Aventura Com Corydoras Aeneus Mais Fotos


netmaniac

Recommended Posts

Olá , quando hoje me estava a arranjar para o trabalho deparei-me com o ritual de desova dos meus corydoras aeneus , á hora que postei ainda estavam nisto , vou ver o que acontece , visto não ter nenhuma experiência com eles , apenas o que li.Assim que me for possivel posto fotos .um abraço.

 

Foto 1 : O ritual , os 3 e vê-se já alguns ovos no vidro colados

 

 

corydoras-aeneus-desova2.jpg

 

Foto 2 : O ritual de outro angulo

 

corydoras-aeneus-desova1.jpg

 

Foto 3 : Os ovos no vidro da frente

 

ovoscory1.jpg

 

Foto 4 : os ovos no termostato (desligado claro) com uns circulos para verem melhor

 

ovoscory2.jpg

 

p.s. Se correr bem , logo descrevo o que fiz e os parametros , temperaturas etc. espero que gostem.Eu adorei ver ...

 

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá , quando hoje me estava a arranjar para o trabalho deparei-me com o ritual de desova dos meus corydoras aeneus , á hora que postei ainda estavam nisto , vou ver o que acontece , visto não ter nenhuma experiência com eles , apenas o que li.Assim que me for possivel posto fotos .um abraço.

Jose Palma

Parece que é agora quando o tempo arrefece que eles se tornam mais activos nas posturas.Boa sorte com os pequenos! Vai dando noticias!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , nasceram , mas na minha camera hp307 parecem lixo no fundo do aqua , lol .Uma centena á vontade , espero ter muitos sobreviventes porque para sorte deles a minha ultima cultura de artemia já tem água verde com alags verdes para eles e vou dar tb infusórios amanhã , a seguir passo a explicar como fiz que eles desovassem e o sucesso bem no final veremos quantos sobrevivem.

 

 

1º á cerca de 4 mêses comprei 4 corydoras aeneus na de um cardume grande que dava para destinguir alguns que se destacavam e com a dita barriginha roliça e uns mais magritos e esguios , comoa s pessoas escolhem os maiores levam na maioria fêmeas sempre, eu tentei escolher 3 machos e 1 fêmea , mas sendo novinhos , deu em 2 fêmeas e 2 machos .

 

2º agarrei em 2 machos e uma fêmea e meti-os num aqua de 50L , +/- e deixei á temperatura ambiente , que dava 22/23 º em media , sem termostato,dei muita comida , artemia etc,etc, algum areão leve fininho e uns decors , musgo de java seixos redondos do rio , um coco e algumas lascas de ardosia preta , uma sessiflora num vaso e meti uma bomba de água a dar uma leve corrente de água .

 

3º durante 4 dias fiz mudas parciais de água fria da torneira como faço aí de 25% , porque inicialmente meti água do comunitário onde estavam , então meti um termostato e subi a temperatura para 26º. 2 dias depois de subir a temperatura , começaram a desovar de manhã como postei.

 

4º acabaram a desova cerca da hora do almoço , e a minha esposa retirou tudo o que não tinha ovos , menos o areão do fundo , tivemos que meter outro terostato e desligar o que tava porque tinha ovos, os pais foram retirados claro e , azul metileno .desliguei a bomba de água , e ficou só a bomba de ar a movimentar a água .

 

 

5º Li que seriam 4 a 5 dias , eles têm estado a 25º , o ph é 6,8 , gh4, kh2,aspirei entretanto o areão e estes nasceram hoje e já nadam parecem doidos mesmo com o saco vitelino atrás .

 

 

 

um abraço a todos .

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens José,sempre nasceram os pequenos! Vais ficar ai com Corys para dar e vender! Força com isso e vai dando noticias! Abraço!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jose,

 

Um grande miau para ti tambem!

Tu e as tuas corydoras aproveitaram bem a baixa de pressão desta ultima semana.

 

Agora é a parte mais dificil... faze-los crescer... e com barbilhos.

 

Eu não vi areão nenhum nas tuas fotos, mas como falas em aspira-lo, vou assumir que as mini corys estão num aqua com areão. Sei que há muita gente que faz assim, mas pessoalmente nunca me dei bem com as criações e areão. Primeiro, porque nunca se consegue limpar tudo, segundo porque é uma fonte de bacterias e outra bicharada do mesmo genero. Morriam-me sempre à volta de 2 a 3 cory por dia, e eu não sabia o porque.... até que um dia retirei o areão todo.

 

Outra coisa é a alimentação. Uma cory com 3 ou 4 dias já tem tamanho mais que suficiente para comer microvermes e os naupilus de artemia. Aposta nisso, porque os infusorios é muito bom, mas dá cabo da agua.

 

De resto, só te falta um filtro esponja e, claro, as TPA's de 5 ou 10% diarias e ficas com um belo cardume de corys...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jose,

 

Um grande miau para ti tambem!

Tu e as tuas corydoras aproveitaram bem a baixa de pressão desta ultima semana.

 

Agora é a parte mais dificil... faze-los crescer... e com barbilhos.

 

Eu não vi areão nenhum nas tuas fotos, mas como falas em aspira-lo, vou assumir que as mini corys estão num aqua com areão. Sei que há muita gente que faz assim, mas pessoalmente nunca me dei bem com as criações e areão. Primeiro, porque nunca se consegue limpar tudo, segundo porque é uma fonte de bacterias e outra bicharada do mesmo genero. Morriam-me sempre à volta de 2 a 3 cory por dia, e eu não sabia o porque.... até que um dia retirei o areão todo.

 

Outra coisa é a alimentação. Uma cory com 3 ou 4 dias já tem tamanho mais que suficiente para comer microvermes e os naupilus de artemia. Aposta nisso, porque os infusorios é muito bom, mas dá cabo da agua.

 

De resto, só te falta um filtro esponja e, claro, as TPA's de 5 ou 10% diarias e ficas com um belo cardume de corys...

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

 

Olá , bom dia a todos .

 

Dando seguimento , algumas já nadam bem e sobem á superficie a engolir o ar como têm que o fazer.Já tenho uma cultura de artemia a eclodir para elas também .Eu consegui aspirar o arêo todo e só estava por causa dos pais , o que li é areia muito fininha de rio , alguém escreveu que elas ganham fungos facilmente ao roçarem mais no vidro , mas eu como não tinha ficou nú , e aspirei nos dias em que os ovos estavam ainda sem eclodir.Não dá para ver mas tenho um filtro de cascata muito fraquinho com esponja e meia de vidro por fora , que está ainda a retirar o metileno da água , a esponja ficou de fora no processo de eclosão dos ovos por causa do metileno , mas volta .

 

 

Agora fica uma questão para quem souber , e ampulárias??? Serão boa ideia para manter o fundo mais livre de lixo , ou não , porque com escalares bébés elas portam-se bem , eles é que as vezes as bicam mas desistem logo , hehe ciclideos:) .

 

 

um abraço,

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , acabei por colocar as ampularias como agentes de limpeza do vidro e até agora só se interessam por lixo , as corys já sobem bem á superficei e estão super ativas , já têm artemia recém nascida espero que se alimentem , algumas escondem-se num monte de lasquinhas de ardosia onde meti musgo de java que é do agrado de algumas.Claro que estou a usar folha de amendoeira da india nesta fase , visto ter optado pelo metileno no inicio , não vi nenhuma morta , mas se morre-se as ampularias desapareciam com elas , a parte boa é não estraga a água .Mas presumo que andam lá uma centena por aí .um abraço.

 

 

 

p.s. assim que a máquina conseguir defenir alguma imagem deles de jeito eu coloco banana rock

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Jose,

 

Sim, fotos... quando puderes, umas fotos.

 

Eu só utilizei uma vez caracois nos aquarios de crias, mas como eles consomem muito calcio e as minhas aguas são muito moles, resolvi tirar.... essas crias ficaram sempre mais pálidas, se calhar descalsificadas.

Mas isto é o meu caso. Se diveres uma dureza superior a 5, acho que este problema nem se põe... há calcio para dar e vender.

 

Força nisso,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que li é areia muito fininha de rio , alguém escreveu que elas ganham fungos facilmente ao roçarem mais no vidro , mas eu como não tinha ficou nú ,

Eu agora tou a planear um aquário a pensar mais na corys, se quiseres areia fininha sempre podes ir a uma loja de bricolage. eu fui ao bricomarche e comprei 25kg de areão fininho do rio por 3€ lol.

Mas tambem depois de montar o aquário e se sobra alguma não me importo de te dispensar esses restos de areia.

 

 

Abraços

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , bem evolução é , montes delas a vasculhar o fundo , meti o cascalho leve de novo , segui a linha de um criador americano , e de facto elas ficaram menos timidas e activas com uns salpicados de cascalho muito pequenino e leve que tenho , e já se vêem bigodes (miau) , lindas , muito mesmo , estou a adorar vê-las , sobem o vidro , e é um monte delas, parece que o fundo do aqua mexe todo , lol.Um abraço.

 

 

p.s. Prometo fotos assim que a camera tiver resolução para se ver alguma coisa de jeito.

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pois ! Agora é levá-las até um tamanho considerável, para serem destacadas para as equipas de limpeza de outros aquários :)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

netmaniac

parabens pela criação! força com isso!

estou a tentar aventorar-me também com corydoras

 

surgiu-me uma duvida e talvez possam tirar-ma aqui:

eu comprei 2 corydoras aeneus longfin...estas podem reproduzir com as aeneus normais?????

 

cump :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

surgiu-me uma duvida e talvez possam tirar-ma aqui:

eu comprei 2 corydoras aeneus longfin...estas podem reproduzir com as aeneus normais?????

Viva,

 

Eu com aeneus não arriscaria.

Não queres abrir um topico novo com fotos dessas meninas?

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai as fotos , estão mesmo engraçadas .... pena a máquina ter biaxa qualidade em resoluções de muito perto ou zoom ... fica o possivel...

 

 

foto 1: 14 dias

 

 

coryaeneusbabys1-14dia.jpg

 

foto 2 : 20 dias

 

coryaeneusbabys1-20dia.jpg

 

 

um abraço,

 

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , uma pequena actualização com fotos , meti a tal areia fininha branca e ajuda muito , entretanto algumas continuaram a morrer pelo que restam umas 30 . ficam as fotos.um abraço.

 

 

 

foto 1: coryaeneusbabys1-22dia.jpg

 

foto 2:coryaeneusbabys1-21dia.jpg

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá uma pequena actualização em que testei o facto de poder adicionar escalares bébés (7semanas) ao viveiro de corydoras com cerca de 25 dias , e resultou , excelente equipa de viveiro , não quis arriscar mais cedo e além disso eles têm estado lado a lado com elas noutra secção do aqua onde se viam pelo vidro, pelo que provavelmente já se tinham habituado aquelas coisinhas com bigodes pelo vidro acima a andar do outro lado do vidro.Logo á noite posto as fotos , espero que gostem de ver o bom convivio entre eles e as corydoras. um abraço.

 

Foto : coryaeneusbabys1-25dia.jpg

 

p.s. desculpem o atraso em colocar a foto :crazyeyes:

 

 

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...