Leleupi tarado


Recommended Posts

Boas,

 

Desde há uns dias tenho observado que um dos meus leleupis se apoderou de uma das conchas dos ocellatus e revela um comportamento de querer acasalar com estes: Sai cá para fora e põe-se a "tremelicar" para um dos ocellatus. Haverá a possibilidade de um acasalamento hibrido :shock::P

Estes peixes são ainda bastante jovens e li algures que eles demoram cerca de 18 meses até atingir a maturidade sexual. O meu outro leleupi é posto à margem de tudo isto e apresenta uma cor mais alaranjada. O "engatatão" está com uma cor de limão fantástica.

A minha questão é: será este comportamento normal entre os os lamprologideos tão diferentes? Haverá aqui algum indício que aponte para a distinção sexual dos leleupis?

 

Agradeço a vossas opiniões e experiência com estes pequenos rufias

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Paulo!

derepente esse comportamento de tremer e sinal de mostrar força, hierarquia, apesar que com a classificação atual ninguem sabe onde começam os Neos,Lepidos,Lamprologus,mas o mais provavel e ser somente disputa, as femeas de leleupi são mais roliças que os machos e possuem cores menos acentuadas que os machos, e tambem nadadeiras ligeiramente mais arredondadas.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb concordo, os meus labeos fazem isso uns aos outros, começam tipo tremer e a dar ca abrbatana lado uns aos outros, ehehe, trata-te mesmo de "fights" hehe

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ezstyle,

 

gostava de recorrer à tua experiência com estes bichos. O leleupi que é mais atacado (principalmente pelo casal de brichardis) está a ficar com um tom alaranjado cada vez mais escuro e a ganhar uma risca negra nas extremidades das barbatanas dorsal e anal. Será isto um sintoma de doença provocado pelo stress? Embora o peixe esteja a comer bem, passa o dia escondido atrás da caixa de decantação. Estou a pensar em preparar um aqua de 60 litros para pôr lá só os leleupis embora o outro esteja com uma cor e aspecto impecável, apesar de também levar cacetada dos brichardis. O que mew aconselhas?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

eu estive discutindo isso com amigos recentemente, e essas listras e em alguns casos manchas, são resultantes de stress sim, ate onde pude apurar elas desaparecem com complexos vitaminicos como o TetraCichlidVital, ja notamos isso em varias especies .

se quiser dar uma olhada na discussão ele esta nesse link

http://com2.runboard.com/bcmca74.fdoenasedesastres.t19

quanto a peixes do complexo brichardi eles são um grande problema com outros lamproguideos, eles atacam em bandos e podem ocorrer perdas, estou quase chegando a conclusão que o melhor e te-los a parte :lol:

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ezstyle,

 

Obrigado pela dica. Hoje mesmo vou por um pequeno aquário a rodar (60L). Estou a pensar mudar para lá o casal de brichardis, pois eles já andam a desafiar um casal de Julies Marlieri que estão neste momento com crias muito novas. O meu problema vai ser conseguir capturá-los no meio daquelas rochas todas (não quero perturbar os alevins dos marlieri :!: )

 

Sabes de alguma técnica eficaz e rápida para estes casos?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais