Escalar


Trigoc

Recommended Posts

OK tenho um problema que agradecia algumas opiniões

Tenho um Aqua de 200 lts com 9 escalares lá dentro .

6 comprados do mesmo criador , tendo sido comprados inicialmente ( á um mês ) 2.

Em um mês os dois aumentaram 1 centimetro de tamanho , logo creio que o ambiente é adequado .

Comprei os outros 4 á uma semana , meti-os no Aqua e pareceram ficar bem .

Todos comiam (dou-lhes congelado intercalado com flocos 2 X por dia )

e em termos de aspecto não vejo alterações (feridas, barbatanas caidas ).

Embora tudo isto quando cheguei a casa hoje , tinha um quase morto ( que morreu passado duas horas de eu o ter detectado ) e tenho outro que esta muito junto ao fundo do Aqua o quenão é bom sinal .

nitritos estão ok

amonia ok

tenho o ph um pouco alto 7.6, será que posso partir por ai ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Esse escalar que morreu e o que está "no fundo" estão nesse aquário à quanto tempo?

Vieram de um pH semelhante ao teu? 7.4 é um pouco elevado... mas isso não quer dizer que não os consigas manter com esse pH...

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não me parece uma questão de parametros de agua.

 

Pela descrição de factos parece-me que os exemplares mais antigos não receberam de bom grado a chegada dos restantes exemplares.

 

Os exemplares mais recentes perante a presença autoritária dos mais velhos, ressentiram-se e gradualmente deixaram de alimentar-se nas devidas condições, ficando cada vez mais fracos e susceptiveis a doenças.

 

Nada melhor que colocar esta questão ao criador.

Ele melhor que ninguem conhece os seus peixes.

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escalar deve ter ficado nem uma hora morto dentro de agua .

Em relação á alimentação . eu normalmente dou-lhes o congelado e fico a ver , pois tenho um deles com uma particularidade engraçada .

Assim que a comida cai no aqua ele dispara agarra um bocado ,foge sempre em marcha atrás para junto do vidro . á alguns deles que nem desconfiam que a comida lá caiu :D .

Mas parece-me que todos comem .

Em relação a perguntar ao criador é dificil pois comprei-os numa loja que os comprou a ele , e eles são um pouco renitentes a divulgar as fontes .

E m relação ao ph meti um pouco de turfa no filtro para ver se a consigo levar pelo menos a neutro .

Tenho tambem dois troncos , alguma ideia para baixa-lo por metodos naturais ?

Obrigado pelas dicas pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Antes de mais, e uma vez de que se trata de um novo membro, gostaria de lhe dar as boas vindas a este forum. Para uma melhor compreensão de todos, seria positivo preencher os campos do seu perfil, entre os quais a localidade em que reside.

 

A turfa tem essa particulariedade quando introduzida no filtro.

 

Ao ler a sua mensagem atentamente fiquei na dúvida, uma vez que na primeira mensagem refere que todos comem e já na segunda refere que alguns nem desconfiam que a comida é fornecida.

 

A hipotese mais plausível parece-me mesmo estar relacionada com uma questão de hierarquia.

 

Um abraço

Miguel

 

p.s. Os escalares quando adquiridos da segunda vez pertenciam ao mesmo grupo dos primeiros ? Pergunto isto porque refere que os seis exemplares foram adquiridos numa loja com proveniencia nacional com um mes de intervalo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi miguel . vou tentar ser mais explicito .

Eles todos comer , , o facto de alguns nem verem a comida que o outro escalar rouba é só aquela mas como eu meto sempre 3 cubos pequenos de congelado aindam sobram dois .

Os escalares são todos do mesmo grupo com toda a certeza pois falei com o rapaz da loja sobre isso . comprei um total de 6 escalares nacionais e mais 3 pequenos importados , um dos quais morreu hoje tambem .

a composição do meu aquario é :

200lts

6 especies de plantas predominancia para cryptocorinna wendili, feto de java , anubia anã + 3 especies de anubias diferentes .

9 cory bronze

2 pleucostumus

7 tetra cardinal

4 trigochaster leeri

5 escalares medios

2 pequenos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De acordo.

 

Quando refere: " ... o outro escalar rouba ... "

 

Poderá existir já uma hierarquia no seu aquario.

 

O amigo já reparou se os escalares mais antigos no aquario tendem a perseguir, por vezes, os restantes exemplares ?

 

Os mais recentes têm como hábito estar escondidos entre as plantas e/ou perto do vidro traseiro ao contrário dos outros que nadam livremente pelo centro do aquario ?

 

E quando fornece o alimento, os antigos afastam os mais recentes ( costuma notar-se mesmo uma certa timidez e receio nos mais recentes ao vir a superficie para receber o alimento ), impedindo de uma certa forma a correcta alimentação, bem como, o correcto bem estar, destes últimos.

 

Obrigado

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivam!!!

Estive a ler este post e fiquei com algumas duvidas!

Tenho um Aqua de 200 lts com 9 escalares lá dentro .  

6 comprados do mesmo criador , tendo sido comprados inicialmente ( á um mês ) 2.  

Em um mês os dois aumentaram 1 centimetro de tamanho , logo creio que o ambiente é adequado .  

Comprei os outros 4 á uma semana ,

Quando é que comprou os outros 3 escalares? Estes tres escalares é que eram os importados? Nos dias antecedentes à primeira morte, tinha colocado algum peixe ou planta no aquario? Qual o tipo de filtragem ? Quando foi a ultima vez que fez limpeza do filtro?

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá anibal

então é assim : dos 9 , comprei 2 nacionais , após um mês comprei mais 7 sendo 4 do mesmo grupo dos dois iniciais e comprei 3 escalares pequenos importados ( do tamanho de uma moeda de 1 €) . mudei algumas plantas DEPOIS de o primeiro ter morrido ( um do segundo grupo e nacional ).

A minha filtragem neste momento é um Fluval 204 com carvão no primeiro estagio inferior /Turfa 2º estagio / e ceramica cilindrica no 3ªestagio .

Fiz mudança de palntas e pedras no aquario de modo a que o territorio se torna-se confuso e se algum tivesse essa noção a perde-se .

 

#Miguel Pereira #

Em relação á hipotese de hierarquia , é o seguinte :

Tenho realmente dois dos escalares nacionais sempre escondidos , mas nunca vi agressaõ por parte dos dois Iniciais a não ser logo no primeiro dia .

De qualguer modo passei esses dois para outro aquairo que eu tenho mais pequeno mas bastante plantado e com as caracteristicas de agua identicas ao grande, tento mante-las iguais de modo a passar peixes de um para outro em caso de necessidade, Vamos lá a ver se eles melhoram.

O meu unico problema é que eu queria fazer um grupo para conseguir ter pleo menos uma femea , mas a retira-los desta maneira não sei se me safo :lol:

De qualquer maneira a saude dos peixes está primeiro .

 

Obrigado pela atenção pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

As mudanças de ph não fazem bem aos peixes...Mas eu já mudei os meus escalares de ph 7,5 para 6,2 ou 6,4 sem problemas.

O carvão activado só se utiliza para retirar os medicamentos do aquario, por isso eu retirava o carvão do filtro, penso tambem que tens falta de ceramicas no filtro ( a eheim tem uma muito boa "substrat" mas é algo cara, a sera tambem tem uma muito boa mas não sei o nome).

Os escalares quando estão a comer normalmente não lutam, pois estão mais preocupados com a comida...

Os escalares gostam de mostrar a sua beleza, quando isso não acontece é porque está a haver algum problema no aquario, vai fazendo mudas de água, e verifica se todos comem, vais ver que brevemente todos se vão dar bem...

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais