Aumentar Dureza Das Aguas


nfasl

Recommended Posts

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas

para virem os teus vinham os outros também os meus estao limpos

onde é que tens os peixes e que outros peixes lhes estão a fazer companhia

 

 

Os peixes estão num aqua de 50x50x50 sozinhos. Têm lá só uma folha de amendoeira, um termostato, e o filtro é externo (eheim professional 2224 700l/h)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

esse filtro dá para reduzir o caudal para cerca de 200l hora?

 

 

Boas,

 

Não dá ...mas eu acho que não é disso, pois a saida em flauta está no canto do aqua virada para o vidro. E também se fosse isso eu acho que eles estavam stressados, e não é isso que acontece... Estão lindos e quando eu me aproximo do aqua vêm ter comigo, mas depois eu meto comer.... eles vêm e vão-se embora :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pensei que tivesses ai corrente de agua a mais

se tiveres o sera discus premium

continua a insistir dá só tres ou 4 grãos de cada vez e aguarda para ver o resultado adiciona duas colheres de sobremesa com sal de cozinha há agua do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pensei que tivesses ai corrente de agua a mais

se tiveres o sera discus premium

continua a insistir dá só tres ou 4 grãos de cada vez e aguarda para ver o resultado adiciona duas colheres de sobremesa com sal de cozinha há agua do aqua

 

Ok vou fazer isso...mas isso agora não é tar a voltar atras no tempo!? Tipo...eles vierem em água de 800ms e agora devem tar numa de 300/400 e ainda os vou voltar a meter numa de 800. Não poderá fazer mal?? E outra coisa, depois como é que os vou habituar depois à agua com condutividade baixa??

 

abraço e obrigado :smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal,

 

eu faço o seguinte quando chegam peixes novos:

 

- como tenho uma sump de 700L e é desparasitada regularmente, mal chegam vão logo para junto dos outros comilões - Do Mesmo Tamanho +- e uns motivam os outros, pois o frenesim da hora da comida desperta o instinto de segurança da alimentação em cardume.

 

Se tiveres outros que comam junta :smile2: Se não tiveres :D :D :D

 

Eu tenho aqui uma fêmea que só come quando lhe dou o Macho e logo a seguir dá uma pin@dela depois deixa de comer uns 15 dias até o macho voltar :D :D :lol: é ressentida a moça 8)

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os peixes vieram a 800 PPM

não é por pores duas colheres de SOBREMESA cheias de sal que vais atingir esses valores no entanto esse assunto foi largamente debatido aqui no entanto quiseste fazer as coisas á tua maneira

mas quanto a mim não há que desesperar desde que cumpras aquilo que te dizem neste caso sou eu a falar

vais a cozinha agarras numa colher das que te estou a falar e adicionas á agua do aqua devagarinho e com carinho para que não haja para ai um choque osmotico esperas cerca de meia hora de preferencia caso tenhas alguma calha de luz por cima do aqua desliga a luz deixando estar acesa uma luz da sala ou do sitio onde os tiveres apos a meia hora de espera adiciona tres ou quatro grãos de sera granulado afastate um pouco do aqua e observa

 

 

2xcolheres de sal

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os peixes vieram a 800 PPM

não é por pores duas colheres de SOBREMESA cheias de sal que vais atingir esses valores no entanto esse assunto foi largamente debatido aqui no entanto quiseste fazer as coisas á tua maneira

mas quanto a mim não há que desesperar desde que cumpras aquilo que te dizem neste caso sou eu a falar

vais a cozinha agarras numa colher das que te estou a falar e adicionas á agua do aqua devagarinho e com carinho para que não haja para ai um choque osmotico esperas cerca de meia hora de preferencia caso tenhas alguma calha de luz por cima do aqua desliga a luz deixando estar acesa uma luz da sala ou do sitio onde os tiveres apos a meia hora de espera adiciona tres ou quatro grãos de sera granulado afastate um pouco do aqua e observa

2xcolheres de sal

 

 

Boas,

 

Ok eu vou fazer isso então.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já meti o sal à cerca de 1hora e meia. Meti o sal lentamente, pouco a pouco. Depois esperei 30 minutos. À bocado tive a meter um bocado de granulado. Fiquei um bocado à espera...e eles começaram a vir na minha direcção e começaram a olhar para a comida ...no fundo do aqua. Roçaram-se nela com as barbatanas de baixo...e depois foram lá para tras outra vez :S ... nada ... não comeram nem 1 bocadinho . Bem vou tentar outra coisa... que é a comida do stendker. Alguem sabé onde há à venda??

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa, faz como te disseram , mas deixa os peixes descansados , n estejas sempre de volta deles , faz a troca de agua, deita comida e vira costas e volta la so passado umas horas ou se possivel no dia a seguir , posso estar enganado mas essa tua "ansiedade" para vê-los a comer esta a dificultar um pouco as coisas , tenta "dar-lhes espaço" :D

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

paciencia é das coisas mais importantes para poderes ter discus , aprendi isso à minha custa acredita...

 

então??

 

 

Eu só sei que vou fazer a minha ultima tentativa O.o. Vou agora á naturline comprar um medidor de condutividade :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo.

A pressa é inimiga da perfeição.

Muito se fala em condutividade e na realidade não a devemos tomar muito em consideração, excepto por referencia numa determinada àgua que já dominamos.

Ou seja a condutividade é enganadora.

Parece que o aparelhómetro mede iões...ou diabo o valha.

Mas não os sabe distinguir.

Ou seja, se juntares, por expl. bicarbonato de sódio, sobes muito a condutividade mas não "mineralizas" a àgua.

Se juntares, por expl., medicamentos, também.

Ao juntares sal não "transformas" a tua àgua em àgua Stendker, nem precisas.

Enquanto ele, salvo erro, tem Kh 7, gh 15 e cond. 800ms, tu com o sal podes ter fabricado Kh 18 e gh 3, por expl. e tens, no entanto os mesmos ms.

 

Que se terá então passado com os teus peixes?

Na minha opinião alguma pressa....será?

Eu, na companhia do Fausto, após um jantar, café e digestivo e um portatil, demorámos 10H.Ah! e umas "imperiaizitas".

Agora deves esperar....quanto mais mudares, na minha opinião PIOR.

Boa sorte.

JPM

 

Ps-> Nem eu percebi metade do que escrevi! banana rock

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto ele, salvo erro, tem Kh 7, gh 15 e cond. 800ms, tu com o sal podes ter fabricado Kh 18 e gh 3, por expl. e tens, no entanto os mesmos ms.

 

Eu junto sal à minha que fica com 600ppm e o Gh e Kh continua em 1 a 2 banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu junto sal à minha que fica com 600ppm e o Gh e Kh continua em 1 a 2 banana rock

 

CLARO!

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por incrível que pareça só alterou um pouquinho o Ph para cima, por isso esqueçam o sal para igualar a água do Alemão pq ele tem é um furo em terra com algum calcário, daí a alta taxa de condutividade, não do sal.

 

Mas consegue manter um ph nos 7, pois (além de alguma osmose nos casais claro) têm os tanques super-povoados (como qualquer criador) e automaticamente a produção de CO2 é elevada baixando dos 7,8 para 7 o Ph, e, não baixa mais pelo Kh que tampo-na a água.

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A grande diferença não foi a paciência, mas sim a técnica e a sabedoria! Enquanto que eu dou uns toques em relação a este vicio / hobby da aquariofilia, vocês sabem já quase tudo! Se fosse falta de paciência, eu não teria esperado mais de 2 semanas para os peixes comerem. Sim porque acho que já comem :D :D :D :roll: . Hoje passei-me e meti montes de artémia congelada na agua, para eles verem bem..... depois deixei-os em paz durante uns 20 minutos e fiquei a observer pelo buraquinho da porta ...e vi-os a picar na comida!! 1 hora depois, como é obvio, aspirei o fundo todo e fiz a devida tpa.... antes que houvesse algum pico de amónia.

 

 

abraços :)

 

 

P.S: João preciso de uma daquelas aulas, que quando fui aí, disseste que me davas hehehehe xD

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu junto sal à minha que fica com 600 ppm e o Gh e Kh continua em 1 a 2 :)

 

para alem de cloreto de sodio para aumentar a conductividade,

 

eu uso sulfato de magnesio para aumentar o GH ...

 

e sim, concordo com o que disse o joão -- a chave/segredo neste caso esteve/esta numa boa aclimatização de preferencia sem pressas, e mto menos pressão em cima dos peixes :) acreditem, por mto ja eles passaram ...

 

alguem mediu a agua em que eles vinham em relação a amonia ?? :)

 

eu sim, valores altissimos -- sinceramente fiquei espantado com a resistencia dos animais "made in stendker"

 

um abraço a todos, paulo (miratejo/corroios)

Editado por paulo_dgt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com que então a espreitar os bichinhos pelo buraquinho da porta… bem o importante… é que já comem.

 

De facto é como o Machado “ de guerra” diz, existem algumas leituras fictícias como o exemplo que ele falou, se adicionar-mos sal numa água com 100ppm, e ela ficar 500ppm de condutividade não podemos pensar que temos 500ppm de CaCO3. Assim como quem utiliza o Sulfato de Magnésio para subir o Gh, vai ter de facto um valor superior mas fictício pois o Gh é o somatório do Mg e Ca numa relação de 1:3.

 

Eu como disse anteriormente utilizo o seguinte:

 

1º Como tenho a água ácida (+/- 6,5) adiciono bicarbonato de sódio e sobe-me o pH e Kh

2º Tenho nestes aquários de crescimento pedras calcárias (das calçadas à portuguesa) para me fazer subir o Gh (ainda em fase experimental).

3º Adiciono sal de cozinha.

 

Sabem onde se arranja o bicarbonato de cálcio, este era o ideal para mim o verdadeiro 3 em 1, sobe o pH e Kh por acção do bicarbonato e o Gh por acção do cálcio.

 

Se estiver errado, favor corrigir.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim como quem utiliza o Sulfato de Magnésio para subir o Gh,

 

vai ter de facto um valor superior mas fictício pois o Gh é o somatório do Mg e Ca numa relação de 1:3

 

Se estiver errado, favor corrigir.

 

boas joão,

 

pessoalmente discordo -- que eu saiba o valor do GH é o somatório do Mg e Ca numa relação de 1:1

 

exemplo: consultar o manual da Nutrafin para o teste de Calcio (A-7850)

 

e vemos que apos medido/calculado o valor de Ca,

 

o valor de magnésio vem apos a subtração com o valor do GH ...

 

mas como tu bem dizes, eu ou mesmo a propria nutrafin pode estar errada ;)

 

um abraço, paulo

Editado por paulo_dgt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não tive pressa nenhuma na climatização. Quando cheguei a casa meti durante 3 horas o saco dentro do aqua. Depois abri os sacos ...e durante 4 horas tiveram a conta gotas. Eu não tenho é a vossa experiência com discus..como já referi :) . Bem outra coisa.......lembram-se quando eu escrevi que eles já comiam??? agora parece que estao a dar para parvos.. :S :S ....cagam e parece que não comem ... lOl

 

 

 

abraços

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais