Instalação De Ventoinha De Pc


nunoni

Recommended Posts

isto não é nada de especial, já muita gente fez antes, mas já agora mostro.

 

Em primeiro lugar, resulta! A temperatura no meu aquário de killies

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...1rio+de+killies

tem estado nos 27ºC, desde que instalei passou para os 23ºC (que é para onde o termostato sempre esteve regulado).

 

Aqui é a instalação noutro aquário de 54 l. Começo por abrir um buraco com uma serra circular ligada a um aparafusador/berbequim portátil:

 

dsc0258uo0.jpg

 

faço também 4 furos para os conectores/amortecedores:

dsc0259io7.jpg

 

o material, é uma ventoinha 40x40x10 de alta performance e baixo ruído; é carota, se quiserem posto os detalhes, mas não é difícil arranjar; eu acho que vale a pena investir numa destas, para diminuir o ruído para nós e para os peixes, e ainda nos conectores de borracha que minimizam a vibração, assim reduzindo ao mínimo o stress para os peixes:

dsc0260lw7.jpg

 

primeiro meto os conectores, depois a ventoinha:

dsc0262my7.jpg

 

é assim que fica no fim, a ventoinha está ligada ao transformador (12V), que por sua vez está no temporizador da luz. No fundo, é essa a altura, até por volta das 19h, que está mais quente e que vale a pena ter a ventoinha ligada:

dsc0266lz7.jpg

 

já agora, no aquário de killies, tenho também uma ventoinha a arrefecer a minha calha DIY, que feita em chapa de alumínio e com 42W lá dentro aquecia um bocado:

dsc0265ht7.jpg

 

A ventoinha está ligada com o fluxo virado para a água, que é o que melhor promove a evaporação e com isso o arrefecimento da água. Fluxo virado para fora seria conveniente se o aquário aquecesse muito devido à iluminação, aí seria bom retirar o calor extra. Mas no Verão o problema é a temperatura do ar estar elevada, e a da água aumenta também, portanto o objectivo é ter a água mais fria que o meio envolvente. Isso faz-se por evaporação (são as moléculas mais rápidas e energéticas que saem primeiro, com isso a energia cinética média baixa, ou seja a temperatura). Isto leva, claro, a mais evaporação. No aquário de killies, que está bem tapado e em geral a evaporação era nenhuma ou muito pouca, neste momento em 2 dias perdeu uns 3 litros (em 40)

 

Finalmente, eu primeiro liguei a ventoinha a um controlador de temperatura para pc; tinha o termopar (sensor de temperatura) dentro de água, e a ventoinha ligava e desligava consoante a temperatura. Só que na prática neste país não vale a pena! E era só mais um trambolho a ocupar espaço no "cantinho da electricidade" que já é grande demais...

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

tb preçiso de fazer isso...ja me morreu um ancistru...tenho a temperatura do aqua a 35 graus! isso resulta mesmo? baixa quanto a temperatura no teu aquario?

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vá lá que a minha casa é relativamente fresca (fechando as janelas de manhã à noite para evitar o bafo da rua, claro), mas antes destes calores a temperatura estava pelos 27-28ºC, com a ventoinha passou para 24-25ºC. Ontem, que estava calor a sério, manteve-se nos 25ºC.

 

ou seja: até agora resultou em cheio! Não me esqueço do ano passado com garrafas de água gelada duas vezes por dia e sempre preocupado quando ia a algum lado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que dá, há muita gente que faz penso eu pelos comentários que aqui vejo em posts variados; mas é um trabalho constante, e se vais de férias, ou se sais cedo e voltas tarde, a temperatura pode disparar; é preciso um controlo permanente. Com as ventoinhas não há problemas desses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim nos xinocas tem esse transformador p venda!!!

 

 

ok fixe ja comprei isso abocado, agora aqui a ventuinha tem 3 cabos um vermelho preto e amarelo...onde e k eu ligo isto? ligo so o amarelo e preto ao transformador??

:x-mas: SPORTINGGG :D

Abraços

Obrigado :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok fixe ja comprei isso abocado, agora aqui a ventuinha tem 3 cabos um vermelho preto e amarelo...onde e k eu ligo isto? ligo so o amarelo e preto ao transformador??

 

exacto, o vermelho e o preto! O outro é para controlar a velocidade da ventoinha (poderias usar se ligasses a um controlador, mas não usando fica à velocidade máxima que é o desejado) Antes de ligares definitivamente (não sei se vais soldar ou como, eu liguei ao transformador uma ficha fêmea correspondente, que des-soldei de uma motherboard velha), verifica a polaridade: só funciona de uma das maneiras, da outra não funciona mas também não estraga. E antes de fixares a ventoinha, verifica a direcção do fluxo do ar, liga voltado para a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto, o vermelho e o preto! O outro é para controlar a velocidade da ventoinha (poderias usar se ligasses a um controlador, mas não usando fica à velocidade máxima que é o desejado) Antes de ligares definitivamente (não sei se vais soldar ou como, eu liguei ao transformador uma ficha fêmea correspondente, que des-soldei de uma motherboard velha), verifica a polaridade: só funciona de uma das maneiras, da outra não funciona mas também não estraga. E antes de fixares a ventoinha, verifica a direcção do fluxo do ar, liga voltado para a água.

 

 

O "outro", amarelo, é para LER as rotações da FAN (ventoinha) e não para controlar a sua velocidade.

 

O controlo da velocidade, nestas FAN's, é feito através de reguladores de tensão, vulgo potenciometros, que lhe injectam mais ou menos tensão.

 

Se deixar passar 5 V, as RPM's (rotação por minuto), são menos, se deixar passar 12 V, as RPM's, serão mais, maior velocidade.

 

Num transformador dos xinocas, podemos meter a 6, 9, 12V, conforme a velocidade que queremos.

 

É só ligar o + ao vermelho, o menos ao preto, e até aos 12V, podem testar/regular á vossa vontade.

 

Eu prefiro com 6 ou 8V, faz muito menos barulho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nunomi, como tens o fluxo da ventoinha?

Manda o ar para dentro do aqua ou tira?

 

lê os posts em cima, diz duas vezes, mas eu digo a terceira: para dentro da água!!! No primeiro post explica porquê

 

slowmottion: que preciosismo! Eu sei como funciona, mas o objectivo do terceiro é mesmo para controlar a velocidade: para o fazer através da tensão, tem que saber a velocidade actual a que está... mas também não andei a explicar como é que um transformador de 220V/12V funciona, não é necessário! O que o moço queria saber era onde ligava o quê, a minha explicação era para ele não pensar que o terceiro fio fazia falta para alguma coisa.

 

mas prontos, para os tecno-picuinhas (eu sou um deles, mas controlo-me!!!), a tua explicação é muito melhor (porque está completamente certa, enquanto que a minha era uma simplificação para os tecno-indiferentes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu tenho um cooler de 12v e 0,08 A (800mA) e um transformador de 100 mA (0,01A), não existe problema quanto á amperagem?

Acho que as conversões estão correctas mas corrijam-me caso estejam erradas.

 

Obrigado

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá, 0.08A são 80 mA, 100 mA são 0.1A. Ou seja, o transformador dá, em princípio, para essa ventoinha - às vezes os de má qualidade anunciam 100 e depois só dão 50, portanto testa antes de soldar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já testei e dá obrigado. Só uma pergunta, não faz mal a amperagem do transformador ser superior á do cooler.

 

 

Obrigado.

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lê os posts em cima, diz duas vezes, mas eu digo a terceira: para dentro da água!!! No primeiro post explica porquê

 

 

Erro meu, realmente esta la. Mas agora um aparte, a ventoinha virada para o aqua nao te mete pó dentro da agua? e Como a ventoinha esta perto de uma grande fonte de calor ( calha ), nao faz com que o ar quente da calha vá para dentro do aqua?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

estive 20 dias de férias com as ventoinhas ligadas cerca de 10 horas por dia; ficou no limite, evaporou tanta água que o retorno do filtro externo já estava uns 5 cm acima da linha de água... mais uns dias e tenho ideia que o filtro deixava de conseguir debitar!

 

Eu tinha alguém que não percebe nada de aquários que ia lá a casa de vez em quando dar doses pré-preparadas de comida (20 dias os peixes acho que ainda aguentavam, mas já seria um pouco nos limites), para a próxima tenho que pedir para encher com água!

 

Ou seja, cuidado!, funciona muito bem, neste caso quase que foi bem demais!

 

Em relação ao pó: eu não tenho carpetes nem alcatifas, é só tijoleira e madeira, e a casa é passada pela esfregona umas 3 vezes por semana em média, de modos que não me parece que seja problemático.

 

Em relação ao calor da calha, ele está lá em qualquer dos casos, com a ventoinha como há ar sempre a entrar, também tem que sair, e assim gera mais circulação (ou seja, o ar aquecido pela calha sai para fora).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

oi, este tópico volta a ser actual, com amigos meus a dizerem-me que os seus aquários já chegaram aos 30ºC e peixes a morrer; isto continua a funcionar, e bem, com a temperatura a não passar dos 26ºC, vá lá 27 se deixar as janelas do quarto (com vidros duplos) abertas durante os dias em que esteve mais calor.

 

E continua a evaporar muita água! Quando (se) for de férias tenho que pedir para reporem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...