Como Fazer Para Aumentar O Kh Num Plantado?


Murkas

Recommended Posts

Boas,

tenho um aqua plantado ao qual faço uma tpa semanal de 50%.

 

Recentemente reparei que a glosso notava algumas folhas a ficar amareladas (como fertilizo com Macros em separado, sei que não é uma carencia de nenhum dos macros principais NPK), passado algum tempo notei que a ludwigia arcuata começou a notar carencias de Calcio e o crescimento de um modo geral abrandou...

 

Dos testes que fiz obti os seguintes resultados:

NO3: 10ppm

PO4: 0,5pm

gH:6ºdH

kH:2ºdH

 

Ora destes valores chego á conclusão que as carências apresentadas pelas minhas plantas serão de Mg e de Ca...

 

A minha perguta é: valerá a pena começar a fertilizar com Mg e Ca em separado ou passando a fazer mais uma tpa semanal de 50% resolve-me o problema?

 

Caso seja aconselhável fertilizar com Mg e com Ca quais os compostos mais utilizados para tal efeito?

 

Agradecia uma ajudinha neste assunto...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KH é a capacidade de a água do aquário manter estável um determinado PH.Com um alto KH,se adicionarmos CO2 à água a capacidade tampão vai absorver a acidez mantendo o PH até certo ponto.Com um baixo KH o PH do aquário desceria mais rapidamente.

Para subir o KH e o GH cerca de 3 a 4 dh ao mesmo tempo, 1 colher de chá de carbonato de cálcio (CaCO3) para 100L de água .

Para subir apenas o KH em 4 dh, adicionar 1 colher de Bicabornato de sódio (NAHCO3) para 100L de água.

 

Para aumentar o Calcio sem interferir com o PH, utiliza um produto que se compra na farmacia chamado Decalcit. Tem uma colher dentro que dá para tratar 600L de água. Para manter a água com bom teor de Ca tratar semanalmente com um pouco deste pó dissolvido,depois de cada tpa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O KH é a capacidade de a água do aquário manter estável um determinado PH.Com um alto KH,se adicionarmos CO2 à água a capacidade tampão vai absorver a acidez mantendo o PH até certo ponto.Com um baixo KH o PH do aquário desceria mais rapidamente.

Para subir o KH e o GH cerca de 3 a 4 dh ao mesmo tempo, 1 colher de chá de carbonato de cálcio (CaCO3) para 100L de água .

Para subir apenas o KH em 4 dh, adicionar 1 colher de Bicabornato de sódio (NAHCO3) para 100L de água.

 

Para aumentar o Calcio sem interferir com o PH, utiliza um produto que se compra na farmácia chamado Decalcit. Tem uma colher dentro que dá para tratar 600L de água. Para manter a água com bom teor de Ca tratar semanalmente com um pouco deste pó dissolvido,depois de cada tpa.

 

Boas zogli,

Quanto ao que é o kH e o efeito de tampão eu sei... a minha única dúvida é como suprir as carências das plantas de modo a que não consumam o Mg e o Ca de tal forma que comprometa o efeito de tampão... pois algumas vezes num aquário plantado dá-se um fenómenos de nome acidose que consiste numa descida rápida do pH devido ás plantas consumirem o Ca e o Mg presente na água o que resulta numa diminuição do kH de tal modo que se perde o efeito tampão (escusado será dizer os efeitos nefastos que causa no aqua).

 

Obrigado desde já pelas dicas sobre como adicionar o Ca ao aqua... mas no caso de subir o kH apenas com a adição de Ca as plantas não irão continuar com uma carência de Mg??

 

Já agora alguém já teve este problema num aqua plantado? Em caso afirmativo como o solucionou? agradecia uma ajudinha...

 

Peço desculpas se este tema já foi explicado mas após umas pesquisas não encontrei nada suficientemente esclarecedor...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zogli,

Quanto ao que é o kH e o efeito de tampão eu sei... a minha única dúvida é como suprir as carências das plantas de modo a que não consumam o Mg e o Ca de tal forma que comprometa o efeito de tampão... pois algumas vezes num aquário plantado dá-se um fenómenos de nome acidose que consiste numa descida rápida do pH devido ás plantas consumirem o Ca e o Mg presente na água o que resulta numa diminuição do kH de tal modo que se perde o efeito tampão (escusado será dizer os efeitos nefastos que causa no aqua).

 

Obrigado desde já pelas dicas sobre como adicionar o Ca ao aqua... mas no caso de subir o kH apenas com a adição de Ca as plantas não irão continuar com uma carência de Mg??

 

Já agora alguém já teve este problema num aqua plantado? Em caso afirmativo como o solucionou? agradecia uma ajudinha...

 

Peço desculpas se este tema já foi explicado mas após umas pesquisas não encontrei nada suficientemente esclarecedor...

 

Abraço

 

Será que ninguém mais experenciou uma destas situações?

 

Dava jeito uma pequena ajuda...

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pelas dicas sobre como adicionar o Ca ao aqua... mas no caso de subir o kH apenas com a adição de Ca as plantas não irão continuar com uma carência de Mg??

Sim em caso de carência de Mg o Ca só não chega,mas não te sei dizer os compostos para fazeres só Mg,aliás também precisava.Possivelmente no meu plantado também terei uma pequena falta de magnésio o que impede as plantas de assimilar melhor o Ferro.Que sobra para as algas que estão a começar a aparecer ao nivel do substrato na 'Cuba'.

É que não tenho Mg apenas,está junto com todas as Micro da Horizonte Aquático.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim em caso de carência de Mg o Ca só não chega,mas não te sei dizer os compostos para fazeres só Mg,aliás também precisava.Possivelmente no meu plantado também terei uma pequena falta de magnésio o que impede as plantas de assimilar melhor o Ferro.Que sobra para as algas que estão a começar a aparecer ao nivel do substrato na 'Cuba'.

É que não tenho Mg apenas,está junto com todas as Micro da Horizonte Aquático.

 

Pois eu também uso esse fertilizante, mas comecei a obter melhores resultados quando adubo semanalmente do que diariamente (nao percebo muito bem porque mas é verdade).

 

Já agora que tipo de algas é? eu quando mantive a cuba tive algas apenas (não só, mas esta foi a principal razão) por causa dos nitratos\fosfatos estarem desfazados, quanto a meteres Mg só o aconselho se as plantas apresentarem carências, caso contrário pode não ser essa a razão pelas algas proliferarem...

 

Relativamente aos compostos de Mg pelo que sei é utilizado o Sulfato de Magnesio Hepta hidratado (MgSO4+7H2O), mas gostava, antes de me meter nessas andanças, de esclarecer umas dúvidas com alguém que utilize este fertilizante...

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não precisam de andar com todas essa preocupações. Suponho que o aqua tenha peixes tb, e temos de nos lembrar dele e da flutuações dos carbonatos de cálcio. Sinceramente, acho que não tens que te preocupar em aumentar o kh para compensar carências de Mg e outros micronutrientes. No mercado de aquariófilia podes encontrar bastantes fertilizantes líquidos que apenas contêm micros, desde molibdénio, zinco, cobre, magnésio, cálcio, etc. Ainda que haja uma sobredosagem de micros não é problemático como seria no caso de macros em excesso; as plantas lá acabam por absorver os micros que possam existir em excesso enquanto são restablecidos os níveis de micros em falta. apenas a condutividade da àgua é alterada, mas nada que interfira com o bem-estar dos peixes e plantas.

Espero ter podido ajudar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não precisam de andar com todas essa preocupações. Suponho que o aqua tenha peixes tb, e temos de nos lembrar dele e da flutuações dos carbonatos de cálcio. Sinceramente, acho que não tens que te preocupar em aumentar o kh para compensar carências de Mg e outros micronutrientes. No mercado de aquariófilia podes encontrar bastantes fertilizantes líquidos que apenas contêm micros, desde molibdénio, zinco, cobre, magnésio, cálcio, etc. Ainda que haja uma sobredosagem de micros não é problemático como seria no caso de macros em excesso; as plantas lá acabam por absorver os micros que possam existir em excesso enquanto são restablecidos os níveis de micros em falta. apenas a condutividade da àgua é alterada, mas nada que interfira com o bem-estar dos peixes e plantas.

Espero ter podido ajudar.

 

Cumprimentos

 

O que se passa no meu caso em particular é que tenho um aqua onde acrescento micros e mesmo assim as plantas apresentam carências, aqua esse que contém invertebrados o que me leva a ter algum receio de abusar nos micros (já para não falar na proliferação de algas, sendo que nesse parâmetro o ferro ganha um pouco mais de importância do que os outros elementos)... mas o principal problema nem é esse. O meu principal problema é mesmo o KH estar demasiado baixo, o que pode levar a uma alteração brusca do pH e por sua vez a fauna fazer capuff...

 

Já agora não sei se esta informação está correcta (caso não esteja corrijam-me) mas julgo que o KH em nada influi no comportamento dos peixes (sendo neste caso o GH muito mais importante para os peixes). --> li isso aqui

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais