É Precisso Ser Temperado?


Recommended Posts

Boas, tenho uma dúvida que gostaria de ser esclareçida. Pretendo fazer um aquário, e como tal tenho de comprar o vidro. A minha dúvida prende-se com o facto de saber se o vidro tem de ser temperado ou não? Já agora o aquário será de 100x45x55 com 245 litros brutos, e a espessura de 8mm. Qual a vantagem de ser temperado?

Obrigado

Editado por perisafe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vale a pena ser temperado,por precaução podes é meter umas transversais.Embora os 8mm devam chegar.Mas mais vale prevenir :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma dúvida que gostaria de ser esclareçida. Pretendo fazer um aquário, e como tal tenho de comprar o vidro. A minha dúvida prende-se com o facto de saber se o vidro tem de ser temperado ou não? Já agora o aquário será de 100x45x55 com 245 litros brutos, e a espessura de 8mm. Qual a vantagem de ser temperado?

Obrigado

 

O meu é identico! e é de 1cm de expessura e não tem traves, já o comprei assim!!

Vai á Jardiland na Maia que estão com um promoção espetacular!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma dúvida que gostaria de ser esclareçida. Pretendo fazer um aquário, e como tal tenho de comprar o vidro. A minha dúvida prende-se com o facto de saber se o vidro tem de ser temperado ou não? Já agora o aquário será de 100x45x55 com 245 litros brutos, e a espessura de 8mm. Qual a vantagem de ser temperado?

Obrigado

A vantagem de ser temperado é que alem de mais resistente eu muito mais resistente á abrazão ou seja dificil de riscar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A menor vantagem em ser temperado e não estalar mas sim desfazer se instantaneamente em caquinhos pequeninos e o que estiver dentro do aquário vir para o chão como se fosse um tsunami.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu é identico! e é de 1cm de expessura e não tem traves, já o comprei assim!!

Vai á Jardiland na Maia que estão com um promoção espetacular!

 

 

Vou ir lá sem dúvida pois sou cliente assíduo :D mas já tou a ver que não tem grande perigo não ser temperado.

Editado por perisafe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ir lá sem dúvida pois sou cliente assíduo ;) mas já tou a ver que não tem grande perigo não ser temperado.

Aqua de 260 litros + filtro Fluval 405 + termostato de 300 w + calaha de iluminação Glo ...tudo 245 euros!!!

Queres melhor???lol

 

Tudo separado custa mais de 500 €! :D

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que encontrei na NEt o vidro temperado não deve ser usado na construção de aquários, sobretudo por uma questão de segurança.

 

Os principais problemas :

- As pontas do vidro são arredondadas, o que dificulta a aderência da cola/silicone

- A cola não adere direito ao vidro temperado

- A dureza do vidro temperado impede que o vidro faça a famosa "Barriga" em caso de problemas com as travas. Por isso, ele estoura de uma vez, e sem aviso prévio

- O vidro temperado tem tensões internas que o deixam mais resistente a batidas comuns (vide portas de vidro), mas também fica mais vulnerável a pancadas secas com pontas.

- Não pode ser cortado e o preço é muito maior

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres um vidro especial e topo de gama para fazer um aquario em segurança então vai para vidro laminado...são varias camadas de vidro e uma pelicula elastica no meio q nunca deixa desagregar o vidro.... aí mesmo q se parta faz muita barriga mas nao rebenta nem se separa nunca.... é assim que se faz os anti-bala e anti-bomba nos gabinetes dos gajos VIP.... mas não sei se tás a ver o preço dessa coisa, alem de que se não comprares nenhum peixe da al qaeda tás safo....usa mas é vidro normal de 10mm e põe uma travessa central como toda a gente. tem q ser de 8mm por alguma promessa?

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora aí está um bom contacto ... é que vidro laminado é caro...eu sei porque quando era novo andei a alancar com as janelas de um gabinete de um ministro e eram dessa stadip, e a facturinha era upa upa.... na casa dos milhares e nem eram euros...eram contos... mas tinham 35mm e pesavam bem mais q eu cada janela..... hardtecnics vou-te adicionar ao hotmail para futuros contactos ok?

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

antes de mais um muito obrigado por todas as vossas opiniões. Já aprendi mais alguma coisa. Agora surgiu-me foi um problema, que é a mesa onde supostamente o iria colocar não vai aguentar com tanto peso. Vou ter de modificá-la ou então comprar uma nova :-D E qt ao aquário, se calhar a melhor opção será comprá-lo já feito. Não vou querer arriscar nisto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

absolutamente verdade Hardtecnics.... e se arranjares bons preços para isso só vale mesmo a pena...principalmente para aquas grandes. eu s´conheci essas janelas da stadip que vinham feitas a medida de espanha e acho q aquilo era anti granada... nem era só anti bala. mas já agora de onde és?

para ver se vale a pena pedir-te um orçamento. ao meu vidraceiro normal já pedi e não dava...o preço era muito alto.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho uma dúvida que gostaria de ser esclareçida. Pretendo fazer um aquário, e como tal tenho de comprar o vidro. A minha dúvida prende-se com o facto de saber se o vidro tem de ser temperado ou não? Já agora o aquário será de 100x45x55 com 245 litros brutos, e a espessura de 8mm. Qual a vantagem de ser temperado?

Obrigado

 

Caso queiras construir o teu proprio aquario tens aqui tudo o que necessitas.

tipos de vidro que podes usar, formulas de calculo da espessura do vidro segundo a coluna de agua, tensões etc

 

http://saint-gobain-glass.com/pg/b1012.asp

 

Os vidros podem ser comprados já cortados na medida que pretenderes sejam laminados, temperados (com aresta quebrado ou boleada) ou recozidos na SG Covilis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha então já agora posso verificar se ficará em conta ou não fazê-lo. As medidas form alteradas pois encontrei um aqua que gosto muito com 120x45x50 para 260L. Será possível fazeres-me um orçamento?

perisafe@gmail.com

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.