Peço ajuda ao pessoal dos discos !


antonio  silva

Recommended Posts

Boas,

Apos 4 anos de ter montado o meu aquario de tetras , ganhei coragem

e ontem comprei um disco(+- 7 cm), pois tenho o aquario estavel : PH : 6.6

Nitritos: 0 e com as codições que os discos apreciam: troncos, plantado e com companheiros pacificos. Mas apesar disso (tal como previa ;) )

os problemas começaram :desde que chegou não come, já tentei a mes ma comida que estava habituado na loja , já tentei larvas de mosquito vermelhas e nada :!:8) . Mas por outro parece estar descontraido pois nao se assusta quando alguem chega perto do aquario e passeia despreocupadamente 8) por todo o aquario, mas por outro lado tem uma

côr palida(era azul) com 6 riscas pretas verticais (ontem eram mais claras).Sera que se lhe juntar outro disco melhorará, ou vou passar a ter 2 problemas em vez ds 1 ;) . Oue posso fazer para que ele coma e recupere a côr ;)

COMPS: Antonio Silva. :D

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLA!

é assim: isto que eu vou dizer é polémico e sei que a maior parte das pessoas n aprova,mas da minha experiencia com discos, (10anos) eu axo que:

Um cardume como existe na natureza, é de facto a natureza deste peixe--peixe de cardume.

Nisto, existe sempre um hierarquia, um peixe dominante, depois o segundo peixe dominante e por ai fora ,até xegar sempre ao mm desgraçado;).

O que, por consequinte come menos e é mais fraco.Porem na natureza este tem um espaço infinito para se refugiar das perseguiçoes, coisa que num aquario n acontece-repito em discos, ha sempre um que acaba por ficar desfavorecido(inclusive com grande problabilidade de contrair parasitas intestinais e pegar aos outros todos,devido ao stress e n so!)

a unica maneira que conheço de prevenir isto é algo que se calhar n estás a fim de fornecer, ou seja:

sobre-populaçao de peixes num aquario nú,claro que isto exigira grandes filtragens mas o problema das perseguiçoes acaba.(ou atenua)

 

Escusado será dizer que muitos discos,com densa decoraçao acho que é a desgraça, ficam sempre escondidos e refugiados uns dos outros,acabando por n comer,e tronarem.se peixes realmente timidos.

 

mais uma vez,na minha experiencia acho que apenas um CASAL formado se da bem(e nem em todas as alturas),mais que isso ja provocará perseguiçoes mais sérias.

Se o aquario for grande compra mais um do mm tamanho,e n compres mais, axo que é o melhor a fazer para prevenir dores de cabeça!

 

so mais uma coisa,penso que se o mantiveres sozinho so tens a ganhar!, ele adaptarse-a e comerá sempre muito bem,sem concorrencia acabara por crescer mt, e muito melhor!, assim ja poderás manter o aquario densamente plantado e troncado que nao terás problemas.espero ter ajudado e sido explícito.abraço

 

ha,desculpa so mais uma coisa--aquarios de crescimento discos ph 7.5! ao teres mais calcio na agua o esqueleto desenvolve-se mais depressa e o peixe dispara, eu nos meus tinha areao de coral no filtro(apenas 2 peixes)! e resultou muito bem, em 4 meses cresceram dos 5/6cm aos 13/14,claro que a alimentaçao era farta,e os nitratos n existiam. Eu mudava um balde por semana e é o suficiente,desde que tenhas uma resina que elimine nitratos n terás problemas. boa sorte com o disco.abraço

espero que corra tudo bem com o disco;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Zeca ;)

O meu aquario tem 100* 30*40 -125 litros, Filtro ext Fluval- 304 (800 lts/ hora) com resinas " Chemi- pure ", massas biologicas e mecanicas.

População: cardumes de cardinais(:D,fantasmas(6),petittelas(6),rasboras arlequim(6), 1Pleco vermelho.Achas que posso colocar outro disco 8)

Quanto ao facto de ele não comer e de estar descolurado , achas que posso fazer alguma coisa ;)

Já agora com este tamanho (7 cm) já é possivel distinguir o sexo dos discos ;)

Um abraço : Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O disco está a passar por uma fase de ambientação. É normal que não coma... Aguarda mais uns dias.

Entretanto deves comprar mais um do tamanho dele já que são peixes de cardume.

 

Com 7cm é capaz de ser um pouco pequeno... mas podes já começar a "atirar" para macho ou fêmea.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é normal q nao coma por uns dias mas isso passa. muito raramente comecam logo a comer...

Juntar outro... deve de ser melhor mas prepara-te...

ganhei coragem para comecar com discos ha coisa de um ano...

cheguei a ter 6... quando eles comecaram a definir hierarquias dentro do grupo... os 2 mais pequenos acabaram por morrer...

dos restantes 4... os que mais brigavam acabaram por acasalar no comunitario. Essa postura claro que foi comida no dia seguinte!

estou a preparar um aqua so para eles a ver se repetem a proeza ja com mais privacidade.

Se algo correr mal nao desanimes porque vale a pena.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais agradeço os vossos esclarecimentos. :D

Já percebi que só me resta esperar que ele coma (que peixes tão complicados ;) ).

Quanto a subir o PH para 7.4, parece-me que iria prejudicar todos os outros habitantes pois sao todos de águas ácidas e que já estao há muito tempo neste aquario com água abaixo dos 7.

Se lhe arranjar um parceiro convem ser da mesma variedade de côr (caso um dia se reproduzam) ou pode-se ser de de outra variedade :P

 

COMPS: Antonio silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes escolher a variedade que quiseres, mas só com dois dó teras 50% de probabilidade de formar um casal, para teres a certeza que terias um casalç convinha teres no minimo cinco individuos .

até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal tranquilo que os discos são peixes de cardume, agora comprar mais um e ficar apenas com 2 discos é perigoso, pois o mais forte pode sempre ficar "implicando" com o outro, o ideal seria ter ao menos uns 4, mas o aquário não é tão grande e já tem alguns peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi! é certo que realmente so terás 50 por cento de problabilidades de ter um casal,mas isso tambem so se manifestaria na fase adulta, logo quando la chegarem, e se forem os dois no mesmo sexo, sempre teras a probabilidade de trocar um dos dois.S

Seja cm for esta formula de ter apenas 2 discos por aquario, ou um aqua nú sobrepovoado para mim foi um sucesso, ja que o maior impedimento ao seu crescimento e bem estar sao precisamente as hierarquias no grupo, por mim é-me impossivel ter discos ,gostar deles e ver sempre um ou dois que definha.

 

Quanto ao ph, se o subires muito lentamente até 7, e dps para 7.5 penso que n teras problemas ,e so teras a ganhar.

O crescimento dos meus discos , foi devido a 3 factores: ausencia de nitratos, calcio na agua, e muita e variada comida-mistura alema,granulado e flocos.abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este topico veio mesmo a calhar,

 

Também ganhei coragem e lá comprei um disco. N é muito grande mas é bem maior do que parecia. No meu aqua parece um monstro. Estou exactamente com todas as duvidas que tu. O meu disco tem 24 horas e já comeu uns flocos e papou uma larvas mas ele practicamente ignora a comida. Hoje ele comia os flocos e logo de seguida cuspia-os. Acham isto normal?e quase n come larvas. Mas a cor está muito boa ( axo eu ).

 

Outro problema é ele estar sozinho. O aqua é pequeno ( 80 cm ). Está bastante plantado e tem 10 neons e uns limpa livros/fundos. N sei se devo comprar outro do mesmo tamanho para ele n se sentir tão deslocado. ele estava com um grande cardume. Voçes compravam ou devo esperar mais uns tempos? estamos a falar de mais ou menos 10 cm de disco...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

è normal os discus não comerem nos primeiros dias. Não se assustem. Eu tive uns que estiveram quase 1 mes sem comer.

é preciso paciencia. Não vale a pena estara empaturrar o aquario com comida, so vai estragar a agua

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

hoje dei coração de perú migado e ....... NADA :D

mas estou mais descansado, pois graças aos vossos esclarecimentos,

fiquei a saber que se trata de uma situaçao comum.

Vou ter mais calma a administrar comida , pois a tentar dar comida a este ritmo em breve vão aparecer os nitritos (á tanto tempo que não sei o que isso é ! ).

ABRAÇO .

 

Antonio Silva.

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O meu também n aceita nada... nem tento com coração de boi porque senão acho que a água ficava toda estragada. Primeiro quero que ele coma flocos ou granulado ou qualquer coisa. É estranho pk ele reage á minha presença. Fica logo activo e bem para a superficie mas depois de eu deitar a comida... nada, fica a vê-la passar.

 

Outra coisa mais grave: a respiração do meu disco é normal e parece-me estar a respirar pelas duas branquias mas de vez em quando ele parece estar a tentar tirar algo da boca, tipo a tossir. Isto acontece raramente mas eu já o vi fazer duas vezes e li algures que são parasitas das guelras. Acham que pode ser isso?que devo administrar? e como?se ele nem sequer come

 

Obrigado pelos vossos esclarecimentos e paciência

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

 

NUNO Silva, eu acho que o teu disco reagindo bem a tua presença é porque ´felizmente ja esta a-vontade no aquario, o que é muito bom,vai experimentando dar comida aos poucos, ele mais tarde ou mais cedo vai ter fome e aceitar,(é normal k por vezes a cuspa-mas isto tambem é bom sinal).no teu aquario poe so mais um disco.

 

Antonio Silva,se o teu disco ainda n come, espera que aos poucos se va habituando a ti e ao aquario, insistires agora com comida é prejudicial, estragas a agua e ele n a vai comer,dps da aclimataçao podes tentar o que escrevi acima.

 

uma coisa importante e que ainda n referi: FLAGYL comprimidos de 250mgl, eu sempre pus 1 por 50lt, uma vez por mes!e pelos resultados que tive aconselho vivamente, porque parasitas flagelados(intestinos)sempre existem, e assim o seu numero é controlado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Zeka, ainda bem que o cuspir é normal porque eu estava mesmo preocupado com isso. Eu vou passar pela loja onde o comprei e vou trazer uns flocos iguas aos que ele comia para ver se ele aceita melhor.

 

Em relação a outro disco eu tenho a certeza que vai ser bom para o que está lá em casa. assim ele vai ficar ainda mais á vontade. como tenho um bom plantado não será problema os nitritos e nitratos porque eles são logo consumidos. além disso eu faço bastante mudanças de água, 15-20% de dois em dois dias já que a água da minha torneira é bastante macia e ácida.

 

Em relação aos comprimidos isso é um tema que já foi debatido e mesmo assim eu tenho muitas duvidas. Não estou muito é vontade com isso. Faz-me confusão ter de andar a desparasitar os peixes, a usar produtos quimicos mesmo que eles estejam de boa saude. é algo que me parece um pouco errado mas também compreendo.Pelo que sei n ha uma dose certa e isso depende muito da experiência de cada um. Acho que para já n vou administrar qualquer medicamento mas para que fique bem claro o flagyl deve ser dado para desparazitar os vermes intestinais e o ha outro para os parasitas das guelras n há?tenho medo de os submeter a algo que n precisam realmente. :shock:

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo bem que tenhas duvidas, eu sei perfeitamente que nem toda a gente adopta isso, mas eu o faço a um titulo preventido,para mais kaunto menos parasitas ouver mais comida é digerida pelo disco e mais ele cresce, e disso nao tenho duvidas.

Alias quem me indicou tal coisa foi mesmo o Vitor Hugo, e sei que ele próprio o faz com os discos dele..é a melhor prevençao, a par com a eliminaçao de situaçoes de stress tais como perseguiçoes.abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E só dás o flagyl ou dás também o outro para as guelras?Estou tentado a usar mas primeiro tenho de ter a certeza que isso não vai afectar as plantas... alguem me pode responder a isso?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

o flagyl não fas mal as plantas. Podes usar á vontade. para as guelras é o praziquantel(acho que é assim que se escreve).Esse não so não fazmal as plantas como nao danifica o filtro biologico.`

 

è sempre aconselhado ter mais que um disco.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Deixa lá ver se eu percebi:

 

O flagyl usa-se uma vez por mês ( 1 comprimido de 250 mg por 50l ) e n danifica as plantas mas danifica o filtro biologico, certo?então qual a solução?renovar as materias filtrantes uma vez por mês?

 

O praziquantel uso quanto em quanto tempo para prevenir?e qual a dosagem?este não fal mal a nada certo?

 

São caros?

 

O outro disco vem a caminho...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Nuno usa a pesquisa do forum e consegues toda a informação que queres. O forma de uso dessas substancia já foi debatida em varios topicos.

 

de qualquer forma ve este link

 

 

 

http://pwp.netcabo.pt/amadeum/amdiscus6.htm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho optimas noticias! :( O meu disco já come larvas de mosquito. Acho que é a unica coisa que tem comido. Não come da superficie. Espera que a comida esteja no chão para depois comer. Isso é normal pelo que sei.

 

Hoje quando apaguei a luz ele já andou por todo o aqua a mostrar a suas cores!!

 

Ainda bem. Depois eu posto fotos!

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a coisa está a correr bem...

 

Ontem vi o disco a brigar com um dos habitantes do aqua... ficou bravo. Nunca mais vi o tal habitante :( O aqua é só dele :? Quero ver quando introduzir o outro disco...

 

Antonio, tenta colocar um pouco de comida no chão do aqua, pode ser larvas ou granulado e ve se o teu reage...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais