Camarão, Mas Qual ?


andrecardoso

Recommended Posts

Apareceu-me este novo inquilino no aquario (onde apenas possuo caridinas japonica e bumblebees)

 

É bastante pequeno (deve ter nascido á uma semana, digo eu :o )

 

Será dos bumble bee ? como nao aparenta aquela tipica coloraçao de bumble bee nao sei.. e como é tao dificil reproduzir os caridina fico sem saber que "bixo" é este que apanhei.

 

 

 

p1010483xy5.jpg

 

p1010484ly9.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

pelo que tenho lido é muito dificil reproduzir os caridinas japonica em agua doce (as larvas precisam de água salobra)...por isso é muito pouco provável que seja... deve ser bumble bee degenerado...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito provavelmente é caridina pelo aspecto mas se nasceu há uma semana é impossível estar desse tamanho, quando nascem têm cerca de 2 mm e demoram semanas a chegar a 1 cm.

 

Quanto à ideia de ser um bumble bee degenerado: no coments

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muito provavelmente é caridina pelo aspecto mas se nasceu há uma semana é impossível estar desse tamanho, quando nascem têm cerca de 2 mm e demoram semanas a chegar a 1 cm.

 

Quanto à ideia de ser um bumble bee degenerado: no coments

 

Cumps.

 

Caridina? Impossível, as Caridinas precisam de Água Salobra, pelo que o nascimento em água doce é impossível.

 

Se garantes que não tens mais nenhum camarão pralém de Caridina Japónica e Bumblebee, apenas pode ser de Bumblebee!

 

A criação de Caridinas Japónicas não é difícil por causa do animal em si, difícil sim em termos meios eficientes para conseguir a transição água doce -> água salobra e depois água salobra -> água doce

 

(aparte: tens mesmo a certeza que não tens mais camarões no aquário? isso não será uma Caridina juvenil que tenhas adquirido??)

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao :o ..

 

Os unicos caridinas que adquiri (uns 10 ou 11) já foi há uns dois ou tres meses e ja eram todos adultos :S

 

AHH esquecime de mencionar que tive um Red neste aquario mas tambem já foi há algum tempo.. sera algum hibrido entre bumble bee e red cherrie?

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de teres ali o termómetro, podes-me dizer que tamanho tem mais ou menos o bicho?

 

 

tem entre 1cm e 1,5cm

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

capara mim é um cruzamento entre japonica e buble bee ou o red era uma macjo e emprenehou uma fema de bee... e so que acho... e quanto ao seu tempo de vida já deve ter mais mas só agora apareceu do seu esconderijo... é impossivel apenas com esse tempo de vida ter esse tamnho mas penso eu de quê?!Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caridina? Impossível, as Caridinas precisam de Água Salobra, pelo que o nascimento em água doce é impossível.

 

 

Isto não é totalmente verdade. Há casos em que algumas (muito poucas) larvas conseguem atingir o estado adulto em água doce. Das centenas de larvas que uma caridina larga, pode acontecer muito de vez em quando uns 2 ou 3 safarem-se.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estiveram.. possivelmente deve ser um hibrido entre esses dois.. penso eu de que..

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me parece que seja um resultado entre o cruzamento de um Bumblebee e de um Red Cherry. São géneros diferentes e géneros diferentes não são compatíveis em termos de reprodução. É o mesmo que dizer que se pode reproduzir Apistogrammas com Microgeophagus. Simplesmente, incompatíveis.

 

O camarão parece já ser granjola ( 1 cm a 1.5 cm já é alguma coisa), logo, se fosse um Caridina japonica ou Caridina multidentata ( como recentemente foi identificado), apresentaria já alguma pigmentação caracterísitica, o que não parece ser o caso. Além disso, Os Caridina japonica necessitam sim de água salobra para que as larvas se desenvolvam e consigam chegar a adultos. É por isso que são caracterizados de Ordem Inferior. O facto de haver aquariofilistas que relatam ter conseguido criar Caridina japonica em aquários plantados não quer dizer que seja verdade. O que provavelmente aconteceu e não é difícil de imaginar foi que, lhes foram vendidos camarões que se reproduzem em água fresca, camarões esses chamados pelos logistas de Caridina japonica. Ainda hoje há muitas lojas que se enganam na correcta identificação das espécies, e isso vai induzir o cliente em erro também. Mais tarde, encontram pequenos camarões que nasceram no aquário e pensam que tiveram sucesso na criação de Caridinas japonica, quando na verdade é uma espécie de Neocaridina ou Caridina que se reproduz em água doce. Eu também tenho conhecimento desses relatos, mas até hoje fotos ainda não vi nenhuma e isto dos fóruns é tipo bola de neve: um diz que criou isto, depois outro já disse que aquele criou isto mais um bocadinho e a informação vai-se distorcendo por aí fora... :) Não há artigos documentados ou sequer textos documentados que provam que as larvas podem sobreviver em água fresca, mas o oposto há e até apoiado com fotos.

 

Voltando ao tópico, isso parece-me ser um Neocaridina heteropoda, apresentando uma das muitas colorações selvagens - amarela. E vocês perguntam: como pode ser um Neocaridina heteropoda se só haviam 3 espécies ( bumblebee, Caridina japonica e red cherry)? É que os red cherry são apurados da espécie Neocaridina heteropoda, sendo até classificados de Neocaridina heteropoda var. " red" ( o denticulata sinensis está em desuso, tal como o Caridina japonica no exemplo anterior) e, o que pode ter acontecido é que esse exemplar tem no seu genoma um pool de genes selvagem dominante, causando um fenótipo muito diferente do vulgar Red Cherry. É possível que os constantes cruzamentos entre espécimes de coloração vermelha fraca tenham revertido o pool de genes apurados ( genes esses que codificam a cor vermelha dos red cherry) para um pool de genes selvagem ( genes esses que podem ir desde o transparente/amarelado, amarelo, padrão em pontos cinzento e amarelo, coloração escura, etc).

 

Tendo em conta os dados e as fotos, parece-me ser a conclusão mais acertada. No entanto, uma foto sem ser em contra-luz e com menos zoom ( o zoom distorceu a imagem) talvez fosse mais esclarecedora. Fica a dica...

 

Cumps,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora nem mais. Eu ao ver este tópico lembrei-me disto

 

neocarheteropodawild0131122006800.jpg

 

Que não é nada mais nada menos aqui que o Silvestre disse, um Neocaridina heteropoda selvagem.

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não me parece que seja um resultado entre o cruzamento de um Bumblebee e de um Red Cherry. São géneros diferentes e géneros diferentes não são compatíveis em termos de reprodução. É o mesmo que dizer que se pode reproduzir Apistogrammas com Microgeophagus. Simplesmente, incompatíveis.

 

O camarão parece já ser granjola ( 1 cm a 1.5 cm já é alguma coisa), logo, se fosse um Caridina japonica ou Caridina multidentata ( como recentemente foi identificado), apresentaria já alguma pigmentação caracterísitica, o que não parece ser o caso. Além disso, Os Caridina japonica necessitam sim de água salobra para que as larvas se desenvolvam e consigam chegar a adultos. É por isso que são caracterizados de Ordem Inferior. O facto de haver aquariofilistas que relatam ter conseguido criar Caridina japonica em aquários plantados não quer dizer que seja verdade. O que provavelmente aconteceu e não é difícil de imaginar foi que, lhes foram vendidos camarões que se reproduzem em água fresca, camarões esses chamados pelos logistas de Caridina japonica. Ainda hoje há muitas lojas que se enganam na correcta identificação das espécies, e isso vai induzir o cliente em erro também. Mais tarde, encontram pequenos camarões que nasceram no aquário e pensam que tiveram sucesso na criação de Caridinas japonica, quando na verdade é uma espécie de Neocaridina ou Caridina que se reproduz em água doce. Eu também tenho conhecimento desses relatos, mas até hoje fotos ainda não vi nenhuma e isto dos fóruns é tipo bola de neve: um diz que criou isto, depois outro já disse que aquele criou isto mais um bocadinho e a informação vai-se distorcendo por aí fora... :) Não há artigos documentados ou sequer textos documentados que provam que as larvas podem sobreviver em água fresca, mas o oposto há e até apoiado com fotos.

 

Voltando ao tópico, isso parece-me ser um Neocaridina heteropoda, apresentando uma das muitas colorações selvagens - amarela. E vocês perguntam: como pode ser um Neocaridina heteropoda se só haviam 3 espécies ( bumblebee, Caridina japonica e red cherry)? É que os red cherry são apurados da espécie Neocaridina heteropoda, sendo até classificados de Neocaridina heteropoda var. " red" ( o denticulata sinensis está em desuso, tal como o Caridina japonica no exemplo anterior) e, o que pode ter acontecido é que esse exemplar tem no seu genoma um pool de genes selvagem dominante, causando um fenótipo muito diferente do vulgar Red Cherry. É possível que os constantes cruzamentos entre espécimes de coloração vermelha fraca tenham revertido o pool de genes apurados ( genes esses que codificam a cor vermelha dos red cherry) para um pool de genes selvagem ( genes esses que podem ir desde o transparente/amarelado, amarelo, padrão em pontos cinzento e amarelo, coloração escura, etc).

 

Tendo em conta os dados e as fotos, parece-me ser a conclusão mais acertada. No entanto, uma foto sem ser em contra-luz e com menos zoom ( o zoom distorceu a imagem) talvez fosse mais esclarecedora. Fica a dica...

 

Cumps,

André

 

 

O pequeno camarão até se assemelha bastante á fotografia colocada pelo Jatbas. Mas agora deparo-me com a tua resposta; se bem percebi poderá ter sido uma cria de red cherrie (o tal Neocaridina heteropoda var. " red") ? O unico problema coloca-se no facto de eu apenas ter tido um red cherrie naquele aquario (que alias já o retirei e coloquei num outro aquario)

Ou será que o camarão (neste caso "ela") já vinha fecundada? Verdade seja dita que nunca reparei que esta apresentasse a bolsa tipicamente amarela de ovos (isto se realmente se confirmar que aquele exemplar fosse uma femea)

 

 

Coloca-se entao os caridina de fora assim como os Bumble Bee (já que com tal tamanho já deveriam apresentar a sua normal pigmentaçao.

Sendo assim amanha colocarei mais fotografias do dito camarão..

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande explicação, André :) muito bom mesmo.

 

Cria de Caridina Japónica foi logo por mim posta de lado, depois ainda pensei numa hibridação de bumble bee com red cherry, mas como aqui disses-te e na nossa conversa, é de todo impossível (muito obrigado pela explicação;) )

 

Um abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, consegui tirar mais umas fotografias, e, com um golpe de sorte, acabaram por me aparecer os dois unicos inquilinos deste novo aquario juntos ( um Bumble Bee e o tal desconhecido), este tal ainda "desconhecido" parece ter ganho algum pigmentaçao sob estas luzes (talvez nao só pela melhor "qualidade" da água, mas tambem por estar sobre P-LL de 10 000K) resolveu mostrar uma corzita mais nitida.

 

 

Aqui ficam as ditas, com o Bumble Bee á esquerda e o tal á direita,

 

 

p1010493lm4.jpg

 

 

Uma outra de um outro angulo,

 

 

p1010496di5.jpg

 

 

Nesta ultima assemelhe-se bastante a um Red (a fotografia tambem nao foi a melhor) mas nao vejo como seja isso possivel se apenas tinha um Red no outro aquario e já o tirei há algum tempo)

 

 

p1010500mm5.jpg

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Ah, afinal era mesmo da foto. O camarão sempre tem algum padrão definido...

 

É possível que seja um C. breviata.

 

Mas, mesmo o que tu tomas por certo como Bumblebee, tem um padrão e coloração muito invulgar. Essa diferença de cores/padrão tanto pode ser dos próprios animais ( podem ser selvagens, logo, maior variabilidade genética), como dos parâmetros da água em que estão. Vieram de onde? Qual a temperatura, pH da água?

 

A explicação que apresentei acima da regressão dos genes é possível mas se dizes que só tinhas um red cherry e o retiraste, acho que podemos excluir essa hipótese. Além do mais, estive a observar com mais atenção as duas primeiras fotos e realmente, o rostrum dos N. heteropoda é muito mais longo e afilado do que o exemplar das fotos.

 

Agora, essa coloração é que é muito estranha, e não me refiro apenas ao da direita mas ao da esquerda também.

 

Este é o aspecto de um C. breviata " Bumblebee".

 

Algum dos que tens parece-se com os do link que indiquei?

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O da esquerda penso ser bumble bee , assemelha-se bastante a uns de uma imagem desse link, apenas penso que nao esteja aindas no seu explendor pois a fotografia tinha sido acabada de tirar quando eu o tinha colocado neste novo aquario (antes estava num com muito pouca luz e poucos cuidados-- remodelaçoes no aquario) portanto ainda estou á espera que mostre a verdadeira pigmentaçao (tambem posso estar errado, tu és bem mais entendido nesta matéria que eu, verdade seja dita)

 

Foi comprado na aquaplante juntamente com mais alguns camaroes (que ainda estao no tal aquario em remodelaçoes, mais tarde, quando os apanhar, passo para o novo aquario)

 

o ph situa-se nos 6,6 parece me (as escalas de comparaçao nunca sao muito rigorosas mas enfim)

Temp- 25º

no3- 5 ppm

po4- 0,25 ppm

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem o camarão mistério é um red cherry sem duvida, ( que muito possivelmente quando compraste o outro veio misturado só que minúsculo e só agora deste conta da sua existencia…). Agora , como o André já disse esses Bumblebee, são um pouco estranhos… bigsmile

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ah, afinal era mesmo da foto. O camarão sempre tem algum padrão definido...

 

O camarão da primeira fotografia parece diferente do da segunda fotografia e pela primeira fotografia parece-me caridina mas pela segunda não faço ideia.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais