Testes Da Nutrafin


Recommended Posts

Boas

Adquiri recentemente testes para fosfatos da Nutrafin, nas instruções que acompanham em outras línguas dão seguinte informação 1º e 2º reagente três gotas e o 3º reagente uma gota.

No papel que trás a tradução para português vem escrito que se mistura 3 gotas de cada reagente.

Alguém pode informar qual é o mais correcto

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Adquiri recentemente testes para fosfatos da Nutrafin, nas instruções que acompanham em outras línguas dão seguinte informação 1º e 2º reagente três gotas e o 3º reagente uma gota.

No papel que trás a tradução para português vem escrito que se mistura 3 gotas de cada reagente.

Alguém pode informar qual é o mais correcto

Cumps

 

Boas, também uso o teste de fosfatos da Nutrafin há alguns meses e no meu as instruções vêm no livrinho onde consta a escala de cores, inclusive em português, ñ vinha nenhum papel à parte com instruções em português, e o que diz é 3 gotas do 1º reagente, agitar bem o tubo, 3 gotas do 2º, voltar a agitar e por ultimo 1 gota do 3º sem agitar...

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero não estar a falar de coisas diferentes. testes da nutrafin (hagen) traz um livro em várias linguas inclusive português

 

1 colha uma amostra de água....

2 adicione 3 gotas reagente 1 agitar bem para misturar

3 adicione 3 gotas reagente 2 agitar bem para misturar

4 adicione 3 gotas reagente 3 (simplesmente inverta o frasco de vidro e o produto se auto-dispensará) recoloque a tampa e

agite bem para misturar

5 espere 2 minutos para que a cor se revele......

 

isto é o que esta escrito no meu livro de testes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

O correcto é:

 

Recolha de 5 ml de água a analisar;

Reagente 1: 3 gotas; Agitar;

Reagente 2: 3 gotas; Agitar;

Reagente 3 (revelador): 1 gota; Agitar;

 

Se quiserem, meçam os PO4 num aquário, de preferência em que eles não existam em concentração suficiente para serem medidos. Depois fertilizem com um fertilizante que saibam a cocnentração, e voltem a fazer o teste. Verão que bate certo...

 

Se calhar, as 2 gotas a mais não interferem na leitura do teste, até porque pelo modo que ele é feito, parece-me ser uma titulação um pouco às 3 pancadas, por isso não há problema.

 

Mas que essas 2 gotas adicionais em território nacional são escusadas... lá isso são.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ambos estaremos a falar de testes diferentes ou ñ, mas o meu teste da Nutrafin de PO4, e só conheço este no mercado desta marca, fala nas quantidades que referi anteriormente, a ñ ser que exista uma variante mais recente em que se adicione 3 gotas do 3º ragente também...

Cumprimnetos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para esclarecer e porque enviei o post ao mesmo tempo que o Luís Fortunato, a minha resposta era relativamente ao que o david Moreira escreveu...

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas aproveitando o tópico sobre testes da Nutrafin, alguém me sabe explicar o metodo correcto de verificar as cores? Eu se fizer de duas formas diferentes (1ª e 3ª hipótese indicada em baixo) observo cores diferentes :S

 

- Segurar o vidro no ar e contra luz ver?

- colocar por cima e encostado ao papel da tabela das cores?

- ter algum fundo branco por baixo ou por trás?

- nenhuma das anteriores?

 

Desde já o meu obrigado,

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho testes da nutrafin e muitas das vezes é por aproximação :) porque não consigo saber a certeza do valor.

 

Sim tal como eu, mas qual o processo que utilizas para verificar? encostas ao papel? seguras no ar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa maneira de confirmar é pelo tamanho dos frascos. Esse testes vêm sempre em quantidades para X análises sem que sobre nenhum reagente. Assim se o terceiro frasco for do mesmo tamanho que os outros, são 3 gotas, se for de um terço do tamanho, aplica apenas 1 gota.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas aproveitando o tópico sobre testes da Nutrafin, alguém me sabe explicar o metodo correcto de verificar as cores? Eu se fizer de duas formas diferentes (1ª e 3ª hipótese indicada em baixo) observo cores diferentes :S

 

- Segurar o vidro no ar e contra luz ver?

- colocar por cima e encostado ao papel da tabela das cores?

- ter algum fundo branco por baixo ou por trás?

- nenhuma das anteriores?

Eu faço assim...

 

Seguro o tubo de ensaio e a tabela de cores numa mão, e analiso-o com uma luz fluorescente branca (daylight). Parece estranho, mas sim, só leio os testes na minha casa de banho ou na cozinha.

O meu quarto é iluminado por lâmpadas incandescentes e Flourescentes Coolwhite (ligeiramente amareladas).

 

Uma boa maneira de confirmar é pelo tamanho dos frascos. Esse testes vêm sempre em quantidades para X análises sem que sobre nenhum reagente. Assim se o terceiro frasco for do mesmo tamanho que os outros, são 3 gotas, se for de um terço do tamanho, aplica apenas 1 gota.

Desculpa, mas discordo...

 

Desde quando é que as gotas que saiem de um frasco têm de ser iguais às dos outros. Aliás, eu como de 45 em 45 dias (+/-) gasto o equivalente a um teste, posso-te dizer com toda a certeza, que raras são as situações em que os reagentes acabam todos ao mesmo tempo...

 

Aliás, eu já o disse em cima, mas volto a dizer...

 

Se quiserem, meçam os PO4 num aquário, de preferência em que eles não existam em concentração suficiente para serem medidos. Depois fertilizem com um fertilizante que saibam a cocnentração, e voltem a fazer o teste. Verão que bate certo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu faço assim...

 

Seguro o tubo de ensaio e a tabela de cores numa mão, e analiso-o com uma luz fluorescente branca (daylight). Parece estranho, mas sim, só leio os testes na minha casa de banho ou na cozinha.

O meu quarto é iluminado por lâmpadas incandescentes e Flourescentes Coolwhite (ligeiramente amareladas).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá,

 

Eu tb vejo os meus na cozinha pois é o local que tem a melhor luz para isso (daylight). quando dizes que seguras o tubo de ensaio e a tabela de cores só com uma, estás a dizer que colocas o tudo de ensaio à frente da tabela de cores?.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde quando é que as gotas que saiem de um frasco têm de ser iguais às dos outros. Aliás, eu como de 45 em 45 dias (+/-) gasto o equivalente a um teste, posso-te dizer com toda a certeza, que raras são as situações em que os reagentes acabam todos ao mesmo tempo...

 

 

Obviamente que estou a partir do principio que os frascos tem todos pontas do mesmo tamanho - o que normalmente acontece. E mesmo que os frascos não tenham o mesmo nº de gotas exacto, NUNCA contêm o triplo (ou um terço) da quantidade necessária. Por isso continuo a dizer que se os frascos forem iguais, naturalmente a quantidade de gotas a colocar de cada um também será igual. Para confirmar o que está aqui em causa serve perfeitamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Obviamente que estou a partir do principio que os frascos tem todos pontas do mesmo tamanho - o que normalmente acontece.

Conheces os testes da Nutrafin...? Pelos vistos não... O frasco do agente revelador não tem nada a ver com o dos ácidos (1 e 2). Os dos ácidos são em plástico e apertam-se. O do agente revelador é em vidro e só tens que o virar ao contrário para as gotas caírem.

 

Por isso continuo a dizer que se os frascos forem iguais, naturalmente a quantidade de gotas a colocar de cada um também será igual

Pois... mas não são...

 

Para confirmar o que está aqui em causa serve perfeitamente.

Não, não serve pois os frascos são completamente diferentes, daí que a tua 'teoria' caia por terra.

 

Para teres uma ideia, os frascos 1 e 2 do teste de NO3 da Nutrafin têm volumes diferentes. No entanto, tens de adicionar o mesmo número de gotas tanto de um como do outro...

 

quando dizes que seguras o tubo de ensaio e a tabela de cores só com uma, estás a dizer que colocas o tudo de ensaio à frente da tabela de cores?

Em frente não, ao lado. Se reparares, do lado esquerdo da tabela, existe geralmente, dois traços paralelos que se unem cá em baixo. Tem minimamente a forma do tubo de ensaio (a ver se tiro uma foto, mas acho que não é necessário). É aí que coloco o tubo de ensaio... tão simples quanto isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Em frente não, ao lado. Se reparares, do lado esquerdo da tabela, existe geralmente, dois traços paralelos que se unem cá em baixo. Tem minimamente a forma do tubo de ensaio (a ver se tiro uma foto, mas acho que não é necessário). É aí que coloco o tubo de ensaio... tão simples quanto isso.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Sim quando escrevi em frente era em frente do papel mas ao lado das cores, exactamente no espaço que indicas.

 

Obrigado minha dúvida está esclarecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Conheces os testes da Nutrafin...? Pelos vistos não... O frasco do agente revelador não tem nada a ver com o dos ácidos (1 e 2). Os dos ácidos são em plástico e apertam-se. O do agente revelador é em vidro e só tens que o virar ao contrário para as gotas caírem.

 

Pronto, sendo assim arrumaste comigo ;) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.