Preciso De Pareceres


Recommended Posts

estao muito lindos os peixinhos, mas o que esta mesmo no centro do balde nao é uma koi?

 

 

Qual? o preto, ou o prateado? Acho que não, embora a pessoa que mos vendeu seja um grande criador de kois. Palavra que nunca na minha vida tinha visto peixes tão bonitos. Fiquei apaixonada pelas kois.

Ele tinha lá kois com mais de meio metro! E lindas, todas muito coloridas, cada uma de cores diferentes!

Mas ainda não me quero arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia, tem k me dizer onde descobriu esse nenufar azul.... Também quero um para mim!! LOL

Tenho um amarelo, um rosa e um branco (este branco foi-me oferecido por uma pessoa do forum e é directamente da natureza, vindo de um rio português). Mas azul..Nem consigo imaginar!

 

cumps

Dani

 

É numa quinta em Almada.

Ele disse que tinha comprado o azul em Paris há mais de dez anos e o que me vendeu é já um descendente do primeiro!

Agora tenho nenúfares brancos, amarelos, rosa e o tal azul, que veio sem flor, porque comprei um pé pequeninho.

Logo que tenha flor eu mostro.

Cria principalmente nenúfares e kóis. Até fez um tanque especial para ter um nenúfar enorme (Vitória - acho que se chama assim).

Pena foi ele não me ter dado muitas dicas sobre a manutenção dos lagos...

Editado por Sofia1800
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual? o preto, ou o prateado? Acho que não, embora a pessoa que mos vendeu seja um grande criador de kois. Palavra que nunca na minha vida tinha visto peixes tão bonitos. Fiquei apaixonada pelas kois.

Ele tinha lá kois com mais de meio metro! E lindas, todas muito coloridas, cada uma de cores diferentes!

Mas ainda não me quero arriscar.

 

 

eu estava a falar do preto pois é mais estreito, e eu gosto mais dos kois e adorei esse....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acerca do filtro, realmente esse é para lagos de 12.000 litros mas penso que em conjunto com esse que já existe que pode fazer uma filtração mecanica apenas seria o suficiente para conseguir aclarar essa agua toda de forma muito eficaz...de qualquer maneira e se for para não usar o primeiro filtro, existem filtros para muito mais litragem...ontem procurei e encontrei neste site ( http://www.lunapet.de/ ) uns optimos conjuntos de filtro/bomba/uv por preços bastante acessiveis... o problema é q o site só está em alemão e nao se consegue dar o link completo, é necessario entrar na pagina principal e procurar Teichfilter/Pumpe/UV (bis 25m³ Teichwasser) que está em Teichfilter sets/Teichfilter/pump/uv . este conjunto está por um optimo preço e destina-se a lagos de 25.000 litros e há até outros para maiorees capacidades...é uma questão de escolher... se for para por este conjunto a trabalhar exclusivamente então sim é de ir para o maior possivel, que esse lago merece e essas koi ainda mais.

e já agora veja este conjunto que achei optimo e ainda melhor preço - 02 Teichfilter/Pumpe/UV (bis 30m³ Teichwasser) que é para 30.000 litros e tem uma uv de 15W ...o q seria excelente

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e já agora... posso ser o primeiro voluntario para ir ajudar a montar isso tudo e ver o laguinho... dar-me-ia imenso prazer ajudar, pois agora, que como eu se apaixonou pelas Koi, era pena perder a oportunidade de as ver aí. se precisar de ajuda...disponha.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É numa quinta em Almada.

Ele disse que tinha comprado o azul em Paris há mais de dez anos e o que me vendeu é já um descendente do primeiro!

Agora tenho nenúfares brancos, amarelos, rosa e o tal azul, que veio sem flor, porque comprei um pé pequeninho.

Logo que tenha flor eu mostro.

Cria principalmente nenúfares e kóis. Até fez um tanque especial para ter um nenúfar enorme (Vitória - acho que se chama assim).

Pena foi ele não me ter dado muitas dicas sobre a manutenção dos lagos...

 

 

Será que me podia fornecer a morada dessa quinta? é que ando já a alguma tempo à procura desse nenúfar azul.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

- Também quero povoar o meu lago com peixes. Conheço um criador de kois que me diz que eles me destruirão os nenúfares e como são caros, não queria ter muitos problemas. Talvez prefira peixes vermelhos simples e outros que melhorem a qualidade da água. Já li aqui sobre os Guppies e as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] - são os mesmos que vejo à venda nos aquários? Os peixes vermelhos são tão pequenininhos - onde é que posso arranjar maiores?

 

Gostava que me ajudassem.

Obrigada.

 

 

Boas...

 

Quanto às Koi teu tenho um lago com cerca de 30 carpas Koi.. e alguns nenufares.. no primeiro ano desenterraram-nos todos... mas como ficou o rizoma deu para plantar de novo...

 

o truque é plantar o rizomas no substrato... colocar cascalho por cima e depois colocar uma rede (eu utilizei uma de plástico verde) e depois coloquei gravilha... e desde então nunca mais estragaram os nenufares...

 

Outro maneira (como tenho uma cascata feita de pedra calcaria) foi nos intervalos das pedras, coloquei o rizoma (bem entalado para os Koi não) tirarem e agora estão lindissimos).

 

Vou agora fazer uma terceira experiência, que é arranjar um tronco de uma arvore velha, já seco, limpa-lo e prepara-lo bem, colocar no fundo do lago e atar em certo pontos os rizomas dos nenufares (do modo que se faz às anubias nos aquas).

 

 

Espero ter ajudado, se tiveres dúvidas diz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acerca do filtro, realmente esse é para lagos de 12.000 litros mas penso que em conjunto com esse que já existe que pode fazer uma filtração mecanica apenas seria o suficiente para conseguir aclarar essa agua toda de forma muito eficaz...de qualquer maneira e se for para não usar o primeiro filtro, existem filtros para muito mais litragem...ontem procurei e encontrei neste site ( http://www.lunapet.de/ ) uns optimos conjuntos de filtro/bomba/uv por preços bastante acessiveis... o problema é q o site só está em alemão e nao se consegue dar o link completo, é necessario entrar na pagina principal e procurar Teichfilter/Pumpe/UV (bis 25m³ Teichwasser) que está em Teichfilter sets/Teichfilter/pump/uv . este conjunto está por um optimo preço e destina-se a lagos de 25.000 litros e há até outros para maiorees capacidades...é uma questão de escolher... se for para por este conjunto a trabalhar exclusivamente então sim é de ir para o maior possivel, que esse lago merece e essas koi ainda mais.

e já agora veja este conjunto que achei optimo e ainda melhor preço - 02 Teichfilter/Pumpe/UV (bis 30m³ Teichwasser) que é para 30.000 litros e tem uma uv de 15W ...o q seria excelente

 

 

Os melhor filtro que se pode ter é o biologico...

 

Antes de mais reduzir os nutrientes através da utilização de plantas (as flutuantes ao reduzirem o contacto da luz solar com a agua também ajudam, mas não aconselho jacintos de agua pois são uma verdadeira praga).

 

Depois colocar filtros de biológicos.. eu acabei de fazer dois à volta das bombas da cascata e da fonte do seguinte modo... coloquei uma camada de gravilha grossa, depois uma mais fina, cascalho e depois areia de praia... isto para que a gravilha sirva de filtro mecanico, mas também biológico para criar bactérias que reduzam os nutrientes...

 

Com a queda de agua efectuo a oxigenação da água...

 

Estão a funcionar à cerca de 10 dias e já noto a agua mais clara....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Sofia1800

 

Os meus parabéns pelo seu lago. Em termos de arquitectura versus design é digno de aparecer em qualquer capa de revista. E na minha humilde opinião, no estilo, é um dos mais bonitos lagos que tive a oportunidade de ver. Deslumbrante.

 

Pena é que um lago não se fique só por ele próprio. Se o queremos saudável e bonito o recurso aos filtros é obrigatório. E estes devem funcionar 24x7x365.

 

Mas a necessidade de filtros não deve contribuir para existir um espaço inestético no lago. E no seu caso esse critério, mais do que nunca deve ser levado em consideração.

 

No seu post teve uma excelente ajuda e um conjunto de muito boas ideias e sugestões. Aqui vai mais uma. Se quiser ter Kois, e atenção Kois é um hobby caro, então será obrigatório a existência de filtros. As pequenas caixas filtrantes da Eheim, da Laguna e outras boas marcas têm excelentes resultados em lagos pequenos. Mas quando estamos a falar de grandes volumes de águas e peixes com grandes massas corporais como o Koi (que podem em condições óptimas de ambiente e genéticas chegar a 100 cm de comprimento) teremos obrigatoriamente de falar de filtros com grandes volumes e bombas de elevado caudal.

 

Reparei que num dos lados do lago tem uma praia de seixos. Julgo que poderia ser um bom local para esconder os filtros, caso essa caixa / praia tenha a profundidade e tamanho suficiente poderia colocar os filtros e as bombas dentro e tapá-los com uma bandeja com os seixos por cima de forma a manter a mesma estética.

 

Penso ter percebido que tem um ralo de fundo? Caso assim seja, aconselho um sistema de filtragem por gravidade com recurso a um filtro mecânico e um filtro biológico para obter os resultados esperados e conseguir o mínimo de manutenção possível.

 

Filtragem por gravidade consiste em aproveitar a lei dos vasos comunicante em nosso benefício.

 

Exemplo:

A água sai do ralo de fundo entra no filtro mecânico (vortex) (1) que se encontra ao mesmo nível do lago por sua vez vai desaguar no filtro biológico (2) com consequente entrada na bomba de sucção que despeja a água caso seja necessário para os UV (3) ou para o lago através de uma cascata ou de qualquer outro meio, ao gosto de cada um. A cascata utiliza-se não só como efeito visual mas essencialmente para poder criar alguma oxigenação.

 

No fim desta página tem um óptimo exemplo de filtragem

http://www.worthing-aquatics.com/pond-equipment02.htm

 

(1) Vortex

 

http://www.absolute-koi.com/subcat613.html

 

 

(2) Filtro e vortex

 

http://www.absolute-koi.com/subcat566.html

 

http://www.absolute-koi.com/subcat559.html

http://www.absolute-koi.com/filtration/clo...l_filters.html#

 

http://www.absolute-koi.com/subcat595.html

 

 

(3) UV’s (Só em casos de comprovada necessidade)

 

http://www.absolute-koi.com/subcat210.html

 

 

 

Ps. Tudo o que leu sobre os jacintos é verdade. Cabe-nos a nós fazer parte da solução ou do problema. Eu sempre tive jacintos e ainda bem que os tenho. O aquário Vasco da Gama para o seu lago de Kois também os tem. A questão é quando são demais retiramo-los e enterramos. No Inverno passo alguns para o lago das escadas http://www.mofeliaf.com/Kohaku/lescadas-home.htm onde ficam protegidos para o ano seguinte e elimino os restantes antes de apodrecerem. O lixo que cai no fundo apanho-o com http://www.amazon.com/Pond-Eater-Brush-Whe...l/dp/B0002566A6. Atenção que os jacintos têm de estar fora do alcance dos Kois pois estes adoram mordiscar as raízes enfraquecendo-os bastante ou em alguns casos eliminando-os. Quanto a nenúfares e Kois não há problema desde que siga as dicas dos nossos colegas de fórum. Uns rebolos do tamanho de meio punho por cima do substrato são o suficiente para evitar que os meninos façam asneiras.

 

 

Quanto a ter lodo no fundo não aconselho além de nunca mais conseguir ter um lago transparente e conseguir ter os filtros continuamente entupidos, está a dar possibilidades a criação excessiva de amónia. Os lagos em que os criadores põe lodo chamam-se “mud ponds” são imensos, cerca de 30metros x 30 metros e alguns são bem maiores. São lagos de engorda e crescimento ou férias de Inverno para Kois seleccionados que no ano seguinte irão para venda ou para os seus donos. http://www.oklakoi.org/MUDPONDUPDATES.htmL

 

Cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
acerca do filtro, realmente esse é para lagos de 12.000 litros mas penso que em conjunto com esse que já existe que pode fazer uma filtração mecanica apenas seria o suficiente para conseguir aclarar essa agua toda de forma muito eficaz...de qualquer maneira e se for para não usar o primeiro filtro, existem filtros para muito mais litragem...ontem procurei e encontrei neste site ( http://www.lunapet.de/ ) uns optimos conjuntos de filtro/bomba/uv por preços bastante acessiveis... o problema é q o site só está em alemão e nao se consegue dar o link completo, é necessario entrar na pagina principal e procurar Teichfilter/Pumpe/UV (bis 25m³ Teichwasser) que está em Teichfilter sets/Teichfilter/pump/uv . este conjunto está por um optimo preço e destina-se a lagos de 25.000 litros e há até outros para maiorees capacidades...é uma questão de escolher... se for para por este conjunto a trabalhar exclusivamente então sim é de ir para o maior possivel, que esse lago merece e essas koi ainda mais.

e já agora veja este conjunto que achei optimo e ainda melhor preço - 02 Teichfilter/Pumpe/UV (bis 30m³ Teichwasser) que é para 30.000 litros e tem uma uv de 15W ...o q seria excelente

 

Peninha, muito obrigada pelas dicas. Esse último conjunto está realmente com um preço muito aliciante e parece mesmo eficaz para o meu tipo de lago. Mas acontece que já está decidido - não vamos substituir a bomba por outra. Só preciso mesmo de pôr uma UV.

Muito obrigada pelo apoio para me ajudar no lago, mas acho que não será preciso. De qualquer maneira terei gosto em que venha um dia visitar o lago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Quanto às Koi teu tenho um lago com cerca de 30 carpas Koi.. e alguns nenufares.. no primeiro ano desenterraram-nos todos... mas como ficou o rizoma deu para plantar de novo...

 

o truque é plantar o rizomas no substrato... colocar cascalho por cima e depois colocar uma rede (eu utilizei uma de plástico verde) e depois coloquei gravilha... e desde então nunca mais estragaram os nenufares...

 

Outro maneira (como tenho uma cascata feita de pedra calcaria) foi nos intervalos das pedras, coloquei o rizoma (bem entalado para os Koi não) tirarem e agora estão lindissimos).

 

Vou agora fazer uma terceira experiência, que é arranjar um tronco de uma arvore velha, já seco, limpa-lo e prepara-lo bem, colocar no fundo do lago e atar em certo pontos os rizomas dos nenufares (do modo que se faz às anubias nos aquas).

Espero ter ajudado, se tiveres dúvidas diz...

 

Ainda não tenho a certeza se quero lá pôr kois. De qualquer maneira todas as floreiras têm uma mistura de lodo, terra e areia, estão envoltas em rede e têm seixos por cima à volta dos caules das plantas (papiros e nenúfares). Por isso acho que até estariam preparadas para as investidas das kois.... ;)

Quanto à tal quinta, fica mesmo em frente ao Forum Almada.

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Sofia1800

 

Os meus parabéns pelo seu lago. Em termos de arquitectura versus design é digno de aparecer em qualquer capa de revista. E na minha humilde opinião, no estilo, é um dos mais bonitos lagos que tive a oportunidade de ver. Deslumbrante.

 

Pena é que um lago não se fique só por ele próprio. Se o queremos saudável e bonito o recurso aos filtros é obrigatório. E estes devem funcionar 24x7x365.

 

Mas a necessidade de filtros não deve contribuir para existir um espaço inestético no lago. E no seu caso esse critério, mais do que nunca deve ser levado em consideração.

 

No seu post teve uma excelente ajuda e um conjunto de muito boas ideias e sugestões. Aqui vai mais uma. Se quiser ter Kois, e atenção Kois é um hobby caro, então será obrigatório a existência de filtros. As pequenas caixas filtrantes da Eheim, da Laguna e outras boas marcas têm excelentes resultados em lagos pequenos. Mas quando estamos a falar de grandes volumes de águas e peixes com grandes massas corporais como o Koi (que podem em condições óptimas de ambiente e genéticas chegar a 100 cm de comprimento) teremos obrigatoriamente de falar de filtros com grandes volumes e bombas de elevado caudal.

 

...

 

Finalmente a resposta do grande expert! (sem querer minimizar ninguém)

Tenho deambulado por este fórum e já me tinha apercebido que sabe realmente disto! Gosto dos seus lagos, gosto da maneira dedicada como os faz, como os sente, o prazer em partilhar saberes e o interesse e cuidado com que responde às questões que aqui são colocadas.

Muito obrigada!

 

Em relação às kois, não estão para já nos meus planos, embora ache que são realmente os peixes de lago mais bonitos que jamais vi.

Sou principiante e gostava realmente de começar por peixes que não comam muito, não cresçam tanto, nem incomodem as plantas.

Já lá tenho 20 kinguius, 6 guppies e bastantes (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. Por agora acho que não vou povoar mais!

 

Para além de "engenheiro" de lagos, é também muito bom"designer"! ;) É que foi o que realmente fizémos - para não estragar a estética do conjunto, enterrámos a bomba e cobrimo-la com uma tela/bandeja sobre a qual dispuzémos os seixos. Daí a tal "praia". Quando é preciso, afasta-se a tela com os seixos e levanta-se a tampa da caixa da bomba.

 

Acabei de fazer um filtro muito artesanal e muito rudimentar que colocámos sobre o ralo de fundo, à base de porcelana de aquários e carvão, por onde a água passa antes de chegar ao filtro de areia da bomba. Esse filtro é também fácil de retirar e lavar periodicamente. (Gostei do seu engenho da caixa de rede dentro da caixa de plástico - muito bem engendrado). É interessante o filtro que sugere, dos vasos comunicantes, por força da gravidade, mas acho que ali, agora, não vai ser possível.

Não tenho propriamente uma cascata, mas há uma cortina de água debaixo da placa de um dos lados do lago, para onde a água cai, fazendo aquele bonito som da chuva. Há também um cano dentro do lago por onde a água sai, para além da tal cortina, caso a queiramos desligar.

 

Já decidi- vou mesmo colocar uma lâmpada UV, que colocarei dentro da caixa da bomba que está enterrada. Acha que dá para colocar lá dentro?

Assim a água passa primeiro pelo filtro biológico sobre o ralo de fundo, segue para a bomba com filtro de areia, passa pela UV e segue para o lago através da chuva ou do cano grande.

 

Estou a pensar arranjar alguns jacintos de água lá para as Beiras, onde vou passar uns dias de férias. Vamos lá ver... ainda não sei é se se plantam em vasos ou se são flutuantes.

 

Para "aspirar" o fundo já arranjei um aspirador parecido com o seu, mas tenho medo de aspirar os peixinhos mais pequenos. De qualquer maneira, desde que puz os peixes a água até parece que ficou mais transparente e está com um PH de 7.2

 

Na tal quinta devem ter os tais "mud ponds", porque me parece haver alguns lagos com lodo no fundo onde há kois enormes. Acho fantástico aqueles lindíssimos peixes, mas eu não gostaria de me tornar uma criadora desse género.

 

Sobre os seus lagos, os meus parabéns, são muito bonitos e claro que têm total mérito por terem sido completamente construídos por si. Vejo que está a caminho um novo lago...

Eu fiz um laguinho muito pequeno num pequeno jardim interior onde vivem 3 tartarugas. Aí também saboreei o prazer de o fazer... saboreio o prazer de o contemplar...

Só para terminar, gostei imenso daquelas imagens dum link que colocou algures num dos seus posts, em que se vêem uns lagos japoneses lindíssimos.

Muito obrigada

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!O teu lago está muito giro e moderno!Kinguios sortudos hem?E a razinha tambem!Quantos kinguios e ras tens?

 

Olha eu sendo a ti retirava esses guppies...tambem tive a ideia de os por num lago...maslogo me disseram que não...são peixes de agua quente e de inverno de certeza que morrem...podias por mais (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...ou então substituias os guppies por tanictis...

 

Tanictis:

 

 

tanictis.jpg

 

Costumam chamar-lhe tanictis ou neon chines...penso que haja em outras cores...mas não é muito boa ideia misturar com as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]...(G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] tendem a ser agressivas com outros peixes...

Poe ai mais umas fotos disso , especialmente dos peixes e das razitas...estou a gostar de ver!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Sofia1800

 

Desde já as minhas desculpas de tão tardiamente ter respondido. Mas só hoje informado via E-mail de que tinha uma notificação de resposta.

 

Muito obrigado pelas suas palavras. Mas penso, e sem falsas modéstias, não merecer o título de “grande expert”, pois sempre que leio um bom livro de Lagos ou de Kois ou sempre que leio ou participo em alguns fóruns estrangeiros apercebo-me do muito que não sei. Realmente tenho muito prazer em partilhar o pouco que sei, e ajudar todos aqueles que necessitem. Julgo que só através da partilha dos nossos conhecimentos, sucessos e falhas, poderemos fazer crescer em qualidade e quantidade este hobby, que como diz o nosso querido amigo Tio Ayres, “é o de ser laguista”.

 

Do que pude apreciar e ler, parece-me que tem tomado as opções correctas em relação às muitas ajudas que tem recebido.

 

Quanto à lâmpada de UV posso informar que a maioria delas, com uma potência de 50 w têm cerca de 80 a 100 cm de comprimento por 20 a 30 cm de largo e sensivelmente o mesmo de altura. A forma que descreve para a colocação dos UV é a melhor e a mais correcta. Sempre que possível a água deve passar primeiro pelos filtros e só em ultimo lugar pelo UV. A razão é simples, as algas são microscópicas e a maioria não fica retida nos filtros, mas os detritos sim. Assim ao colocar o UV no fim da cadeia de filtragem garantimos uma maior performance e diminuímos drasticamente a necessidade de limpeza.

 

Quanto há dúvida de a colocar na caixa da bomba, não tem problemas desde que tenha espaço e esta seja arejada para evitar concentrações demasiadas de humidade. Alerto porém, para o facto de que todos os Uv’s que conheço têm ficar colocados no plano horizontal daí ter falado no parágrafo anterior nas suas dimensões.

 

Os jacintos de água são flutuantes.

 

Quando os trouxer tenha em atenção que provêm de um ambiente selvagem e como tal poderão trazer um conjunto de hóspedes indesejáveis. Neste site que lhe envio tem alguns exemplos de parasitas que poderá trazer junto com os jacintos. http://www.koicarp.org.uk/koi_parasites.htm além destes que são pequenos outros poderão vir como sanguessugas diversas larvas de insectos, etc. O meu conselho vai no sentido de fazer uma quarentena.

 

Se conhecer alguém que tenha um lago saudável com jacintos de água é preferível trazer três ou quatro que eles proliferam rapidamente, do que trazer problemas indesejados para o nosso lago. Se dentro dos seus conhecimentos não tiver ninguém com jacintos terei o maior prazer em lhe oferecer os que quiser. Esta oferta naturalmente é extensível aos outros elementos do fórum. Só peço que não se desfaçam dos excedentes em nenhum lado, alem de num monte para composto ou de serem enterrados. Estas plantas fantásticas e que tanto bem nos trazem são infestantes no meio natural.

 

Realmente se tem peixes pequenos o aspirador irá apanhá-los. Das duas uma, ou não aspira ou aspira e depois despeja o saco numa bacia onde poderá apanhar os pequeninos que foram sugados.

 

A Sofia1800 escreveu:

“desde que puz os peixes a água até parece que ficou mais transparente e está com um PH de 7.2”

Excelente PH.

Na realidade ficou mesmo mais transparente, pois os peixes que colocou banquetearam-se de algas verdes. E até pode ser que venha a prescindir dos UV. Nos três lagos que tenho só no grande é que tenho os UV’s instalados, pois a exposição solar é total e o número de peixes versus o seu tamanho é bastante grande. Nos outros dois não tenho Uv’s e a água é cristalina, muito mais límpida do que no grande. A razão é muita sombra uma boa população de plantas (jacintos, nenúfares e elodeas) e uma menor população de peixes.

 

A Sofia1800 escreveu:

“Acho fantástico aqueles lindíssimos peixes, mas eu não gostaria de me tornar uma criadora desse género”. Pode ser sempre uma feliz dona de kois sem ter que recorrer à criação. Desde já lhe afianço que criar Kois é só para alguns, pois as condições exigidas são grandes e os sacrifícios são maiores. Só a titulo de exemplo, uma das coisas que invalida no meu caso ser um criador de Kois, è que não teria coragem de fazer uma tarefa obrigatória para qualquer criador sério de Kois, que se chama “culling” http://www.akakoi.com/koi_culling.html , Consiste numa continua separação e posterior aniquilação. Primeiro os bebés deformados numa segunda etapa os muito grandes ou corpos menos perfeitos, seguido dos menos bonitos, etc. Digamos que uma fêmea poderá ter de cerca de 100.000 ovos por kilo de corpo. Que conseguimos cerca de 50% de eclosões estamos com 50.000 alevins. Destes no máximo poderemos aproveitar 500 a 1000. E se os pais forem muito bons, (tipo 4000 euros por peixe http://www.richdon-koi.com/koi/ ) poderemos conseguir com muita sorte um campeão http://www.bkks.org.uk/index.php?option=co...23&catid=10 . O que quer dizer que vamos ter de nos ver livres de 49000 peixes. È lógico que há formas isentas de dor para o conseguir mas isso falaremos doutra vez e se alguém estiver interessado.

 

Mais uma vez muito obrigado pela amabilidade das suas palavras.

 

E os meus melhores cumprimentos

Kohaku

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais