporizadores, quantas bombas funcionam em simultaneo ? Tambem podes estar com circulacao instantanea insufuciente. Carga organica - que seres vivos tens no aqua ?

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
...volume do filtro exterior (tetratec 600lh) (+ um litro e meio se tanto...lol)

...30% volume do aqua é rocha viva de várias proveniencias maturada em aqua.

Água corrente analizada (0 nitratos; 0 cloro; 0 fosfatos) com sal intercalado: red sea/ tropic marin (isentos de nitratos-fosfatos) segundo fabricantes.

necessito entrar no estado de osmose... :)

Com a rocha que tens esse filtro está a mais, não é mais que uma fonte de alimento para essas algas(nitratos). A água del cano também não deve estar a ajudar, precisas mesmo entrar no "estado de osmose" :smile2: .

Tal como te disse o Paulo(octopus) provavelmente em alguns momentos não terás circulação suficiente eu deixaria as 4 a funcionar sem temporizadores e ficas com um volume de circulação de cerca de 30x o que é bom.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
iluminação 10h + 30mts de margem para a actinica.

 

Uma das falhas pode estar claramente aqui...

 

a par com a circulação insuficiente.

 

O meu conselho seria, reduzir a iluminação gradualmente até atingir as 8h max. e aumentar drásticamente essa circulação, criando o maximo de correntes opostas.

 

cumps

Mário Marques

Cumprimentos

Mário Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A circulação está efectivamente alterada 2 scwid 24h dia total 1200lh + 1200lh de 2 em 2 minutos em lados opostos. Principalmente os invertebrados ressentiram a diferença fechando por alguns dias... melhoraram ja em algum estado...a iluminação foi regredida para (9h actinica 15w) + (8 horas 20w actinica+20w 14.000k t8) + (6 horas 36w atcinica+36w 14.000k t5 powercompact).

 

 

continuo a podar estas algas verdes...vamos ver com o tempo.

Obrigado pelos conselhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais