Remodelações em casa de Discus :P


Pelagus

Recommended Posts

olá a todos!

como o proprio nome indica houve remodelações no meu aquario :lol:... bem dantes tava assim como uma vez já tinha postado:

 

aqua.jpg

 

depois comçemos (quando digo começamos, sou eu e os meus pais que tb gostam disto) a pensar na remodelação do aqua.. no substracto etc etc.. e deu nisto

 

Setup:

Dimensões: 120*40*50alt

Iluminação: duas calhas com uma powerglo 30W de 18000K e uma floraglo 40W de 2800K

Filtragem: não sei bem mas axo que é prime (marca que já não existe) boa!

Aquecimento: 2*100W da tetra e da Hydor

Substrato: agora não sei o nome :S mas comprei na aquaplante..

Temp: 26ºC

pH: 6-6,5

CO2 de garrafa com manometros e brevemente uma electrovalvula..

 

 

o aquario fundamentalmente é de discus mas ainda andam por aki uns gajo que não gosto de ter para o "plantado" que tentamos fazer que são os botias :S mas brevemente vou voltar a montar o outro aqua de 1.20m e vou po-los pá lá ficando só mm os discus, neos, camarões, corydoras e ottos (penso eu)

 

fica aki umas breves fotos da montagem d aqua:

a levar o substracto

Imagem786.jpg

 

co2 agora numa garrafa de O2 :P

Imagem829.jpg

 

depois numa garrafa maior

13112007041.jpg

 

o aqua todo

DSC01027.jpg

 

depois tenho um problema com as plantas que começam a ficar amarelas ou "queimadas" :S..(entretanto uma postura de um disco novo)

14112007051.jpg

 

troncos, mesmo este musgo não tá mt bom de vida :S

13112007048.jpg

13112007047.jpg

 

e outra postura ainda de outros discos

08112007032.jpg

 

agora tá assim

Untitled-1.jpg

 

peço desculpa pela qualidade das fotos mas era o que se podia arranjar :S

 

Problemas: akilo das plantas é do k? luz? qualidade da agua? agora não posso medir outro parametros da agua mas em breve espero que sim.

 

só agora é que tou a investir mais nas plantas, nas fotos não aprecem mas já adquiri tb umas hz kuais já tão plantadas :angel: o meu medo é que as plantas não aguentem tb... o co2 agora tá desligado devido ao nivel que apresenta de co2 na agua, as tpa´s são duas vezes por semana de 40% mai sou menos... tb ponho diariamente fertelizante liquido da "sera flora daydrops"..

 

agora não me lembro de mais nada se precisarem de alguma coisa digam... gostava que me dessem a vossa opiniao e me ajudassem a resolver akele problema das plantas :S

 

Obrigado a todos e cumps.

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,

 

Os discus estao lindos , parabens,mas esse areao e que podia ser mais fino.

Dava um ar mais natural ao aquario e mais umas plantas tambem vinham bem.

posso estar errado mas essa planta de folha fina e comprida (verde escuro no meio da folha e as margens verde claro)nao e planta de aquario .

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm lol precisava de um up ao mesmo tempo pa haver uma resposta :D obrigado lsdluis... poix em relação ás plantas tem que haver mais plantas sim... ao areao tb é verdade preciso de um mais fino mas tava a pensar misturar com areao mais fino do rio... e em relação á planta isso já não sei :S:S mas sei que a comprei numa loja de aquariofilia :S será que fui enganado? lol

 

Obrigado e cumps..

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Coloca os valores de NO3, PO4 e Fe. Para não teres grandes variações do pH não deverias desligar o CO2, mas antes regulares isso para uma bolha de 10 em 10 segundos (por ex.), e sujeito a verificação até ajustares para a quantidade ideal para que não prejudique os discus. Estás a utilizar uma bomba de ar? Se sim, o CO2 era uma vez e as plantas não podem absorver. Na minha opinião tens pouca luz por conseguinte pouco CO2 será assimilado pelas plantas. Em relação aos nutrientes, estás a usar K? Em que quantidade? Se estiveres a adicionar K sem teres NO3 e PO4 presentes na coluna de água as plantas não retiram nada. Diz qualquer coisa.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Não se pode dizer que tens iluminação por aí além para as plantas....

-Nem todas as plantas que tens (e tinhas) são aquáticas "submersíveis"...e não sei se plantaste todas da forma adequada (parece-me ver um feto enterrado no areão p.explo)

-Bomba de oxigénio (noite) e co2 dia...

-Podias colar fica cola preta na parte de cima da frente do vidro (sempre tapava as colagens das travessas)

-Podes encher o aquário mais

-2 termometros?

-tudo o que equipamentos tira-os do vidro frontal e tentar escondê-los ao máximo e um fundo (preto) realçava mais os elementos dentro de água e ajudava, também, a esconder os equipamentos

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos por se darem ao trabalho de responder.. :)

 

Boas!

 

Coloca os valores de NO3, PO4 e Fe. Para não teres grandes variações do pH não deverias desligar o CO2, mas antes regulares isso para uma bolha de 10 em 10 segundos (por ex.), e sujeito a verificação até ajustares para a quantidade ideal para que não prejudique os discus. Estás a utilizar uma bomba de ar? Se sim, o CO2 era uma vez e as plantas não podem absorver. Na minha opinião tens pouca luz por conseguinte pouco CO2 será assimilado pelas plantas. Em relação aos nutrientes, estás a usar K? Em que quantidade? Se estiveres a adicionar K sem teres NO3 e PO4 presentes na coluna de água as plantas não retiram nada. Diz qualquer coisa.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

Carlos em relação ao NO3, PO4 e Fe não tenho testes agora pa dar os valores :S... mas tens que passar por cá um dia e dar umas grandes dicas se fizeres favor :) se não fores tu a chamar a atenção ao meu pai ele não liga ao que eu digo :lol: ... depois em relação ao ar aí tá um problema porque o meu pai teima em deixar sempre o ar ligado e com alguma razão pk os discos depois de um tempinho sem ar começam logo a ficar malukos, um dia destes esqueci-me de ligar o ar depois de lhes dar comida á noite e no outro dia de manha estavam todos pa kinar.. :S todos mt esquisitos cá em cima "com a boca de fora" (força de expressão lol)... para funcionar mm bem tinha que ter mais plantas que libertassem mais O2 (pearling)... que plantas são essas além da riccia que tu tens? (axo eu)... em relação ao CO2 ás vezes o teste indica que tá mt alto e eu paro mas secalhar isso deve-se á situação do ar e as plantas não assimilarem o CO2 será? digo eu mas não percebo nada disto :? ...obrigado e abraço! bowdown

 

Belas solhas sem dúvida!

 

Obrigado! já tem uns anitos valentes :D

 

-Não se pode dizer que tens iluminação por aí além para as plantas....

-Nem todas as plantas que tens (e tinhas) são aquáticas "submersíveis"...e não sei se plantaste todas da forma adequada (parece-me ver um feto enterrado no areão p.explo)

-Bomba de oxigénio (noite) e co2 dia...

-Podias colar fica cola preta na parte de cima da frente do vidro (sempre tapava as colagens das travessas)

-Podes encher o aquário mais

-2 termometros?

-tudo o que equipamentos tira-os do vidro frontal e tentar escondê-los ao máximo e um fundo (preto) realçava mais os elementos dentro de água e ajudava, também, a esconder os equipamentos

 

 

-que tipo de iluminação tenho que ter? :? kual a mais aconselhavel?

-tenho um certo problema com o areão pk é grosso e leve :S

 

 

->outro dos problemas que tenho é a força com que a água sai do filtro pa dentro do aquario, quero arranjar uma maneira de resolver isso mas não tenho ideia, existem akelas flautas mas depois ganho provavelmente uns ginchos valentes a sair de lá.. o que é que posso fazer?

 

-> tenho que comprar testes pa verificar os valores da agua, só tenho o ph agora, quais são os mais indicados agora pa comprar em primeiro lugar? é que comprar tudo é ainda um bocadinho caro.. se eu já trabalhasse!! (fica a informação, se alguém precisar de um arquitecto recem licenciado tou disponivel lol bang

 

Obrigado a todos que se deram ao trabalho!! :) abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vão alguns conselhos para que possas melhorar o teu áqua:

Arranja mais uns troncos desses que aí tens e uns fetos. Amarras os fetos com fio de nylon aos troncos e tenta fazer uma disposição em ilha ou em "U". Não precisas de grande luz para manter estas plantas nem de fertilizações. Apenas com as TPAS regulares manténs isso impecável.

Podes sempre optar por algumas vallisnerias na parte de trás dos fetos para compor melhor o layout e á frente algumas cryptocorynes.

Para o ramalhete ficar em condições... nada como umas anubias nana para dar aquele toque e disfarçar pequenas imperfeições no hardscape!

Já que tens 3 travessas no áqua podes sempre encher um pouco mais. Deixa pelo menos 5 a 7cm entre o limite da água e a superfície da água, evitas que os discos se atirem para o chão facilmente!

Quanto á iluminação, essa powerglo é muito engraçada para realçar as cores do peixes, mas para para plantas deixa um pouco a desejar... 18.000k é muita fruta! É óbvio que 18.000k + 2.700k dá-te uma média de espectros de 10.000k, mas não passa de média... ficarias melhor servido se optasses por duas lifeglow2 da Hagen!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

preciso de mais ajuda... digam as vossas opinioes não tenham medo!! :) só pa fazer um UP! :)

Mais ajuda?! Que tipo de ajuda?

Será que não queres dizer... comentários?

 

Layouts, plantas, decoração em geral cada um sabe de si e dos seus gostos pessoais... cabe-te a ti preencheres com plantas ou hardscape de forma a gostares do que vês!

Quanto aos discos acho que não há muito a dizer... estão com excelente aspecto.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Más noticias amigos :S.... testes feitos...

 

PH -> 6.6

KH -> 1 ou 10mg/l (axo que é assim)

GH -> 6

NO2 -> 0

NO3 -> 100 ou mais :crazyeyes:cabecadura:crazyeyes:cabecadura cabecadura cabecadurahelp!!! o que é que posso fazer alem das tpa´s??

FE -> 0 cabecadura como é que as plantas haviam de crescer ou tarem bonitas :S

 

falta o PO4...

 

Objectivo -> descer o NO3!!!! como?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas tpa´s é que devo fazer por semana? tendo em conta a relação com os discos pa não abusar a saude deles... tenho uma lampada uv, qual a utilização que lhe devo dar? quantas vezes e quanto tempo por cada vez? será que o uv me vai baixar as algas que tenho? neste momento já pus um areao mais fino á frente pa plantar o glosso... hoje chegou-me a riccia e não queria que tivesse já a ganhar algas... ou seja tenho que fazer tpa´s hoje, quinta e sabado sucessivamente axam que chega? tpa´s dentro dos 10 a 30%?? o objectivo de descer o NO3 e o PO4 só mesmo com tpa´s certo?

 

Obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitas tpa´s quer dizer o k? um exemplo sff :crazyeyes: tenho mais medo é por causa dos discos não estranharem as tpa´s :angry:

 

TPA - Troca parcial da água.

 

ou seja, tens que mudar de água mais vezes. (se a água da torneira vier com níveis Nitrato baixos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas eu sei o que quer dizer tpa´s lol... já testei a agua da torneira e tá boa... o que queria saber era a quantidade de tpa´s que deveria fazer e a intensidade das mesmas por semana!

 

cumps e obrigado a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem da quantidade e intensidade que deva fazer nas tpa´s tb gostava de saber a quantidade e intensidade das lampadas UV (entenda-se o uso que lhe devo dar)

 

obrigado! cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para esse tipo de aquas 2 X 20% por semana já seria bom.

UV.....9w SOBRA como tal...

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Para esse tipo de aquas 2 X 20% por semana já seria bom.

UV.....9w SOBRA como tal...

JPM

 

neste momento estou a fazer 3 x por semana.. cerca de 20%...queria baixar o NO3 e já consegui kk coisa.. as plantas é que ainda estão um bocadinho fracas axo que preciso de nutrientes, macros e micros... a minha riccia está já a desenvolver-se melhor... os discos (já que és um mestre :wink: ouvi dizer..) estão mais ou menos de duas em duas semanas a por ovos.. já pensei em separa-los e tentar fazer criação... houve uma vez que até nasceram os alevins pq tinha o casal separado dos outros com um acrilico... o pai guardava-os mtas vezes na boca e depois ia po-los noutro sitio mas de repente desapareceram :S... agora tou a pensar separa-los pa um aqua á parte tipo cubo mas o que tenho só tem 30 de altura :S é pouco não é?!

 

outra coisa... "UV 9w SOBRA como tal.." não percebi o que querias dizer?? eu tenho uma UV VECTON de 8w mas axo que não sei bem o uso certo que lhe devia dar e era isso que queria saber.. :)

 

Obrigado por responderes!

Obrigado a todos e se já não vos vir BOM NATAL :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23122007119.jpg

 

23122007131.jpg

 

23122007126.jpg

 

23122007129.jpg

 

23122007123.jpg

 

23122007124.jpg

 

23122007122.jpg

 

23122007121.jpg

 

23122007125.jpg

 

->espero que gostem... o unico problema é mesmo as plantas que não ficam assim vivinhas lol... eu não lhes dou nada, só as vezes umas gotas da sera, tava a pensar em comprar ferro e potássio, que dizem?

->as lampadas neste aquario tb já mudaram, agora tenho uma lifeglo de 40W (6700K) T8 e uma powerglo de 40W (18000K) T8 mas ainda vou pôr mais duas lampadas junto a estas o que me aconselham? outra lifeglo e power? lifeglo e floraglo?

-> eu tenho aquela riccia assim como podem ver nas fotos.. só que houve uma que cresceu mais que a outra e pk? porque a que cresceu mais não tinha peso e soltou-se, andou a boiar uns dias no aqua dentro da rede e deve ter apanhado mais luz logo crescido mais.. será?! o que me leva a querer que tenho mesmo que por mais luz no aqua isto tb para ver se elas crescem melhor e consomem o NO3 e PO4 que tá a mais no aqua (soube á pouco tempo que elas tb consomem isso :crazyeyes: ) pode ser que com mais luz isto desenvolva mais e tb com os nutrientes que quero comprar se bem que ainda não sei o k :x-mas:

 

Obrigado a todos! Feliz Natal

 

p.s.: peço desculpa pelas fotos pk não tenho maquina boa pa tirar :S e tb pelos vidros sujos lol

Editado por Pelagus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.