Poça Dos Lysmata


aquaben

Recommended Posts

Cumprimentos a todos os amantes dos salgados.

 

Venho aqui mostrar a minha “poça” dos Lysmata, sei que vão me xingar, e bem, pois 15lt é mais um penico que um aquário, mas para já é o que se pode arranjar cá em casa, com o andar da carruagem logo se vê onde esta minha intrusão nos salgados vais acabar…

Agora peço-vos ajuda para duas coisas, as algas filamentosas que estão na rocha devo tira-las e se sim como? Em relação ao Discosoma que se vê na primeira foto, alguém me pode ajudar a identifica-lo?

 

Esta poça é só para um par de Lysmata amboinensi, ainda lhe falta umas rochas para tapar o fundo, mas não tenciono meter mais nenhum invertebrado, (tirando os que vierem nas rochas claro), e peixes…nem eu seria capaz de meter um peixe num penico…

 

Esponja.jpg

 

Lysmataamboinensi.jpg

 

Lysmataamboinensi_1.jpg

 

Bem por agora é tudo…não sejam muito severos com este iniciante nos salgados…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se puderes posta o setup completo do aqua

 

também já pensei em fazer algo do género...mas acho que ainda tenho de deixar amadurecer a ideia...

 

estes camarões de agua salgada são mesmo um espetáculo...é um casal que tens aí? estás a pensar reproduzi-los ou nem por isso?

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Realmente isso é mesmo um penico, mas se não colocares mais nada mesmo, excepto equipa de limpeza, tudo bem!

Sobre os "discosomas", é simples de identificar! São Actinodiscus sp.

Sobre as algas, arrranja uns hermitas que eles devem tratar disso!

Já agora, também gostava de saber o setup e gostava de ver uma geral disso!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

para já tens ai umas esponjas muito bonitas... as azuis.

 

o actinodisco é como o pedro diz. A identificação nos salgados é sempre mais complicada. Se quiseres avançar a serio nos salgados e se gostares mesmo de saberes o que tens no aquario, tens um livro do Veron que é tipo a biblia do hobby em termos de identificação.

 

de resto, algas é 1 ou 2 ermitas. Tambem se o aquario foi montado à pouco ´+e normal algas.

 

Podes tambem meter um Hepatus e um flavences que eles dão cabe das algas....hehehe. Tou a brincar!!!!

 

 

abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Setup para já é o seguinte, mas estou à espera de um filtro de cascata com escumado…

 

Aqua- 20lt brutos, 15lt reais

Filtro cascata Aqua-clear 700lt/h

Filtro interno de 200lt/h, para fazer circular a agua no tubo de ionização.(não sei o nome da geringonça…)

 

1kg de areia de coral (esférica)

 

Fauna

2 Lysmata amboinensi, um macho e uma fêmea (esta foi só para armar aos cágados…)

2 Desmacidon tusular (esponjas)

6 Actinodiscus sp. ???

4 discosomas brancos com manchas laranjas(tenho que tirar umas fotos para ver se conhecem…ou é mais um Actinodiscus ssp…..

 

Flora

1 pé de Caulerpa racemosa, pequeno, e espero que se mantenha pequeno durante muito tempo…

2 pés de Halimeda discoidea pequeninnos…espero que cresçam bem adoro esta alga….

 

Fauna não identificada e clandestina…N

 

Eu ao pôr uns ermitas não me arrisco a ficar sem as Halimeda discoidea e a Caulerpa??

A relva filamentosa se não expandir mais não incomoda, se calhar o melhor é esperar para ver…os ermitas têm muitos defeitos para o meu gosto, sendo o principal saírem fora de água…

 

Como já disse peixes…nem pensar, camarões se encontrar 2 Lysmata debelius, vou arriscar a mete-los lá…alvas, existem umas pequenas que gostava de meter lá parecem uns choriçinhos…vamos a ver se encontro disso também. Anémonas, nah… mas ando de olho num coral duro, (sei que é arriscado num aqua tão pequeno, mas…), de polipus grandes mas de hastes pequenas, todo VERDINHO lindo…

E será tudo, claro que falta completar o vidro do fundo com roscha viva…

 

Quem acho que já meti o Setup todo…ah falta a iluminação, mas para já fica mesmo só com luz natural…

 

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotos e mais uns pedidos de identificação…sou mesmo nabo nisto… :Fade-color

Aqui está uma geral da “poça”

Aqua_Lysmataamboinensi.jpg

 

Alguém me sabe dizer que alga é esta?

Alga_sp.jpg

 

E este discosoma qual é? A foto está péssima, mas…

Discosoma_branco.jpg

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Essa poça está com bom aspecto! Os meus parabéns, que apesar do baixo volume, até que está muito bom!

Sobre a alga...qye tal Alga sp.? :Fade-color

Sbre o Discosoma......Talvez seja um Discosoma neglecta

Continua que daqui a uns meses temos um reef! :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

quantas mais foto vejo mais vontade tenho de tentar a minha sorte...a ver vamos o q o pai natal vai trazer este ano...lol

 

continua a postar a evolução... :Fade-color

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado Pedro por me indicares o caminho das pedras, a minha pesquisa por Alga sp. foi … :Fade-color

Quanto a montar um Reef…impossível, não tenho espaço, nem tempo já para não falar em dinheiro…esta brincadeira de 15lt já vai nos 300€…agora já não digo que não vá montar um mini-reef para por um par de Lysmata debelius e talvez um par de Ocellaris…estou mesmo a ficar apanhado pelos camarões…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

É verdade os camarões do género Lysmata são mt fixes e os amboinensis então são os meus favoritos. Só um pequeno reparo, os camarões do género Lysmata são hermafroditas protândricos simultâneos, por isso não estranhes se começares a ver os dois com ovos. Boa continuação p esse original projecto e agora venham os debelius.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

É verdade os camarões do género Lysmata são mt fixes e os amboinensis então são os meus favoritos. Só um pequeno reparo, os camarões do género Lysmata são hermafroditas protândricos simultâneos, por isso não estranhes se começares a ver os dois com ovos. Boa continuação p esse original projecto e agora venham os debelius.

 

já agora quais as condições de reprodução dos mesmos? e é viável a sua reprodução num aqua de 20L?

 

se souberem de algum link interessante sobre a espécie digam s.f.f.

 

obrigado

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Crustáceos hermafroditas? E ainda para mais hermafroditas auto fecundáveis...não me convencem,... o que acontece em algumas espécies de crustáceos, insectos, anfíbios e em pelo menos numa espécie de reptil, é as fêmeas reproduzirem-se por “partenogénese” ou seja, na ausência de machos as fêmeas produzem ovos que se desenvolvem sem a necessidade de serem fecundados, (só nascem fêmeas)...no caso da espécie de reptil que tenho conhecimento esse processo foi levado ao extremo, já não existem machos...

 

Quanto a serem "hermafroditas protândricos simultâneos"…o que queres dizer com isso?

Para mim os seres protandricos não são hermafroditas, pois eles não têm os dois sexos ao mesmo tempo…são fêmeas que passam a machos ou vice-versa, desconhecia esse termo que aplicaste...

 

Os Lysmata amboinensis, não são camarões apropriados para aquas assim tão pequenos, a sua reprodução em aquário é possível e praticável, mas o problema é que eles sendo da “ordem inferior” (os recém nascidos passam por estágios larvares platónicos), o mais certo é acabarem como comida para pólipos, anémonas e outros animais...

 

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Pode não convencer... mas é verdade. Vamos por partes. Eles são hermafroditas sim mas não auto fecundáveis. Não são apenas os animais que têm os dois sexos ao mesmo tempo que são considerados hermafroditas, por isso temos os hermafroditas protândricos (macho para fêmea) e os hermafroditas protogínicos (fêmea para macho) e os simokesmente hermafroditas normais que esses sim têm os dois sexos ao mesmo tempo. O que acontece nos camarões do género Lysmata, e até agora penso que este sistema sexual apenas foi descrito para eles, é que todos eles são inicialmente machos mas a certa altura passam a ter os dois sistemas sexuais em simultâneo e funcionais apesar de não conseguirem realizar auto-fecundação, daí ser muito vulgar observar num aquário um casal de camarões deste género ambos com ovos depositados nos pleópodes. Quanto ao termo de hermafroditas protândricos simultâneos com deves imaginar não fui eu que o inventei mas sim o sr. que descreveu este sistema sexual. Quanto à reprodução em cativeiro se alguém conseguir fazer passar as larvas de L. amboinensis até ao estado de juvenil desde já os meus parabéns e peço aqui para que revele o segredo.

 

Sem mais assunto de momento.

Com os melhores cumprimentos

 

Boas

Crustáceos hermafroditas? E ainda para mais hermafroditas auto fecundáveis...não me convencem,... o que acontece em algumas espécies de crustáceos, insectos, anfíbios e em pelo menos numa espécie de reptil, é as fêmeas reproduzirem-se por “partenogénese” ou seja, na ausência de machos as fêmeas produzem ovos que se desenvolvem sem a necessidade de serem fecundados, (só nascem fêmeas)...no caso da espécie de reptil que tenho conhecimento esse processo foi levado ao extremo, já não existem machos...

 

Quanto a serem "hermafroditas protândricos simultâneos"…o que queres dizer com isso?

Para mim os seres protandricos não são hermafroditas, pois eles não têm os dois sexos ao mesmo tempo…são fêmeas que passam a machos ou vice-versa, desconhecia esse termo que aplicaste...

 

Os Lysmata amboinensis, não são camarões apropriados para aquas assim tão pequenos, a sua reprodução em aquário é possível e praticável, mas o problema é que eles sendo da “ordem inferior” (os recém nascidos passam por estágios larvares platónicos), o mais certo é acabarem como comida para pólipos, anémonas e outros animais...

 

Um abraço, até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pela tua explicação, é por isto que este fórum me continua a fascinar…estou sempre a aprender coisas novas.

Eu não fazia a mínima ideia, e como já me tinham descritos que camarões sozinhos se reproduziam foi por isso que mencionai o facto de eles poderem se reproduzir por partenogénese, o que não me espantava nada pois existem várias espécies de crustáceos que têm essa capacidade…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está muito bonito...

 

com esse intusiasmo todo tou a ver que não te ficas por aí... :D

 

qualquer dia temos mais um valente reef...lol

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Miguel

Um Reef a sério está fora das minhas posses e honestamente o que me atrai são mesmo os Lysmata, e como esta poça até está a correr bem acho que vou montar mais uma “poça”, para outra espécie de Lysmata, esta será um pouco maior, mas mesmo assim não se poderá chamar de Nano-reef…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Miguel

Um Reef a sério está fora das minhas posses e honestamente o que me atrai são mesmo os Lysmata, e como esta poça até está a correr bem acho que vou montar mais uma “poça”, para outra espécie de Lysmata, esta será um pouco maior, mas mesmo assim não se poderá chamar de Nano-reef…

 

Um abraço, até breve

 

se fores para a frente com outra poça posta também a evolução se faz favor...a ver se serve de inspiração...os camarões também são dos animais que mais me atraíem... ando a tentar criar condições para arranjar mais umas especies de água doce e depois quando puder vou começar com os de água salgada por isso todos os exemplo de sucesso ajudam :mrgreen:

 

abraço,

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja vi comecarem com menos e tu aquaben vais pelo mesmo caminho qualquer dia estas a mudar parte do fichrom

para salgado ja tens tanganicas eu tambem comecei com um de 60 e ja tenho mais dois um de metro e um de 80

e esta outro a caminho mais largo do que o de metro

´fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá outra vez...

 

surgi-me a opurtunidade de ajudar na montagem de um nano-reef para um colega meu... e como gostei bastante do que aqui tens vou tirar daqui umas ideias :D...

 

olha uma coisa o coral, dito tomate com tentáculos, é fácil de arranjar (onde arranjas-te o teu se não é segredo...)... e de manter é fácil ou difícil ou assim assim?

 

conheces mais algum tipo de coral colorido que não seja difícil de manter?

 

já agora se tu ou outro conhecer algum artigo bom sobre corais (ou página da net) agradeço que me deixe a referência... peço desculpa por não ter pesquisado muito, mas de momento ando com o meu tempo contado ao minuto, pelo que peço a vossa compreensão...

 

obrigado

Editado por mg17

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

1º o animal a que chamei de “tomate”, é uma anémona, não sei o nome da espécie, mas é uma anémona comum nas poça de maré junto a praias rochosas, está vai-o de peto de Porto Covo, mas existe em todo o País...agora tens de ter em atenção que isso é um predador que não perdoa distracções, e não serve de anémona para “Ocellaris”, quanto aos Lysmata, a coisa muda de figura, eles não gostaram nada da presença da anémona na sua rocha e atacaram-na, apesar de se ver perfeitamente que as células urticantes da anémona afectavam os camarões, mas enquanto eu não a mudei para outro sitio, longe do território dos Lysmata, eles não deixavam de a atacar...

Não vou te aconselhar ou falar sobre a manutenção de corais nem de anémonas, mas antes de comprares seja o que for disso informa-te bem sobre esse assunto, pois eles não são fáceis de cuidar, tanto a nível da qualidade da água, iluminação e alimentação...

Tem em atenção que aquas pequenos não são fáceis de manter os parâmetros da água e tem de ser ter muita atenção a tudo o que lá se meter...basta a morte de um pequeno animal da rocha viva, para estragar a água...

Não aconselho a niguem a se iniciar nos Salgados com um nano-reef...

Um abraço, Até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

1º o animal a que chamei de “tomate”, é uma anémona, não sei o nome da espécie, mas é uma anémona comum nas poça de maré junto a praias rochosas, está vai-o de peto de Porto Covo, mas existe em todo o País...agora tens de ter em atenção que isso é um predador que não perdoa distracções, e não serve de anémona para “Ocellaris”, quanto aos Lysmata, a coisa muda de figura, eles não gostaram nada da presença da anémona na sua rocha e atacaram-na, apesar de se ver perfeitamente que as células urticantes da anémona afectavam os camarões, mas enquanto eu não a mudei para outro sitio, longe do território dos Lysmata, eles não deixavam de a atacar...

Não vou te aconselhar ou falar sobre a manutenção de corais nem de anémonas, mas antes de comprares seja o que for disso informa-te bem sobre esse assunto, pois eles não são fáceis de cuidar, tanto a nível da qualidade da água, iluminação e alimentação...

Tem em atenção que aquas pequenos não são fáceis de manter os parâmetros da água e tem de ser ter muita atenção a tudo o que lá se meter...basta a morte de um pequeno animal da rocha viva, para estragar a água...

Não aconselho a niguem a se iniciar nos Salgados com um nano-reef...

Um abraço, Até breve

Não podia dizer melhor!

Sobre a Anemona...cuidado que são muito predadoras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...

 

nesse caso a anémona por agora fica de lado...

 

quanto ao resto já tenho lido alguma coisa...e vou continuar a ler a ver se não faço muitas asneiras...

 

de momento a única hipotese é um nano-reef...depois logo se verá... é para ir com calma...um passo de cada vez... mas essa anemona enche o olho, por isso é que estava a sondar...lol

Editado por mg17

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.