Equipa De Limpezas Para Mbunário...


MakoShark2

Recommended Posts

Digam lá de vossa justiça, em termo de compatibilidades e eficiência para um mbunário (cerca de 5 espécies).

 

Obg.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilherme:

Sei que a dieta dos mbunas é baseada em algas, mas estava mais a pensar naquelas que eles não comem (no vidro por ex.) e nos restos de comida.

 

tomas_bandeira:

Tenho corys no meu plantado e são de facto uma maravilha, o pb é que elas não aguentam a dureza e alcalinidade dos Mbunas (ciclídeos africanos).

 

A equipa de limpeza é então de dispensar?

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho actualmente no meu mbunário um plecos e um Cae. Coridoras não são realmente boa escolha devido ao parâmetros da água. O plecos anda sempre a levar chapadas dos restantes habitantes, especialmente do macho Metriaclima, agora o Cae ninguém o aborrece. Este último, depois de se habituar ao horário da comida, deixa de fazer o trabalho dele, tenho de o andar a trocar de aquário de mês a mês.

Uma boa equipe de limpeza são Tpa's e limpeza de fundo com frequência! Aí sim, tens o aquário sempre limpo.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer uma das espécies de limpadores têm pouco...o melhor mesmo para limpar é o x-ato!!!

 

Num aquário de mbunas, ficarão bem os ancistrus (sempre raspam algumas algas das plantas) ou os sinodontis (sempre comem alguma comida que caia no substrato e que os peixes não comam), neste caso precisamos de ter cuidado com o tamanho deles, se forem grandes comerão parte das desovas dos mbunas e em alguns casos até perturbem essas mesmas desovas evitando que eles se reproduzam. Uma espécie que aconselho para colocar com os mbunas são os petricula dwarf.

Os CAE também se dão bem com os mbunas e também raspam algumas algas, mas quando têm comida com fartura engordam de forma excessiva.

 

De qualquer das formas a eficiencia de limpeza é muito baixa em qualquer dos casos, devemos escolher uma especie ou varias especies que nos agradem mais...

 

abraço

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já desisti da caracolada...

 

Neste momento estou a ponderar o synodontis multipunctatus, sei que é do lago ao lado, mas pelo menos os parâmetros de água estão lhe bem.

 

Estou a pensar num só, para evitar o efeito cuco (não tenciono criá-los).

 

Que acham?

 

Cumps.

Editado por MakoShark2

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ancistrus para as algas e 1 Synodontis para os restos de comida. Também tenho ampulárias. Ao princípio os Mbunas implicavam um bocado. Mas agora não lhes ligam nenhuma...

Atenciosamente,

 

Vítor Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais