LÂmpadas De Led


HEIMER

Recommended Posts

Hj, fui numa loja a procura de lâmpadas de led a colocar na minha calha do meu aquário, me deparei com as famosas Lâmpadas de led da avant, infelizmente a única que eles tinham era a de 1w (equivalente a 15w, mas não sei se 15w fluorescente ou incandescente, alguem se habilitaria?!), como no meu velhjo aqua d mbunas que uso 4 lampadas t8 de 20w, caso eu tranferisse isso para essas lampadas de led, eu deixariua de gastar 80w por dia para gastar cerca de 5w com quase mesma intensidade (75w, ja que cada lampada de 1w equivale a cerca de 15w), resta as dúvidas:

 

Será que a qualidade luminosa dela serveria para substituir as lampadas hqi ou t5??? Pois eu vi que existe lampadas led mais potente (refletores) que são usados em barco, poderia muito bem substituir um, hqi.

 

 

Deixem suas opiniões e conhecimentos !!!!

 

 

Abraço a todos

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os leds brancos, são menos eficientes do que uma lampada fluorescente. já estão lá perto mas ainda são menos eficientes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os leds brancos, são menos eficientes do que uma lampada fluorescente. já estão lá perto mas ainda são menos eficientes.

 

 

 

Vc conhece alguma site que venda lampadas acima de 1w??? Se sim posta ai

 

 

Valew

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:blush: O que posso facultar-te assim rápido, é ires a uma loja espécie "Rádio peças"(loja de equipamento electrónico) e tu ja na net pesquisares obre leds cores espectros etc.

::D: Assim com a matéria préviamente estudada é mais facil ao chegares seres específico e teras alguma resposta.

 

 

Nota: Caso pretendas fazer artesanalmente equipamento para Aquariofilia(DIY)

 

Fica bem, Vai dando notícias :P

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, até que enfim que alguem fala nos LED. Tenho estudado este tipo de iluminação que evolui a uma velocidade vertiginosa.

 

Actualmente existem vários tipos de Diodos Emissores de Luz (LED) e varias aplicações, mas ate ao momento ainda nõa consegui encontrar informação tecnica acerca de espectros de cor e temperatura.

 

Os mais interessantes são apelidados de "Dragon Leds" e têm uma intensidade luminosa impresionante, e incrivelmente no IKEA têm um preço agradavel.

 

Espero que alguem possa esclarecer melhor quanto ao espectro de cor e se eventualmente podem ser utilizados nos nossos aquarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os led's nos ultimos tempos têm evoluido mt e tb têm ganho mts adeptos para os mais variados fins ,se repararem actualmente bem sao mt utilizados nos automoveis mais modernos , lanternas e ate em nos semaforos das nossas estradas!

penso que num futuro proximo poderemos ter calhas de led's nos nossos aquarios ao nivel das utilizadas actualmente e so quem n vai gostar disso é a EDP... ;)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heimer, procura por representantes da lumileds, pertence ao grupo philips. Atenção que leds compotência igual ou superior a 1W precisam de dissipação.

 

Pedroasantos, procura no site da lumileds

 

os dragon leds nunca foram nada de jeito, apenas foram publicitados enganadoramente em muitas lojas online.

 

os mais interessantes neste momento preço/luz são os leds k2 da lumileds

 

william, são aplicações especificas, carros :

 

stops são vermelhos e piscas são amarelos Vs incandescantes com filtros é obvio que a poupança é grande neste caso

 

lanternas : leds brancos Vs incandescentes

 

semaforos: leds de cor especifica vs incandescentes com filtros de cor

 

lumens e graus kelvin, dependem do tipo de led, do bin do led (caixotes de separação em função da qualidade da fabricação) e da cor pretendida com o led. não existe 1, existem multiplos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just, diz-me uma coisa sff.

 

Sou da área da electricidade, e gostava de saber como se irá obter espectros que temos nas actuais lâmpadas, mas recorrendo aos materiais semi-condutores: Gálio, Germâcio e Silício (os mais usados na electricidade/electrónica). Dado que a cor do led depende do material usado, será que é possível jogar com a cor do led para se obter o equivalente a um espectro de lâmpada?

 

Cumps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, mas naõ só com semi-condutores :P é o principio do led+o principio da lampada fluorescente.

 

na lampada fluorescente tens a excitação do mercúrio no interior que liberta uv's que interagem com os pigmentos fluorescentes que revestem a lampada que depois emitem a luz que tu vês. A cor da lâmpada é determinada pelos pigmentos fluorescentes utilizados no revestimento.

 

 

nos LEDS tens uma emissão no azul e depois metes pigmentos fluorescentes á frente. se fores ver os leds de 6400K são basicamente um pico no azul e uma onda com aumento de intensidade no amarelo.

 

tens aqui um gráfico que explica melhor:

 

ledintrofigure10.jpg

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais