Discus?


João Fradique

Recommended Posts

Boas

 

Eu gosto muito de discus e acho que chegou a altura.

 

Tenhu um aqua de 80cm=84ltrs e gostava de saber se posso adquirir 2 discus?

fico à espera de respostas, Cumps

 

Boas,

 

Na minha opinião, é curto...

 

Já para não falar que Discus são peixes de cardume e que definem hierarquias dentro do cardume... A meu ver, Discus, sempre um mínimo de 4 animais (e mesmo 4 podes ter problemas - eu com 6, tenho um que é o saco de porrada... todos lhe dão na tromba).

A hipótese mais válida se queres manter apenas 2 Discus é comprares um casal

não tens hipótese de fazer um upgrade ao aquário? Coloca aí as medidas desse que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião, é curto...

 

Já para não falar que Discus são peixes de cardume e que definem hierarquias dentro do cardume... A meu ver, Discus, sempre um mínimo de 4 animais (e mesmo 4 podes ter problemas - eu com 6, tenho um que é o saco de porrada... todos lhe dão na tromba).

A hipótese mais válida se queres manter apenas 2 Discus é comprares um casal

não tens hipótese de fazer um upgrade ao aquário? Coloca aí as medidas desse que tens.

 

Certamente é curto ,mas para uma primeira experiência a meu ver é o suficiente ,desde como disse anteriormente respeite as condições para os ter.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, tu não digas isso, que os vais meter em 80 cms ( 84 litros :) ) senão aparecem já aqui as piranhas e estás entalado, comem-te vivo. :(

 

 

Saudações

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não punha Discos nesse aquário, porque mesmo que compres 2 ou 3 Discos com 4 ou 5 cm, daqui a uns 4, 5 meses isso vai ser pequeno para eles.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em minha opinião, 84 litros para Discus, é pouco, pelos motivos que o José Garcia, já explicou, de qualquer forma também concordo com ele, quando diz que para inidiar até pode dar desde que se tenha atenção ás condições necessárias, básicamente a qualidade da água.

 

Pelo que podes iniciar nesse áqua com uns 3 Discus juvenis, desde que faças, TPA's diárias, tenhas um bom filtro e estejas atento aos parâmetros. Mas também acho que para iniciares com esse áqua e com os 3 Discus Juvenis, tens de começar a projectar para daqui a poucos meses um áqua maior, pelo menos 200 litros, pois esses juvenis vão crescer, e esse teu áqua vai ser muito curto.

 

 

 

Bem vindo ao "vício".

 

Abraço

 

PS:Já agora se te decidires a iniciar um projecto de um áqua maior, e se tiveres essa oportunidade, pensa num áqua o maior possivel, pois podes sempre com um áqua grande (400 ou 500 litros), pensar emter mais Discus.

Editado por Manuel Carvalho

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certamente é curto ,mas para uma primeira experiência a meu ver é o suficiente ,desde como disse anteriormente respeite as condições para os ter.

 

Abraço

 

Sinceramente, primeiras experiências, devem ser o mais faceis possivel...

 

Há quem diga que, mínimo dos mínimos para manter Discus é 50Lts por animal. Outros referem 40 Lts como o mínimo. bowdown

Não obstante estes factos, Discus, tal como os escalares são peixes que requerem aquários altos e qualidade de água excelente. Como sabes, essa qualidade de àgua, é mais fácil de manter em aquário maiores (obviamente, depende do tempo e trabalho que o João Fradique está disposto a dedicar ao aqua).

 

Por outro lado, e como referi anteriormente, os Discus são peixes de cardume... porquê? Porque o que vai acontecer é que vão ser definidas hierarquias dentro do grupo que vão determinar o "lugar" de cada animal dentro do grupo. E isto significa "porrada" :silly: . Se tiveres um cardume de peixes essa agressividade vai ser repartida por todo o cardume, nunca havendo um demasiado sacrificado (eu tenho 6 e mesmo assim, há um que até dá dó... em breve vou colocar mais 2 Discus). Se tiveres 2 Discus... bem... a porrada vai sempre para o mesmo... e daí, tira as tuas conclusões. O grande problema é que, apesar de eles se conseguirem aguentar assim durante algum tempo, mais cedo ou mais tarde vão começar a aparecer as consequencias... Geralmente, o peixe sacrificado começa a andar escondido e a ficar mais escuro (primeiros sinais de stress)... depois... bem, depois... Peixe Stressado = Peixe Vulnerável (e isto é especialmente verdade nos Discus) a qualquer tipo de agente externo que se queira manifestar (fungos, bactérias, parasitas...)

 

Os Discus são animais ultra resistentes (ao contrário do que se diz) temos é que lhes dar condições boas para viverem. Na minha opinião (que vale o que vale), a não ser que seja um casal já formado, não considero que o João tenha as condições necessárias para manter Discus nesse aquário...

 

mas essa é apenas a minha opinião... deixa lá que os Experts se pronunciem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado todos pelas vossas respostas e opiniões.

 

tive a ver uns de 5 cm de comprimento,posso colar 2 certo?

 

As medidas são 80*34*40

 

A minha fauna de momento: 1 casal de Ramirezis,1 labeo frenatus,neons negros,pleco,3 corydoras albinas

 

pH: 6.5

 

Temperatura. 28 mas vou aumentar pa 30 se meter discus

 

 

Cumps

Editado por João Fradique

Green One

 

 

 

João Fradique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado todos pelas vossas respostas e opiniões.

 

tive a ver uns de 5 cm de comprimento,posso colar 2 certo?

 

As medidas são 80*34*40

 

A minha fauna de momento: 1 casal de Ramirezis,1 labeo frenatus,neons negros,pleco,3 corydoras albinas

 

pH: 6.5

 

Temperatura. 28 mas vou aumentar pa 30 se meter discus

Cumps

boas

um conselho eu nao metia com essa fauna toda mete somente os dois discus e como te foi referido anterioremente pensa no aqua maior.mas claro e so a minha opiniao

 

cumprimentos

 

gil vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

um conselho eu nao metia com essa fauna toda mete somente os dois discus e como te foi referido anterioremente pensa no aqua maior.mas claro e so a minha opiniao

 

cumprimentos

 

gil vicente

Sim,se calhar tens razão

Green One

 

 

 

João Fradique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opiniao... não...

ele tem 84 l brutos, dps tem substrato, areao e o filtro deve dar poucios litros...

Para alem de ele ter um filtro de coluna daquelas bestas coladas ao vidro...

Rouba imenso espaçoi para alem de que os discos nao vao ficar sempre com 5 cm...

Dedica te ao que tens é a minha opiniao

abraço puto

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ser dificil. Dois discos vai haver um que vai andar sempre à porrada ao outro, três era o ideal, mas tens pouco espaço, mesmo com bastante aceio nunca vão crescer o suficiente. Não te quero desanimar apenas te quero alertar de possíveis problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

pq ñ dois discos num aqua de 80l????

 

primeiro, ñ vi ele referir o tamanho dos discos q ia meter lá... por isso, pq ñ?? compra dois exemplares pequenos e mantém em perfeitas condições com decoração, um tronco e plantas... quando os discos estiverem maiores, podes sempre os trocar por + pequenos, ou então aumentar o áqua, se gostares mesmo de discos é o q fazes, mas para primeira experiência com a espécie é bem aceitável...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...

 

não sei se sou eu mas... vou tentar explicar-me melhor...

 

Discus são peixes de cardume

 

Discus definem hierarquias

 

Discus andam à porrada

 

Discu, quando não tem muitos Discus para dar porrada, dá porrada sempre no mesmo!

 

Discu que está constantemente a levar porrada, não é feliz (mesmo que tenha todos os parametros de àgua perfeitos)

 

Discu que não é feliz... entra em stress

 

Discu stressado é uma porta aberta para todo o tipo de problemas

 

 

Acham que isto é uma agradavel primeira experiência?? Pode até ser... durante 1... talvez dois meses. Mas e depois? o João está já a preparar as bases para um aquário maior? quanto tempo é que os Discus vão ficar com 5 cm?

 

Posso falar por experiência própria (agora já posso falar por experiência própria :D ) o meu aquário, cerca de 420 Lts é um campo de batalha... muita guerra, muita porrada...

 

tenho:

1 Discu com cerca de 19cm

1 Discu com cerca de 16 cm

2 Discus com cerca de 10cm

1 Discu com cerca de 8 cm

1 Discu com cerca de 5 cm

 

posso dizer-vos que, os mais agressivos são os de 8-10cm... adivinhem quem leva porrada...

 

 

João... não quero, de qualquer forma, desanimar-te... até porque tem que se começar por qualquer lado... se gostas de Discus... força... mas muita cabecinha e torna as coisas o mais fácil possiveis, tanto para ti como para os animais. O meu aquário levou quase um ano a ser projectado na minha cabeça e na minha carteira. Podia até ter comprado um aquário muito mais pequeno e ter feito tudo bastante rápido... será que as coisas teriam corrido bem? não sei... dúvido.

 

A principal questão não é serem só 80 Lts... é serem só 2 Discus!!! Volto a referir... se arranjares um casal, com algum trabalho até pode ser que dê... agora juvenis?! Que vão crescer?! não brinquem com isto...

 

Mais uma vez refiro que, esta é apenas a minha opinião... tento fundamentar as minhas opiniões o melhor possível. Quem diz que não há problema... faça o mesmo.

Resta-me referir que, como é óbvio, a carteira é do João... ele faz como entender.

Editado por Hugo A Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não faças isso...pouco mais há a dizer!

Eu, o Duarte36, o Manuel Carvalho, o Zeca, o Regal, o Fausto....e outros que tal, amntemos discus adultos em 80/100 lt de àgua, DE ÀGUA.

Tu nesse aqua não terás mais de 60 lt de àgua.

Nós nem areia temos nos aquas, só vidro, filtragem, aquecimento e pouco mais.

....e mudamos uns 20% de água DIÁRIAMENTE.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas.

Não faças isso...pouco mais há a dizer!

Eu, o Duarte36, o Manuel Carvalho, o Zeca, o Regal, o Fausto....e outros que tal, amntemos discus adultos em 80/100 lt de àgua, DE ÀGUA.

Tu nesse aqua não terás mais de 60 lt de àgua.

Nós nem areia temos nos aquas, só vidro, filtragem, aquecimento e pouco mais.

....e mudamos uns 20% de água DIÁRIAMENTE.

JPM

oi por acaso tenho 84 ltos

Green One

 

 

 

João Fradique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voltei a este topico porque fui a uma loja(Babilónia), no qual vi 2 discus, para ai com 4~5 de altura.São ainda pequenotes.No aquário onde eles estão só lá estão dois e a meu ver estão bem tratados, e como já ai foi referido são peixes de cardume.

Posso então colocar estes duas belezas no meu aqua plantado de 84 litros?

 

PS: Era 1 Blue Diamond e 1 todo preto.

 

Podiam me dizer o nome do discu todo preto e responder à questão anterior?

 

Cumps

Green One

 

 

 

João Fradique

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o discu está preto é porque não deve andar muito bem, esse discu deve ser um solid blue em grande carga de stress, que ficam quase pretos, eu não me metia nisso , procura que encontrarás melhor, porque é que não falas com o zé carlos ou com o Joao Machado, eles criam discus e são de optima qualidade

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá um Disco preto, saudável não deve estar, cuidado com isso, se quizeres arriscar com dois Discos tudo bem até podes ter sorte, 80% de hipótese de dar problemas, no entanto à casos de sorte, planta bem o aquário demodo a arranjar esconderijos, cuidado com troncos e pedras de pontas aguçadas, mas o mais importante compra a alguém conhecido, Discos de confiança, fala com o João Machado, costuma ter Discos saudáveis ou alguém aqui do forum que tenha criação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais