Pipeline Publicado Outubro 11, 2007 Publicado Outubro 11, 2007 Olá, gostava de ouvir opiniões acerca de uma situação que se passou num dos meus aquários. Nesse aquário (80l) tinha 20 alevins de guppy a crescer (+-3semanas), 2 cardinais em recuperação (magros) e 1 guppy macho de perfeita saúde. No fim de semana fiz uma visita a uma loja aqui da zona, não resisti e comprei 4 guppys enormes e bastante bonitos (2 fêmeas cheias e 2 machos) sem o minimo de sinal de doença assim como nenhum dos outros que estavam no aquário da loja. Juntei-os no tal aquário e no dia a seguinte tenho uma péssima surpresa. Todos os peixes bastante mal, barbatanas a apodrecer e a ficarem esbranquiçadas, peixes com dificuldade em nadar com um dos guppys machos a ficar nitidamente com as barbatanas paralizadas, uma das fêmeas com uma mancha branca na zona anterior à cauda e falta de apetite. Começo por fazer tratamento com um produto da tetra fungitop (acastanhado) com a dose certa e em pouco tempo num dia morrem todos os que tinha inclusive os 2 cardinais e todos os alevins. O que se passou?? Parece-me óbvio que os peixes vinham doentes mas como é possível terem morrido todos num tão curto espaço de tempo? Que doença era esta? Fiquei com a sensação que o tratamento não ajudou mas sim ainda piorou, em principio por degradar as condições da água. Tenho aquários à alguns anos, já me morreram peixes mas nunca desta forma e com esta rapidez... e eles não tinham um único sinal visivel de doença na loja. Alguém quer comentar o que se terá passado? Cumprimentos a todos. O meu plantado actual de 240L Tópico iniciado em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479
FilipeASilva Publicado: Outubro 11, 2007 Publicado: Outubro 11, 2007 Boas, deve ter sido um vírus FATAL! Se tens aqua já há alguns tempos deve ter sido mesmo isso... Lamento Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
fjmr123 Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Deves ter tido um ataque bacteriano, que não foi convenientemente tratado e depois apareceram fungos oportunistas que atacaram os peixes debilitados. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Pipeline Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 Deves ter tido um ataque bacteriano, que não foi convenientemente tratado e depois apareceram fungos oportunistas que atacaram os peixes debilitados. Olá, e quais os produtos que deveria ter utilizado, para estes sintomas que descrevi? Como disse na primeira msg eu quando vi comecei logo a fazer o tratamento com Tetra Fungistop (castanho amarelado). Achei que foi tudo muito rápido (1dia) o que nunca me tinha acontecido. Mas as bactérias já vinham nos peixes da loja certo? Obrigado pelas respostas. O meu plantado actual de 240L Tópico iniciado em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74479
aquapego Publicado: Outubro 14, 2007 Publicado: Outubro 14, 2007 Olá, e quais os produtos que deveria ter utilizado, para estes sintomas que descrevi? Como disse na primeira msg eu quando vi comecei logo a fazer o tratamento com Tetra Fungistop (castanho amarelado). Achei que foi tudo muito rápido (1dia) o que nunca me tinha acontecido. Mas as bactérias já vinham nos peixes da loja certo?Obrigado pelas respostas. Luís concerteza que sim! Muitas vezes eles estão infectados, mas a doença não se manifesta num determinado "ambiente", mas assim que os mudamos para uma água que por exemplo tem valores diferentes, é o suficiente para desenvolver a doença. Nesse caso quase de certeza foi de natureza bacteriana. O Fungistop só mata fungos, claro. Teria que ser um antibiótico como por exemplo o "Backtopur" da Sera ou de outra marca de qualidade, mas nem sempre resulta. O ideal é fazer quarentena, mas eu também não faço...! Abraço Carlos SAlgueiro. O MEU AQUÁRIOCarlos Salgueiro
fjmr123 Publicado: Outubro 14, 2007 Publicado: Outubro 14, 2007 Os peixes já deviam trazer da loja, eu costumo fazer quarentena, mas senão der para o fazer, duas gotas de esha2000 no saco durante 30 minutos, normalmente mata a bicharada, mas o melhor é uma quarentena sem dúvida. No teu se atacasse logo com o bactopur assim que apareceram os sintomas tinhas resolvido o problema. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
Recommended Posts