Killes


xaves

Recommended Posts

Olá,

 

É um peixe que se torna complicado de reproduzir em massa e só por isso não é atractivo comercialmente (Os anuais devem ser os piores neste caso).

Também não devem gostar muito de peixes sem nomes comuns (tirando um caso ou outro) e ainda por cima a grande maioria tem população (geralmente aonde foram apanhados, por quem e em que ano) e tudo isto não deve justificar o esforço, é mais facil vender guppies e outros peixes. Mesmo assim já vi uns Aphy. australe sem população e umas epyplatys numa ou outra loja.

 

Isto é a minha opinião, mas já responderam algures por aqui no forum.

 

Espero que tenhas ficado esclarecido.

 

EDIT: depois de uma rápida pesquisa....

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=162274

Editado por ceraunius
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa em que os killies são chatos nas lojas são as temperaturas... nas lojas os aquário estão sempre a 26-27º C (na loja de animais ao lado do AKI de Telheiras estão todos a 30º que até andam de lado, literalmente). A maioria dos killies não gosta de temperaturas muito para lá dos 22-23º C, para os ter na loja, ou morrem, ou têm uma bateria própria com algum método de refrigeração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa em que os killies são chatos nas lojas são as temperaturas... nas lojas os aquário estão sempre a 26-27º C (na loja de animais ao lado do AKI de Telheiras estão todos a 30º que até andam de lado, literalmente). A maioria dos killies não gosta de temperaturas muito para lá dos 22-23º C, para os ter na loja, ou morrem, ou têm uma bateria própria com algum método de refrigeração.

 

Boa Tarde

 

Gostaria de fazer uma pergunta. Este verão por exemplo a temperatura do meu aquario de 30 cm chegou aos 30-32C apos as 10 horas de luz (28-30C à noite), e o meu outro aqua, de 60 cm) sem termostato ligado também, manteve-se nos 30C durante o periodo de iluminação (nao vi há noite mas nao me parece que arrefecesse muito mais). Não tenho killies (ainda), mas se tivesse como é que é habitual refrigerar a água, e será que isso é mesmo imperioso, ou eles aguentam uma estação por ano assim (especialmente os aphyosemion, chromaphyosemion e epiplatys)?

 

Em relação a locais de venda de killies, deparei-me com este site espanhol : http://www.acuariosleuka.com/PECES.htm

 

Lá eles têm várias espécies de killies para venda. Mas não sei até que ponto eles são eficientes a não contaminar as espécies, como por exemplo vender um macho da espécie A, e uma fêmea de especie B, pensando que pertence a A, e tb nao sei se a classificação taxonómica (espécie, população) que eles fazem aos peixes é a correcta. Se forem bons nisto, é um sítio para encontrar espécies difíceis de encontrar.

 

Abraços

 

Tiago

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Começando pela pergunta do xaves com a resposta tipo 1, a directa e amável :) :

 

- (factor principal) Não é rentável produzir killies em quantidades comerciais

- (factor secundário mas ainda assim muito importante) A generalidade dos killies não gosta das condições standard das lojas: muita luz, muito calor, filtração intensa, elevada densidade peixe/aquário. Resultado: morrem, o que não é bom para o comércio.

(factores acessórios)

- Na maior parte dos casos, só os machos são coloridos. As fêmeas não se vendem sozinhas. Vender só aos casais torna o produto caro para quem só quer peixinhos bonitos para pôr na sala.

- Na maior parte dos comunitários os killies morrem muito depressa (variadíssimas razões). Quem os compra uma vez para esse efeito não volta a repetir o disparate.

- Algumas espécies aparecem por vezes no comércio: Aplocheilus lineatus, Epiplatys dageti, Pseudepiplatys annulatus, Fundulopanchax gardneri, Aphyosemion australe. Para quem se interessa por killifilia a sério não tem grande interesse comprá-los. Isto porque não existem garantias mínimas quanto à sua origem e pureza de espécie/população (conceito muito apreciado pelos killiófilos). Mas também, quem não se interessar por killifilia a sério o melhor é deixar os bichinhos em paz e comprar guppys, ciclídeos e tetras.

 

Outra resposta à pergunta do xaves (tipo 2, à bruta :twisted: ):

 

- Não interessa para nada se existem killies à venda nas lojas ou não.

- Quem se inscreve na APK recebe um casal de peixes (entre outras coisas). Ou seja, numa análise muito simplista, a APK "vende-te" um casal de peixes. Mas isso também é o que menos interessa.

- O problema dos sócios activos da APK não é conseguir peixes/espécies mas sim arranjar aquários para colocar os peixes que nos dão (repara que não escrevi "vendem"; é mesmo "dão").

- Para conseguir espécies mais raras existem as convenções. Aqui sim, podem-se comprar muitos killies. Se quiseres, encara uma convenção de killifilia como uma "grande loja". Daqui por um mês, em Lisboa, terás muitas dezenas de lotes disponíveis para venda.

- Outra maneira de conseguir espécies pouco comuns é aproveitando um programa que a APK tem para compra de peixes em convenções estrangeiras. Hoje mesmo está um sócio da APK na Dinamarca com uma carrada de encomendas para compras na convenção escandinava. Garanto-te que são peixes que nunca aparecerão em lojas.

 

A minha conclusão depois destes dois tipos de resposta é a seguinte:

 

- Se te interessas (ou queres interessar) a sério pelos killies não percas o teu tempo com lojas. Aparece nas reuniões da APK para ver como é. Se não puderes aparecer avisa pois tentaremos ajudar na mesma. Se gostares inscreves-te, recebes os teus primeiros peixes, tentas ter sucesso e és ajudado. Se a coisa correr mesmo mal (o que tentaremos a todo o custo evitar) não renovas a tua inscrição e não perdeste muito.

- Se não te interessas (ou não queres interessar) a sério pelos killies não percas nem o teu tempo nem o teu dinheiro, nem em lojas nem com a APK. Os killies agradecem e estou certo que tu também.

 

Espero que não te ofendas com a frontalidade da resposta tipo 2 nem com as conclusões. A minha única intenção é ajudar :)

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de fazer uma pergunta. Este verão por exemplo a temperatura do meu aquario de 30 cm chegou aos 30-32C apos as 10 horas de luz (28-30C à noite), e o meu outro aqua, de 60 cm) sem termostato ligado também, manteve-se nos 30C durante o periodo de iluminação (nao vi há noite mas nao me parece que arrefecesse muito mais). Não tenho killies (ainda), mas se tivesse como é que é habitual refrigerar a água, e será que isso é mesmo imperioso, ou eles aguentam uma estação por ano assim (especialmente os aphyosemion, chromaphyosemion e epiplatys)?

 

Olá de novo

 

Existem vários métodos para baixar a temperatura da água. Uns mais caros e eficientes, outros mais baratos (de borla) mas de sucesso limitado. Os primeiros são os ares condicionados e outros tipos de refrigeradores, mas isso já tu sabes :twisted:. Os segundos são:

 

- Reduzir (no limite eliminar) o número de horas de iluminação.

- Substituir as tampas de vidro dos aquários por redes. A evaporação pode reduzir um pouco a temperatura.

- Claro que se parte do princípio de que os aquários não estão nas zonas mais quentes das casas (tipo marquises) nem com luz solar directa.

 

Quanto à segunda pergunta, é imperioso nuns casos e noutros não. Convém seleccionar as espécies consoante as condições que lhes podemos oferecer. Por exemplo, dos géneros que falas apenas os Epiplatys aguentarão bem as temperaturas que referes. Os Aphyosemion (Chromaphyosemion incluídos) não aguentam isso durante muitos dias.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

Existem vários métodos para baixar a temperatura da água. Uns mais caros e eficientes, outros mais baratos (de borla) mas de sucesso limitado. Os primeiros são os ares condicionados e outros tipos de refrigeradores, mas isso já tu sabes :). Os segundos são:

 

- Reduzir (no limite eliminar) o número de horas de iluminação.

- Substituir as tampas de vidro dos aquários por redes. A evaporação pode reduzir um pouco a temperatura.

- Claro que se parte do princípio de que os aquários não estão nas zonas mais quentes das casas (tipo marquises) nem com luz solar directa.

 

Quanto à segunda pergunta, é imperioso nuns casos e noutros não. Convém seleccionar as espécies consoante as condições que lhes podemos oferecer. Por exemplo, dos géneros que falas apenas os Epiplatys aguentarão bem as temperaturas que referes. Os Aphyosemion (Chromaphyosemion incluídos) não aguentam isso durante muitos dias.

 

Abraços

 

Vasco

 

 

Obrigado pelas informações Vasco. (Se não te importares vou tratar-te por tu, se te importares diz :twisted: ).

 

Eu tenciono ir à VII convenção da APK, para ver como é, e ver dezenas de espécies bonitas. Talvez me faça sócio antes, senão tenciono fazê-lo na convenção em Outubro, se for possível. Por curiosidade, no estatuto de sócio da APK, para além de me levar a mim próprio a ver as instalações do aquário vasco da gama gratuitamente, posso levar 2 ou 3 amigos/família?

 

Relativamente ao casal de killies que dão a cada novo sócio, sei que dizem no site que à oferta é de uma expécie que haja disponível no momento. Pergunto é se posso escolher de entre as que estejam disponíveis na altura, e como saber quais são e proceder ao pedido, e junto de quem. É que estava mais a pensar numa espécie de Aphyosemion (striatus, ou pyrophore, mas são tantas as sp que só vendo), ou de Chromoaphyosemion, que pelas fotos que vi parecem-se com Aphyosemion mas têm a barbatana dorsal bastante maior (são lindos!).

 

O pagamento das cotas que se faz aquando a inscrição como sócio da APK pode ser efectuado por transferência bancária, ou essa opção é apenas para cotas futuras? E quanto é o valor de 1 ano de cotas? Parece-me que li algures que era 25 euros. Ainda é?

 

Abraço e obrigado

 

Tiago

Editado por tdmatos

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas informações Vasco. (Se não te importares vou tratar-te por tu, se te importares diz :| ).

 

Claro que não me importo. Aliás, na APK o único que não me trata por tu é o Castro. E não há maneira de dar a volta a isso :o .

 

Por curiosidade, no estatuto de sócio da APK, para além de me levar a mim próprio a ver as instalações do aquário vasco da gama gratuitamente, posso levar 2 ou 3 amigos/família?

 

Sim, a visita é para sócios da APK e convidados.

 

Relativamente ao casal de killies que dão a cada novo sócio, sei que dizem no site que à oferta é de uma expécie que haja disponível no momento. Pergunto é se posso escolher de entre as que estejam disponíveis na altura, e como saber quais são e proceder ao pedido, e junto de quem. É que estava mais a pensar numa espécie de Aphyosemion (striatus, ou pyrophore, mas são tantas as sp que só vendo), ou de Chromoaphyosemion, que pelas fotos que vi parecem-se com Aphyosemion mas têm a barbatana dorsal bastante maior (são lindos!).

 

Na altura serás contactado pelo responsável por essa área (actualmente o Luis Oliveira) que acertará contigo o melhor compromisso entre o que pretendes e o que existe para oferecer. Podes ter a certeza que ele fará os possíveis por ir ao encontro dos teus interesses.

 

O pagamento das cotas que se faz aquando a inscrição como sócio da APK pode ser efectuado por transferência bancária, ou essa opção é apenas para cotas futuras? E quanto é o valor de 1 ano de cotas? Parece-me que li algures que era 25 euros. Ainda é?

 

Pode-se fazer o pagamento por transferência bancária para a primeira cota ou para todas as outras. Ainda é 25 euros para maiores de 18 anos residentes em Portugal. Para menores é 12,5 euros e para o estrangeiro é um pouco mais caro. Já desde 2001 que se mantém esse valor e esperamos conseguir que não aumente durante mais uns tempos.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não me importo. Aliás, na APK o único que não me trata por tu é o Castro. E não há maneira de dar a volta a isso :P .

Sim, a visita é para sócios da APK e convidados.

Na altura serás contactado pelo responsável por essa área (actualmente o Luis Oliveira) que acertará contigo o melhor compromisso entre o que pretendes e o que existe para oferecer. Podes ter a certeza que ele fará os possíveis por ir ao encontro dos teus interesses.

Pode-se fazer o pagamento por transferência bancária para a primeira cota ou para todas as outras. Ainda é 25 euros para maiores de 18 anos residentes em Portugal. Para menores é 12,5 euros e para o estrangeiro é um pouco mais caro. Já desde 2001 que se mantém esse valor e esperamos conseguir que não aumente durante mais uns tempos.

 

Abraços

 

Vasco

 

 

Ok Vasco, obrigadão pela info!

 

Abraços

 

Tiago

Cumprimentos

 

Tiago Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que não te ofendas com a frontalidade da resposta tipo 2 nem com as conclusões. A minha única intenção é ajudar omg

 

Abraços

 

Vasco

 

Mas e claro que nao me onfendo e percebi muito bem tudinho omg

 

Antes de mais gostava de pedir desculpa pela demora e agradeçer a duas respostas a dp Vasco gomes e Ceraunius.

 

É que nunca percebi porque não encontrava estes peixes em lojas, assim ja esta mais que explicado, muito obrigada.

 

Em relação a começar com killes não estou numa boa altura para isso e alem disso tenhos os meus dois aquarios com peixes, mas daqui a um tempo que concerteza irei estudar mais sobre eles e entrar em mais um mundo de peixitos lindos com cores maravilhosas. Foi isso que me chamou muito a atençao nestes peixes as cores e ai sim irei contactar a APK e ir a reuniões ate mesmo para aprender com os experientes nesta materia..

 

Mais uma vez obrigada

Com Cumprimentos a todos

Xaves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais