Co2 Natural.....


psaudade

Recommended Posts

Estava eu a olhar e a ver os peixes no aquário, naturalmente, e deparo-me com esta situação.

 

1621048255_02d2ce3268.jpg

 

Deduzo que sejam bolhas de CO2 a serem libertadas. Planta em questão , Valisnéria.

 

Se assim for dispenso já a botija de CO2 que tenho no aquário. LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não é CO2, muito menos pearling.

 

O que acontece é que a folha tá cortada e deixa essas bolas como forma de regeneração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é, não sei, mas a foto está linda!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apoiado...

 

Parecem seres a fugir da planta...lol, ou uma forma da planta crescer como por magia como nos filmes...

 

Não deixes a bebida,não :wacko: :-D

 

Sim Ivo, é da folha estar cortada, has-de reparar que nas podas isso também pode acontecer.

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Ivo, é da folha estar cortada, has-de reparar que nas podas isso também pode acontecer.

Beijinhos

 

A questão colocada ao inicio, foi mais numa de brincadeira, pois as plantas libertam CO2 através das folhas e quando acontece é chamado pearling. Constato isso em quase todas as plantas que tenho no aquário, com excepção da valisnéria.

 

A pode foi feita 3 dias antes do sucedido e achei curiosa esta situação, pois parece mesmo um difusor de CO2 a funcionar.

 

Obrigado a todos pelos esclarecimentos,

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas libertam CO2?? Estás a descrever o que elas fazem às escuras, certo?

 

Sim... Durante o dia absorvem CO2 e libertam O2 e durante a noite absorvem O2 e libertam CO2. O dito pearling apenas se refere à libertação de oxigénio ou tb de CO2. Estarei errado?????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão colocada ao inicio, foi mais numa de brincadeira, pois as plantas libertam CO2 através das folhas e quando acontece é chamado pearling.

 

Ivo

 

Olá, Ivo.

 

O que disseste aqui não creio que esteja certo. O pearling é oxigénio, não CO2. Não faz sentido elas libertarem o que consomem (durante o dia)

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o gás que observas não é nem obrigatoriamente CO2 nem obrigatoriamente O2, é muito provavelmente uma mistura de gases.

 

as plantas fazem respiração e para tal durante todo o dia consomem oxigénio e libertam co2 usam o oxigénio para "queimar açucares" por exemplo libertando CO2

 

no entanto durante o dia tambem fazem fotossintese para a qual precisam de co2 e libertam oxigénio.

 

o que acontece é que em boas condições, durante o dia fazem muito mais fotossintese do que respiração, e portanto acabam por conseguir usar o oxigenio por elas produzido e ainda libertar mais algum. ao mesmo tempo que consomem o proprio dioxido de carbono que produzem e ainda teem de ir buscar mais.

 

durante a noite como a fotossintese para, mas a respiração continua. deixam de produzir oxigenio e passam a consumi-lo e deixam de precisar de dioxido de carbono, libertando-o.

 

 

 

em parte é o mecanismo de respiração e fotossintese que ajuda as plantas a sobreviverem em locais com pouco co2. a planta recicla os açucares e o carbono, o ponto na curva que diz se uma planta esta a fixar carbono ou a libertar carbono é o ponto de compensação. Abaixo deste ponto na linha....o futuro da planta não é muito bom.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava de facto convencido que pearling não era só para O2, mas tb para CO2, mas fiquei esclarecido que o dito pearling é só mesmo libertação de O2.

 

Obrigado a ambos pelo esclarecimento

 

Por vezes uma observação/questão parva é resolvida com 5 minutos de leitura, coisa que não fiz. Problema de leitura já em resolução :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que ri, tanto que fiz questão de meter esses bonequinhos para não ser mal interpretada bigsmile

 

Ivo, tamos sempre a aprender(também eu julgava que o pearling acontecia em ambas situações) e aqui o sr Pedro é um expert de plantinhas :)

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais