Caracois nocivos ou não!?!?


Rptavares

Recommended Posts

Pois é, estou com bastantes caracois da espécie que mostro abaixo, gostaria de saber se eles são ou não nocivos para as plantas!! E se alguem souber de algum link onde falem deles, agradecia.

Pic_376_38.jpg

Pic_376_39.jpg

 

Mais uma vez obrigado pela a ajuda

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi! Olha pelas fotos o teu caracol parece-me o mesmo destes tópicos, o Physella acuta:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...e97beac2d5dd32e

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...f639c7c2ab1e92d

 

Pelo que li no post do utilizador Sérgio Leal que tem bastante informação, estes caracóis não são prejudiciais às plantas, pois só comem as folhas mortas e em putrefacção, e até podem ser uma mais valia para o aquário.

 

Espero ter ajudado! :cry:

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é de certeza uma baboseira daquelas... :cry:  

 

Será que as carapaças dos caracóis são calcárias, tipo as conchas?

 

Agora vou-me esconder :shock:

 

Não é baboseira nenhuma, são calcarias tal como as conchas. Estes caracois dão-se bem numa agua alcalina ou neutra, se estiverem numa agua acida as suas conchas vão-se desfazendo e acabam por morrer.

Tenho dezenas destes caracois no meu plantado e são muito uteis na limpeza do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rptavares,

 

Efectivamente, e como a Ana Rita Torres disse (ahh Bem Vinda outra vez :cry: ) esses caracóis são exactamente como os meus :

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...e97beac2d5dd32e

 

Comecei com 2, tenho agora para aí uns 10, não chateiam nada, muito pelo contrário, constituem uma óptima equipa de limpeza.

 

Fiz até questão de os transferir do aqua de 60 para o de 120 litros.

 

Não te preocupes!!

 

Se achares que esteticamente começam a ser demais, utiliza a técnica da alface!!

 

Abraços

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, afinal não era nenhuma baboseira :cry:

 

Por acaso não tenho nenhum caracol, pois limpo muito bem todas as plantas antes de as introduzir no aquário, precisamente por recear que as carapaças dos caracois pudessem interferir com as caracteristicas da água (ph,gh e talvez kh). Talvez não me deva preocupar muito com isso...

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intrust

Se chegaste agora à dezena prepara-te daqui a pouco terás uma centena isso multiplica-se de uma maneira impressionante pelo menos num dos meus aquas...

 

Rptavares

Penso que nao sao nocivos para as plantas porque se assim fosse as minhas ja tinham passado à historia :cry:

 

Nunca tive problemas com algas e acho que se deve a estas caracoletas :shock:

 

já agora ninguem sabe a esperança media de vida destes? O meu primeiro colono acho que morreu de velhice mas so tinha ai uns 3 meses... e nunca passou dos 0.5cm +/- a carapaça ficou no fundo de cor branca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Whiteman, eles já são para ai uns 10 há uns meses valentes...

 

De vez em quando aparecem uns pequenitos, ainda com a casca transparente mas, desaparecem...

 

Não sei quem é, mas de certeza que algum ou alguns dos peixes os comem enquanto ainda são pequenos ( :cry: Querem ver que tenho peixes pedófilos :!: )

 

Estes caracóis reproduzem-se lentamente, mas se um dia forem em demasia, alface com eles :shock:

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas mensagens. Realmente tenho observado bem de perto este caracois e tenho visto que andam sempre por onde há algas.

Uma pessoa tem sempre de ter a certeza do que tem no seu aqua :cry:

Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda

 

Um Abraço

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

estes caracois sao inofensivos (como todos os caracois)

nao se alimetam de plantas, apenas algas, vegetais, restos de comida e flocos, etc.

sao europeus, vivem nos nossos rios

sao hermofroditas, ou seja sao necessarios apenas dois para que se reproduzam

se houver exesso de comida reproduzem-se rapidamente.

as conchas sao calcarias, no caso de haver pouco calcario na agua do aquario a concha dos caracois desfaze-se e acabando os caracois por morrer, se houver calcio na água os caracois irao absorve-lo e construir as suas conchas.

 

Os botias comem estes caracois.

 

e por favor facam uma pesquisa no forum antes de fazerem perguntas :wink::) estas perguntas ja foram respondidas... ;) la porque esta em outro tópico nao quer dizer que seja menos verdade. :twisted:

nao levem a mal a minha intervencao :twisted::twisted: mas cansa dizer sempre a mesma coisa... alguns podem pensar... "mas nao precisas de responder a todas" :twisted: é verdade mas eu gosto de ajudar, e fazer pesquisa e uma ajuda para o forum porque se se encontrar o que se quer nao e preciso aumentar a base de dados.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço a toda a guente pela ajuda prestada.

 

Sérgio Leal: A pesquisa foi feita antes da colocação deste topico, mas como pode imaginar ás vezes passam ou por e simplesmente não nos dá nada do que queremos. Não podemos esquecer que este forum está cada vez maior e mais dificel de se navegar!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rptavares - eu sei que tu pesquisas :) mas há muitos outros utilizadores que nao pesquisam e fazem as mesmas perguntas que já foram respondidas montes de vezes. É capaz de haver que faca as mesmas perguntas em tópicos diferentes, ou abrem mais que um topico sobre o mesmo assunto seguidos, mas contra isso nao se pode fazer nada, parte apenas do bom senso de cada um :)

 

desculpa que usei o teu topico para deixar mais uma vez um apelo à utilizacao da ferramenta de procura :)

nao leves a mal

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sérgio: Não há qualquer tipo de problema, eu proprio já "mandei vir" com pessoal por andarem sempre a perguntar as mesmas coisas, tal como: "como é que se faz o CO2?" ou "a receita leva o quê?", entre outra coisas. :)

Quando um forum chega a este nivel, de mais de 1000 utilizadores e montanhas de novas mensagens todos os dias, torna-se cada vez mais complicado gerir e descobrir as mensagens anteriores.

Quero terminar com um pedido (desafio) que seria benéfico para todos os utilizadores, que seria um post teu (Sérgio Leal) ou site, onde poderias indicar algumas informações sobre caracois e camarões, visto seres, na minha opnião, a pessoa mais qualificada para tal. Espero que aceites a minha proposta e desafio. :)

 

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

quase toda a informação que eu leio é em alemão :) por isso é um pouco mais dificil para a maioria do pessoal.

Mas dá para traduzir com qualquer ferramenta de tradução automatica da net como por exemplo http://www.google.at/language_tools?hl=pt

 

a melhor pagina sobre caracois é sem dúvida

http://www.applesnail.net/ que tem uma versão em português, embora mais reduzida.

 

quanto a camarões a melhor é sem dúvida a página alemã do newsgroup de invertebrados que inclusivamente iniciou a notação hoje utilizada para definir os camarões caridina/neocarida . essa notação é A* (exemplo: camarão tigre - A18)

http://wirbellose.de/arten.html

esta página é também a mais completa porque fala sobre todos os invertebrados :)

 

espero que tenham gostado :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(estes caracois sao inofensivos (como todos os caracois))

pois é, mas nem todos são inofensivos, eu comprei no outro dia um dakeles grandes, e o gajo numa semana comeu-me as plantinhas todas (tb eram só meia-duzia, mas mm assim), desses pekenos tb tenho e ñ atacam as plantas.

tenho pena d ñ ter tirado uma foto com o caracol grande a comer uma LUDWIGIA RUBIN, ele cortou-a pelo caule e começou a come-la por baixo, do estilo a planta na vertical como se tivesse enterrada e ele a come-la

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

que tipo de comida costumas dar ao teu caracol, e que tipo de caracol "grande" tens?

 

procura nesta página http://www.applesnail.net

 

se meteres piranhas herbivoras também tenho a certeza que te vao comer as plantas. ou qualquer outro animal aquatico herbivoro no aquario :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio, concordo com o Rptavares. Se estiveres interessado e nao souberes como se fazem páginas, posso fazê-la e tu dás a informação. É claro que como é para o bem de todos nao me passa pela cabeça cobrar-te nada :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@gorilazz - muito obrigado pela proposta, mas agora não tenho tempo para fazer páginas de internet nem escrever nada muito longo sobre caracois :roll::(

 

tou a acabar o meu curso e o alemão nao facilita nada (porque não é a minha língua materna)

 

mas pode ser um projecto para o verão ;)

vamos ver se consigo juntar alguma informação e fazer uma página em português :evil:

 

@[_GrEEn_gObLiN_] - como já disse antes não existem caracois nocívos ;) mas os que se alimentam mais habitualmente de plantas são os Pomaceas canaliculata (caracois maçã, mas mesmo assim nem todos, os meus só comem plantas quando não há mais nada) dos outros mais habituais nenhum se alimenta primeiramente de plantas, uma vez que as algas são mais fáceis de digerir.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

@fishnatur - E qual das Ampularias tinhas tu? Dentro das ampularias existem muitas especies de caracois, onde algumas comem plantas como primeira opção e outras não... :roll: E mesmo dentro dessas espécies que não comem plantas existem sempre individuos que podem preferir plantas a algas :evil:

 

Como prova desse grande espectro de gosto posso mostra uma foto de uma Pomacea canaliculata que normalmente está referênciada como comedora de plantas a comer uma planta.

as_fress.jpg

As minhas comem plantas quando eu não lhes dou mais nada a comer... :)Mas eu faço isso de proposito para não ter que deitar as plantas fora, prefiro que os caracois comam. :( tenho sempre demasiadas plantas flutuantes como por exemplo as lentilhas aquáticas e dou-lhas aos caracois para comer ;)

 

Eu continuo a dizer que se o pessoal tiver peixes herbivoros nos aquários não se pode queixar de que eles comem as plantas, a mesma coisa é válida para os caracois ;)

 

"A atual nomenclatura aceita para os ampularídeos divide-se em diversos gêneros: Asolene, Felipponea, Marisa e Pomacea são gêneros do Novo Mundo (América do Sul, América Central, Índias Ocidentais e Sudeste dos E.U.A.), os gêneros Afropomus, Lanistes e Saulea são encontrados na África. O gênero Pila é nativo tanto da África e da Ásia." in http://www.applesnail.net/

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Através do link que forneceste, consegui identificar o bichinho que me comia as plantas todas, era uma pomacea flagellata flagellata, que também está referenciada como grande comedora de plantas.

 

 

Na opinião dos experts, isto faz sentido ou nem por isso?

 

 

Por acaso não tenho nenhum caracol, pois limpo muito bem todas as plantas antes de as introduzir no aquário, precisamente por recear que as carapaças dos caracois pudessem interferir com as caracteristicas da água (ph,gh e talvez kh).

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais