[diy] - Ram'ternidade


Recommended Posts

Boas

 

No seguimento deste tópico, e na minha resposta/promessa neste Post, segue o passo a passo da construção da Ram'ternidade.

 

 

 

Seguem as fotos e as explicações.

 

 

 

 

materam001.jpg

 

- O "cubo Vodafone" já furado, com a entrada e saída de água. Infelizmente não tenho fotos desta parte, porque era algo que já estava feito, de um projecto anterior. O processo é fácil. Com um berbequim que tenha controle de velocidade, com uma broca escalonada, ir furando até se obter o diâmetro do furo pretendido. Esse diâmetro é o mesmo que o passa fios de borracha, que dê para encaixar os tubos de acrílico.

 

 

 

 

materam002.jpg

 

- Detalhe da entrada de água, com um filtro de modo a que os alevins não "se passem" para o aquário principal. Os furos que se vêm do lado esquerdo, são para o caso de entupimento do filtro. Caso isso aconteça, a água cai para o aqua, que está logo abaixo.

 

 

 

 

materam003.jpg

 

- Detalhe da entrada de água. Um ligeiro corte na diagonal, faz com que a água faça maior circulação dentro da Ram'ternidade.

 

 

 

 

materam004.jpg

 

- Pequena bomba que eleva a água do aqua principal para a maternidade. Caudal regulável, de origem de 120 a 300Lts, mas "alterada" para bem menos. Não queremos que os alevins andem constantemente a nadar contra a maré.

 

 

 

 

materam005.jpg

 

- Saída de água. Como se pode verificar, a quantidade de água não é muita. Apenas a que é precisa.

 

 

 

 

materam006.jpg

 

- Suporte de madeira e acrílico

 

 

 

 

materam007.jpg

 

- Maternidade já colocada no suporte. Foram coladas umas borrachas anti-derrapantes entre o cubo e a base de acrílico onde ele assenta. Assim não desliza.

 

 

 

 

materam008.jpg

 

- Local onde irá ser instalada a Ram'ternidade. Como tem a parede e o aquário a servir de apoio, não vai cair de certeza.

 

 

 

 

materam009.jpg

 

- Já no sítio. Medidas bem tiradas e não foi muito difícil a colocação do conjunto sem que tivesse sido preciso desmontar alguma coisa, tipo aquário ou prateleira que fica por cima.

 

 

 

 

materam010.jpg

 

- Já em pleno funcionamento. Agora é esperar que os pais Ram's façam a postura para em seguida serem passados os alevins para a Ram'ternidade.

 

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mestre dos DIY sempre com ideias ,cinco estrelas e ao vivo então a ram'ternidade está um espanto de construção.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Detalhe da entrada de água...

materam002.jpg

Olá David,

 

Esta peça é um filtro de máquina louça ou roupa, não é?

Sabes-me dizer onde posso arranjar isso, preço, e qual é o modelo que se adapta melhor à largura dos tubos dos filtro.

 

Obrigado,

Sérgio Costa

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Nem de roupa nem de louça! Era de uma máquina de café "Briel Express"! É um filtro que tem na entrada da mangueira, no depósito de água. Acho que há à venda em separado, com várias medidas, mas para outro efeito. Se não me engano foi o pinguim que me disse isso!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa ideia esta, e ao que parece o que mais há por essas bandas são ideias boas banana rock só um pequeno senão e é claro em último caso, visto que o filtro não intupirá assim tão facilmente, como fizeste esses furos na caixa, para o caso de vir a ser preciso a água escorrer para o aquário, penso que te falta apenas uma "pingadeira" no fundo da caixa, ou seja poderias colar uma beiradinha de cerca de 0,5 cm no fundo da ram`ternidade, para que, se a água tranbordar cair directamente no áqua e não escorrer para fora deste, entendes? Se não estiveres a entender olha para debaixo de qualquer varanda e vais notar uma beirazinha que faz com que a água não escorra para trás, penso que assim ficaria irrepreensivel.

 

Fiquem bem :D

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

banana rock jasus tu fazes cada cena. Os meus parabens

 

carlos dourado

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito boa ideia esta, e ao que parece o que mais há por essas bandas são ideias boas cabecadura só um pequeno senão e é claro em último caso, visto que o filtro não intupirá assim tão facilmente, como fizeste esses furos na caixa, para o caso de vir a ser preciso a água escorrer para o aquário, penso que te falta apenas uma "pingadeira" no fundo da caixa, ou seja poderias colar uma beiradinha de cerca de 0,5 cm no fundo da ram`ternidade, para que, se a água tranbordar cair directamente no áqua e não escorrer para fora deste, entendes? Se não estiveres a entender olha para debaixo de qualquer varanda e vais notar uma beirazinha que faz com que a água não escorra para trás, penso que assim ficaria irrepreensivel.

 

Fiquem bem cabecadura

 

 

Em relação à "beiradinha", vê a seguinte foto:

 

materdetalhe.jpg

 

Acho que resolve a questão da possível queda de água para dentro do aquário principal. O apoio é mais pequena que a maternidade. Além disso a Ram'ternidade está ligeiramente inclinada para a frente, de modo a não haver tendência de a água "escorrer" por debaixo dela.

Já está em funcionamento há não sei quantos dias, e ainda não foram "precisos" os furos de escape. Limpo o filtro de 3 em 3 dias, por descarga de consciência.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E fizeste muito bem! Era algo que não mencionei, porque não pensei que não fosse visível nas fotos anteriores. Quanto ao pensar em tudo! Às vezes escapa qualquer coisita, mesmo com alguma planificação anterior.

Considero os DIY's como um jogo de xadrez. Depois da primeira jogada, temos de imaginar as possíveis jogadas que o adversário vai fazer, assim como as nossas. Por isso o xadrez é um dos meus jogos preferidos. Além de ter de saber jogar, temos que saber jogar na pele do adversário, antecipando as jogadas dele. Porque acham que os jogos dos grandes mestres duram dias a fio? Imagino aquelas cabecinhas com sequências de jogadas atrás de sequências! Livra!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso não me posso pronunciar, não percebo nada de xadrez :)

Mas gostei da comparação, até porque tens toda a razão, quando fazes algo de novo, por muito que esteja tudo planeado, á medida que avanças vão-te surgindo novas ideias, e penso que isso é o que mais me atrai nos DIY`s.

 

 

Fiquem bem :)

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Davs,

Antes de mais, mais uma vez parabéns pelo trabalho e pela inspiração que dás ao pessoal. Penso que elevas o DIY a outro nível.

Só falta uma coisa, o preço por que fica um projecto destes, e o material necessário para a execução do mesmo.

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas Davs,

Antes de mais, mais uma vez parabéns pelo trabalho e pela inspiração que dás ao pessoal. Penso que elevas o DIY a outro nível.

Eh pah! Até fiquei sem palavras ;) .

 

 

 

 

Só falta uma coisa, o preço por que fica um projecto destes, e o material necessário para a execução do mesmo.

Essa talvez seja, agora, a parte mais difícil. Todo o material que utilizei, estava aqui por casa. Um dia destes tenho de arranjar um armazém para colocar a "tralha" que anda "espalhada". De qualquer modo, vou averiguar o preço do material que utilizei.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Vamos ver se é desta que esta maternidade vai ter uso. Segunda postura dos Ram´s, como podem ver neste tópico.

 

Tem estado "a seco" desde a primeira postura, que foi "engolida" pelos progenitores.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais