Água Amarelada


Recommended Posts

Bom dia,

 

este é o meu primeiro post aqui no forum, e resulta deste maravilhoso hobby que é este que é a aquariofilia, ainda novo para mim.

 

Já pesquisei aqui pelo forum mas não encontrei resposta para a minha dúvida (peço desculpa se não procurei bem...)

 

A minha breve história é a seguinte:

 

Comecei pelo básico -> um pequeno aquario com dois pequenos peixes dourados (Orandas)

 

passado uma semana e depois de muito aprender na net e aqui pelo forum, fiquei com pena deles -> aquilo não era condições de vida (sem filtragem, a água metia dó...)

 

2º passo -> Comprei um aquário de 80L

 

depois de comprado o areão numa loja da especialidade, tal como uma pequena rocha para decorar, tudo bem lavadinho e metido lá dentro, seguido de água devidamente aditivada com anti-cloro.

 

os peixes que pareciam estar a começar a sofrer de stress pois estavam a começar a ficar com partes das barbatanas escurecidas adoraram o novo espaço.

 

3º passo -> nova decoração

 

Aqui é que a coisa ficou preta, ou melhor, amarela...

 

Comprei mais pedras iguais à primeira por isso não será destas.

Comprei igualmente um tronco, tb numa loja da especialidade. Passeio por água e emergi-o algum tempo, o que fez essa água ficar um pouco amarela. Fiz várias mudas de água até que me pareceu que já não amaralecia a água. Engano meu... Passado dois dias parece que a água está amarela (não muito,..., mas está, nota-se principalmente quando se olha na direção mais longa do aquário)

 

As minhas perguntas são:

 

A filtragem a médio prazo resolve?

Tenho de fazer "n" mudas parciais de água até ficar limpida outra vez?

Se mudar água demais isso não traz retrocesso no processo de da filtragem biológica já que o aquario é novo? Faço-o com que ritmo?

 

Sorry por tanta pergunta, se calhar básica...

 

Obrigado pelas respostas.

Editado por Clown

Luís Alberto Silva

 

Este é o meu aqua -> Ax Waterland http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=548035

Deixe a sua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a insistência mas,

 

 

Existe algum tipo de filtragem que remova este aspecto?

 

Algum tipo de filtro mais fino?

 

Ferver o tronco am água resolve ou ajuda?

Luís Alberto Silva

 

Este é o meu aqua -> Ax Waterland http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=548035

Deixe a sua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferver o tronco ajuda muito. Eu diria que até é a solução.

Ferver duas vezes por períodos de 1 hora deve ser suficiente. Isto é, ferves o troco durante uma hora e depois coloca-o num recipiente com água fria durante uma semana com trocas de água dia sim dia não. Depois voltas a fervê-lo por mais uma hora e mergulha-o novamente na água fria durante outra semana. No final já o podes colocar no aquário que a água não deve amarelar. Caso amarele, volta a fazer novo ciclo de fervura.

 

Nuno Mota.

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou melhor ainda, carvão activado por uns dias no filtro. Mas de notar que depois de retirares o carvão, passado uns dias a água amarela outra vez. Se mantiveres o carvão sempre, as plantas ressentem-se. É um equilibrio instável.

 

Mais fácil ainda e com menos transtorno:

coloca lâmpadas com luz mais branca e assim vai disfarçar o amarelado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi dito, ferve o tronco varias vezes muitas mudas de agua e daqui a uma semana poderás voltar a meter no aquário que tudo fica menos amarelo...

 

Fica sempre um pouco nos primeiros tempos, mas depois aos poucos com mudas deixa de se notar...

 

Mas essa aguá amarelada não faz mal nenhum até pelo contrário...

 

Agora imagino que a nível estético não fique tão lindo...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exato ferve isso bastantes vezes, deixa em água, voltas a ferver, deixas em água voltas a ferver, vais ver que resolve o problema, embora sempre fique um pouquinho amarela até estabilizar. Com os troncos acontece quase sempre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

obrigado a todos os que já me responderam.

 

De facto ontem fiz uma fervura ao tronco e a água metia nojo de tão castanha que saiu. Vou fazer varios ciclos de fervura / água normal durante uns tempos antes de voltar a colocar o tronco no aquário.

 

Entretanto, aquela água que está agora só com TPA's é que vai ao sítio, certo?

Luís Alberto Silva

 

Este é o meu aqua -> Ax Waterland http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=548035

Deixe a sua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

obrigado a todos os que já me responderam.

 

De facto ontem fiz uma fervura ao tronco e a água metia nojo de tão castanha que saiu. Vou fazer varios ciclos de fervura / água normal durante uns tempos antes de voltar a colocar o tronco no aquário.

 

Entretanto, aquela água que está agora só com TPA's é que vai ao sítio, certo?

 

 

Sim a Agua do aquário com várias TPA vai ao Sitio, mas se lhe meteres carvão activado durante uns 2 ou 3 dias resolve em muito o problema, mas mantêm por muito pouco tempo senão as plantas podem ressentir-se...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a Agua do aquário com várias TPA vai ao Sitio, mas se lhe meteres carvão activado durante uns 2 ou 3 dias resolve em muito o problema, mas mantêm por muito pouco tempo senão as plantas podem ressentir-se...

 

 

Tou com o mesmo problema, Se tiver plantas retiro o carvão? e a agua nao volta a amarelar? o que é que o carvao faz ás plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.