Testes?...quais?


Luis carrilho

Recommended Posts

Boas rapaziada,

Após uma iniciação algo auto-didacta da minha parte e sem grandes espectativas nem preocupações na area dos plantados,heis que surge a vontade de fazer as coisas mais a serio.

Mandei vir os macros da Horizonte aquatico,mas como é obvio é preciso saber quando/quanto e o quê se está a fertilizar e todos sabemos que isso não póde ser feito "á parva".

Neste capitulo "bicudo" da fertilização,até agora tenho feito tudo +- a olhómetro,mas gostaria de começar a fazer as coisas a serio,sendo assim a minha duvida é,que testes consideram importantes ter e fazer ao aquariofilo que se dedica aos plantados??alguns como os de NO3 e Fe são obvios e mais??

Grande abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Testes importantes? PO4 e NO3...

 

Os outros? Somente para despistar eventuais problemas.

 

Um controlo frequente destes 2 elementos, aliado a TPA's generosas, pelo menos 2 vezes por semana, e não deves ter grandes problemas...

 

Lembra-te/lembrem-se: A preguiça e a falta de paciência são os piores inimigos de um aquário plantado...

 

Acho que não é preciso dizer mais nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Testes importantes? PO4 e NO3...

 

Os outros? Somente para despistar eventuais problemas.

 

Um controlo frequente destes 2 elementos, aliado a TPA's generosas, pelo menos 2 vezes por semana, e não deves ter grandes problemas...

 

Lembra-te/lembrem-se: A preguiça e a falta de paciência são os piores inimigos de um aquário plantado...

 

Acho que não é preciso dizer mais nada.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Olá Luis,

Sim realmente já me apercebi que o mais pequeno "abandalho",póde acabar com um plantado,mas tanbem posso dizer que sempre me considerei uma "fish person" e actualmente fico surpreendido com o prazer que tenho em ver desenvolver e por vezes até quase resuscitar plantas,quem tem plantados por certo conhece o prazer de ver folhas novas a nascer num caule despido que entretanto sobrou de uma póda. :mrgreen:

Tenho sido rigoroso nas TPAs,desde o principio adoptei um sistema de 20% de dois em dois dias(com 80% osmose-20%rede)e muito provavelmente graças a isso as algas são nulas,tirando uma ou outra greenspot.

Mas Luis,não consideras importante medir e quantificar o nivel de Fe presente num plantado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não disse que o Fe não é importante... apenas que o seu controlo não tem de passar exclusivamente pelo teste colorimétrico.

 

Eu por exemplo, guio-me melhor pelas plantas, e pelo aparecimento/reacção de determinadas algas face a modificações na fertilização de Ferro e Micros.

 

Acho pior um descontrolo nos PO4 ou NO3, visto serem Macro nutrientes, do que no Ferro... é somente a minha opinião. Daí que considere que o teste de Fe não seja algo de imprescindível.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Here we go again...

 

Existem, mas que eu conheça, cá em Portugal não se comercializam.

 

Então, de que forma é que podemos fertilizar com potássio? Existem 3 maneiras de o fertilizar, pelo menos, as mais conhecidas e usadas:

 

:mrgreen: Fertilizar uma dada quantidade, com uma dada frequência. Por exemplo, 5 ppm de K por dia...

Óbvio que este método é um pouco arriscado, principalmente para quem não faz trocas de água frequentemente, pois podemos cair no erro de fertilizar com potássio a mais, ou mesmo com potássio a menos, levando a carências e/ou excessos de outros fertilizantes, dando azo ao aparecimento de algas/dificuldades nas plantas.

Claro está, que para quem faz trocas de água frequentes e/ou generosas, este até pode ser um método válido, pois conseguimos manter os níveis de K e dos outros nutrientes minimamente estáveis, se bem que podemos estar a perder fertilizante.

 

:) Olhar para as plantas e algas, e reconhecer que tipo de carências/excessos de nutrientes ocorrem no nosso aquário, e assim conseguir fertilizar de modo a minimizar problemas, tentando equilibrar os nutrientes o melhor posível. Este é um método, que só pela sua descrição nos indica que é preciso ter algum calo nisto dos plantados. Não é qualquer um que olha para um aquário plantado e sabe que tipo de carências/excessos existem.

 

:arrow: Estabelecer uma regra empírica de consumo de K relacionado com os consumos de NO3 e PO4. Por exemplo, por cada 1 ppm de NO3 adicionado por nós à coluna de água, fertilizar com 2 ppm de K. E para cada 1 ppm de PO4 adicionado por nós à coluna de água, fertilizar com 10 ppm de K. Óbvio que isto são valores que dependem do metabolismo das plantas... e quanto a isso, não há fórmulas que nos digam quais são.

 

Se repararem, os 2º e 3º métodos são practicamente complementares. Eu por exemplo, só uso os testes de NO3 e PO4 no início da montagem, ou quando faço uma grande poda ou modificação no aquário. Pois quando o nosso aquário já se encontra maturado, os consumos das plantas vão-se tornando estáveis, e é raro haver flutuações (isto mantendo a iluminação e outros factores iguais, claro está).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Here we go again...

 

Existem, mas que eu conheça, cá em Portugal não se comercializam.

 

Então, de que forma é que podemos fertilizar com potássio? Existem 3 maneiras de o fertilizar, pelo menos, as mais conhecidas e usadas:

 

;) Fertilizar uma dada quantidade, com uma dada frequência. Por exemplo, 5 ppm de K por dia...

Óbvio que este método é um pouco arriscado, principalmente para quem não faz trocas de água frequentemente, pois podemos cair no erro de fertilizar com potássio a mais, ou mesmo com potássio a menos, levando a carências e/ou excessos de outros fertilizantes, dando azo ao aparecimento de algas/dificuldades nas plantas.

Claro está, que para quem faz trocas de água frequentes e/ou generosas, este até pode ser um método válido, pois conseguimos manter os níveis de K e dos outros nutrientes minimamente estáveis, se bem que podemos estar a perder fertilizante.

 

:arrow: Olhar para as plantas e algas, e reconhecer que tipo de carências/excessos de nutrientes ocorrem no nosso aquário, e assim conseguir fertilizar de modo a minimizar problemas, tentando equilibrar os nutrientes o melhor posível. Este é um método, que só pela sua descrição nos indica que é preciso ter algum calo nisto dos plantados. Não é qualquer um que olha para um aquário plantado e sabe que tipo de carências/excessos existem.

 

:arrow: Estabelecer uma regra empírica de consumo de K relacionado com os consumos de NO3 e PO4. Por exemplo, por cada 1 ppm de NO3 adicionado por nós à coluna de água, fertilizar com 2 ppm de K. E para cada 1 ppm de PO4 adicionado por nós à coluna de água, fertilizar com 10 ppm de K. Óbvio que isto são valores que dependem do metabolismo das plantas... e quanto a isso, não há fórmulas que nos digam quais são.

 

Se repararem, os 2º e 3º métodos são practicamente complementares. Eu por exemplo, só uso os testes de NO3 e PO4 no início da montagem, ou quando faço uma grande poda ou modificação no aquário. Pois quando o nosso aquário já se encontra maturado, os consumos das plantas vão-se tornando estáveis, e é raro haver flutuações (isto mantendo a iluminação e outros factores iguais, claro está).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Obrigado pela exelente resposta Luis. :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente já me apercebi que o mais pequeno "abandalho",póde acabar com um plantado,mas tanbem posso dizer que sempre me considerei uma "fish person" e actualmente fico surpreendido com o prazer que tenho em ver desenvolver e por vezes até quase resuscitar plantas,quem tem plantados por certo conhece o prazer de ver folhas novas a nascer num caule despido que entretanto sobrou de uma póda.

 

se antes eras uma "fish person" agora estás a desenvolver o "green thumb" :mrgreen:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se antes eras uma "fish person" agora estás a desenvolver o "green thumb" :D

Boas just_me,

É verdade,o prazer dos plantados é algo muito recente para mim,mas penso que realmente é algo que realiza mais o aquariofilista,é que começamos a ólhar o aqua como um todo,em que tudo é vida e que essa vida depende de nós para se desenvolver. :microwave:

Tanbem nos dá algumas lições de humildade e paciencia e se não nos passamos e partimos o aqua á martelada cabecadura ,após a 5ª tentativa de segurar uns pés de Rotala nanjenshan ao fundo :crazyeyes: ...é pq realmente temos "queda" pra isto. :)

A ultima lição aprendida amargamente,é que tapetes de Riccia e Corydoras não dão bom resultado. :blush:

Conto com a ajuda de todos os green thumbs cá do forum para me ajudarem a evoluir nesta mais recente aventura dos plantados. :wink:

Um abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais