Africanos - newbie


toonz

Recommended Posts

olá pessoal!

 

´tou agora a começar um aquário de africanos, e como é a primeira vez que lido com esta especie, tenho alguma dificuldade em escolher uns quantos para um aquário de +/- 60 litros.

 

Agradecem-se sugestões!!

 

obrigado!

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Toonz!

primeiramente deveria definir qual Africano? dos grandes lagos?west african? mesmo assim em 60 litros as opções são poucas, aconselho a dar uma boa lida no forum sobre Ciclideos que tem muita informação relevante.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá e obrigado pela resposta!

 

estava a pensar em dedicar o aquário apenas a uma especie (de um dos grandes lagos), uma das minhas favoritas (e provavelmente de todos) é o Tropheus duboisi, mas o rácio entre femeas e machos necessário para manter um certo equilibrio supera a capacidade do aquário... por isso gostava que me dessem alguma sugestão sobre uma especie para este aquário!

 

Abraço

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para um aquário tão pequeno, e visto teres referido ciclídeos do L. Tanganica, sugiro os fantásticos e minúsculos Lamprologus ocellatus ou os Neolamprologus multifasciatus. Podes ainda optar por um casal de Julidochromis.

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica!

 

só mais duas perguntas:

 

- Existe alguma boa loja na zona de Lisboa onde eu possa adquirir os Lamprologus Ocellatus ou os Neolamprologus Multifasciatus (estou mais interessado nos primeiros) e já agora quantos é que recomendas que compre?

 

- Onde é que arranjo conchas de caracol/búzio vazias?

 

Obrigado!

 

Abraço

 

PS: A única loja que conheço "especializada" em ciclideos africanos fica num centro comercial na Almirante Reis, perto da Portugália...

-=[ ToOnz ]=-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto às conchas, eu tenho utilizado conchas de mar, o mais parecidas possível com conchas de caracol, pois é necessário algum cuidado com a escolha destas de forma a evitar que os peixes fiquem encurralados nas espirais internas da concha.

 

Quanto ao local onde adquirir, podes tentar comprar ao pessoal aqui do forum (vi hoje um anuncio de venda de um casal de ocellatus no sub forum particulares) ou então numa boa loja da especialidade. Eu comprei os meus numa loja muito conhecida na zona de Lisboa (pergunta-me por mp), mas aviso que são bichinhos caros.

 

Um abraço,

Paulo

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais