O que está a acontecer ?


sbilly

Recommended Posts

Boas pessoal ...

 

Depois de terem nascido alguns (13) alevins no aqua, eis que hoje está o caos instalado.

 

Primeiro reparei que os peixes andam "malucos".

Parecem ligados à corrente.

 

Os machos andam atrás das fêmeas que nem doidos.

 

As corys parece que andam completamente variadas.

 

E dei por falta de um dos guppies machos.

Fui procurar o gajo e estava "mortinho da silva" preso ao sugador do filtro.

Morreu à pouco tempo porque no dia 9 tinha estado a tirar umas fotos ao aqua e ele andava com os outros, por isso foi recente.

 

Um dos outros machos parece que tem a barbatana da cauda meio "ratada".

 

Será que há algum motivo para este descalabro ???

 

Gracias.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém tem idéias ???

 

Vamos por partes, senão é muito difícil alguém ajudar-te com alguma seriedade.

1º - Só tens guppies no aquário? Se não, que outras espécies tens? Podes ter espécies incompatíveis com os teus peixes.

2º - Qual o tamanho e à quanto tempo tens esse aquário montado? Se o tens à pouco tempo pode ter a ver com o ciclo do azoto.

3º - Quais os valores químicos relevantes da agua: Nomeadamente temperatura, pH, Amónia, Nitritos e Nitratos.

 

 

 

Posto isto, que espero que respondas ao máximo que possas, vai a minha ideia:

 

Como é mal generalizado vou para algum problema na agua... contudo sem saber mais é pura e simplesmente estar a adivinhar...

 

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos por partes, senão é muito difícil alguém ajudar-te com alguma seriedade.

1º - Só tens guppies no aquário? Se não, que outras espécies tens? Podes ter espécies incompatíveis com os teus peixes.

2º - Qual o tamanho e à quanto tempo tens esse aquário montado? Se o tens à pouco tempo pode ter a ver com o ciclo do azoto.

3º - Quais os valores químicos relevantes da agua: Nomeadamente temperatura, pH, Amónia, Nitritos e Nitratos.

Posto isto, que espero que respondas ao máximo que possas, vai a minha ideia:

 

Como é mal generalizado vou para algum problema na agua... contudo sem saber mais é pura e simplesmente estar a adivinhar...

Abraço

 

Boas ...

 

Vou responder ao que consigo.

 

1º Tinha 7 guppies (3 M + 4 F). Agora menos 1 Macho. 4 Corys e 3 ottos

2º O tamanho ... 120 x 40 x 50 ... 240lt uteis ... cerca de 200 reais

Foi montado em finais de setembro (no link da signature está a montagem).

3º Não faço a mínima idéia ... Ainda não fiz os testes à agua :wink: Tenho que ir comprar testes.

 

Durante esta semana nasceram alevins e parecem bem e de saude.

Depois de nascerem coloquei-os numa maternidade e estão fixes.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso foi bem ciclado?

Ha quanto tempo tinhas comprado os guppies? Ha muitas lojas que os vendem e que, pouco tempo depois eles lerpam.

É normal os alevins estarem bem: na verdade, começo a reparar que eles são mto mais resistentes que os guppies adultos comprados em lojas... (para além de "levarem" logo com a água do nosso aqua, n têm que se adaptar)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Talvez a resposta não esteje na quimica mas sim na população!!!

Como já foi dito aqui a regra para a boa vivencia dos Guppys é 1 macho para 2 Femeas no minimo!!!!!

O que deve ter acontecido é que a tua femea ao parir tornou-se sexualmente activa e como tinhas 3 machos para 4 femeas ouve uma luta entre machos ficando o mais forte!!!!

Separa o macho que tem a cauda ratada!!!! Vê se há mais baixas!!!!

Se houver mais mortes aí recorre a quimica (PH,GH,Amonia,Nitritos,Nitratos etc...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso foi bem ciclado?

Ha quanto tempo tinhas comprado os guppies? Ha muitas lojas que os vendem e que, pouco tempo depois eles lerpam.

É normal os alevins estarem bem: na verdade, começo a reparar que eles são mto mais resistentes que os guppies adultos comprados em lojas... (para além de "levarem" logo com a água do nosso aqua, n têm que se adaptar)

 

Em relação ao ciclo, foram 3 semanas a bombar.

 

Depois dessas 3 semanas entraram os primeiros guppies vindos da criação de um elemento do fórum.

De confiança.

E eram ainda pequenos ... Ainda nem se tinha a certeza do sexo de alguns deles ... Daí o desiquilibrio inicial.

 

Os guppies entraram e passado uma ou 2 semanas as corys e os ottos.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois então peço desculpa mas n sei mais hipóteses.. mas a teoria do David Nunes parece-me plausível banana rock

 

Tenho andado a controlar a coisa e aparentemente a cauda não sofreu mais danos.

 

Neste momento são 2 machos para 4 fêmeas.

Uma das fêmeas é pequena mas um dos machos também.

 

Vou esperar mais uns dias para ver se eles acalmam.

 

Fiz uma TPA de 15% (+/- 30 lts) este fds e limpeza do filtro.

Vamos ver.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais