Mudança De Aquario


rasputin

Recommended Posts

Possuo um aquário de 54lts habitado por uma série de "inquilinos", a funcionar com um filtro interno em que tenho espuma (filtragem mecânica) e Sera Siporax (filtragem biológica).

Comprei recentemente um aquário novo de 288lts com filtro externo Fluval 305, e ando a pensar na mais rápida e melhor forma de passar quase todos os "inquilinos" de um lado para o outro.

Hipóteses:

1) "Construir" o novo habitat com o substrato, plantas etc, fazer o ciclo by the book e passado cerca de um mês então deve estar em condições de receber os novos habitantes. Desvantagem: Tenho de esperar um mês!

2) "Construir" o novo habitat com o substrato, plantas etc., fazer o ciclo de uma forma acelerada juntando JBL Denitrol (colónia de bactérias) e passado aí uma /duas semanas então deve estar em condições de receber os novos habitantes.

3) Pegar nos dois sacos de filtragem mecânica que vêm com o filtro (tipo Sera Siporax) metê-los no aquário de 54 lts durante uns dias, juntando à agua deste o JBL Denitrol, depois pegar n0os sacos e mete-los no Fluval 305, e tendo já construído o novo habitat no aquário de 288llts, adicionar o JBL Denitrol e colocar os peixes aí uma semana depois.

4) "Construir" o novo habitat com o substrato, plantas etc., pegar na filtragem mecânica do aquário de 54 lts e metê-la no Fluval 305, pegar na agua do aquário de 54 lts e coloca-la no de 288lts, adicionar o restante com agua da torneira (com a adição de um removedor de cloro), adicionar o JBL Denitrol, e mudar os inquilinos.

 

Outras sugestões?

 

- Sabendo que o Fluval 305 tem 6 compartimentos de gaveta para a colocação de materias filtrantes, o que colocar lá? Estava a pensar em 2xSers Siporax, 1 x carvão activo, 1 x turfa granulada, 2 x Sera lâ de vidro. O que dizem? Sugestões?

- Estou a pensar numa espécie de comunitário amazónico com corydoras, escalares, tetras etc.

- Em termos de substrato fértil estava a pensar em colocar Sera floredepot com alguma turfa granulada espalhada, e por cima duas zonas de areão: uma mais escura com areão vulcânico (acho que é assim q se chama) e outra zona mais clara com akadama, ou areão de rio. O que dizem?

- Em termos de plantas iria migrar as ZH, anubias musgo de java e rotalas para o novo aquário, mas preciso mais qualquer coisa, pois tenho pouca coisa de cada para tanto espaço! O que aconselham? Alguma planta vermelha? Qual?

- Vou colocar em principio umas raízes de urze que me vão arranjar já bem sequinhas, e mais os dois troncos que tenho por aqui.

 

 

Dêem sugestões/críticas/conselhos pf. Assim que possível queria ver se fazia um log da actividade com fotos, mas para isso queria partir para um projecto bem definido, mas apesar de já muito ter lido neste fórum sinto-me às aranhas completamente, pois queria fazer um projecto bonito e porreiro, mas estou cheio de dúvidas!.. : -(

 

Aguardo vossas respostas e conselhos.

 

P.S. Aproveitando o tópico, se alguém da zona do Porto e/ou arredores tiver plantas/ramos/pedras/peixes etc. que queira oferecer para este projecto enviem PM. (No final colocarei todos os ofertantes na secção de créditos, como nos filmes!... LOL)

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rasputin! Eu colocava dentro do filtro externo os materiais filtrantes novos e também os do filtro interno,carregados de bactérias. Na água colocava também o Denitrol,e as plantas todas.Contudo mesmo assim não colocava os peixes logo,esperava 2 semanas,visto que os peixes estão no aqua de 54L, não há problema.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...visto que os peixes estão no aqua de 54L, não há problema.

Problema há!... Se tirar os materiais filtrantes do filtro interno do aqua de 54lts... fico com um filtro interno só com uma bomba. E os materiais filtrantes?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema há!... Se tirar os materiais filtrantes do filtro interno do aqua de 54lts... fico com um filtro interno só com uma bomba. E os materiais filtrantes?

Não podias tirar todos os materiais filtrantes do filtro interno,tiravas metade e colocavas dentro do filtro externo.No filtro interno colocavas um pouco de algodão filtrante para encheres o resto que falta.

Ou o filtro interno é uma esponja completa? Se for...corta-a com uma tesoura. ::D:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei as cerâmicas filtrantes novas dentro de uma meia de vidro de senhora (não tenho daqueles sacos de rede todos pipis e caros) há cerca de uma semana, e meti-as no aquário de 54lts (os peixitos cada vez mais estão a ficar com a casa mais pequena!) Juntei JBL Denitrol e tenho tratado do aquário de 54 lts como habitualmente (TPA’s, limpeza de filtro, etc.)

Quando acham que será seguro pegar nessas cerâmicas e nas antigas, meter tudo no Fluval 305, ligar o filtro e mudar peixes? Preciso de realizar essa mudança muito rapidamente pois o espaço está mesmo muito curto.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi olha posso dizer-te que fiz uma mudança do género dessa e não tive nenhuma baixa. :roll:

Depois da decoração (areão, plantas, etc) estar feita, mudei a àgua toda do antigo aquário para o novo, com o filtro antigo a funcionar no novo (ou seja, mudei as matérias filtrantes de um para o outro). Acrescentei a àgua equivalente a uma tpa entre 30% a 50%, termoestato e quando a àgua ficou à temperatura, habitantes lá para dentro. Depois, durante a semana fui, dia sim, dia não, acrescentando àgua condicionada, até estar cheio.

 

Para mim, e quanto às bactérias não punha nada, deixa que elas aparecem.

 

Espero que sirva de ajuda.

 

Cumps

 

Samuel Lopes

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu desde que comecei e tive de refazer muita coisa e perder muitos peixes hoje em dia guio-me pela regra do by the book!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu fazia o seguinte, tirava a quantidade de agua de uma TPA para dentro do aqua novo depois do layout estar pronto.

Tirava toda a filtração mecanica do filtro velho para o novo e com a restante materia filtrante nova, depois durante 3 dias seguidos fazia TPA's ao aqua velho aproveitando a agua para o aqua novo, quando este estivesse entre 60% a 70% da sua capacidade enchia o restante com agua da torneira já repousada. Esperava 2 dias e lentamente ia mudando os peixinhos com muita observação.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu fazia o seguinte, tirava a quantidade de agua de uma TPA para dentro do aqua novo depois do layout estar pronto.

Tirava toda a filtração mecanica do filtro velho para o novo e com a restante materia filtrante nova, depois durante 3 dias seguidos fazia TPA's ao aqua velho aproveitando a agua para o aqua novo, quando este estivesse entre 60% a 70% da sua capacidade enchia o restante com agua da torneira já repousada. Esperava 2 dias e lentamente ia mudando os peixinhos com muita observação.

 

Nem mais.

 

Quanto ao substrato, o Sera floradepot e a turfa dão bem conta do recado. Quanto ao filtro, e como já foi dito, ao aproveitarem-se as matérias filtrantes antigas está-se a conservar as bactérias que aí existem, desde que a àgua do novo aqua esteja bem acondicionada e livre de cloro. O filtro, aproveita para o encher ao máximo com matérias filtrantes porosas que isso nunca é demais; carvão activo parece me desnecessário porque não tens nenhuns resíduos de medicamentos que queiras retirar da àgua, para além de que se estiveres a fertilizar com micros eles são sugados e deixam de estar disponíveis para as plantas. Turfa no filtro só se quiseres mesmo recriar algum biótopo de rio amazónico em que as àguas têm uma côr terrosa e e amarela, ou então claro, em caso de ser necessário baixar o PH.

 

Plantas de tons avermelhados vou te enviar umas, a ver se curtes.. :-D

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rasputin, já agora deixa-me utilizar o teu topico para colocar tambem uma questao.

tenho um aquario montado à practicamente um ano, e começo a estar "farto" do layout, ora, gostaria de fazer grandes alteraçoes nesse aqua e até mesmo mudança de substrato, o problema é que so tenho mesmo esse aqua... o que é que posso fazer aos meus peixes enquanto faça as mudanças? o que é que vcs costumam fazer neste tipo de situaçoes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou so deixar aqui escrito o que eu faria, montava o novo aquario, deixava-o a ciclar, e quando estivesse ciclado logo mudava os peixes. Nada como calma e paciencia :?

 

rasputin, já agora deixa-me utilizar o teu topico para colocar tambem uma questao.

tenho um aquario montado à practicamente um ano, e começo a estar "farto" do layout, ora, gostaria de fazer grandes alteraçoes nesse aqua e até mesmo mudança de substrato, o problema é que so tenho mesmo esse aqua... o que é que posso fazer aos meus peixes enquanto faça as mudanças? o que é que vcs costumam fazer neste tipo de situaçoes?

 

Diz-lhes assim, malta sustenham a respiração que isto vai durar um bocado :)

 

Tens de obrigatoriamente arranjar outro local onde colocar os peixes para procederes às alterações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais a um hiper, compras uma caixa de plastico de 40lt ou 50lt por uns 8€, colocas lá agua do aquário + termostato e depois peixes para dentro ;)

 

E acrescentava o filtro quer seja interior ou exterior, e se tiveres bomba de oxigenio tambem.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.