Tanga Madeirense


Nelson Mangana

Recommended Posts

Aqui vos deixo algumas fotos do meu novo projecto ;)

Fauna:

6 cypris mpulungu (1M+2F - adultos+1M juvenil+2 indefinidos)

8 Tropheus bemba

1 casal de caudopunctatus

4 sumbu´s (mas apenas vai ficar 1 casal)

7 multis (3M+4F)

1 paracypris alevim (irão entrar mais 4 - 2M+2F adultos)

Geral

100_1258.jpg

A colonia de multifasciatus (ainda juvenil)

multis1.jpg

Os cyprischromis mpulungu

Cypris1.jpg

Caudopunctatus

punk1.jpg

Sumbu

100_1298.jpg

Os tropheus bemba

tropheus.jpg

Espero que gostem ;)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

...agora vais mesmo ter que mexer no centro para a entrada dos novos meninos :-D

Boas Pedro!

Sim de facto a zona rochosa central tera de sofrer uma pequena alteração, isto é, ira levar mais uma ou duas rochas de forma a torna-la mais alta, uma vez que ira ser habitada pelos tropheus e futuros paracypris, mas claro ainda nao vai ser para ja uma vez que os paracypris so irão entar em Dezembro, como bem sabes :D :-D :-D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja nao dava noticias ha algum tempo, aqui deixo umas noticias relativamente aos sumbu´s.

Pelos comportamento e aparencias parecem ser 2M e 2F.

O meu espanto e que um dos machos reclama as duas femeas para ele, uma esta na zona das conchas com ele( lado esquerdo do aquario), a outra vive nas conchas dos multis com eles sem dar guerra(lado direito)

Então passa o dia a percorrer o aquario todo para marcar a sua presença e dando o seu ar de graça as duas.

A que vive com ele esta sempre a tremer para ele e a entrar na concha na esperança de..., a outra nao lhe liga muito, mas também nao o despacha.

Entretanto o outro macho esta sempre a tentar roubar-lhe a que vive nas conchas da zona dele, mas assim que ele ve, toca a levantar as barbatanas e a dar porrada nele, tipo:

- Menino essas duas donzelas ja tem dono

Ja tinha lido relatos de machos de algumas especies com esse comportamento, mas sumbu´s desconhecia

Agora a minha questão e qual das donzelas vou "despachar "( e o macho sobrante) ou se será que devo aguardar e ver qual delas "gosta" mais dele e vice-versa

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ja nao dava noticias ha algum tempo, aqui deixo umas noticias relativamente aos sumbu´s.

Pelos comportamento e aparencias parecem ser 2M e 2F.

O meu espanto e que um dos machos reclama as duas femeas para ele, uma esta na zona das conchas com ele( lado esquerdo do aquario), a outra vive nas conchas dos multis com eles sem dar guerra(lado direito)

Então passa o dia a percorrer o aquario todo para marcar a sua presença e dando o seu ar de graça as duas.

A que vive com ele esta sempre a tremer para ele e a entrar na concha na esperança de..., a outra nao lhe liga muito, mas também nao o despacha.

Entretanto o outro macho esta sempre a tentar roubar-lhe a que vive nas conchas da zona dele, mas assim que ele ve, toca a levantar as barbatanas e a dar porrada nele, tipo:

- Menino essas duas donzelas ja tem dono

Ja tinha lido relatos de machos de algumas especies com esse comportamento, mas sumbu´s desconhecia

Agora a minha questão e qual das donzelas vou "despachar "( e o macho sobrante) ou se será que devo aguardar e ver qual delas "gosta" mais dele e vice-versa

 

Nelson, penso que ainda é um pouco cedo para dividir os sumbu's, deixa passar mais algum tempo para veres a evolução dos mesmos.

Chama-lhe parvo, o gajo é um garanlhão do caraças...

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Novidade poucas :D

Depois de realizar uma pequena alteração no layout, ja a pensar nos Paracypris e uma vez que a zona central teria de ser mais rochosa e mais alta, aqui deixo umas fotos da alteração.

Entretanto os sumbu´s excedentes vão sair o mais rapidamente possivel, uma vez que ja se formou um casal e começa a haver muita guerra com o macho e a femea, os tropheus andam com muitas danças ;) e houve o suicidio de uma femea cypris, que decidiu saltar fora do aquario durante a noite :shock:

Por agora é tudo :D

Geral

100_1503.jpg

Central

100_1504.jpg

Lateral

100_1506.jpg

Espero que gostem ;)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson

 

Está muito bom esse tanga madeirense.

Só uma sugestão porque não pões as pedras do mesmo tipo ao centro do aquario , acho que não ficam muuito bem as pedras que têm nesta altura ,mas são gostos yikes

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nelson,

 

então eu a pensar que esse macho sumbu tinha alguns traços de árabe, já a afiambrar-se para angariar o máximo de fêmeas possível :smilecolros:

 

O aqua está 5 estrelas, adoro o layout, as espécies e a evolução tem sido excelente.

 

Mais uma vez parabéns e vai dando novidades :silly:

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom esse tanga madeirense.

Só uma sugestão porque não pões as pedras do mesmo tipo ao centro do aquario , acho que não ficam muuito bem as pedras que têm nesta altura ,mas são gostos

Boas José

Se entendi bem, o que me queres dizer é porque é que não ponho todas as pedras iguais as centrais, ou é então, porque é que não ponho menos altura no centro?

 

Oi Nelson,

então eu a pensar que esse macho sumbu tinha alguns traços de árabe, já a afiambrar-se para angariar o máximo de fêmeas possível 8)

O aqua está 5 estrelas, adoro o layout, as espécies e a evolução tem sido excelente.

Mais uma vez parabéns e vai dando novidades :lol:

Abraço,

Oh grande Marco

Relativamente ao macho sumbu e as duas femeas, teve de ser, alias eu so pretendia 1 casal e os sobrantes ja os tinha prometido. Quanto a femea que foi embora, ela estava mais interessada no macho que ficou, mas o macho que estava a mais, estava a ficar encostado num canto a levar porrada dos outros.

Alem de que a femea que saiu, estava instalada numa das conchas da colonia dos multis e de la nao saía.

Com os 4 sumbu´s, não consegui fixar os casal de caudopunctatus onde pretendo, pois era la que o outro macho vivia.

Custou muito ve-los partir, pois poderia ser que conseguisse um trio de sumbu´s, mas enfim...

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

 

Isso está muito bom, mas concordo com o José Garcia... também sou adepto de rochas "mais iguais" fica com um ar mais "Nature" :D

 

Para onde foram os teus punks?

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson,

Isso está muito bom, mas concordo com o José Garcia... também sou adepto de rochas "mais iguais" fica com um ar mais "Nature" :lol:

Para onde foram os teus punks?

Abraço,

João Nuno Cruz

Boas João!

Quanto as rochas eu também gostaria mais de ter só escuras e todas iguais, mas preciso de rochas calcarias e a escuras sao vulcanicas(de ca) e logo inertes. Mas quando essas rochas ganharem algas juntamente com as mais claras, acho que o contraste pedras/plantas irá beneficiar os peixes (salientar as cores).

Quanto aos caudopunctatus, esses deverão ir habitar o lado direito do aquario, pelo menos espero :D

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Como numa aquario, o nosso objectivo (layout) é tentar aproximar o mais possivel ao habita dos peixes. E digo isso porque eles quando nao gostam, reclamam.

Com os meus assim foi, alguns nao demonstravam o comportamente que lhes conhecia, entao resolvi mudar e esperar pela reacção deles cabecadura

Neste momento o layout e este, e pelo comportamente deles, era isso que eles procuravam e claro eu cabecadura

aquarionovo.jpg

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim senhor, ganda pinta, agora esse novo layout...

quando os meus peixitos ai cairem até ficam malucos

apenas um reparo, eu acho que o aquario levava um

pouco mais de areia.

:D :D :D

Quanto a areia, tens razão, mas como tenho tido, desconfio que sejam ciano, tenho aspirado a areia e alguma nao volta. Mas de facto tens razão, mas se reparares e na parte central/direita onde ha menos areia e é onde tem aparecido o "verde". Mas um dia destes vou ali a praia e trago mais uns quilitos :P

Quanto ao teus/meus peixitos, espero que venham a gostar da nova casa :-D.gif' class='bbc_emoticon' alt='help' />

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Branca, branca, nao, mas temos ca uma praia que tem areia da figueira da foz de um lado e areia do sahara.

Branca so na maxmat, hehe

 

 

:D Tens de começar a engarrafar essa areia em frasquinhos pequenos e enviar pro pessoal :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':(' />

 

 

Muito bom esse layout!

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol: Tens de começar a engarrafar essa areia em frasquinhos pequenos e enviar pro pessoal :P.gif' class='bbc_emoticon' alt=':(' />

Muito bom esse layout!

Abraço,

Qual da areia, Figueira ou sahara?

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais