Já Esvaziei 2 Tanques Da Minha Estufa


Recommended Posts

Pois é, esses lagos e essa estufa são algo que sempre desejei fazer (ainda não desisti), á muitos anos atrás cheguei a cortar em tanques grandes de lusalite um quadrado á frente e colar um vidro, desde sempre percebi que peixes criados em tanques e lagos, são sem sombra de duvidas dos mais belos que se podem encontrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, esses lagos e essa estufa são algo que sempre desejei fazer (ainda não desisti), á muitos anos atrás cheguei a cortar em tanques grandes de lusalite um quadrado á frente e colar um vidro, desde sempre percebi que peixes criados em tanques e lagos, são sem sombra de duvidas dos mais belos que se podem encontrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, esses lagos e essa estufa são algo que sempre desejei fazer (ainda não desisti de o fazer em Alcabideche), á muitos anos atrás cheguei a cortar em tanques grandes de lusalite um quadrado á frente e colar um vidro, desde sempre percebi que peixes criados em tanques e lagos, são sem sombra de duvidas dos mais belos que se podem encontrar, (quando me iniciei nestas lides cortáva-mos garrafões de água para fazer aquários)Já agora quer-me parecer que esses lagos são na região de Torres Vedras, gostaria de saber para ter ideia das amplitudes térmicas sff. Já agora colocaste algo no fundo dos lagos para as plantas, tipo "terra"?

Continua se fazes favor a colocar fotos da estufa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, esses lagos e essa estufa são algo que sempre desejei fazer (ainda não desisti de o fazer em Alcabideche), á muitos anos atrás cheguei a cortar em tanques grandes de lusalite um quadrado á frente e colar um vidro, desde sempre percebi que peixes criados em tanques e lagos, são sem sombra de duvidas dos mais belos que se podem encontrar, (quando me iniciei nestas lides cortáva-mos garrafões de água para fazer aquários)Já agora quer-me parecer que esses lagos são na região de Torres Vedras, gostaria de saber para ter ideia das amplitudes térmicas sff. Já agora colocaste algo no fundo dos lagos para as plantas, tipo "terra"?

Continua se fazes favor a colocar fotos da estufa.

 

Sim são em Torres Vedras. No Inverno a água, dentro da estufa, atinge os 10º de minima e no exetrior os 4º. No Verão atinge os 30º na estufa e 26º no exterior.

As plantas estão em vasos com terra do terreno, muito barrenta, sendo ideal para elas. Claro que com o lodo elas vão-se espalhando.

 

Cumprimentos

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Viva severum,

 

deixa-me dar-te os parabens pelo excelente projecto, que aí tens, ... posso-te dizer que "perdi" quase uma manhã de Domingo a ler 45 paginas de um topico, que tens em outro forum :puppydogeyes:

Desde há já alguns anos que acalento o desejo e a convicção de criar ciclidios e acreditar que o é possivel fazer ao ar livre, com certas especies, e com o uso e uma estufa, outras especies menos resistentes ao nosso inverno.Há uns anos quando frequentava assiduamente este forum, penso que so o Miguel Figueiredo o fazia, mas retirava, os peixes durante o Inverno.

Na altura discutiamos, por aqui, que especies de ciclidios, provenientes da mesma latitude dos Chanchitos, seriam viaveis, uma das hipoteses eram mesmo os Gymnogeophagus meridionalis, capazes de suportar temperaturas até 8ºC, por breves periodos. Não estavamos enganados :( , com G. labiatus, e G. rhabdotus, é teoricamente possivel tambem...

 

Pelo o que percebi, nos lagos exteriores, so mantives-te C. facetum e G. meridionalis, certo? Os 4ºC de temperatura que medis-te, é a temperatura de superficie?

Que profundidade tens nos lagos exteriores?, pelo o que me apercebi nas fotos, aquando de uma limpeza que fizeste, não tem mais de 60cm.....se assim for é provavel que no fundo a temperatura seja a mesma da superficie, o que te deve provocar alguma mortalidade anual, ou como tu proprio referes, a sobrevivencia dos mais fortes:)

 

Tenho um amigo que tem tambem um lago com cerca de 5000 lts, e aproximadamente1 mt de profundidade, que na proxima primavera, vai adicionar uns quantos G. meridionalis, e ver como se dão.

 

cumps,

 

Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Viva severum,

 

deixa-me dar-te os parabens pelo excelente projecto, que aí tens, ... posso-te dizer que "perdi" quase uma manhã de Domingo a ler 45 paginas de um topico, que tens em outro forum ;)

Desde há já alguns anos que acalento o desejo e a convicção de criar ciclidios e acreditar que o é possivel fazer ao ar livre, com certas especies, e com o uso e uma estufa, outras especies menos resistentes ao nosso inverno.Há uns anos quando frequentava assiduamente este forum, penso que so o Miguel Figueiredo o fazia, mas retirava, os peixes durante o Inverno.

Na altura discutiamos, por aqui, que especies de ciclidios, provenientes da mesma latitude dos Chanchitos, seriam viaveis, uma das hipoteses eram mesmo os Gymnogeophagus meridionalis, capazes de suportar temperaturas até 8ºC, por breves periodos. Não estavamos enganados :P , com G. labiatus, e G. rhabdotus, é teoricamente possivel tambem...

 

Pelo o que percebi, nos lagos exteriores, so mantives-te C. facetum e G. meridionalis, certo? Os 4ºC de temperatura que medis-te, é a temperatura de superficie?

Que profundidade tens nos lagos exteriores?, pelo o que me apercebi nas fotos, aquando de uma limpeza que fizeste, não tem mais de 60cm.....se assim for é provavel que no fundo a temperatura seja a mesma da superficie, o que te deve provocar alguma mortalidade anual, ou como tu proprio referes, a sobrevivencia dos mais fortes:)

 

Tenho um amigo que tem tambem um lago com cerca de 5000 lts, e aproximadamente1 mt de profundidade, que na proxima primavera, vai adicionar uns quantos G. meridionalis, e ver como se dão.

 

cumps,

 

Rui Correia

 

É verdade, de ciclideos apenas mantive no exterior, o ano todo, Chanchitos e Meridionalis. Tenho alguns Rhabdotus que irão passar o próximo Inverno no exterior ;)

 

Sim, os 4ºC foram medidos à superficie. Os meus lagos exteriores têm cerca de 1 metro de profundidade. E não creio que haja mortalidade devido ao frio. A minha sensibilidade diz-me que a mortalidade é devida ao espaço e alimento. Só os mais aptos sobrevivem. Os deficientes ou mais fracos são eliminados.

 

Os Meridionalis vão dar-se certamente muito bem. E o periodo de algum frio só lhes faz bem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

"Só os mais aptos sobrevivem. Os deficientes ou mais fracos são eliminados."

 

 

como na natureza os teus tanques e lagos sao muito semelhantes aos abitates dos animais pelo menos mais semelhantes que um aquario no que toca a espaço tu tens muito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais