Montagem de aqua de agua salgada - 1º passo - ajuda


Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um aqua de 120x40x50 de agua doce e estava a pensar em "converte-lo" para água salgada. sei que posso aproveitar quase tudo como o filtro eheim 2215, termostato 300w, bomba de ar, sei que terei que substituir as lampadas mais tarde. para ter o aqua a funcionar inicialmente o que é preciso +? 1 escumador, rocha viva e que mais?

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

da uma procurada no forum que vais encontrar muita informacao sobre isso... tens la em cima ao lado do logotipo o Pesquisar...

de qualquer maneira entretanto estamos (moderadores) a elaborar um topico sobre como montar um reef e ate isso sair vai lendo umas coisas...

 

sei que posso aproveitar quase tudo como o filtro eheim 2215, termostato 300w, bomba de ar, sei que terei que substituir as lampadas mais tarde. para ter o aqua a funcionar inicialmente o que é preciso +? 1 escumador, rocha viva e que mais?  

podes aproveitar quase tudo, mas o filtro nao... so se quiseres fazer um aqua apenas de peixes. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, compra um bom escumador, um bom escumador é das coisas mais importantes, muita rocha viva, e argamax para mim é o melhor substracto, quanto ao filtro que tens.... É assim, se quiseres um aqua só com peixes esse filtro que tens é indispensavel, se queres um aqua de recife o filtro é PROIBIDO :!:

Pensa tambem numa sump, alem de ser mais estetico, são mais litros de água que o teu sistema fica notando-se menos as oxilações nos parametros da água, alem de na sump tambem podes montar um refugio com rocha viva e macro algas que é optimo na filtração.

 

Um abraço, vai dando noticias.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

Já andei a ler alguns dos posts no forum, e começo a ter duvidas(quem as não tem?) se realmente vou avançar para o salgado, preocupa-me o facto de não saber como vou fazer um sump, uma vez que não quero furar o aquario e o overflow se calhar não é muito seguro, não sei!! e depois temos o problema da osmose inversa €€€€, pois é o problema do costume.... estava muito animado com a ideia de um aquario de agua salgada, mas agora, absorvendo toda a informação não sei???!!! se calhar ainda tenho que aprofundar mais um pouco.... só estava a pensar em uns peixitos e umas anemonazitas, please :) :D .

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos nao leste ou pesquisaste o suficiente...

continua a pesquisar !!

 

Nao e indespensavel teres uma sump... eu por exemplo nao tenho !!

quanto a osmose existem alternativas...

 

nao desanimes e continua a tua busca que vais tirar proveitos no futuro !! :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jjchorao não desanimes, a sump não é indispenssavel, quanto á água de osmose a alternative é ires buscar água natural á praia para encheres o aqua e para fazeres mudas de água, quanto á água das reposições podes comprar garrafões de água, que é bem mais pura que a água da torneira, sai um pouco caro, mas é mais barato que a osmose.

 

Um abraço, não desistas :!:

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi. Já não é a primeira vez, nem será a última concerteza, que vejo muita gente arranjar como justificação para a não compra da osmose o seu preço alto.

Ora na minha opinião, esta é uma falsa questão. Quanto é que custa uma osmose hoje em dia? Há para todos os preços e carteiras desde menos de 100€ até 1000€ ou mais.

Vejo muita gente a poupar na OI porque é caro para depois gastar 100, 200 ou mais euros em animais que normalmante não passam do primeiro mês.

E os filtros secos húmidos? Essa é outra opção que acho engraçada. Osmose não que é caro, mas um seco-húmido de 150€ já vale a pena e isto mesmo ouvindo e lendo aqui que os secos-humidos não são precisos para nada e etc.

A sump e o furar o aquário é outra questão semelhante. Nunca percebi a confusão que se faz à volta da sump.

Uma sump não é mais que uma caixa em vidro (sem tampa) que serve para acolher os equipamentos que usamos na filtragem e não só, do aquário.

Então e que caixa é essa sem tampa? Fácil, pode ser um aquário pequeno ou até uma tupperware. A minha sump é um aquário aquapor de 50 x 26 x 29. Custou 22€ (+/- 2 ou 3 turbos) num hipermercado e contém os aquecedores, a bomba de retorno, a bomba que alimenta o escumador que no meu caso é externo, e mais uma ou outra coisa que não interessa para o caso.

Se optarem pela tupperware ainda fica mais barato. Complicado?

Os furos também não representam qualquer problema. Quem não quiser fazer pode optar por um sifão de boa qualidade mas para quem tem o aquário vazio é muito mais seguro (na minha opinião e por experiência própria) um aquário furado.

Os furos que mandei fazer num aquário maior que vou montar em breve, um de 50 e outro de 25mm, custaram-me 15€. O mesmo preço de um peixe palhaço.

Quem não fura no início normalmente lamenta mais tarde não ter feito mesmo tendo sido avisado aqui no fórum e veementemente em conversas no messenger... :wink::roll::lol:... bem mas isto não é só em relação aos furos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Alexandre!

depois de ler esta tua ultima mensagem fiquei novamente com vontade de montar um SUMP no meu aquario.

Diz-me uma coisa (pergunta de um ignorante na materia) como vedas-te depois os furos para n verter agua?quantos furos e onde os fizes-te?

Obrigado?

Aquele abraço de sempre

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os furos foram feitos no fundo do aquário num dos cantos traseiros. O grande serve para escoar a água para a sump, e o pequeno (5 ou 6 cm mais para a direita) ligado à bomba para devolver de novo a água ao aquário.

Os furos são vedados com o-rings de "borracha" ou preferivelmente, na minha opinião, com anilhas largas também em borracha colocadas entre cada uma das duas porcas de PVC e o vidro.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo em tudo o que o alexandre disse e a quem me tem pedido opinião sobre montagem de reefs eu digo sempre o mesmo:

 

Osmose é fundamental e furos dão muito, mas mesmo muito jeito.

 

Digo furos porque parece ser o bicho de 7 cabeças de alguns para colocar uma sump, já que acho que todos concordamos, os que fazem furos ou não, que uma sump com refúgio é meio caminho andadp apra o sucesso!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

estou a montar um salgado de 360lts e sump de 90lts, tenho um furo de escoamento de 50mm para a sump com duas curvas, com bomba de reposição de 2400lts hora.

o meu problema é que a agua a cair na sump faz muito barulho sera que me podem ajudar?

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o barulho é mesmo na sump, podes, em vez de um tubo a cair na vertical para a sump, utilizar um tubo inclinado com um joelho de 45º.

No meu caso concreto resultou muito bem pois tinha excatamente o mesmo problema que tu.

Se o barulho for na coluna seca podes resolvê-lo utilizando isto:

 

http://www.dursostandpipes.com/

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais