Tpa Vs EvaporaÇÃo


Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ...

 

A água do meu aqua tem evaporado bastante.

Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos).

 

O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais.

 

A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ?

 

Gracias.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do principio que farias TPA's semanais de 20%, essa TPA seria de 40 litros para os 200 litros úteis.

Se acrescentas água de evaporação +/- 6 litros de 3 em 3 dias, ficas com "TPA" de 12 litros semanais.

 

Ou seja, essas reposições são muito inferiores ao que deveria ser feito, logo e na minha leiga opinião, deverás fazer na mesma TPA's. Se não quiseres fazer os 20% logo de uma vez, quando fores a repor água no aquário aproveitas e antes removes mais água(10%) e assim divides os 20% em 2 vezes 10%.

 

cumps,

ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além disso, não me parece que as impurezas que retiras com as TPAS se evaporem... ;)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ...

 

A água do meu aqua tem evaporado bastante.

Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos).

 

O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais.

 

A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ?

 

Gracias.

eu sou novo nestas andancas!!

mas a mim tambem me acontece o mesmo!!

mas o que faço e penso com alguma logica!! é reteriar a agua que devia na mesma... pois eu quero retirar nitratos ou outros compunentes da agua!!! se os quero retrar tenho de retirar a agua se ñ apenas estou a diluir o que lá esta!!!

é a minha maneira de ver

 

exmplo ... aqua de 100ltrs com evatporação de 5 lts... para uma tpa de 10% retiro os 10lts mas coloco 15lts para completar o que foi evaporado!!!

 

mas espera por alguam resposta dos mais entendidos!! pois eu tb estou coriouso se estou a fazer bem!!!

 

uma abraço

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sbilly! Quanto a mim acho que isso depene de vários factores.Se o aqua tem muitas plantas ou não,se tem muitos peixes ou não.Um aqua já maturado com muitas plantas e poucos peixes,é possivel apenas repôr a água que evapora,embora que fazer tpa's nunca seja demais. Agora se tiver muitos peixes e a carga de dejectos for muito grande penso que é insuficiente.

 

Mas não há dúvida que uma tpa semanal ou quinzenal de 20% ou 30% é meio caminho andado para ter um aqua saudável.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O facto da água evaporar, não quer dizer que os nutrientes que possam estar a mais, sejam eliminados na evaporação! O melhor é continuar com as Tpa's, repondo a água que evapora. Exemplo: num dos meus aquas, de 200lts reais, evapora-se em média 1,5 lts por dia, (ou isso ou está roto...), faço Tpa's de 3 em 3 dias. Tiro 20 ltrs e reponho 25. Há mais de um ano que faço assim e não tenho tido problemas. É um Malawi.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Tenho uma dúvida no que diz respeito às TPA's que é a seguinte ...

 

A água do meu aqua tem evaporado bastante.

Tenho adicionado cerca de 4,5lt a 6lt de 3 em 3 dias (mais ou menos).

 

O aqua tem 240lts brutos ... Cerca de 200lts reais.

 

A água adicionada será suficiente para "simular" a TPA ou tenho mesmo que as fazer ?

 

Gracias.

E essencial pois os mineais (GH se ñ me engano) que estam na agua, vão ficar mais consentrados e isso leva a que os peixes a fiquem stressados e consequentemente deixão de comer e morrerão.

por isso niguem deixe de trocar a agua!

por exemplo eu num verão muito quente a agua evapora rapidamente e eu só punha agua o resultado foi, que me morreram 3 escalares:'(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei porque... mas desde que as noites começaram a esfirar começou a evaporar muito mais agua!!

quer disser já ouvi disser alguem cá no forum quanto mais frio fica, a diferenca de temperatura é maior mais a agua evapora.... mas o facto é que me evaporam quase 3,5lts dia... já verifiquei e não há fugas... há 1mes e meio atraz quando o montei apenas evaporava 2lts, é normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que tens de continuar a Fazer a tua TPA normalmente, pois ao adicionares água nova, não estás a retirar detritos do aquário, pois estes não evaporam, o que vai acontecer é ficares cada vez com mais, podes ter subidas de amônia e aumentares a probabilidade do aparecimento de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que tens de continuar a Fazer a tua TPA normalmente, pois ao adicionares água nova, não estás a retirar detritos do aquário, pois estes não evaporam, o que vai acontecer é ficares cada vez com mais, podes ter subidas de amônia e aumentares a probabilidade do aparecimento de algas.

 

Hum ...

 

Está explicado o motivo da desgraça em que andam os vidros do meu aqua.

 

Sai hoje uma TPA para o aqua do canto.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.