Discu com perda de cor (com fotos)


Madiques

Recommended Posts

Hoje quando fui alimentar os meu discus descobri que um deles tem várias manchas cor de rosa.

 

O discu é um azul cobalto (completamente azul) , só que agora para além da cor azul tem tambem várias manchas cor de rosa que preenche 30% do seu corpo.

 

Será que isto é uma doença? O que devo fazer?

 

Aqui ficam umas fotos:

 

discu1.jpg

 

 

discu2.jpg

 

 

Desde já obrigado

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se as manchas não são feitas por outros peixes com mordeduras, poderás estar perante uma infecção epidérmica.

Para já verifica se há alguma causa "mecânica" e mantém a agua limpa para evitar a propagação de alguma infeção, já que o peixe parece saudavel.

Depois diz algo.

 

 

 

Abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

Olha é minha opinião que deverás ter tido uma oscilação de ph bem grande para niveis abaixo dos 6,5 graus e que essas manchas se devam em principio a essa oscilação pois oelo que vejo o disco está com saude na excepção da sua pele que parece estar "queimada", desculpa a expressão........ :D ,

 

Atentamente

Rui Carvalho

:::»Prefira Quem Sabe Ouvir, Pois Um Dia Seremos Todos Melhores.....Mas Nunca Seremos Perfeitos«::::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Madiques

 

Tens plecos ? Introduziste algum peixe mais activo ?Existem tentativas de acasalamento ?O peixe assustou-se por algum motivo e traumatizou-se nas decorações ?

Estas perguntas poderão dar-te algumas respostas .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas vossas respostas e perguntas tão prontas!

 

Tens plecos ? Introduziste algum peixe mais activo ?Existem tentativas de acasalamento ?O peixe assustou-se por algum motivo e traumatizou-se nas decorações ?

 

Sim tenho um pleco e dois bótias e dois ottos (todos peixes sugadores), digo que tenho os bótias porque acho que o que me quer perguntar é se existe algum peixe que possa ter sugado o muco do meu discu. Realmente já presenciei algumas vezes os meu bótias e não o pleco, tentarem sugar o muco dos meus quatro discus!

 

No entanto como o pleco é um peixe nocturno tambem pode ter sido ele durante as suas incursões nocturnas a infligir os danos!

 

Como estive ausente de casa durante 3 dias e por não terem sido alimentados com mesma quantidade habitual, talvez tenha provocado uma certa fome aos meus "sugadores".

 

Não, não introduzi nenhuns novos peixes no aquário!

 

Tenho apenas dois troncos e custa-me a crer que se tenha aleijado neles.

 

A temperatura é de 28º e o Ph 7 ( o mesmo de sempre)

 

De resto o normal, a minha fémea que já desovou uma três vezes costuma dar-lhe umas "bicadas" mas considero que não seja nada de importante.

 

Muito obrigado e fico à espera das vossas respostas!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a pergunta(pode ser disparate) O teu disco é um azul cobalto ou um Blue Diamond?Ou são a mesma coisa?

 

 

Fiquem bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os plecos gostam bastante de perseguir os discos, principalmente se estes estiverem a produzir muco.

Normalmente (acontecia no meu caso) os plecos aproveitam a noite, visto que os discos estão "mais parados" e, para dar umas "chupadelas" (desculpem o termo... :wink: ).

 

Na minha opinião deves apenas separar o peixe e esperar uns dias. Acho que não vale a pena adicionar medicamento. Basta apenas água limpa.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Hello

 

Desculpa Nuno mas aquelas manchas nao sao ''chupadelas ''.

Eu tenho um Pleco de 30 cm e mais uns 50 Ancistrus e nunca vi andarem a chupar outros peixes , isso acontece com os Girinos que sao diferentes .

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb ja vi o meu pleco, quando as luzes do aquario se apagam e apenas ficam as luzes da sala, a perseguir um disco e a tentar "colar-se"....

 

j´´a fiz algumas tentativas para o caçar mas tá taõ grande k nao cabe no camaroeiro :( e outro problema é que o aquario para onde o poderia mudar é de apenas 60lts... realmente quando se comprar um pleco (no meu caso numa tentativa de k ele come-se algas-- apenas come granulado dos disco e as algas como-as eu :evil: )nem se imagina o tamanho k ele vai ter em adulto :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Pleco de 30 cm e mais uns 50 Ancistrus e nunca vi andarem a chupar outros peixes

Mas tens discos junto com os plecos?

 

Continuo a achar que, ou foi o disco que se "aleijou" em algo no aquário, ou algum tipo de peixe sugador.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Este post é um pouco off topic, mas uma ideia para apanharem os plecos, é a de colocarem numa ponta dum tubo pvc um pouco de comida, e encostar essa ponta a um dos vidros, depois é só esperar que ele entre para comer. Depois é só tirar com cuidado para não o ferir.

 

Cumps

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu peixe já está melhor. Vou esperar mais uns dias para ver se o peixe fica completamente bom! Se piorar retiro-o e aplico o medicamento recomendado.

 

Muito obrigado pela ajuda!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo na minha opinião os verdadeiros culpados dessas lesões puderão ser os otocincus, quantos tens? Vê bem se tiveres mais do que um se um deles não cresceu mais que os outros, já que o muco dos Discus é muito nutritivo, especialmente na altura de alimentar os alevins, mas mesmo sem alevins os Discus libertam sempre pequenas quatidades desse muco, o que se for comido por um pleco ou um otocincu o levava a um crescimento fora do normal.

 

Já agora parabéns pelo teu Cobalto pois é excelente, deriva com certeza de um cruzamento entre um cobalto e um Blue Diamond.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nuno será que me podia explicar como peixes vegetarianos como o ottocinclus, têm um crescimento acelerado com um muco de um peixe carnivoro, constituido por proteínas de origem animal?

Isso não faria deles carnivoros?

Porque comeriam algas se crescem muito melhor com outros alimentos?

O Muco não serve só para alimentar, é tambem a 1ª protecção epidérmica.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

à tua questão em concreto, ou mesmo cientificamente, não te posso ajudar, até porque não tenho nenhum curso relacionado com animais, o que escrevi em cima, vem de uma experiencia que tive aí á uns 6 anos quando no meu aquário plantado de 700 litros tinha aí uns 8 Discus, e introduzi no aquário 5 otocincus, precisamente para eliminar as algas, mas o que aconteceu foi que os discus apareciam todos os dias com umas manchas no corpo em forma de um circulo, e reparei que um dos otocincus e ao fim de 1 mês estava já com o triplo do tamanho dos outros 4, com ajuda de uma luz das que se usa nos quartois dos bébés, e nos discus quando têm alevins, consegui ver o otocinco agarrado a um discu durante mais de 15 minutos. É com base nesta experiencia e em relatos muito iguais que supôs que seriam os otocincus os verdadeiros culpados.

Agora porque eles se alimentam desse muco, e se se tornam carnivoros ou não, e porque preferem o muco ás algas isso deixo aqui em aberto para alguém com conhecimento de causa.

 

Posso também dizer-te que tenho plecostomus nos aquário dos Discus e eles alimentam-se de coração de boi, agora como é que isto tudo se explica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nuno

 

Nao nao tenho Discus mas fiz a impressao das fotos e mostrei ao Biologo do nosso clube de aquariofilia e ele diz que essas manchas nao sao chupadelas.

Nos no clube temos aquas com Discus e Plecos de varias espécies e nunca aconteceu isso.

Os girinos sim a partir de uma certa idade é que teem o habito de se agarrar a outros peixes ,isso eu fiz a experiencia pq tinha 2 e de vez em quando colavam.se aos meus Rainbows entao acabei com eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal o Discu não está muito melhor. Comecei um tratamento com "Azoo Anti-Ectoparasites tab" e até agora ainda não vi melhorias substanciais.

 

Será que estou a fazer a bem ao usar este medicamento? .... visto que provavelmente não são chupadelas, poderam ser parasitas externos?

 

Desde já obrigado

 

P.S. A única melhoria que notei é que o peixe já não se esconde tanto!

Mantem o mesmo apetite voraz que lhe é caracteristico!

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, na monha opinião será melhor colocares o Discu num aquário á parte para tratares dele, senão estás a colocar medicamentos no aquário onde tens peixes que não estam doentes. Nunca tte esqueças de colocar carvão activado, para retirares os medicamentos que colocas na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais