Perdidaaa!


nel

Recommended Posts

Olá! Sou nova no fórum e preciso de muita ajuda neste assunto, já que sou uma completa novata em aquariofilia...

Mudei-me há pouco tempo para um apartamento e depois de muito pensar decidi que os companheiros ideais para um t1 seriam uns simpaticos peixinhos...Aqui é que surgem os problemas pois estou habituada a dois caezarrões e já não tenho peixes há imenso tempo...O ultimo que me lembro de ter tido deve ter durado um mes no máximo (eu era muito novinha...juro!), ao contrário do primeiro que miraculosamente deve ter durado uns 6 anos (as saudades que eu tenho do meu lecas furioso...furioso porque nos últimos tempos de vida tinha a estranha mania de se atirar de encontra o vidro do aquário...). Ora, como podem ver não sou de facto uma pessoa entendida em aquariofilia (o que deveria ser vergonhoso para uma estudante de medicina veterinária) e é aqui que vos peço ajuda:

 

. Queria um aquário de água fria não muito grande...Para 3/4 peixinhos no máximo e de água fria, mas gostava de criar uma coisinha bonita...O problema é que não sei que raças existem de água fria e muito menos quais as raças compativeis...

. Será que me podiam dar umas dicas de boas lojas no Porto ou Coimbra?

. E se não for pedir de mais: alguns conselhos para começar...

 

Agradeço desde já a disponibilidade, vou pesquisar no fórum mais um pouco... ler o manual...espero encontrar informações interessantes e que me ajudem...

Desculpem o testamento ^^' e muito obrigada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem algumas espécies que toleram bem as temperaturas mais baixas dentro de um apartamento e que cabem em aquários pequenos. Mas agora convém saber o que consideras pequeno... Se o aquário tiver no minimo 30x20x20. Tens os Bettas, os tanycthis albonubes (neon chinês), guppies (mas convem fazer uma boa ambientação) e uma enorme variedade de killies.

Se fosse a ti colocava um Betta macho e uns 5 neons chineses. Com umas plantitas de baixa manutenção e pouco exigente já fazes um aquário interessante.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SE queres uma coisa pequena que aguente a água frio (friso o aguente...) os neons chineses são a opção.

 

Mas mais tarde ou mais cedo vais querer algo maior. Acontece a todos...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

looool...obrigada...mas de facto de momento monetariamente é complicado =( e tb n tenho espaço para uma coisa grande...

os neon chineses dao se com que outras especies? e ja agora, quantos devo ter para que se sintam minimamente felizes? (d qqr modo tou a ver q é melhor arranjar aquecimento pos bichinhos) obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada! eu tou é a ter dificuldade em percebr que peixinhos é q se dao em aguas nao aquecidas e que crescam muito, o problema é q m dizem q os peixes de agua fria crescem muito...Oo

 

Geralmente quando falam em "peixes de água fria" reference ao Carassius Auratus e esse sim, atinge facilmente os 20cm quando tem condições.

Há depois alguns peixes que suportam facilmente temperaturas na casa dos 20-24 sem sofrerem por causa disso, mas que a temperatura ideal é superior a essa.

Com um termoestato aumentas bastante o leque de peixes que podes colocar. Mas 1º convém saber o tamanho do aquário e os parametros da água que vais colocar.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para iniciar nos áquas de água quente recomendo um aquário com no mínimo cerca de 50 litros úteis, ou seja, de 60cm de comprimento x 30 cm largura x 30cm altura. esse dará para a grande maioria dos peixes. se puder comprar um maior ainda melhor. com um entre 100 a 200 litros dá praticamente para qualquer tipo de peixe.

 

em termos de equipamento, o básico é um termostato (aquecedor), um filtro interno (ou melhor, um externo), iluminação, e um termómetro. existem os chamados kits, que trazem tudo incluído e em termos de relação qualidade/preço são os mais acessíveis. há quem prefira comprar os vários componentes em separado e conforme as preferências, o que permite ter equipamentos melhores, se bem que com um custo mais elevado. um kit de um aqua de 60cm consegue-se arranjar em promoções por cerca de uns 60/70 euros. já um conjunto à medida, poderá ficar entre uns 100 a 300 euros, para o mesmo volume de água.

 

com um aqua de 50 litros úteis dá para manter a maioria das espécies de peixes tropicais.

 

se quiser ter escalares, peixes-disco, tubarões azuis e outros peixes mais sensíveis e/ou mais granditos, um aquário com maior altura (min 40cm) e maior litragem (100 a 200 litros) será o ideal.

 

em termos de iniciação do aqua, há quem prefira usar um método natural, que consiste em deixá-lo entre 3 a 4 semanas a maturar, deitando periodicamente comida para criar a colónia de bactérias necessárias para tratar os residuos dos peixes.

 

há um outro método mais rápido e prático, que consiste em adicionar no primeiro dia um líquido com acelerador de bactérias, que permite colocar logo no segundo dia o primeiro peixe, um peixe adicional a cada semana, durante o primeiro mês. recomendo este método pois na realidade não é obrigatório esperar um mês.

 

em termos de manutenção, há as alimentações diárias, à base de flocos e pastilhas para os peixes de fundo. e semanalmente uma troca parcial de água, normalmente de 10 a 20% do volume total, sendo que a água nova deverá estar preparada, sem cloro, através dos tais 2 dias de descanso, ou através de um produto que elimina o cloro e metais pesados instantaneamente. ou seja, diariamente uns 5 minutos para alimentar os peixes, e uns 30 minutos semanais para trocar a água e limpar parte dos filtros.

 

a base do aquário deverá ter um areão e no caso de plantas, será ideal ter um substrato fértil sob esse areão. umas plantas menos exigentes, por exemplo, anúbias, ficam bem sem necessidade de muita luz ou fertilizantes. já a maioria das outras plantas requer um bom substracto, fertilização com CO2, nutrientes e boa iluminação. de início recomendo começar com plantas fáceis de manter. com um plantado, as exigências de manutenção são normalmente mais elevadas.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.