Calha Ideal Para Plantados


Recommended Posts

Boas,

 

Pessoal finalmente vou fazer o meu 1º plantado a serio!! :) Já tenho o equipamento do CO2 e substrato, faltando ainda a iluminação. Eu sei que no forum há muita informação, mas ainda continuo com duvidas :/ . Bem vamos lá então! O aquario tem 100x30x40 e tem uma iluminação de 30w, ou seja, uma porcaria para o que eu quero. Agora a minha duvida é qual o tipo /conjunto de lâmpadas ideias para este meu objectivo :? . Será que as lâmpadas que tenho na foto em baixo são boas?? Ou as ideias são mesmo lâmpadas t5 de 6500k??

Como podem ver tou cheio de duvidas, por isso preciso da vossa ajuda.

 

cahgmp1zcp8.th.jpg

 

 

 

abraços

 

 

P.S: Queria uma conjunto de lâmpadas eficientes, mas também com uma cor agradável.

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a foto nao dá para ver nada, nem referencia, nem tipo de lampada nem potencia.

 

o ideal é rondar os 100 watts de luz, t5 e t8 procura q tens aí a diferença de umas e outras bem explicado.

 

fala com o ramirezi é o teu homem :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a foto nao dá para ver nada, nem referencia, nem tipo de lampada nem potencia.

 

o ideal é rondar os 100 watts de luz, t5 e t8 procura q tens aí a diferença de umas e outras bem explicado.

 

fala com o ramirezi é o teu homem :)

 

 

Esta lâmpada é de 15W, daquelas flurescentes"normais"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê as pll de 55 Watts.

 

MAs se isso é T5 ou T8 é fácil de ver:

 

São fininhas ou normais?

Finas - T5

normais - T8

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê as pll de 55 Watts.

 

MAs se isso é T5 ou T8 é fácil de ver:

 

São fininhas ou normais?

Finas - T5

normais - T8

 

 

Boas,

 

São t8 as minhas. Então o melhor são duas PPL de 55w certo??Já agora qual é a temperatura??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu antes no meu aquário com essas medidas tinha 2 t8 de 40w. Uma powerglo e uma aquaglo e as plantas cresciam bem. Não ficavam como estão agora que tenho 3 t5, mas já cresciam decentemente. A calha é que era maior que o aquário :P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu antes no meu aquário com essas medidas tinha 2 t8 de 40w. Uma powerglo e uma aquaglo e as plantas cresciam bem. Não ficavam como estão agora que tenho 3 t5, mas já cresciam decentemente. A calha é que era maior que o aquário :)

 

Agora é que me confundiste ::D: . Conheçes algum site onde tenha a explicação de todos os tipos de lâmpadas, bem como os melhores "conjuntos" para plantados?

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

balastros normais, apenas dá para t8

 

pll e t5 tens q ter eletronicos..

 

penso q o melhor é usares um espectro muito alargado, algo na casa dos 4000 kelvin, depois 6000 e 8500k

 

Ok, obrigado. Mas eu acho que vou ter mesmo que usar electronicos, acaba por ser mais barato. Porque se forem normais, para além de gastar mais electricidade, ainda tenho que comprar lâmpadas com mais frequência :S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para esse aqua se for para 1 bom plantado, devias ter a rondar os 90 a 100w de luz...

 

As T5 sao realmente o melhor tipo de lampada para plantados, as lampadas PL nao sao tao eficazes que as T5, mas tem um tamanho compacto, ou seja consegues ter mais potencia em espaço reduzido,

 

pois para teres 1 ideia 1 lampada PL de 55w ronda os 55cm de comprimento enquanto para 1 T5 com potencia semelhante já tem 150cm... entendes as diferenças...

 

Para teres 1 ideia eu tenho 1 calha de 4x55w PL e outra 2x80w T5 e digo te que as T5 tem muito mais luz que as PL... apesar da potencia ser mais fraca....

 

como o teu aqua é de 100cm eu aconselho 2x36w PL de 6500k e aproveitava a T8 que tens e metia uma lampada nova mas com temperatura diferente das PL...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para esse aqua se for para 1 bom plantado, devias ter a rondar os 90 a 100w de luz...

 

As T5 sao realmente o melhor tipo de lampada para plantados, as lampadas PL nao sao tao eficazes que as T5, mas tem um tamanho compacto, ou seja consegues ter mais potencia em espaço reduzido,

 

pois para teres 1 ideia 1 lampada PL de 55w ronda os 55cm de comprimento enquanto para 1 T5 com potencia semelhante já tem 150cm... entendes as diferenças...

 

Para teres 1 ideia eu tenho 1 calha de 4x55w PL e outra 2x80w T5 e digo te que as T5 tem muito mais luz que as PL... apesar da potencia ser mais fraca....

 

como o teu aqua é de 100cm eu aconselho 2x36w PL de 6500k e aproveitava a T8 que tens e metia uma lampada nova mas com temperatura diferente das PL...

 

CUMPS

 

 

Obrigado godlike ::D:

 

Só tenho mais 1 duvida, qual é a diferença entre as lâmpadas t5 e t8?? é so mesmo as dimensões, ou tb tem alguma coisa a ver com o rendimento e duração ??

 

P.S: As t8 que cá tenho são de 10000K, são boas?

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado godlike :bigsmile:

 

Só tenho mais 1 duvida, qual é a diferença entre as lâmpadas t5 e t8?? é so mesmo as dimensões, ou tb tem alguma coisa a ver com o rendimento e duração ??

 

P.S: As t8 que cá tenho são de 10000K, são boas?

 

Boas a diferença é mesmo a relação tamanho potencia... pq as T5 conseguem ter mais potencia com o mesmo tamanho que as T8 e para nao falar que as T5 sao mt mais eficazes...

 

10000k pode ser usado mas digo te que nao presta as melhores temperaturas sao entre 4200 até 8500k

 

recomendo uma mistura das temperaturas tipo 1x 5400 + 1x 6500 + 1x 8000.. este conjunto irá dar uma boa cor ao aqua e será saudavel para as plantas..

 

Se usares apenas 1 cor.. tipo 4200 irás ficar com uma iluminação mt amarela (eu nao gosto) e se usares so lampadas de 8000 irás ter uma cor mt azulada..

 

Axo que a mistura de espectros (K) dá uma cor sensacional

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a diferença é mesmo a relação tamanho potencia... pq as T5 conseguem ter mais potencia com o mesmo tamanho que as T8 e para nao falar que as T5 sao mt mais eficazes...

 

10000k pode ser usado mas digo te que nao presta as melhores temperaturas sao entre 4200 até 8500k

 

recomendo uma mistura das temperaturas tipo 1x 5400 + 1x 6500 + 1x 8000.. este conjunto irá dar uma boa cor ao aqua e será saudavel para as plantas..

 

Se usares apenas 1 cor.. tipo 4200 irás ficar com uma iluminação mt amarela (eu nao gosto) e se usares so lampadas de 8000 irás ter uma cor mt azulada..

 

Axo que a mistura de espectros (K) dá uma cor sensacional

 

CUMPS

 

Obrigadão era mesmo uma explicação destas que eu precisava.

Que dizes a 1 lâmpada aquarelle, 1 fluora, 2 daylight (30w cada)

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadão era mesmo uma explicação destas que eu precisava.

Que dizes a 1 lâmpada aquarelle, 1 fluora, 2 daylight (30w cada)

 

Por esses nomes nao sei identificar os Kelvins de cada... mas ve nas especificações os KELVINS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.