Que Raio é Isto!?


Mario Oliveira

Recommended Posts

Olá

 

Isso são algas. A melhor maneira de se livrar delas é retirar manualmente o maximo e depois arranjar uma "raposa voadora" Epalzeorynchos siamensis para as manter debaixo de controle.

Essas algas são sinal de superabundância de nutrientes no aquario.

Se usas vitaminas para as plantas deita fora!

Os casos que conheço com esse "Marte à vista" ou "O regresso do Alien" foram causados por demasiados "Mimos"

Não há nada a fazer e tirar as plantas e lavar, jogar fora o areao, lavar bem todo o equipamento e basicamente começar de novo ou vais continuar a ter esse problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se usas vitaminas para as plantas deita fora!

Os casos que conheço com esse "Marte à vista" ou "O regresso do Alien" foram causados por demasiados "Mimos"

Não há nada a fazer e tirar as plantas e lavar, jogar fora o areao, lavar bem todo o equipamento e basicamente começar de novo ou vais continuar a ter esse problema

O que estás a dizer, então, é que se alguém tiver ciano-bactérias no aquário só há uma solução... desmontar tudo e começar de novo?

 

Big mistake... as ciano-bactérias, como qualquer outra alga, conseguem ser eliminadas/erradicadas dum aquário. Não é preciso sermos extremistas.

 

Passa mais por entender o que as causou, e resolver esse problema, do que propriamente deitar tudo fora. Nesse caso, não estão a aprender nada, e somente a confiar na sorte para as coisas correrem bem.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olha nunca tive isso e nem quero ter, mais acredito que se você aumentar a circulação perto do substrato, fazer trocas parciais grandes, diminuir bastante a comida, ou entao colocar os peixes em outro aquario e naum colocar mais comida, acredito que como os nutrientes iram acabar, isso desapareça, mais cuidado que as plantas também nescessitam de nutrientes.

 

Um dia fui viajar, por 2 semanas e deixei o alimentador ligado e uma pessoa indo la dia sim e dia não pra ver se estava tudo bem,quando faltavam 2 dias pra mim volta ele me ligo e me disse que meu aquario tava todo estranho, quando cheguei eram algam filamentosas num nivel altissimo, e em pelo menos tres quartos do aquario, eu entao tirei os peixes e plantas, coloquei-os em outro aqua menor, e coloquei um pano preto em todo o vidro, e depois de uma semana tava limpo.

 

Espero ter ajudado

 

Me corrijam se falei asneiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que isso são Cianobacterias disso não tenhas a minima dúvida!!!

Para resolveres o problema aconselho o seguinte:

 

1. comprar uma garrafa de H2O2

2. comprar uma seringa

3. desligar o filtro

4. aplicar H2O2 sobre as algas com a seringa (em pequenas quantidades - 20ml +-)

5. aspirar o máximo possivel com ajuda de uma mangueira ou tubo de ar

6. TPA de 20% a seguir á utilização de H2O2

7. ligar filtro

8. aumentar á circulação de água nas zonas afectadas.

 

Repetir os passos 3-8 durante o tratamento, 1 semana deve chegar para resolveres este problema!

As cianos desaparecem da mesma forma como apareceram... do nada!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maneira simples, e eficaz:

 

Faz uma TPA

Tapa o Aquário com 1 pano preto opaco durante 3 dias

Passados 3 dias, nova TPA

 

O aquário estará como novo.

 

Acredita que é verdade.

 

(e podes ficar tranquilo que não faz mal NENHUM ao filtro, plantas e peixes)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais