Biodome de Cryptocorynes em garrafas de refrigerante


Pedro Borges

Recommended Posts

Tou numa de cultivar Cryptocorynes e uma das formas mais engenhosas que encontrei na net é com uma garrafa de refrigerante de 2 litros.

Corta-se a garrafa e mete-se o substrato e a planta na parte debaixo, enche-se de água até ligeiramente acima do nível térreo e fecha-se a garrafa enfiando a parte de cima na de baixo e isolando com fita-cola.

Depois é só adicionar um pouco de flocos de aveia e de figado uma vez por mês para serem usados como fonte de CO2 e de Azoto respectivamente.

A coisa fica fechada e em local não muito escuro nem sob sol directo (a maioria dos locais da nossa casa serve). Não há trocas com o exterior, a magia faz-se toda dentro do Pepsidome :?

Como as Cryptocorynes são plantas tão coleccionáveis Creio que vou ser um ávido consumidor de Pepsi nos tempos que se seguem :wink:

 

biodome1.jpg

 

Para substrato usei uns rolinhos de argila vermelha com areão no fundo. Terra comum sem adubo e tudo tapado com uma nova camada de areão.

Água q.b. e um sopro fundo para dentro da garrafa a gosto. :D

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

a tua ideia é muito fixe :D

eu uso boioes de compota :wink: quanto maiores melhor.

tenho imensa glosso e tenelus em boioes e um dos maiores serve de hospital para os camaroes :)

eu para fechar uso pelicula plastica com uns furo pequenos , para que nao haja problemas :? apenas com experiencias cheguei a conclusao que é melhor furar o plastico, deixa a planta respirar melhor.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hi!

 

resulta para quelquer planta anfíbia e para algumas terrestres que necessitam de altos níveis de húmidade.

o problema com as E. tennelus, é que crescem muito rápido, e ficarias com a garrafa lotada em pouco tempo.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é. É tal e qual como o taslixado disse, sem tirar nem por.

tas: a ideia dos flocos de aveia é que vão fermentar e servir de alimento a uma panóplia de bactérias e fungos que respiram e que por consequência serviram de fornecimento de CO2 à planta.

O figado é apenas uma forma de adubação, pode em vez disso meter-se umas gotas de NPK, deve dar o mesmo resultado.

Quanto aos pés quentes, a sua importância é discutível. Agora com a chegada do verão a cois deve ser supérfula, mas no inverno talvês valha a pena. O ideal mesmo vai ser fazer a experiência com duas plantas semelhantes em condições idênticas, com e sem os pés quentes e anotar as diferenças.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se funciona com garrafas pequenas, tb funciona com 5 litrso é só uma questao de escala.

 

Eu estou visto que AKI não temos, lojas com estufas catitas como vi ai noutro post.

 

Vou tentar fazer uma estufa com uma garrafa enorme que serve para reabastecer, aqueles distribuidores de água que se ncontram nos edificios de escritrios. Até é capaz de ficar engraçado. E asim consigo aumentar a produção de plantas para os àquas dos amigos.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tadinha da minha crypto :wink: ...lol

Acho que vou tentar o mesmo com um pouco de glossoestigma e E.tenulles que aqui tenho.

 

 

8):?::?: Explica só melhor a parte do figado e dos flocos de aveia :?::?::?:

 

Coloco que tipo de figado? E coloco não agua?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

isso resulta com qualquer planta. é uma técnica bastante utilizada para arranjos florais interiores. Metes uma planta dentro dum recipiente de vidro e regas bem. Depois é só ir esperando pela evaporação e condensação, que visto o recipiente estar selado, se acumula no topo e depois cai, como chuva.

Estou à algum tempo a tentar ter tempo para procurar um garrafão de vidro daqueles de 20Lt para fazer algo assim para o meu quarto.

 

Um abraço

 

César

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Até agora estão com bom aspecto, mas não noto crcescimento.

As cryptocorynes são plantas de metabolismo lento.

 

Já tenho duas e uma terceira a caminho. :roll:

 

Um abraço

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um a experimentar isso!!! Vou usar uma plantas que aqui tenho para fazer isso. Mas o figado deixa-se estar sobre o areão ou enterra-se?e isso produz CO2 que chegue?De qualqier modo podemos sempre soprar isso é verdade :roll:

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção, o figado não produz CO2 nenhum, serve é de adubo.

Para CO2 deve usar-se aveia. Ou então fazer como eu se o corte estiver bem vedado, em vez de meter a tampa na garrafa, encho um balão e uso-o para tapar o gargalo - os 3% CO2 da minha respiração são uma fonte muito considerável de carbono.

Quanto ao inverno, eu tenho as minhas garrafas mergulhadas em banho maria (5cm) com um termostato a 25º, isso mantém a temperatura interna estável.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais