Visitante Publicado Abril 21, 2004 Publicado Abril 21, 2004 caros amigos estou com um problema que não sei se alguem me consegue ajudar. Tenho um casal de discus e ja tiveram duas posturas, a primeira comeram os ovos todos mas a segunda andam os dois a tratar deles, revezando-se e andando a arejá-los apesar de estarem quase todos brancos, fungados. Hoje dei conta que andavam a pairar no aqua uns seres quase microscópicos brancos. que será? Como poderei eliminá-los? Obrigado desde já pelas ajudas.
nunomiguel Publicado: Abril 21, 2004 Publicado: Abril 21, 2004 Olá, Hoje dei conta que andavam a pairar no aqua uns seres quase microscópicos brancos. que será? Como poderei eliminá-los? Do género "larvas" muito fininhas? Não fazem mal... Podes deixar ficar no aqua... ou se quiseres apanhas as que conseguires. Normalmente a sua presença indica falta de higiene no aqua (provavelmente areão mal limpo, excesso de comida, etc). Tenho um casal de discus e ja tiveram duas posturas, a primeira comeram os ovos todos mas a segunda andam os dois a tratar deles, revezando-se e andando a arejá-los apesar de estarem quase todos brancos, fungados. O casal formou-se no aquário? Provavelmente, como ainda são as primeiras posturas, são inexperientes. É normal acontecer o que reportas. Normalmente nas primeiras posturas comem os ovos... O facto de estarem fungados pode ser do macho não ser ainda fértil ou terem sido mesmo "infectados" por fungos. (aponto para a primeira... macho infértil... ainda... ) Estão separados ou num aquário comunitário? Quais são os parâmetros dessa água? Puseram os ovos numa zona do aqua com a água muito movimentada? Provavelmente muita gente dirá que pode ser da água (se calhar até é mesmo). Pode não ter uns parâmetros "xpto" e os ovos não "vingarem". No entanto, eu sou daqueles que acham que não é preciso pH baixos e água mole para reproduzir discos. Além disso, existem membros do fórum que criam discos em pH neutros. Aposto mais no facto de ser ainda um casal inexperiente... :D Espero que tenhas visto a postura. Só um deles pode por ovos... Podes correr o risco de ter 2 fêmeas... Abraços, Nuno Cumprimentos, Nuno
Nuno Carvalho Publicado: Abril 21, 2004 Publicado: Abril 21, 2004 Pois.....olha, eu volta e não volta tenho uma praga desses seres. Já me disseram que n fazem mal nenhum mas tenho quase a certeza que dois discus morrerm por causa deles! Uma coisa qtenho quase certeza, esse bichinhos usam os peixes de alguma como hospedeiro de alguma forma. Digo isto poruqe montei um aquario a cerca de 2 meses com tudo novo (areão, filtro, água, etc) apenas 2 escaleres do aquario antigo e actualmente tb esse aquario tem esses bichinhos! Como eleminalos já tentei de tudo: Permanganato de Potassio, Formol, Flagyl, Teniverme, etc e nada!! Quanto ao ovos fungados usa Azul Metileno (encontras em qualquer farmacia, 50g->+/-12€) Em pó penso que 5mg para 100L Ou então em solução de 5% 1ml para 100L (n tenho a certeza destas doses, espera que alguem confirme) Abraço! Nuno Carvalho
cipridiscus Publicado: Abril 30, 2005 Publicado: Abril 30, 2005 Ola Quando tenho problemas c/fungos uso azul metileno a 1% uma gota para 5 litros de agua .( tem resultado ) Os bichinhos talvez um tricogaster trate deles cumprimentosCipriano Ramoswww.appa.pt
Recommended Posts