Duvidas


JASMIM

Recommended Posts

boas pessoal,

 

antes de mais queria dizer que todos vós

têm sido uma grande ajuda para mim e

para todos os iniciantes neste fantastico hobie.

 

mas a minha questão é que eu estou

com um "grande dilema" num aqua de 80© 50(a) 40 (l)

acham que posso colocar estas 3 espécies (brevis, multifasciatus e

julidochromis ornatus) quantos exemplares(casais) de cada?

e já agora as conchas devem ficar enterradas na areia ou

totalmentes "soltas"? devo coloca-las dispersas ou fazer tipo

4 ou 5 num canto mais 4 ou 5 noutro? tudo o que me poderem

dizer para montar um aqua á maneira para os meus novos amigos...

Quanto a plantas eu li por aqui que se pode por valisnérias, anubias

e fetos de java, nao sei se dispersos ou poderam servir para dividir

territórios (tipo fronteiras)

PS-eu não tenho net em minha casa e por isso eu

não posso estar muito tempo a pesquisar

um abraço

jorgefigueiredo

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos peixes e mais ou menos 1 cm de peixe para 1 litro de agua , as conchas devias espalhalas aos grupos pelo aquario e devem estar um pouco enterradas na areia de fundo com a boca virada para cima.

logotipo2yy9du7.png6275.jpgPterophyllumScalareAngel.jpgpseudo.dwarf2.jpg117200.jpg...

 

Projecto em andamento "Amazon Underwater" 500ltrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso dos peixes e mais ou menos 1 cm de peixe para 1 litro de agua , as conchas devias espalhalas aos grupos pelo aquario e devem estar um pouco enterradas na areia de fundo com a boca virada para cima.

 

 

Boas,

 

Se estiveres a falar de tetras e outros peixes menos exigentes essa regra até pode ser verdadeira!

 

Agora tratando-se de ciclideos e ainda por cima do Lago Tanaganyika, não podes aplicar essa regra pois existem muitos outros factores a ter em conta!

 

Por exemplo neste aquário (80x40x50=160 litros) ou seja, segundo o que dizes poderia colocar peixes até um total de 160 cm! Ora pensando, por exemplo, Julidochromis que crescem em média até aos 10 cm, então iriamos colocar 16 peixes!!! :crazyeyes:

 

Ou então dava para colocar 4 Frontosas Adultas!!!!! :crazyeyes:

 

Sabes o que ia acontecer não sabes?

 

Neste caso há que conhecer as necessidades de cada espécie e os seus hábitos e comportamento.

 

Num aquário como esse a população que perguntas é possível, mas sujeita a alguns riscos e alguns cuidados com a decoração.

 

Primeiro para colocares duas espécies de conchiculas, é importante que cries territórios diferentes, um grupo de conchas de cada lado do aquário e um monte de pedras a meio para evitar que as duas espécies se vejam!

 

Na duas espécies de conchiculas que referes deves colocar pelo menos duas conchas por cada peixe e enterradas até meio com a abertura para cima... eles tratam do resto!

 

Quanto aos julidochromis e para poderes manter essas 3 espécies, só podes mesmo optar pelos Ornatus ou pelos Transcriptus, pois são mais pequenos e menos agressivos. Ainda assim prepara-te para umas guerras com os conchiculas, por isso afasta as conchas o mais possivel das pedras.

 

No caso dos Julidochromis deves comprar 3 ou 4 individuos juvenis e esperar para ver se forma casal e depois retirar os outros. Outra hipótese é comprares um casal já formado, mas corres o risco de se desentenderem com a entrada no novo aquário.

 

Ahhh e os Julidochromis só entram no aquário depois dos conchiculas estarem bem ambientados.

 

Quanto às plantas, são mais decorativas, o ideal (obrigatório se queres ter Julidochromis) é usares pedras para definir os territórios.

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua igual. 80cm.

 

tenho mt mais peixes do que recomendam.

se tivers casais...havera lutas, se preferires um comunitario nao teras mts problemas.

com uma zona rochosa abundante, com recantos pra se esconderem ou fazerem fitas aos perseguidores nao ha crise.

podes ter

1 casal de julis (1M + 2F)

1 casalde ocellatus/similis (1M + 2F)

um casal de altos anões (1M + 1F)

.....

eu tenho pêxes celibatarios, logo sem lutas..(NENHUMAS!!)

tenho:

1 macho temporalis shell adulto

1 altos anões juvenis

4/5 brichardis adultos jovens

1 vittatus adulto

1 brevis adulto

 

se metesse femeas, nao podera ter tudo isto.

 

por acaso vou retomar um conjunto que tive em tempos..ha uns anos

vou ter:

1 casal de temporalis

os 2 altos (sao mt giros e crescem mt lentamente pelo q sao MT calmos)

1 casal de julis

1 casal de ocellatus (bem adultos pra n terem problamas com o temporalis)

nao deveria meter tantos conchiculas, mas com mtas barreiras visuais, nao ha tanta crise

Editado por sluiz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade que poderás ter mais peixes sendo que não terás casais mas, neste caso, também não poderás observar em detalhe o delicioso comportamento das espécies e, assim, passas a ter um aquário igual a tantos outros, apenas com peixes mais caros.

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal eu agradeço desde já a todos pela ajuda mas eu vou seguir a o concelho do joão já agora só mais uma questão eu estou a pensar em colocar areia de coral o que achas? Ou areia da praia dá? É mais pelo preço...

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mete areia da praia, faz as mesmas vezes e ficas com os euros no bolso...

Fica bem.

 

 

Correcto e afirmativo.

 

Recolhe a areia num local em que tenhas a certeza de que não tem muito lixo e poluição.

 

Idealmente dentro de água e o mais fundo que conseguires.

 

Depois, lava, lava, lava, lava... e quando pensares que já está boa... lava mais uma vez.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos os que me ajudaram e prometo voltar a chatear se surgirem novas dúvidas e se conseguir coloco fotos para darem as vossas opiniões / críticas construtivas

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas pessoal eu já tentei colocar fotos mas não consegui mas posso dizer que coloquei dois grupos de conchas um grupo de cada lado com rochas no meio umas valisnérias no fundo, fetos de java e anubias nas rochas e coloquei 4 kg de areão de coral por baixo de 10 kg areia da praia de são julião, 4 j. ornatus um 3 l. multifasciatus e 8 brevis todos juvenis mas surgiram umas dúvidas que são:

Como é que eu sei / vejo que são casais traços, tamanho, comportamento, ...

E só mais uma coisa há alguma ementa para especial eles tipo comida caseira?

Um abraço e um obrigado desde já

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Quanto à comida para esses peixes, acho que não deves te preocupar em fazer comida caseira, por dois motivos, 1º não é viável preparar uma dose pequena de comida caseira, 2º essas espécies são pouco exigentes no que respeita a dieta…eu dou-lhes granulado “Sera Discus basic”.

Agora quanto à escolha/nº de peixes que meteste nesse aqua…3 L. multifasciatus, são poucos, eles são peixes coloniais onde um macho pode ter mais que 2 fêmeas e se isso se verificar o macho dominante admites outros machos na colónia, acho destes devias ter posto no mínimo 5 a 6…Quanto aos L.brevis, 8…não havia necessidade, pois apesar de formarem colónias estas não são comunitárias como as dos Multis, aqui um macho normalmente tem só uma fêmea e não convém ter-se machos desemparelhados…o ideal para esse teu aqua será ter só um casal de L.brevis…

Julis ornatus…tinhas menos chatices se tivesses optado pelos J.transcryptus que o João aconselhou…os ornatus são menos apegados ao território inicial e por isso são um pouco mais conflituosos que os J.transcryptus, mas se a colónia dos Multis e o casal de Brevis se formar antes do casal de Ornatus, não vais ter problemas, tanto os multis como os brevis sabem defender bem o seu território…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas desde já obrigado pela dica mas quanto as Julis ornatus foram as que consegui arranjar, os multis só consegui três, os brevis é que consegui mais, mas a ideia é formar um casal.

 

Mas já que na alimentação não vou ter problemas podes dizer-me pela tua experiencia como é que distingo os machos das fêmeas ...

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Qualquer uma dessas espécies a melhor maneira de identificar o sexo é depois de eles acasalarem, nessa altura vai ser evidente quem é quem,mais pelo seu comportamento do que pelas as diferenças fisicas...só tens que esperar um pouco...e depois vais ver que a tua espéra é recompensada...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

mais uma vez tenho pedir ajuda.

É o seguinte segundo li algures os parâmetros da água para um aquário tânganica estão compreendidos entre:

PH: 8 a 9

KH: 8 a 10

GH: 10 a 12

(corrijam se não concordarem)

E os valores do meu aquário são:

PH: 8

KH: 9

mas o

GH: 16

o quê é que eu faço?

Um abraço e agradeço desde já.

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive medo deste valor tão alto é que morreu-me um multifasciatus agora fiquei só com 2... Assim tenho de ter muita sorte e rezar muito para que seja um casal... mas se for eles não estão muito apaixonados porque não se juntam muito a não ser quando algum dos outros se aventura por ali ...

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez venho melgar,

acham que posso colocar um casal de leleupi ou de bichardi ou já é "esticar muito"

ou ser houver outras sujestões...

 

mais uma vez obrigado

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
mais uma vez venho melgar,

acham que posso colocar um casal de leleupi ou de bichardi ou já é "esticar muito"

ou ser houver outras sujestões...

 

mais uma vez obrigado

 

É só para dizer juntei mais quatro multifasciatus e eles estam a abrir uma cratera

no lado deles...

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma vez venho melgar,

acham que posso colocar um casal de leleupi ou de bichardi ou já é "esticar muito"

ou ser houver outras sujestões...

mais uma vez obrigado

Boas!

Bem brichardi so se for para acabar com o bom caminho que levas, porque esses meninos quando começarem a reproduzir irão dominar o aquario todo.

Quanto aos leleupi e como ja tens julis, opta antes por uns peixes de meia agua/superficie, como por exemplo por 1 trio de cyprichromis ou mpulungu ou utinta (1M+2F) e não mexas mais, porque o aquario é pequeno para pores mais coisas.

Então terias:

Superficie - 1 trio de Cypris

Rochas - 1 casal de Julis

Conchas - 1colonia de multis(4/6 individuos) e 1 casal de brevis

Assim sendo, podes colocar umas plantitas (valisnérias, anubias, feto de java, as que mais gostares) e fica optimo esse aquario. Claro tendo em atenção o layout para não haver problemas de cohabitação.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson

antes de mais quero agradecer a tua resposta e colocar mais uma questão as julies que tenho não andam muito pelas rochas elas andam por todo o lado há uma delas que se põe à superfície de barriga para cima, parece que está a comer, apesar de jovens, achas normal este comportamento? E depois se decidir colocar os cyprichromis ou os mpulungu não se vão "pegar"?

Ou o que achas de trocar as julies pelos leleupis para as rochas?

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson

antes de mais quero agradecer a tua resposta e colocar mais uma questão as julies que E depois se decidir colocar os cyprichromis ou os mpulungu não se vão "pegar"?

Ou o que achas de trocar as julies pelos leleupis para as rochas?

tenho não andam muito pelas rochas elas andam por todo o lado há uma delas que se põe à superfície de barriga para cima, parece que está a comer, apesar de jovens, achas normal este comportamento?

 

 

Olá Jasmim.

 

 

Bem, quanto ás jullis... sinceramente já as vi fazer montes de coisas, mas nadarem de barriga para cima nunca vi.

Em relação ao que perguntas, se vão imbirrar com os cypris, penso que não pois os cypris são peixes de aguas abertas e as jullis logo que formem casal pouco saem de seu território.

Outra coisa, quando o Nelson te falou de cypris, ou mpulungu ou utinta, isto é tudo a mesma especie apenas têm populações diferentes, desculpa este aparte, é que tu em cima falas...((E depois se decidir colocar os cyprichromis ou os mpulungu não se vão "pegar")).

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nelson

antes de mais quero agradecer a tua resposta e colocar mais uma questão as julies que tenho não andam muito pelas rochas elas andam por todo o lado há uma delas que se põe à superfície de barriga para cima, parece que está a comer, apesar de jovens, achas normal este comportamento? E depois se decidir colocar os cyprichromis ou os mpulungu não se vão "pegar"?

Ou o que achas de trocar as julies pelos leleupis para as rochas?

Boas!

Bem ja foi quase tudo respondido, mas quanto a tua opção de troca nao vejo nenhum inconveniente, porque ambos vao viver la.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nelson... desculpa discordar, mas não acho que a troca possa ser muito benéfica!!!

 

Os leleupi são bem mais complicados de "domar" do que os Julies, especialmente após reproduzirem!

 

Como foi dito os Julies depois de formarem casal pouco saiem do seu canto, enquato que os leleupi, para além de ficarem granditos, correm com tudo e todos, até mesmo entre eles!

 

Deixa estar como está e mete "alguém" para as águas livres!

 

Abraço

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde já agradeço as respostas

e assim sendo vou deixar como está até os casais estarem formados e vou tentar saber mais acerca dos cyprichromis e quando estiver tudo mais calmo coloco os cypris ou acham que é melhor colocar já?

Ps: se alguém me puder dar umas dicas ou um site onde possa encontrar os cypris fico grato é que eu só tenho net pelo telemóvel e não tenho acesso a tudo de forma tão boa como se tem num pc, mas é o que há e é melhor que nada

Um abraço,

Jorge Figueiredo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

desde já agradeço as respostas

e assim sendo vou deixar como está até os casais estarem formados e vou tentar saber mais acerca dos cyprichromis e quando estiver tudo mais calmo coloco os cypris ou acham que é melhor colocar já?

Ps: se alguém me puder dar umas dicas ou um site onde possa encontrar os cypris fico grato é que eu só tenho net pelo telemóvel e não tenho acesso a tudo de forma tão boa como se tem num pc, mas é o que há e é melhor que nada

 

Olá Jasmim.

 

 

Penso que fazes bem com essa tua decisão, sobre os cypris podes mete-los já se quiseres...não vejo inconveniente algum.

 

Para mais informação sobre os cypris vê aqui: http://www.ciclideos.com/cyprichromis-leptosoma-f19.html

banner_forum1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais