Algas Filamentosas! Alguem Sabe Como Eleminalas?


duarte de oliveira leitao

Recommended Posts

Boas!!! Alguem sabe como irradicar estas algas?? eu corto-as e talmas elas voltão sempre a crescer... Alguém sabe uma maneira de as fazer dezaparecer??

 

obrigado

 

abraco

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!! Alguem sabe como irradicar estas algas?? eu corto-as e talmas elas voltão sempre a crescer... Alguém sabe uma maneira de as fazer dezaparecer??

 

obrigado

 

abraco

Pretas ou verdes?

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto o Pedro não responde, eu posso tentar dar uma ajuda, baseado na minha experiência.

 

Experimenta medir os valores de PO4 na água do teu aquário. Não me admirava muito que os níveis de PO4 fossem baixos.

 

Mas lá está, não fertilizes sem saber... se queres ter certezas, faz primeiro o teste. Consoante o que te disserem, fertilizas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto o Pedro não responde, eu posso tentar dar uma ajuda, baseado na minha experiência.

 

Experimenta medir os valores de PO4 na água do teu aquário. Não me admirava muito que os níveis de PO4 fossem baixos.

 

Mas lá está, não fertilizes sem saber... se queres ter certezas, faz primeiro o teste. Consoante o que te disserem, fertilizas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Estas algas comecaram-me a aparecer só num tronco, logo a seguir de ter montado o aqua. Fertilizei com sera aquadepot.

 

Quanto ao PO4 não sei porque não tenho o teste. E ainda tenho de saber o que é PO4... :D nada como o google ou qualquer coisa do género.

 

obrigado

 

abraco

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Basicamente... PO4 é Fosfato... mais concretamente, é um ião, e a forma mais correcta de o escrever é PO4(3-), mas dependendo do pH, a sua forma mais predominante podes ser uma das seguintes 4: H3PO4; H2PO4(-); HPO4(2-) ou PO4(3-).

 

Se te interessares, podes ler mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Phosphate

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me informei com a prof de quimica :)

 

os precos do teste são por volta de 10€ não é? (como os de ph, NO3,..)

 

obrigado Luís Furtunato

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende... em plantas, dificilmente consegues eliminá-las sem danificar a planta. E dependendo da planta, mais valecortares a folha infectada, do que propriamente tratares a planta.

 

Em cima de hadscape, podes sempre retirar o material do aquário e mergulhá-lo em água, e com uma seringa deitar água oxigenada sobre elas. Depois passas por água, e passados uns dias, elas vão começar a ficar brancas, e depois avermelhadas e acabam por morrer.

 

Há também quem diga que o Flourish excel é excelente para as eliminar, e eu acredito. Só não o digo com total convicção, pois nunca experimentei.

 

Mas atenção com o CO2 em particular e com os restantes nutrientes. Se por ventura continuares com deficiências, as algas voltarão... e aí não estarás a resolver um problema, apenas a contrariá-lo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende... em plantas, dificilmente consegues eliminá-las sem danificar a planta. E dependendo da planta, mais valecortares a folha infectada, do que propriamente tratares a planta.

 

Em cima de hadscape, podes sempre retirar o material do aquário e mergulhá-lo em água, e com uma seringa deitar água oxigenada sobre elas. Depois passas por água, e passados uns dias, elas vão começar a ficar brancas, e depois avermelhadas e acabam por morrer.

 

Há também quem diga que o Flourish excel é excelente para as eliminar, e eu acredito. Só não o digo com total convicção, pois nunca experimentei.

 

Mas atenção com o CO2 em particular e com os restantes nutrientes. Se por ventura continuares com deficiências, as algas voltarão... e aí não estarás a resolver um problema, apenas a contrariá-lo...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

OK obrigado :)

 

abraco

Assinatura removida por não respeitar as dimensões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há também quem diga que o Flourish excel é excelente para as eliminar, e eu acredito. Só não o digo com total convicção, pois nunca experimentei.

O Flourish é tiro e queda.

Com uma seringa, nas zonas afectadas (inclusive nas plantas).

A dosagem recomendada pelo fabricante para a primeira aplicação, três dias seguidos.

Ao segundo dia ficam rosadas (ou avermelhadas), ao terceiro brancas e ao quarto,pufff..

Desaparecem.

Bendito produto.

Vale o dinhero que custa.

Abraço

  • Votar + 1

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís e Winrider, agradeço os esclarecimentos. Vai ser mesmo isso que vou fazer; as algas vão levar com umas injecções de penicilina de flourish excel que até se arrebitam.

 

Só queria perguntar: o que causa o aparecimento destas algas? Pelo que percebi por um comentário do Luís, é uma carência de fosfatos que provoca o aparecimento das filamentosas verdes. Qual a causa do aparecimento das filamentosas pretas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís e Winrider, agradeço os esclarecimentos. Vai ser mesmo isso que vou fazer; as algas vão levar com umas injecções de penicilina de flourish excel que até se arrebitam.

 

Só queria perguntar: o que causa o aparecimento destas algas? Pelo que percebi por um comentário do Luís, é uma carência de fosfatos que provoca o aparecimento das filamentosas verdes. Qual a causa do aparecimento das filamentosas pretas?

 

Essa é mais complicada.

Acho que o problema não tem tanto a ver com os valores absolutos de fosfatos.

Daquilo que eu consegui observar no meu aqua, sempre que os fosfatos baixam para além da proproção de 1:10 para os nitratos, surgem as pretas (por vezes cinzentas).

Curiosamente, com os fosfatos mais altos em relação aos nitratos não aparecem.

Creio que o segredo está nesse equilíbrio.

Eu tenho tentado mantê-lo através da fertilização e com a ajuda de resinas, ora para fazer descer os nitratos, ora os fosfatos.

Atenção que, no meu caso, tenho discus que comem e defecam imenso, pelo que a gestão dos parâmetros é complicada.

TPA's de 20%, 3 vezes por semana, também não ajudam.

Mas eu tenho pouca experiência.

O Luís esclarecerá mehor do que eu.

Abraço.

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Viva,

 

as algas não são uns seres alienígenas que vieram à terra só para nos chatear e infestar os nossos aquários. Elas são um sintoma que de algo está errado no nosso aquário. Elas são tão simpáticas até que, dependendo do tipo de alga em questão, nós podemos ter uma ideia do que está mal.

 

Basicamente para o crescimento saudável de plantas sem algas elas precisam de (por ordem de importância): Luz -> CO2 -> Nutrientes.

 

O problema é que as algas também :puppydogeyes: A única maneira de ter um aqua sem algas é ter as condições óptimas para as plantas. Estas próprias controlam a presença das algas. Portanto o truque está no arranjar o equilíbrio entre a quantidade de luz que temos, a concentração de cO2 adequada ao nível de luz que temos e o nivel de nutrientes adequado aos níveis de luz e co2 que temos. Quando 1 está mal = algas.

 

Posso-te dizer que a grande maioria dos casos as algas são consequência de baixos níveis de CO2 relativamente aos níveis de luz. O pessoal tem a mania de fazer tapetes em 2 semanas e depois... O problema é que a luz é, destes 3 factores, o mais fácil de controlar. Os outros são por aproximação e tentativa-erro. Posso-te ainda dizer que podes ter tudo certo e ainda assim ter algas. Neste caso tens pouca ou má circulação de água pelo que os nutrientes e o CO2 não chegam às plantas.

 

Resumindo, em vez de estares a pensar em como matar as algas, devias estar a pensar em como melhorar as condições para que as minhas plantas cresçam saudáveis. Se conseguires vais ter uma aqua sem algas - é garantido!!! :alberteinstein:

 

Revê:

1. quantidade de luz.

2. Quantidade e distribuição de CO2

3. Fertilização

 

Abraço,

 

GM

  • Votar + 1

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A totalidade das algas eliminam-se melhorando a circulação de agua no aquário, revendo os níveis de co2 e de nutrientes.

 

Se procurares aqui no fórum, vais encontrar certamente a causa do surgimento de cada alga. Existem tópicos inteiros sobre isto, por isso encontrar é simples. Basta rever o problema e resolves isso.

 

Não te esqueças é que tudo tem o seu tempo, por isso não querias que isso vá embora do dia para a noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais