Tamanho Discus


johnyboygomez

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho neste momento três Discus (mais um a caminho se o xôr Stendker não se esquecer de enviar...), num Aqua de 200L.

 

http://br.youtube.com/watch?v=6eTBCa8D1m4 (um dos que aparece no vídeo já não tenho)

 

Todos eles se têm desenvolvido bem.

 

A minha dúvida é a seguinte:

 

Quanto tempo é que um Discu, mantido em perfeitas condições (boa comida, TPA´s e desparasitações regulares ) e sem limitações genéticas demora a passar dos 12/13cm para os 18cm ou mais?

Sei que não há uma resposta exacta mas se alguém me pudesse dar uma estimativa de crescimento normal agradecia imenso!!

 

Obrigado!

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

6-7 meses nessas condições que referiste

 

 

Obrigado pela resposta Ze Carlos!

 

Já agora, como disseste "nessas condições", fiquei a pensar se me estará a faltar alguma coisa para optimizar o crescimento deles.

 

Outra dúvida (já que estou com a mão na massa), li nalgum lado que depois da primeira postura os Discus não crescem mais. É verdade isto?

 

Obrigado!

Editado por johnyboygomez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

diz-se isso aceca das femeas

a minha opinião é que continuam a crescer mas muito lentamente

por isso é que o stendeker mantem a condutividade da agua a 600 ms para que os peixes não tenham a tendencia de se reproduzir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Até ao 14-15 cm o Discus crescem em cerca de um ano, os machos são normalmente maiores que as fêmeas, por isso alguns dizem que as fêmeas deixam de crescer, os Discus podem durar até aos 14 anos e normalmente atingem a maturidade aos 12 meses, os machos podem crescer até aos 7 anos de idade , e na natureza raramente atingem tamanhos muito superiores aos 17-17 cm, é a selecção natural. Quanto a previsões de crescimento e com um aquário tão pequeno é muito difícil de te dizer a não ser que troques 70 a 80% de água por dia, os grandes criadores de Discus, não de parasitas, fazem trocas de 100% de água por dia e em alguns casos os Discus estão em águias correntes como é o caso da Malásia, Singapura, etc.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Até ao 14-15 cm o Discus crescem em cerca de um ano, os machos são normalmente maiores que as fêmeas, por isso alguns dizem que as fêmeas deixam de crescer, os Discus podem durar até aos 14 anos e normalmente atingem a maturidade aos 12 meses, os machos podem crescer até aos 7 anos de idade , e na natureza raramente atingem tamanhos muito superiores aos 17-17 cm, é a selecção natural. Quanto a previsões de crescimento e com um aquário tão pequeno é muito difícil de te dizer a não ser que troques 70 a 80% de água por dia, os grandes criadores de Discus, não de parasitas, fazem trocas de 100% de água por dia e em alguns casos os Discus estão em águias correntes como é o caso da Malásia, Singapura, etc.

 

Olá Nuno.

 

Em primeiro lugar, obrigado pelas informações.

 

Em segundo, tens razão quanto ao tamanho do aquário. Bem sei que quanto maior melhor mas acho que 4 Discus num aqua de 200L, com TPA´s de 30% todos os dias, não irão ter problemas de crescimento...ou terão?

 

 

Em terceiro (devo ter compreendido mal) estás a chamar-me de criador de parasitas?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Em primeiro lugar, obrigado pelas informações.

 

Em segundo, tens razão quanto ao tamanho do aquário. Bem sei que quanto maior melhor mas acho que 4 Discus num aqua de 200L, com TPA´s de 30% todos os dias, não irão ter problemas de crescimento...ou terão?

Em terceiro (devo ter compreendido mal) estás a chamar-me de criador de parasitas?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos.

 

 

Olá,

 

Realmente percebeste mesmo mal, estava a referir-me a um criador de Discus que não é Português mas que vende centenas de Discus para Portugal.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

johnyboygomez

 

o crescimento dos dicus é um pouco relativo, como sabes cada discu é um discu, alguns nunca chegam a atinguir os 18 cm, mas se e como referiste bem lhes deres uma optima alimentação, T.P.A.s bastante regulares, desparasitações, e os parametros de água adequados e estáveis, conta com mais ou menos 6 meses para eles passarem de 13 para 18 cm, mas como ja te disse isso é muito relativo, depende de cada peixe, e da hierarquia estabelecida entre eles.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , o crescimento tem a ver com , metabolismo saudavel, temperatura , água e comida , se estiver saudável é rápido na adolescência , e reduz o crescimento na maturidade sexual em "area", para o engrossar nos ultimos mÊses de crescimento que não posso precisar agora onde li e com a credibilidade cientifica de investigadores e biólogos que dizem pelos estudos feitos que param de crescer efecticamente aos 22 mêses de idade , e sim duram de 14/18 anos casos reportados , em cativeiro e atingem 25 cm , um palmo literalmete , não se aplica aos selvagens claro , como é evidente , mas cada Disco é um Disco e eles surpreendem-nos todos os dias.um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais