Aqua 2000mm Em Casa


neto84

Recommended Posts

LOL!.... Essa nunca tinha ouvido!...

Se as travessas são em vidro é natural que com o tempo, e se não forem limpas (tal como acontece com os vidros dos nossos aquários), vão ficar sujas e quem sabe até um bocadito opacas aqui e ali, mas daí até " (...)nao vao deixar passar a luz como deve de ser(...)"!.... Por amor de Deus!.... :lol:

 

O vidro é natural que "corte" um pouco da luz que chega ao mesmo (seja luz solar, de uma lampada, etc), mas tanto corta alguma da "componente boa", como da "componente má" (UV, e cenas do género), mas daí até pelo facto de ter uma travessa as plantinhas irem notar assim tanto a diferença e não servir para ser um aqua plantado!... Dá-me vontade de rir... e eu até que nem estava hoje muito católico, ao ler isto até deu para sorri e alegrar um pouco!...

 

Pessoal com aquários com tampa: Esqueçam tentar fazer um plantado!!!! :oops: :D

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 164
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Neto84 pelo teu esquema, excelente!!! força..está exatamente igual ao meu.... com a vantagem de ires ter aquela parte logo fechada em armario...o meu nunca mais passou de um projecto...tá com a canalização toda à mostra. então em termos de medidas só tens que acautelar a dimensão dos aneis do passa-muros e uns milimetros mais...e com atenção a essas medidas furar o mais perto do bordo do aqua.

eu só tenho a coisa montada com uma diferença... a entrada de agua na sump está quase em linha recta com a descida...tem um cotovelo e um pequeno pedaço de tubo...e o retorno é que vem lá mais do fundo... eu digo-te porquê, é que o retorno é silencioso mas a entrada de agua na sump é um pouco barulhenta e quanto mais tubo tiver para borbulhar e gargarejar mais barulho faz... a não ser que na ponta ponhas um limitador de fluxo para obrigar o tubo a estar sempre cheio e sem ar...nesse caso tens que ter uma inclinação suave desde a saida da agua até ao cotovelo que liga ao tubo de admissão.

outra coisa que te aconselho vivamente é pores torneiras de segurança quer no tubo de saida de agua quer no do retorno...e põe essas torneiras dentro daquele armario à altura do aqua...facilita imenso a vida quando se faz tpas e evita estragarmos a bomba de retorno com secagens subitas q a deixa a trabalhar em seco.

entretanto esta do aqua ter tampas não dar para plantados...como diria o Rasputin e o Jorge Palma...deixa-me rir.... claro que dá para plantado... o segredo aí vai estar na potencia da iluminação...e reserva já aí uma espacinho para uma garrafa de CO2 das da superbock de 10L que para esse animal em plantado tem mesmo q ser a bombar forte e feio....

entretanto desenhaste a coluna com gradeamento em cima..ou pente. pensa bem se não queres fazer uns furos na parte de baixo da coluna para te admitir a agua a esse nivel e te ir puxando a porcaria para a sump...senão muito vais tu aspirar.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas sabes peninha começo a ficar com duvidas porque uns dizem-me que a sump e bom outros dizem-me que nao e boa nem nessecaria, que desperdiçio de dinheiro!!! :unsure:;) ja nao que que faça, ao mesmo tempo tenho medo de partir o vidro do aqua ao fazer os furos, que que dizes? va-le mesmo a pena para ti quais sao os pos e contras?

 

Cump.

Anthony

Editado por neto84

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vale mesmo a pena. e acho que só mesmo quem nunca teve é que pode dizer que se safa melhor com filtros externos...não tem nem comparação. que razões te deram para justificar que a sump é menos boa que qualquer filtro externo ou interno? é obvio que se controlares bem a população do aqua, não escolheres nunca peixes porcos e mantiveres um bom ritmo de tpas, o filtro que te indiquei no inicio o Eheim 2260 é menino para te aguentar muita coisa..... mas quando se quer chegar ao melhor...o melhor não se confunde...a sump ultrapassa de muito muito longe qualquer filtro. depois temos a parte visual... termostatos, UV, bombas acessorias para isto e para aquilo... tudo cabe dentro da sump.... e não se vê.... pergunta aos membros mais experientes do forum ou inclusivamente aos moderadores e admnistradores do forum para teres a certeza que estás a falar com gente entendida...

a meu ver pros todos, contras o teres que furar agora o aqua....realmente esse é o unico contra que eu vejo e por isso te aconselhei varias vezes já a chamares um vidraceiro experiente na coisa que traga a maquina de furar a tua casa.... pode ser um bocado mais caro (até porque os vidraceiros gastam imensa cerveja por hora) mas é realmente esse o unico ponto mais chato. alem disso aproveita para lhe encomendar a coluna já furada e coberta a negro para não te fazer muita alga e não se ver o sujo...e pede para ele a colar com bom silicone logo na altura depois de ter feito os buracos. ahhh esses buracos na coluna são sempre tapados com chapa inox perfurada para evitar peixes na sump claro.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha achei mesmo agora num topico dos salgados umas fotos espantosas sobre como furar o vidro em casa mas como deve ser...

espero que o dono das fotos nao se importe porque são de interesse para todos os aquariofilistas..vai pela 2ª pagina do topico abaixo até as veres...é mesmo aquilo que precisas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...38768&st=25

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pois nao duvido que nao seja bem melhor, agora inda por cima a minha mulher ouviu dizer que a sump fazia barulho!! ja me ta a fagar o juizo!! tambem nao faz assim tanto barulho?!

Olha as medidas da sump vao ser 130x40x45 tava a pensar deixar o primeiro compartimento com 30cm aquele espacinho com 5cm o outro tambem 30cm e espacinho com os 5cm e a ultima com 60cm que que dizes?

A respeito da coluna inda nao tou a perceber o pra neste caso se os tubos saem da lateral em cima do aqua?! nao dava pa evitar?

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha tava a pensar por esse "tubo" crivo em vez da coluna seca, que que dizes? Ja nao deve de cair pa sump!! ponha assim como ta ai -»passa murros essa reduçao e depois o crivo.

 

pic552210zq4.jpg

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, em relação as medidas da sump deixa mais 5 cm para cada compartimento faz 35+5 - 35+5 - 50 e isto porquê? porque assim mesmo os termostatos de 300W cabem lá deitados (compra Jaggers na aquaristic que são baratos) e assim aproveitas mais espaço para filtrantes. em relação ao barulho tens 2 boas maneiras que me lembre de o evitar... ou fazes com q a descarga seja directa dentro de agua no 1ºcompartimento ou arranjas uma caixa de prefiltração (qualquer tupperware baratucho que depois perfuras à volta e enches de biobolas e lã grossa)) e que assim pode fazer logo um seco/humido de entrada que é extremamente eficaz como filtração biologica. depois o facto de teres móvel fechado abafa o resto.... não é dificil teres isso quase insonorizado...outra coisa importante é na 1ª curva da saida de agua teres um furinho onde caiba um pequeno pedaço de tubo de ar, para que a agua ao ir para baixo não precise de gargarejar, entendes? se tiver esse furinho o ar entra e a agua não faz sucessivas bolhas e o caracteristico glugg ggluuugg glluuuggg.agora vou analisar esta tubagem como a pões aqui....a ver se percebo , o crivo para saida de agua pode ser embora possa respingar muito, tens que pensar que a agua vai descer à mesma velocidade que vai subir....mas eu para isso ponho sempre uma garrafa de 1,5l em volta da saida de agua na sump...abafa barulho e evita respingos.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pois nao duvido que nao seja bem melhor, agora inda por cima a minha mulher ouviu dizer que a sump fazia barulho!! ja me ta a fagar o juizo!! tambem nao faz assim tanto barulho?!

Olha as medidas da sump vao ser 130x40x45 tava a pensar deixar o primeiro compartimento com 30cm aquele espacinho com 5cm o outro tambem 30cm e espacinho com os 5cm e a ultima com 60cm que que dizes?

A respeito da coluna inda nao tou a perceber o pra neste caso se os tubos saem da lateral em cima do aqua?! nao dava pa evitar?

 

Cump.

Anthony

se como eu te disse não queres obrigar o fluxo da agua a vir de baixo e portanto te servir apanhar a agua ao cimo do aqua...podes evitar fazer a coluna... tens apenas que arranjar uma proteção para os peixes nao irem pelo cano e para isso basta por exemplo um vaso daqueles em plastico quadriculados das plantas aquaticas...teem mesmo a medida certa para os tubos de 50mm e ficam mesmo bem. a coluna apenas te iria servir para depois de furada em baixo te fazer uma puxada da água do fundo do aqua ...mais nada... com essa furação em cima e se não tiveres peixes muito porcos não há problema em abdicar da coluna.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tou a ver nesse tal furinho e por apenas um tubinho, aqueles fitros interiores com ar tem um tubo desses que se mete de fora do aqua e tem uma peça na ponta que da pa regular a entrada do ar, esses dao nao dao?

Pois do barulho tambem nao me preocupa mas ja sabes...mulheres bowdown

Pois eu falei desse crivo que de momento nao me lembrava de mais nada mas se esse vaso daentao nao preciso de comprar porque lo arranjo um vaso desses.

Bem agora ta na hotra de ir de fazer o tpa os meus meninos e depois vou soldar o movel.

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De resto peninha aquela abertura das divisoes com 5cm e suficiente?

 

Pessoal eu costumo dirigir-me ou citar o nome do peninha porque ele tem sido uma ajuda preciosa para mim, mas todos podem participar dar as suas opinioes, comemtar etc.... nao pense que nao quero opinioes de mais ninguem. Abraço a todos

 

Cump.

Anthony

Editado por neto84

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Peninha tenho tado a ver por causa da bomba de retorno (OR3500), o tubo da saida da bomba nao e em pvc, e daqueles normais dos filtro, aqueles verdes os mais usuais nao é? outra pergunta tinhas falado nos termostatos que

termostatos em sumps têm que ser dos que se desligam caso fiquem fora
isso tem algum nome especifico?

 

Cump.

Anthony

Editado por neto84

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora em relação aos intervalos da sump serem de 5cm, é mais do que suficiente... eu gosto de lá colocar espuma grossa e há a de 5cm de espessura por isso é mesmo a conta certa, eu nunca prescindo desse pormenor por causa das bolas de argila expandida não passarem de um compartimento para o outro, e sempre se criam ali uns biliões de bacterias que vão trabalhando muito bem... alem disso evita que passe qualquer tipo de grão de areia ou outra coisa qualquer até ao compartimento da bomba...

 

do furo e tubo no topo da saida de agua para a sump...sim é tubo de ar e podes arranjar aqueles limitadores como teem as powerheads para a entrada de ar... mas não é muito importante.

 

os termostatos que teem um dispositivo para se desligarem caso fiquem fora de agua não teem nenhuma denominação especial...apenas uns teem e outros não...e para por nas sumps uma vez que estão sujeitos a ficar a seco é melhor que tenham, eu só uso Jaggers e são excelentes... em tempos usei um Tetratec que comprei em promoção no Feira Nova.... e arrependi-me bem...a primeira vez que a sump despejou aquilo aqueceu em brasa e depois quando lhe caiu a agua mais fria em cima...crack.... por sorte o dijuntor tb foi ao ar e não fritei o peixe todo nesse dia ...por sorte... vai daí que a escolha do melhor material nem sempre sai mais caro.

 

e já agora para o colega Toyota: embora eu não seja expert, tenho 2 aquas grandes a trabalhar com sump por isso vou aprendendo alguma coisa, e em relação a esse esquema não está mal apenas acho que não estás a a dar espaço suficiente para a agua que vais descer quando faltar a luz ou a bomba de retorno parar por qualquer motivo...e isso é uma parte muito importante das sumps...teem sempre que ter espaço vazio para absorver toda a agua que vem por gravidade do aqua para a sump no caso do sistema parar...senao começas a despejar para o chão...e faltas de eletricidade acontecem...mesmo.

alem de que tambem nao percebi porque dás uma largura em baixo e outra inferior em cima...isso vai dar problemas de colagem... e fica fora de esquadria.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cortei na altura da 2ª divisoria mas podes cortar tambem na da 1ª para dar mais espaço . e dá uns 3 ou 4 mm de folga entre o topo das divisorias e a borda da sump, se a sump se começar a encher a agua vai ter espaço para circular entre os espaços todos da sump antes de sair pela borda fora.. senão o 1º espaço entope, enche e antes que a agua vá pro 2ºespaço já está a ir pro chão.

 

Pic_10392_1.jpg

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cortei na altura da 2ª divisoria mas podes cortar tambem na da 1ª para dar mais espaço . e dá uns 3 ou 4 mm de folga entre o topo das divisorias e a borda da sump, se a sump se começar a encher a agua vai ter espaço para circular entre os espaços todos da sump antes de sair pela borda fora.. senão o 1º espaço entope, enche e antes que a agua vá pro 2ºespaço já está a ir pro chão.

 

Pic_10392_1.jpg

 

ola peninha obrigado pelas dicas

 

as medidas que ves 300 em baixo e 294 em cima e assim os 300 e o fundo da sump os 294 é as laterais pois ficam entre o vidro da frente e o de tras a espesura do vidro e de 3 mm

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas toyota so uma coisa nao achas que 3mm nao sera pouco? nao site da redfish (Redfish) tens la uma opçao que é para fazer orçamentos poes as medidas e eles dizem a espessura minima que deve ter e la diz 6mm com essas medidas que tens, ja agora que medida é essa 505.69 eu pus la como 550mm, com que vidro é que vais fazer a sump? Laminado nao é? se for acho que nao ha de 3mm.

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas toyota so uma coisa nao achas que 3mm nao sera pouco? nao site da redfish (Redfish) tens la uma opçao que é para fazer orçamentos poes as medidas e eles dizem a espessura minima que deve ter e la diz 6mm com essas medidas que tens, ja agora que medida é essa 505.69 eu pus la como 550mm, com que vidro é que vais fazer a sump? Laminado nao é? se for acho que nao ha de 3mm.

 

Cump.

Anthony

 

ola neto84 acho que os 3 mm chegam perfeitamente pois nao te esquecas que vai ter 3 vidros no meio a reforcar por isso nao deve abrir alem de que o vidro em prencipio deve ser de borla

em relacao a medida 505.69 e efeitos do autocad pois deveria ser 500 mm que é o vidro da frente

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para sump normalmente de 6mm chega neto84 pois as varias divisorias dão muita resistencia e depois de tudo a trabalhar tambem nao se mexe muito na sump...

 

agora para o Toyota, 3mm é realmente muito pouco e muito arriscado mesmo para uma mini sump como essa...pensa em pelo menos 5mm. em 3mm se bates com uma bomba ou assim é o suficiente para estilhaçares isso... e tb deve aguentar ser levantada cheia visto ser tão pequena mas em 3mm acho arriscado aré isso...e as propria colagem com silicone...a espessura do silicone entre vidros vai ser muito pequena e muito sujeita a vazamentos. cuidado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para sump normalmente de 6mm chega neto84 pois as varias divisorias dão muita resistencia e depois de tudo a trabalhar tambem nao se mexe muito na sump...

 

agora para o Toyota, 3mm é realmente muito pouco e muito arriscado mesmo para uma mini sump como essa...pensa em pelo menos 5mm. em 3mm se bates com uma bomba ou assim é o suficiente para estilhaçares isso... e tb deve aguentar ser levantada cheia visto ser tão pequena mas em 3mm acho arriscado aré isso...e as propria colagem com silicone...a espessura do silicone entre vidros vai ser muito pequena e muito sujeita a vazamentos. cuidado.

 

E as divisoes com 6mm tambem? ou mais pequeno? outra coisa eu ao lado da sump tenho uma parede e do outro lado é exterior da casa tava a pensar fazer um burado na sump ao pe da maquinaria o mais em cima possivel, tipo de 50mm e outro na parede ate ao exterior no caso de algum problema ia directamente pa rua, que que achas? Eu acho que nunca e de mais. ::D:

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para sump normalmente de 6mm chega neto84 pois as varias divisorias dão muita resistencia e depois de tudo a trabalhar tambem nao se mexe muito na sump...

 

agora para o Toyota, 3mm é realmente muito pouco e muito arriscado mesmo para uma mini sump como essa...pensa em pelo menos 5mm. em 3mm se bates com uma bomba ou assim é o suficiente para estilhaçares isso... e tb deve aguentar ser levantada cheia visto ser tão pequena mas em 3mm acho arriscado aré isso...e as propria colagem com silicone...a espessura do silicone entre vidros vai ser muito pequena e muito sujeita a vazamentos. cuidado.

 

 

achas mesmo que e pouco entao vou ver se o gajo me arranja de 5 mm. ja fis as alteracoes que indicaste peninha e ficou assimvai foto em baixo o ultimo vidro que tem 59.22mm de altura e para as ceramicas e a argila espandida nao passarem para a bomba ah e ja agora da uma vista de olhos aqui e se faz favor diz se esas saidas de agua estao bem as saidas e os tracos a encarnado

 

 

sumpcomodeveser.jpg

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E as divisoes com 6mm tambem? ou mais pequeno? outra coisa eu ao lado da sump tenho uma parede e do outro lado é exterior da casa tava a pensar fazer um burado na sump ao pe da maquinaria o mais em cima possivel, tipo de 50mm e outro na parede ate ao exterior no caso de algum problema ia directamente pa rua, que que achas? Eu acho que nunca e de mais.

 

Cump.

Anthony

Fotos do oceanario:Fotos oceanario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas mesmo que e pouco entao vou ver se o gajo me arranja de 5 mm. ja fis as alteracoes que indicaste peninha e ficou assimvai foto em baixo o ultimo vidro que tem 59.22mm de altura e para as ceramicas e a argila espandida nao passarem para a bomba ah e ja agora da uma vista de olhos aqui e se faz favor diz se esas saidas de agua estao bem as saidas e os tracos a encarnado

sumpcomodeveser.jpg

é a altura da divisoria so meio que vai dar a altura da agua na sump por isso a da primeira divisoria nao tem q ser tão curta pode ser igual à da segunda.

 

E as divisoes com 6mm tambem? ou mais pequeno? outra coisa eu ao lado da sump tenho uma parede e do outro lado é exterior da casa tava a pensar fazer um burado na sump ao pe da maquinaria o mais em cima possivel, tipo de 50mm e outro na parede ate ao exterior no caso de algum problema ia directamente pa rua, que que achas? Eu acho que nunca e de mais.

 

Cump.

Anthony

 

6mm é boa medida para vidro da sump... quer na caixa quer nas divisoes. essa saida de emergencia digamos que é um reforço de segurança, mas tem que ser bem implantado e calculado em termos de medidas...para não te mandar muita agua fora mas sim apenas a que for em excesso. no entanto nenhuma sump bem dimencionada deve atingir um nivel tal de agua que despeje para o chão...a sump deve trabalhar com um nivel de agua que lhe permita absorver toda a agua que desce por gravidade do aquario em caso de haver falta de luz ou a bomba de retorno avariar por qualquer motivo. por isso esse tubo de saida para o exterior acaba por ser quase inutil e alem disso pode ser um motivo de infiltração quer de frio quer de humidade...pensa bem se precisas dele.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.