Estudo para uma overflow


Recommended Posts

Já ás uns tempos para cá que ando com uma vontade enorme de construir uma sump para o meu aqua, todavia o aqua é um de àgua doce.

Tenho procurado em varios sites esquemas para a construção, mas poucos ou melhor só aqui neste forum é que encontrei uma overflow que ia buscar a àgua ao fundo do aqua. O problema da consturçao de uma overflow para aqua doce é o facto de se ter de ir buscar ao fundo á àgua, ao contrario dos salgados que tem de ser na superfice. Depois de estudar o caso encontrei um solução (penso eu) que gostaria que vosses me confirmassem a sua viabilidade.

Pic_376_36.jpg

Como podem ver pelo esquema, iria utilizar uma pequena bomba no fundo do aqua que levaria a àgua para um primeiro copo(atravez do tubo A), que por sua vez iria levar a água para um outro copo(atravez do tubo B) que ficaria nas traseiras do Aqua(não fiz o desenho do copo traseiro). Caso falta-se a luz a bomba que estaria no fundo pararia de enviar a água interrompendo o fluxo.

Penso que seria isto, axam que seria possivel ou se está correcto?

 

Desde já agradeço, um abraço

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois... eu fui um dos que viu... :roll:

Mas eu não percebo muito... por isso não resposndi... Provavelmente muita gente fez o que eu fiz... :wink:

 

Apesar de saber como funciona uma sump não percebi muito bem como queres por isso a funcionar...

 

Espera para ver se alguém te dá umas dicas... entretanto explica lá melhor a tua ideia.

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô Rptavares,

 

Só agora também reparei no teu post.

Para te ajudar teria que fazer aqui um grande testamento.

Quanto ao esquema que apresentas, certamente não está completo, certo? Pois se estivesse o sistema não funcionaria.

O desenho da outra caixa é fundamental para entender como pretendes fazer as coisas.

 

Contudo parece-me já teres a ideia. Permite-me apenas uns breves comentários:

 

O tubo "A" pode entrar por fora do aquário, não há necessidade de furares o aquário para a entrada, embora não deva estar muito abaixo do nivel de água que pretendas ter.

Quanto ao tubo "B", este é um simples cifão, ou seja deve estar SEMPRE cheio de água.

 

Com este sistema deves ter alguns cuidados:

Verificar com frequência de que o tubo "B" está ferrado ( mesmo com o sistema parado )

Verificares quando desligas a bomba de reposição de água, se a "sump" tem capacidade para absorver a água.

 

Tem em conta que, quanto maior for o caudal da bomba, maior deve ser o diametro do tubo "B". Caso contrário poderá existir um desnivel grande de água entre o aquário e a caixa que falta desenhares no esquema.

 

Desculpa se não consegui explicar-me melhor.

 

Comp.

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente a imaguem não está completa e o artista que a desenhou não tem muito jeito (fui eu) :roll: .

 

Quanto ao que eu pertendo fazer é o seguinte, usando o desenho de um site:

Pic_158_23.jpg

 

O primeiro desenho que eu aqui postei representa a caixa que neste desenho tem como nome de "Internal Box". A modificação que eu pertendo é que em vez de a água entrar pelos orificios era ser recolhida no fundo do aquario. Para que tal fosse possivel, lembrei-me de usar uma pequena bomba que transporta-se a água do fundo para dentro da tal caixa "Internal Box".

axam que poderia haver problema nesta modificação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

a respeito da "sump-ologia", ocorrem-me algumas hipoteses que poderas considerar:

1) se receias assim tanto as faltas de electricidade, coloca a sump por cima do aquario principal.

1.1) a "queda de agua" da sump para o principal deve ser feita atraves de um tubo que *não* esteja no fundo da sump, limitando assim a quantidade de agua extra que entra no aquario principal se a energia falhar. ao colocar a sump ao contrario , ate ficarás contente por o sifão se interromper.

1.2) precisas de ter uma bomba (ou mais) no aquario principal para elevar a agua para a sump. lá se vai o objectivo de esconder o material eléctrico :roll:

 

2) em vez de usares uma sump propriamente dita, poderas ter alguns dos seus beneficios se usares uma placa de acrilico opaca dentro do aquario, formando um "fundo falso". um esquema do aquario visto de cima:

 

_______________________________________ parede traseira do aquario

| aquecedor, bomba de retorno, skimmer

| materiais de filtragem, saida para filtro externo

|

|__| |_____________________| |____________ parede de acrilico opaco

| saida de agua

|

| peixes, plantas, etc

|

|

|

|________________________________________ parede da frente

 

pessoas a olhar :wink:

 

 

2.1) como se vê, perdes alguma da capacidade do aquario, e a manutenção pode complicar-se. se espreitares no forum dos salgados, naquele artigo sobre as fichas tecnicas dos aquarios, ha quem use este sistema. pergunta-lhes se nao lhes mete nojo enfiar o braço ali detrás para desentupir canos, apanhar peixes fujões e limpar as algas :)

 

3) pondera bem o que é que perdes por a recolha de agua ser feita a superficie em vez de no fundo. se calhar, num aquario com boa circulação de agua, toda a esta questão é pouco relevante.

3.1) consultar http://www.cichlid-forum.com/articles/aqua..._setup_list.php no artigo "water movement..." e o "plumbing FAQ" muito bons, penso eu de que..

 

inté

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.