Discus... Não Crescem!


Hugo Félix

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Mantenho há mais ou menos meio ano, 4 discus num aquário de 160L...

 

Acontece que durante este tempo não cresceram praticamente nada!!!

 

Comprei um escalar ao mesmo tempo e cresceu imenso, os discus... zero.

 

Pergunto-me se será da alimentação, do espaço das trocas de água...

 

O espaço será pouco? Vou brevemente comprar um aquário de 450l...

 

Alimento-os com artémia congelada de manhã e flocos ao final do dia.

 

Obrigado

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Mantenho há mais ou menos meio ano, 4 discus num aquário de 160L...

 

Acontece que durante este tempo não cresceram praticamente nada!!!

 

Comprei um escalar ao mesmo tempo e cresceu imenso, os discus... zero.

 

Pergunto-me se será da alimentação, do espaço das trocas de água...

 

O espaço será pouco? Vou brevemente comprar um aquário de 450l...

 

Alimento-os com artémia congelada de manhã e flocos ao final do dia.

 

Obrigado

 

e quais sao os parametros da agua? 160l pra 4 discus é efectivamente pouco... ja pensas em dar comida caseira? desparasita-los regularmente? quantas tpa's fazes por semana?

todos estes sao factores mt importantes no desenvolvimento dos discus!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Onde compraste os peixes?

Por vezes os peixes são forçados a ficar coloridos para as lojas através do uso de hormonas e depois o seu crescimento é deficiente.

Outras vezes doenças que os afectam também lhes alteram o crescimento. Parasitas intestinais, por exemplo.

 

TPAs frequentes são também fundamentais.

O mais frequentemente possível, mas não será essa a única causa.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, convém as mudas de água serem muitas.

Os meus também não noto crescimento...mas ainda não fiquei preocupado com esse facto ::D:

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas.

 

Então o problema deverá estar nas Tpas, uma vez que costumo mudar 60-70% da água 1x por semana.

 

Faço isto porque os parâmetros da água aparentam estar sempre bem:

 

30º C

Ph - 6.8

Nitratos +/- 0mg/l

Amónia 0 mg/l

Nitritos 0mg/l

Dureza - 2

 

Tenho 2 filtros a funcionar, o interno que vinha com o aquário, e um fluval 404, o que para um aquário deste tamanho julgo ser mais do que o suficiente.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente com 60 a 70% Tpa semanal não devia de haver problema de crescimento. Já desparasitaste os bichos? Comem bem? Deves estar a faltar é com a comidinha caseira, experimenta a dar-lhe comida caseira, receita de coração de boi ou vitela, artémia de vez enquando. Agora vai ser mais complicado não cresceram vai ser difícil levá-los ao sitio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente com 60 a 70% Tpa semanal não devia de haver problema de crescimento. Já desparasitaste os bichos? Comem bem? Deves estar a faltar é com a comidinha caseira, experimenta a dar-lhe comida caseira, receita de coração de boi ou vitela, artémia de vez enquando. Agora vai ser mais complicado não cresceram vai ser difícil levá-los ao sitio...

 

 

Obrigado pela resposta.

 

Eles comem muitissimo bem... e foram desparasitados há 2 meses...

 

Sim, vou tentar então a receita caseira... algum conselho de receita?

 

É que andavam ai a dizer no forum que coração de boi fazia mal...

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi demostrado que o coração de boi originava parasitas intestinais, à quem apenas dê granulado e eles aparecem na mesma. Mas pelo sim, pelo não há muito boa gente a substituir pelo figado. Embora tenha a ligeira impressão que eles crescem mais e mais depressa com o coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi demostrado que o coração de boi originava parasitas intestinais, à quem apenas dê granulado e eles aparecem na mesma. Mas pelo sim, pelo não há muito boa gente a substituir pelo figado. Embora tenha a ligeira impressão que eles crescem mais e mais depressa com o coração.

 

É verdade o que dizes.

Mas também é verdade que bons criadores como, por exemplo, o João Machado e o Duarte Guerra dão figado e não coração.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=71853

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom.

Para discus eu faço assim e não há reclamações:

Como tenho "alguns" peixes faço em Kg mas é fácil fazer reduções:

 

A - 1 kg figado vitela

1 kg filetes de pescada

1 Kg Camarão com casca (sem tampa cabeça e ponta do rabo)

1 Kg miolo de mexilhão

10 dentes de alho grandes

B - 1 Cenoura grande (betacarotenos)

200 gr espinafres (ferro)

 

C - 2 bananas (magnesio)

 

Manda-se cortar o figado de vitela em "iscas" e congela-se junto com todos os ingredientes A.

Cozem-se os ingredientes B e congela-se.

A banana pode-se congelar tambem.

Manda-se a patroa para um centro comercial e mãos à obra.

 

TRITURA-SE TUDO CONGELADO (conforme indicações de Mestre Bentes), o que não é nada fácil.

A vantagem é que não se desfaz fica "tipo" areia.

 

Mistura-se, depois, tudo muito bem, pode-se adicionar vitaminas e alguma espirulina mas a coloração da papa deve ficar vermelha escura.

 

Congela-se em placas finas.

Voilá.

JPM

 

Estive a dar uma vista de olhos pelo forum e acho que vou experimentar esta papa do João Machado...

 

Vamos lá ver os resultados :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os bichinhos neste momento estão a precisar de uma injecção de crescimento, pois já devem ter um bom atraso que nem sei se já lá vão.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas os bichinhos neste momento estão a precisar de uma injecção de crescimento, pois já devem ter um bom atraso que nem sei se já lá vão.

 

fjmr123...

 

O que aconselhas então?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....provávelmente já não poderás fazer grande coisa.

Já os deves ter comprado atrofiados.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Em relação á comida para mim é o coração e ponto final, ainda é usado pelos melhores criadores Internacionais, trocas de ´água muitas como já aqui foi dito, eu trocava 300 litros de manha e 300 á noite, e já agora deixo aqui um conselho a que compra e a quem vende, aos que compram olhem o discu bem de frente e vejam se a testa não é em forma de gume mas sim arredondada a quem vende, expliquem como se deve manter um discu em crescimento e se venderem discus atrofiados avisem a quem os compra.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito, o Nuno tem razão e por muito que custe eu não queria desanimar-te, mas o JPM também. Mas tenta, pode ser que ainda consigas alguma coisa.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... ao menos tentar não custa ;)

 

Já serve de exemplo para os próximos ;)

 

João, da próxima vez que comprar Discus, compro-te a ti, assim já não corro o risco de virem atrofiados :shock:

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quais sao os parametros da agua? 160l pra 4 discus é efectivamente pouco... ja pensas em dar comida caseira? desparasita-los regularmente? quantas tpa's fazes por semana?

todos estes sao factores mt importantes no desenvolvimento dos discus!

 

Falam frequentemente, neste post, de desparasitar os bichos - alguém poderia dizer-me o que usam (para desparasitar) e como o fazem? Obrigado.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado.

 

O meu problema é que eles não parecem comer nada com interesse. Põem na boca mas cospem a seguir. O pouco cocó que fazem é transparente. No geral, andam animados, coloridos e com os olhos vermelhos.

 

Será até se habituarem às comidas que lhes dou? Devo insistir num só tipo de comida até que se habituem e só depois dar o Flagyl?

 

Obrigado outra vez.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo dito, o Nuno tem razão e por muito que custe eu não queria desanimar-te, mas o JPM também. Mas tenta, pode ser que ainda consigas alguma coisa.

 

Garanto-te que são de muito boa qualidade!!! Eles a crescer são uma maravilha!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais