..::hope::..


Frederico

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Venho apresentar o meu novo aquario após algum tempo de ciclagem e tambem de muita paciência (quem sabe o que aconteceu ao meu ultimo aquario, sabe do que falo) mas o que é preciso e gostar muito de barbatanas :lol:

 

Setup:

 

Nome: HOPE

Data de Montagem: 12.09.2007

Dimensões: 100*40*50 (200L)

Aquecimento: 150w

Temperatura: 26º

Filtro: EHEIM Pro II

Substrato: AKADAMA

Iluminação : HQI 150w (liga as 13h – 21h)

Co2: Garrafa Pressurizada com valvula solenoide (Liga as 13h – 21h)

 

Fauna:

 

1 Cory

2 Casais de Nanacara Anomala

1 Pitbull

 

Invertebrados:

Camarões Red Cherry - 30

 

Flora:

 

Hemianthus callitrichoides ”Cuba”

Pogostemon Helferi

Hydrocotyle Verticillata

Proserpinaca palustris "cuba"

 

 

 

Materias inertes

Pedra de Xisto e Tronco

 

Panoramica

 

IMG_0120.jpg

 

Laterais

 

IMG_0121.jpg

IMG_0128.jpg

 

Nanacara femea com ovos eclodidos no dia 12.10.2007

 

IMG_0122.jpg

IMG_0123.jpg

 

Sei que está muito despido de plantas e está muito no começo, mas tive mesmo de recomeçar do zero.

 

Se alguem tiver alguma sugestão estarei de mente aberta :)

Editado por Frederico
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que está bastante bom para começar!

Sugestões:

 

;) Um fundo, preto é o meu favorito mas há outras cores, pensando bem é capaz de ficar aí bem um cinza claro ou branco. Esconde os fios e o filtro e fica mais bonitinho!

;) Junta as pedras num grupo maior em vez de estarem todas dispersas.

:? Junta a Ceratophyllum numa "moita", em vez de uma "parede" no fundo do aqua.

:arrow: Arranja outra planta de caule, mais exigente até, com essa luz e CO2 pressurizado...

 

Esse tronco compraste, ou apanhaste na natureza? Aquelas manchas amarelas parecem líquenes.. Mas pode ser só da foto.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que está bastante bom para começar!

Sugestões:

 

:) Um fundo, preto é o meu favorito mas há outras cores, pensando bem é capaz de ficar aí bem um cinza claro ou branco. Esconde os fios e o filtro e fica mais bonitinho!

:arrow: Junta as pedras num grupo maior em vez de estarem todas dispersas.

:arrow: Junta a Ceratophyllum numa "moita", em vez de uma "parede" no fundo do aqua.

:arrow: Arranja outra planta de caule, mais exigente até, com essa luz e CO2 pressurizado...

 

Esse tronco compraste, ou apanhaste na natureza? Aquelas manchas amarelas parecem líquenes.. Mas pode ser só da foto.

 

Cumps,

JFFA

 

Obrigado pelos comentarios ao oscarwild

 

Respondendo e agradecendo ao João Araújo

 

O fundo está a ser tratado ando a procura de exactamente um fundo branco ou um preto ainda não me decidi.

Quanto as pedras a ideia é mesmo elas estarem dispersas criando assim um ponto focal os troncos.

A planta que está neste momento a fazer de parede no fundo do aquario vai ser para ficar toda numa moita mas visto que o aquario está um pouco despido faltando ainda muitas plantas, achei por ir podando e ir completando aquele espaço vazio e que vai ser o lugar de plantas mais exigentes mas que tambem ainda está em fase de estudo visto que não quero uma planta que tenha um caule muito grosso e que nao tenha as folhas muito grandes.

O tronco foi comprado, passando publicidade, na Naturline por isso o que ves é mesmo das fotos.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqui vai um pequinina actualização só referente aos nanacaras, vou mostrar os alevins

 

IMG_0132.jpg

IMG_0133.jpg

IMG_0131.jpg

IMG_0130.jpg

 

Espero que gostem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico.

 

Muito bem, isso está-se a compor. Esses Nanacaras estão espectaculares. Quase que me trazes de novo o bichinho dos anões. ::D:

 

Reparei que colocaste musgo atrás dos troncos... É para manter ou estás a pensar colocar plantas de caule? É que, pela foto de perfil, parece que tens pouco espaço entre o vidro posterior e os troncos.

 

O tronco também parece estar a fungar... É normal, os meus que comprei na Natur também fungaram. Basta aspirá-los nas TPAs e meter 3 ou 4 Otocinclus que isso fica limpinho numa semana.

 

As algas também já parecem estar a atacar mas isso com a fertilização certa vai lá. São as castanhas ou é impressão minha? Tens os testes para o NO3 e o PO4?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então boa noite a todos,

 

Josegarcia - obrigado pela sugestão ando a procura exactamente do fundo do aquario e essa cor que dizes parece ser uma boa opção para fazer realçar o aquario mas tambem já pensei num fundo preto estou indeciso ainda de qualquer maneira ainda falta imensa coisa mas com calma as coisas compoe-se o pior foi recomeçar tudo de novo.

 

André Silvestre - Amigo dos anões e dos plantados :-D Tenho saudades de ver os teus aquarios com aqueles ramirezis lindos, estou com a esperança de tu ao acompanhares a evolução deste aquario consigas reavivar o bichinho dos anões :-D já que estou a falar dos anões estou a pensar juntar um casal de ramirezis a curto-medio prazo e tambem vou introduzir Red Cherrys para ajudar na manutenção do aqua e com este musgo que pus penso que devem conseguir procriar de forma a não serem erradicados pelos anões não achas?

 

Quanto ao musgo, aquele que pus atrás do tronco é para manter, porque penso que vai ser um bom esconderijo para os camaroes inclusivé para a sua procriação. Quanto a planta que devo introduzir nos proximos tempos vai ser esta Proserpinaca palustris ''Cuba'' só ainda não sei muito bem em que sitio do aquario, tenho algumas ideias, se me quiseres dar alguma dica neste aspecto recebo-a de bom agrado :D

 

O tronco realmente está a fungar mas é uma situaçao normal e os meus tambem vieram da Natur tenho aspirado como dizes nas tpa's nao queria por otocinclus, tenho um pittbul e tenho tenções de por mais um e acho que chega mais os camarões não achas?

 

As algas realmente estão a querer aparecer mas tenho conseguido que não passem a fase timida com que estão agora tenho fertilizado de 8 em 8 dias após as tpa's com Plant Nutrition da Tropica e até tenho visto a Hemianthus Cuba a desenvolver-se bem mais rápido, espero que dentro de algum tempo tenha um tampete bem compacto desta espectacular planta ;)

 

Obrigado mais uma vez pelos vossos comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo.

 

Talvez no futuro me volte de novo para os anões, num plantado maior... Por agora, estou limitado em espaço. ;)

 

Quanto a juntares um casal de Rams aos Nanacara, com o aquário assim, não me parece boa ideia. Isto porque há poucos limites de território dentro do aquário e muitos espaços abertos. Tens o tronco central, algumas pedras e pouco mais e isso parece-me ser insuficiente para haver territórios delineados para as duas espécies. Se conseguires colocar aí mais troncos/pedras que sejam posteriormente cobertos por vegetação densa, formando esconderijos ( tipo Cryptocorynes, Fetos), a coisa é capaz de resultar.

 

Os cherrys com vegetação densa e boa quantidade de musgo, safam-se bem. Mesmo se os peixes estiverem bem alimentados, não vai haver problemas quando os Reds forem para campo aberto. Tive Ramirezis e Apistogramas bitaeniata com Red Cherrys e os peixes não tocavam nos camarões, mesmo quando eles passavam à frente dos peixes. Mas lá está: estavam bem gordos. :-D

 

A Proserpinaca fica bem atrás de troncos ou pedras por isso, no teu caso, sugeria que deslocasses o tronco ligeiramente para a frente para colocares a planta atrás do tronco. Uma vez que tens o tronco mesmo por baixo da HQI, não terás problemas no seu crecimento.

 

Os Pitbull também dão conta dos fungos mas acho os Otocinclus mais eficientes. Estão sempre a trabalhar, não param, além de serem peixes muito bonitos de se observar no aquário. Para esse aquário, um " cardume" de 5 e ficavas com uma boa equipa de limpeza de superfícies.

 

A HC realmente parece estar com bom aspecto e o fertilizante da Tropica é muito bom e completo ( se se tratar do Plant Nutritient+) mas sem os testes, é estar a fertilizar um pouco às cegas. Além disso, mesmo tendo um fertilizante completo, pode sempre haver descompensação de nutrientes, pois os seus consumos variam de planta para planta.

 

Por último, a pedra da direita está deslocada demais. Se a colocares na base do tronco, ligeiramente desviada para a direita, é capaz de ficar melhor. :-D

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande André

 

Sim tens razão neste momento é muito cedo para colocar aqui o casal de ramirezis mas eu quero ainda acrescentar mais algumas plantas e por isso penso que quando estiver mais plantado posso arriscar essa questão. A ideia de por Cryptocorynes é mesmo boa porque ainda nao tinha decidido o que iria plantar nas laterais e assim ja tenho uma ideia.

 

Quanto aos red cherrys vou mesmo arriscar alem disso os meus peixes estão sempre bem alimentados e no aquario e tem todas as condições para a sua reprodução.

 

Quanto a Proserpinaca estava a pensar por ela atrás de uma planta que tambem estou a espera de ir comprar Pogostome Helferi que achas?atrás do tronco queria deixar aquele musgo seria uma boa área de musco para os camarões.

 

Se calhar então vou deixar o pittbul que tenho e em vez de comprar mais um compro ottos, visto que tambem não crescem muito, boa ideia :lol:

 

O fertilizante é mesmo o Plant Nutritient+ mas quanto aos testes vou ser sincero eu vou fertilizando conforme vejo o estado das plantas e neste caso tenho me guiado pela a HC, sei que não é o melhor metodo mas é como sempre tenho feito.

 

Obrigadão pela dica do tronco e da pedra realmente não tinha reparado nisso, acreditas que depois de ler o teu comentario fui para a frente do aquario assim um pouco distante reparar nesse promenor? :P Na proxima muda de agua já vou resolver essa questão e espero já introduzir as novas plantas e os camaroes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o musgo compos mais o aqua tenta tapar mais o fundo com plantas que cresçao ou entao por um fundo preto para contrastar com o verde das plantas

 

Luis

 

Vai ser introduzido a muito curto prazo possivelmente este fds mais duas especies de plantas que estive a falar aqui no topico com o Andre.

 

Quanto ao fundo está a ser tratado e tambem vai ser introduzido e até posso adiantar a cor...será azul escuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai mais uma actualização do aquario, introduzi duas especies de plantas novas "Proserpinaca Palustris" e "Pogostemon Helferi" como tinha aqui falado com o André.

 

Quanto a evolução do aquario neste momento estou a passar por uma fase menos boa de algas no musgo, parece que está todo sujo, este fim de semana vão ser introduzidos 30 Red Cherrys por isso conto com eles para limparem essas algas e estou a espera de introduzir Ottos como o André aconselhou e realmente são mais bonitos que os SAE só que ainda não encontrei nenhuma loja que os tenha.

 

O tronco desloquei um pouco para a direita para tentar um enquadramento melhor com as pedras que se encontram desse lado.

 

Vamos as fotos....

 

IMG_0151.jpg

 

IMG_0158.jpg

 

IMG_0153.jpg

 

IMG_0154.jpg

 

IMG_0152.jpg

 

IMG_0155.jpg

 

IMG_0156.jpg

 

IMG_0157.jpg

 

cumprimentos para todos :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pessoal

 

Em primeiro lugar e antes de mais nada quero enaltecer a boa vontade, o espirito de ajuda e tambem a simpatia do membro Luis Dias que me vendeu os 30 Red Cherrys e que sabendo o que se tinha passado no minha antiga montagem ofereceu-me algumas plantas o meu MUITO OBRIGADO :-D

 

Agora vou passar a mostrar como se encontra o aquario...

 

IMG_0159.jpg

 

IMG_0162.jpg

 

IMG_0160.jpg

 

IMG_0163.jpg

 

IMG_0164.jpg

 

IMG_0165.jpg

 

IMG_0166.jpg

 

Agora vou deixar crescer e ver como e que vai ficar, vou actualizando sempre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa noite a todos,

 

Venho deixar aqui escrito um pouco o que se passa no meu aquario neste momento e tentar que este topico fique esquecido, de qualquer forma tenho consciencia que neste momento nao suscita muito atenção visto ainda estar muito no inicio.

 

Não tenho actualizado visto que estou a atravessar um momento de algas, tanto cianobacterias como filamentosas, não ponho fotos porque está um pouco feio no meu entender não é por vergonha ou outro sentimento negativo.

 

Neste momento estou a fazer trocas de 25% de agua semanalmente, aumentei o fluxo de co2 e mantenho a iluminaçao como tinha esperando que as plantas comecem a crescer e ganhem o consumo de nutrientes ás algas.

 

O meu grande erro foi começar uma montagem com plantas de crescimento lento originando este pequeno bum de algas.

 

Nos proximos dias vou fechar a minha equipe de limpeza adicionando 5 ottos.

 

Espero actualizar o topico dentro de alguns dias com fotos.

 

abraços a todos e saudaçoes aquariofilas banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.