vewinhah Publicado Julho 21, 2007 Publicado Julho 21, 2007 Pessoal, tenho um aquário de 72L que é filtrado por um Tetra-tec Externo (EX 600).. limpei as mangueiras e os tubos há cerca de 2 semanas (que estavam já bastante verdes) e agora já estão outra vez muito verdes!! Será normal? Porque é que acontece isto?? Citar
Peninha Publicado: Julho 21, 2007 Publicado: Julho 21, 2007 (editado) as mangueiras são transparentes? apanham luz? acumulação de alguedo. e provavelmente andas a dar demasiado comer aos peixes...provocas o aumento da amonia...as bacterias transformam-na em nitritos a seguir as outras bacterias transformam os nitritos em nitratos e se não tens plantas suficientes para absorver esses nitratos, as algas aproveitam e papam esses nitratos e tb fosfatos que deves ter a mais.... entretanto se tiveres comedores de algas na fauna...está explicado o motivo por que elas se dão melhor nos tubos transparentes do filtro...lá os comedores de algas não chegam.... ahhh já agora tapar a luz aos tubos só não chega...porque nesse caso passam a formar-se as algas castanhas em vez das verdes...porque as verdes precisam de luz e as castanhas não...tens que resolver o problema através da diminuição dos nitratos e fosfatos... ou então...uma UV à saida desse filtro ... uma 5W é mais q suficiente para esse aqua... no entanto a redução dos nutrientes ainda é a melhor opção. Editado Julho 21, 2007 por Peninha Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
vewinhah Publicado: Julho 21, 2007 Autor Publicado: Julho 21, 2007 as mangueiras são transparentes? apanham luz? acumulação de alguedo. e provavelmente andas a dar demasiado comer aos peixes...provocas o aumento da amonia...as bacterias transformam-na em nitritos a seguir as outras bacterias transformam os nitritos em nitratos e se não tens plantas suficientes para absorver esses nitratos, as algas aproveitam e papam esses nitratos e tb fosfatos que deves ter a mais.... entretanto se tiveres comedores de algas na fauna...está explicado o motivo por que elas se dão melhor nos tubos transparentes do filtro...lá os comedores de algas não chegam....ahhh já agora tapar a luz aos tubos só não chega...porque nesse caso passam a formar-se as algas castanhas em vez das verdes...porque as verdes precisam de luz e as castanhas não...tens que resolver o problema através da diminuição dos nitratos e fosfatos... ou então...uma UV à saida desse filtro ... uma 5W é mais q suficiente para esse aqua... no entanto a redução dos nutrientes ainda é a melhor opção. Ora aí está a explicação.. realmente os tubos e as mangueiras apanham luz da janela!! por isso é que os que estão mais a baixo não estão verdes! Eu já coloquei um daqueles fundos de papel (daqueles que têm plantas e pedras desenhados) atrás do aquário a ver se apanham menos luz.. apesar de deixar (quase) sempre o cortinado fexado acaba por apanha luz à mesma (os cortinados são amarelos ainda por cima! lool). Mas em relação à comida tenho a certeza que não dou a mais.. apenas dou duas vezes ao dia e é pouquinho.. comem aquilo num instante! Já ouvi falar desses filtro UV..um de 5 W é muito caro? Citar
Peninha Publicado: Julho 21, 2007 Publicado: Julho 21, 2007 não, mas se procurares num site alemão é capaz de te sair bem mais barato...a não ser q alguem aqui no forum ande a vender alguma... aparecem muitas vezes porque o pessoal cresce...no tamanho dos aquas e no tamanho das uvs...mas para 72 litros uma tetratec 400 (5W) dá e sobra. vai vendo em www.aquaristic.de os portes custam 19 euros.... mas podes tentar dividir isso com alguem...eu faço lá compras por exemplo de 3 em 3 meses. ainda a 2 semanas veio uma JBL 36W...mas há sempre alguem a mandar vir coisas de lá ou a vender.... Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
Peninha Publicado: Julho 21, 2007 Publicado: Julho 21, 2007 bom...mas completando...se estás a formar algas a essa velocidade e não dás comer a mais aos peixes, então só sobra a outra hipotese...tens peixes a mais.... será??? Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
vewinhah Publicado: Julho 21, 2007 Autor Publicado: Julho 21, 2007 bom...mas completando...se estás a formar algas a essa velocidade e não dás comer a mais aos peixes, então só sobra a outra hipotese...tens peixes a mais.... será??? Pois eu axo que tenho peixes a mais.. mas o meu pai adora isto e está sempre a oferecer-me peixes! eu bem lhe digo que já tenho peixes a mais.. mas ele não resiste!! lol Tenho 5 neons, 7 tetras lima, 2 botia-palhaço, um trio de guppies, um trio de espadas, um kribensis macho ( e estou a espera da fêmea), 2 corydoras, um otto e um ancistru! Vou então ver o site da akuaristik, e se estiver na altura de uma das tuas compras diz-me qualquer coisa e divide-se os portes! Muito Obrigado pela ajuda! Citar
Peninha Publicado: Julho 23, 2007 Publicado: Julho 23, 2007 (editado) Pois eu axo que tenho peixes a mais.. mas o meu pai adora isto e está sempre a oferecer-me peixes! eu bem lhe digo que já tenho peixes a mais.. mas ele não resiste!! lol Tenho 5 neons, 7 tetras lima, 2 botia-palhaço, um trio de guppies, um trio de espadas, um kribensis macho ( e estou a espera da fêmea), 2 corydoras, um otto e um ancistru!Vou então ver o site da akuaristik, e se estiver na altura de uma das tuas compras diz-me qualquer coisa e divide-se os portes! Muito Obrigado pela ajuda! cuidade porque assim por alto tens a população de um 120L bem povoado.... e só tens 72 litros bruto o q é equivalente a 60 litros reais na melhor das hipoteses..ou seja... tens já o dobro da população que devias ter. depois aviso-te... mas faz o dobro das tpas que deverias fazer para essa litragem... ou seja em vez de uma tpa de 20% por semana faz duas...e não uma de 40% e se o teu pai adora isso, diz-lhe mas é para investir num 240 litros porque já tens aí peixe para encher um 120. Editado Julho 23, 2007 por Peninha Citar Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...
vewinhah Publicado: Julho 23, 2007 Autor Publicado: Julho 23, 2007 cuidade porque assim por alto tens a população de um 120L bem povoado.... e só tens 72 litros bruto o q é equivalente a 60 litros reais na melhor das hipoteses..ou seja... tens já o dobro da população que devias ter. depois aviso-te... mas faz o dobro das tpas que deverias fazer para essa litragem... ou seja em vez de uma tpa de 20% por semana faz duas...e não uma de 40% e se o teu pai adora isso, diz-lhe mas é para investir num 240 litros porque já tens aí peixe para encher um 120. Pois, quando me mudar para a casa nova o meu pai vai querer ter um bem maior.. mas por enquanto não há espaço! Vou ter de esperar, e fazer o que me disseste.. duas TPA's por semana de 20% cada! E tentar fazer o meu pai perceber que não há espaço para mais peixes! lol Obrigado! Citar
Recommended Posts